Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fabricio Loffredo

    À New Folha de éssipê tá deixando a coluna do Marcão meio sem sal hein? Com tanto assunto bombástico a gente tem ler sobre cardápio digital? A propósito, ninguém brinca de palitinho durante a espera dos pratos? Os palitos que vêm separados e embalados em papel são ótimos

    Responda
  2. Marllow MM

    O problema é que hoje as pessoas acham que a tecnologia é a solução para tudo. Ninguém quer parecer antiquado ou não inserido digitalmente, na modernidade. Que a tecnologia é fantástica e excelente Ninguém

    Responda
  3. Vinícius de Souza Almeida

    O mais legal de tudo é que eu sempre li que não há evidência de contaminação com COVID por meio de superfície , pelo menos num nível relevante. A doença, até onde eu sei, é transmitida pelo ar mesmo, não pelo objeto que você vai tocar e coçar o nariz. Me lembro bem da galera indo sem máscara pra eventos mega aglomerados no auge da pandemia, mas dizendo "fica frio, lá vai ter alcol-in-Geu"

    Responda
  4. Marcus Acquaviva

    E há o argumento da sustentabilidade, pois não serão impressos em papel, sem plástico, é um item a menos para manter no local etc.

    Responda
  5. Marcus Acquaviva

    Aconteceu comigo ontem. Meu celular quebrou, e o substituto não possui o leitor de QR code. Precisei olhar o da minha esposa. Mas como tenho o hábito de procurar o menu na internet e já ir para o restaurante com uma ideia do que pedir, isso não me afeta.

    Responda
  6. Mara Passos

    Eu não tenho dó de restaurante: Levanto e vou embora se não houver outra opção para pedir minha comida. Não sou obrigada a sair para me divertir e aí aparece um inferno de um código como se fosse supermercado prá gente ficar como bobos manipulando celular ao invés de bater-papo, mudo de estabelecimento mesmo.

    Responda
  7. JOSE AUREO BIGLIASSI

    E tem também essa moda, que também veio durante a pandemia, de pessoas sem máscara pegarem uma luva de plástico na fila da comida por kilo. Não consegui ver a lógica sanitária de usar essas luvas?

    Responda
  8. luiz wejs

    É de perder o apetite! Abaixo o QR. Quero mais é escolher no bom e velho cardápio escrito

    Responda
  9. rui campos

    E pior ainda em restaurante japa brasileiro com dezenas de pequenos pratos! Infernal! Chega!!! Fora!!!!

    Responda
  10. AMILCAR AQUINO DE CARVALHO RAMOS

    Cardápio QR cod maldição tecnológica. E fim de papo.

    Responda
  11. carlos eduardo ferreira godoy gomes

    Também sou contra cardápio em QR ...sempre que deparo com tal situação vou ao gerente e ofereço a impressão grátis de cardápios inserindo meu nome como patrocinador....kkk é claro que desconversar...

    Responda
  12. Alexandre SS

    "Os velhos não conseguem acessar o menu" ?, não acredito que você escreveu isso. No meu entendimento é um preconceito destilado. Meu pai tem 87 anos e enxerga muito bem está muito atualizado no quesito tecnologia, coisa que você aparentemente não conhece muito bem.

    Responda
  13. Celso Augusto Coccaro Filho

    Acho que alguns restaurantes gostam do QRCode, facilita dar uma especuladinha nos preços. Mudando de foco, a tecnologia piorou o turismo. Sumiram os guias e mapas. Os guias eram em honestos e davam um panorama geral. Na internet predominam sugestões toscas, indutivas e muita publicidade. Também não é possível ter senso de localização com uma telinha de celular. Fora a possibilidade de roubo, levando o mapinha virtual e todos os dados da sua vida.

    Responda
  14. Eider Barreto de Oliveira Junior

    Sempre vi nas refeições de fds em restaurantes um bom momento para toda familia deixar o celular em casa. Isso não funciona mais. Além disso sempre gostei de ver todo o cardápio. De repente achava outra coisa para acrescentar ao pedido base e ou até mesmo para comprar em uma próxima visita. Olhar todo o cardápio de um restaurante pelos app é impossível. Ou seja, se bobear , estão perde do vendas.

    Responda
  15. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Apoiado!

    Responda
  16. Guilherme Menezes

    É isso! Quero cardápio na mesa. E não venham com um cardápio para todos os ocupantes da mesa. É um cardápio para cada um! Vai economizar em cima da paciência de outro!

    Responda
  17. José Cardoso

    É ridículo. Parte do pressuposto que todos estão com celular, com bateria de sobra, e com leitura do QR code funcionando.

    Responda
  18. GEOVANI FERREIRA DA SILVA

    Marcão. Esse negócio de cardápio por QR Code sempre achei um pé no s. Ainda hoje quando vem com isso (os melhores restaurantes já abandonaram) deixo muito clara a minha insatisfação e, se não faço muita questão da comida ou do lugar, levanto e vou embora. Na verdade, talvez tenha sido necessário na crise sanitária, mas ficou conveniente para o dono do restaurante e muito inconveniente para os fregueses.

    Responda
  19. Fernando Alves

    Foi inveja dos likes da influencer inútil que motivou a coluna de reacionário lutando contra o avanço tecnológico? As pessoas não largam o telefone um segundo, inclusive durante as refeições. Faltou escrever sobre o charme de pagar a conta com um cheque também.

    Responda
  20. Maron Hannah Chequer

    O poder público deveria, através de uma lei, tornar obrigatório o uso de máscaras por todos os profissionais que lidam com alimentos (de bares, restaurantes, padarias, etc). Mais que uma medida sanitária, seria uma medida de higiene. Propus a um vereador de minha cidade a criação dessa lei, mas foi como pregar no deserto.

    Responda
  21. raul neto

    Usar fio dental na mesa? Aí não, né?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Por que não, prezado? Falta de modos é ficar com o dente sujo. Mas seria conveniente que não se estivesse vestindo um "fio dental", não é coisa que se possa generalizar sem enorme risco estético. Eu, por exemplo, ia dar engulhos, muito mais do que palpitar dente.

  22. Marcos Benassi

    Marcão, tem que escolher ou pode ser tudo isso que você mencionou? Digo, o sumisso diço. Porque, se eu tiver que escolher, voto pelos "empacotadinhos à mesa": cara, que negócio irritante, tanto sua operação quanto o desperdício! Pô, eu como duas vezes ao ano no Mac, e me entupo (estrupo) de condimento: adorei quando vi uns potinhos, que a gente enche e não tem que abrir saquinho. Mas o cardápio QR é cruel, isso quando o sistema não dá Fal. E viva o velho galheteiro higienizado direitinho!

    Responda
  23. Galdino Formiga

    As duas opções de cardápios existem em restaurantes de navios de cruzeiros. Funcionam muito bem.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Havendo ambas, tá ótemo.

  24. Luciano Otavio de Araujo Carneiro

    Sua coluna é fantastica

    Responda
  25. Vito Algirdas Sukys

    Numa democracia deveríamos respeitar todos os cidadãos e ter as duas opções: cardápio tradicional e o cardápio em QