Vinícius Torres Freire > Banco Central vai bater recorde de juro alto por mais tempo? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Thiago Vicente de Moura

    “Um ponto percentual para lá ou dois para cá em termos de juros” não devem tirar realmente o Brasil desse “atoleiro histórico”… mas cada ponto percentual da Selic gera um impacto de R$16bilhões adicional no orçamento com despesas da dívida (sem subir o valor principal). Só buscar o texto completo da LDO (anexos) para ver essa informação, qualquer jornalista minimamente competente pode verificar esse dado que faltou na sua análise.

    Responda
  2. eli moura

    Parece escancarado que esta meta de inflação só tem o objetivo de manter juros altos e a alta remuneração sobre os papeis do governo. Senado parece um penico virado, então por falta de ação politica, a questão terá que ser judicializada. Se o copom não entrega respostas confiáveis para a nação, talvez entregue ao ministério publica e a policia federal. Já passou da hora de virar aqueles boss tas do copom de cabeça para baixo e chacoalharem. Vai cair muita melda e os juros.

    Responda
  3. eli moura

    Parece escancarado que esta meta de inflação só tem o objetivo de manter juros altos e a alta remuneração sobre os papeis do governo. Senado parece um penico virado, então por falta de ação politica, a questão terá que ser judicializada. Se o copom não entrega respostas confiáveis para a nação, talvez entregue ao ministério publica e a policia federal. Já passou da hora de virar aqueles boss tas do copom de cabeça para baixo e chacoalharem nos. Vai cair muita melda e os juros.

    Responda
  4. Thiago Vicente de Moura

    Em resumo, o BC não vai chegar na meta de inflação que ele mesmo estipulou con o Guedes, mesmo assim vão manter os juros em 13.75% gerando impactos péssimos para a economia. Mas a culpa é do Lula que tem que cortar investimentos y gastos públicos? Para que? Para pagar mais por custo da dívida? Por favor, Melhorem! Coerência mandou um abraço nesse texto.

    Responda
  5. Francisco Paulo Almeida

    Está a serviço do inominável.

    Responda
  6. Antonio Catigero Oliveira

    Sempre haverá alguma desculpa para servir como álibi às taxas pornográficas de juros nesta terra de agiotas. Lemos sobre essas desculpas esfarrapadas desde FHC. Nunca vi um cliente de banco, que paga rigorosamente em dia durante décadas, ser acharcado tanto quanto está sendo este governo. Quando entrarmos em recessão e a inflação estiver sob o controle da estagnação, aí o BC já arrumou outro motivo para continuar acharcando o governo. Negócio$ bom: apostem na decadência e continuem ganhando$.

    Responda
  7. Laudgilson Fernandes

    Afinal quando se mantém a taxa selic neste patamar quem é mais lucra com isso? Bancos e a giotagem da praça. Ponto, falei.

    Responda
  8. Jorge Rodrigues

    Enquanto o Executivo fomentar a inflação, o BC tem que manter os juros altos (aliás, esta é praticamente a única arma que o BC tem para controlar a a inflação). Como o Executivo fomenta a inflação? Gastando perdulariamente, não fazendo reformas e modernizando o estado, adotando obtusas teses de gestão da economia (eivadas de esquerdismo bocó), mantendo uma máquina pública hipertrofiada e extremamente ineficiente e afugentando o capital produtivo.

    Responda
    1. Thiago Vicente de Moura

      Outra coisa que essa taça de juros também faz é subir o custo da dívida pública para pagar ao Mercado especulativo de curto prazo. Esse gasto no orçamento não tem problema ? O problema é o bolsa família ? foi essa tese de gestão da economia de esquerdismo que ganhou nas urnas, aceitem.

  9. luis rosa

    Porque a FSP dá tampa espaço a este colunista? Acho que é para alimentar comentários cansativos e de uma nota só de leitores como o Sr Bruno Andreoni.

    Responda
  10. Bruno Andreoni

    Muitos ativistas de esquerda comentando na Folha. Possivelmente companheiros defendendo suas boquinhas.

    Responda
  11. João Batista Tibiriçá

    Eles precisam é descer do palanque: Lula e Tarciso. O Bolsonaro é responder aos questionamentos que está recebendo pelo que fez durante o mandato. Uma Lição: Ninguém é dono do cargo, está no cargo. Não faça besteira, pois quando sair e for para a planície, o mundo é outro. Aprendam!!!

    Responda
  12. PAULO CURY

    paiseco infantil

    Responda
    1. Bruno Andreoni

      Há piores. Bom piores.

  13. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Os tais donos do dinheiro temem tanto que Lula faça uma gastança irresponsável ao socorrer os mais pobres, que, via BC, impuseram cobrança dos juros reais mais altos do planeta. O mercado não se compadece com o endividamento de grande parte da população nem com o risco de recessão. Será que a economia brasileira apresenta tanto risco a ponto de impor juros mais altos do que os da Argentina, com inflação de 3 dígitos, ou da Rússia, em guerra?

    Responda
    1. Bruno Andreoni

      Há também que recompensar os companheiros, que ficaram tantos anos ao relento.

  14. Hugo Mariano

    O CMN (fazenda, planejamento e BC) poderia resolver logo este bode na sala em vez de ficar refém de valores absurdos, para o Brasil, de metas de inflação. Bastaria fazer como vários países têm feito e marcar como meta para 2024-2026 o intervalo fixo de 3%-6% para a inflação anual. Baixar os juros reais de 8% para 5% dariam um enorme alívio para a sociedade e o custo da dívida publica baixaria quase uns 100 bilhões.

    Responda
  15. Pery Pedro

    VTF é tecnico, dificil argumentar contra numeros e estatísticas. Fala o óbvio e, sim, representa o mercado, que não tem bandeiras, nem ideologia, só cartesianismo: quanto maior a capacidade do devedor me pagar, menos de juros eu cobro. Para aumentar a capacidade de pagamento, convém parar de dar pitis e endurecer a rrecadação e diminuir o gasto. Mas como diminuir gastos ao mesmo tempo que é refém de sindicatos, funcionários públicos, Gl3is3s e Dirc3us? #Fazueli. #Dilma3

    Responda
    1. Pery Pedro

      Titulos do tesouro tem risco soberano, que e o risco do pais nao te pagar, seja por vontade ou por incapacidade. Investidores internacionais (sim, precisamos deles) olham os numeros e concluem que o Brasil e mais arriscado que o Japão, menos arriscado que a Argentina (por enquanto). Uma das razoes para pagarmos mais juros que o japão e menos que a Argentina.O BC é técnico e independente, e deve continuar assim. Na minha oinião e da do Congresso.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ué mas os títulos do tesouro não são a aplicação mais segura do mercado? Qual o risco do devedor não pagar? Melhor arrumar outra desculpa. O BC toma decisões equivocadas, a própria redução da taxa Selic para 2 por cento, seguida de elevação monstruosa é prova disso.

    3. alex carvalho

      Refen de lobby o governo não é né? Só desses aí. Tá

  16. alex carvalho

    Não disse quanto vai custar, por ano, os juros da dívida nesse patamar de juros, uma despesa bilionária do país para uns poucos aproveitarem!

    Responda
  17. alex carvalho

    Faltou dizer quanto custa em valores , o serviço da dívida com esses juros de 13,75 , penso que mais de quatrocentos bilhões de reais, daria pra acabar com o déficit fiscal desse ano!

    Responda
  18. Daverson Furlan

    Quando digo aqui que a esquerda não sabe o que e como fazer, recebo comentários me chamando de minion (que não sou, dado que odeio o sujeito, sua boçalidade, visão jéca de mundo, simplicidade forçada e tudo mais). Mas que os quadros do phethe pioraram, não há dúvidas. Agora acham de encrencar com tudo e trabalhar mesmo, nada. Só querem gastar, gastar e gastar. Populismo até dizer chega. Venezuelando a toda velocidade… até PL pra censura já tem… fica vendo.

    Responda
  19. Rafael Pimenta

    O discurso dos liberalóides é falacioso, sempre. Vejam este engomadinho, cansa de dizer q inflação alta prejudica os mais pobres, mentira, o q prejudica os mais pobres é o desemprego. Q nem qdo aprovaram a reforma trabalhista, o papinho era o mesmo, ajudar os mais pobres c geração de emprego, finalidade real: arrochar salários para aumentar o lucro do patrão. É sempre assim c essa turba.

    Responda
  20. carlos pereira

    VTF, a voz profissional do rentismo e das farras da farialima, monta a chantagem em duas alternativas: ou se conforme sem questionar a taxa básica mais alta do planeta, sem questionar, pois como diz o netinho: "é técnico", ou corta gastos, ou seja: abandona os projetos de reindustrialização, infraestrutura e socorro social. Em ambas alternativas o objetivo é o mesmo: matar o atual governo e trazer a extrema direita e seu anão economista (guedes ou neto mesmo).

    Responda
  21. Luis da Gouveia

    Para defender a autonomia do Banco Central alegam que os países desenvolvidos já adotam a prática! Agora, para imitar os países desenvolvidos na cobrança de impostos dos ricos, com alíquotas que beiram os 50%, impostos sobre heranças e grandes fortunas, aí não, o Brasil não pode imitar os desenvolvidos e aqui, os mais pobres , têm que pagar mais do que os ricos! A lei inglesa do teto da dívida, lembrada pelo Ciro Gomes, nem pensar!

    Responda
  22. Guilherme Daroit

    Este senhor havia decretado o fim do governo Lula em dezembro do ano passado. Para que continua, então, a dar seus pitacos?

    Responda
    1. carlos pereira

      voz do dono?

  23. LUIZ CLAUDIO RIBEIRO COSTA

    Este comentarista é um politiqueiro direitista fajuto e tendencioso. Está na coluna errada, devia está na coluna de política. A Folha só mantém ele aí pra provocar discórdia. Assim como nós dois últimos mandatos de Lula engolir a seco denovo a própria a as opiniões chapa branca

    Responda
  24. Marcos Benassi

    Vêtêfê, meu caro, contá procê: dá uma preguiiiça... O Macunaíma que reside atrás do meu baço gente cada vez mais alto. E, apesar da tensão em derredor, boceja.

    Responda
  25. Cleomar Ribeiro

    ... Os 'Anhangueras' do BC estão a operar a sabotagem política-econômica e a empurrar a população para mais fundo na lama. Eles operam os sistemas de escravidão que é o que eles sabem fazer de melhor!...

    Responda
  26. Joao Antonio

    A discussão sobre os juros está sendo vencida não pelo governo Lula, mas pela realidade. As nuances deste artigo comprovam: ja que a realidade se impoe, então não vamos mais discutir o assunto.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ra ra ra

  27. Gilberto Rosa

    8 em cada 10 famílias possuem dívida, pagam juros abusivos, maior juros real do mundo, aí vem um colunista, vida boa, que teve o pai lhe pagando estudo no exterior, que não consegui nada melhor na carreira e acabou aceitando uma graninha do banqueiro dono da Folha, 11 mais rico do Brasil, para defender Campos Neto, uma desgraça Bolsonarista. Tem gente que não tem um mínimo de empatia com o povo brasileiro.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Paulo, a questão é só ter empatia com o próprio bolso, em detrimento dos outros, 8 em cada 10 pagam juros abusivos para os bancos.

    2. Paulo fedrizzi

      Pois Gilberto;a questão é ter empatia pelo povo.Parecer que tem está empatia,para se beneficiar politicamente,nunca termina bem.As decisões econômicas são complexas e com várias opiniões distintas.Populismo não é uma das opções viáveis.

  28. Fernando Alves

    O ditador do Brasil não pode ser contrariado. Ele exige que a equipe econômica do governo atual faça o que ele manda, senão ele mantém o país refém dos juros altos e causa uma baita recessão. Ele exige que o governo abra mão do desejo de seus eleitores e retome a política de falência do estado como provedor de serviços públicos essenciais, determinados pela constituição do país, e derrame dinheiro para os barões do ogro, igrejas neopentecostais, militares, deputados e senadores.

    Responda
  29. LUIZ CARRIERI

    O atual presidente do Banco Central, nomeado pelo bozo, está forçando a situação, a fim de que Lula perca a paciência e tome uma providência mais drástica, com relação aos juros. Questão de tempo. Até o final do ano, teremos um novo Presidente do Banco Central, nomeado pelo Lula. Só assim o Brasil vai crescer. Aguardemos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.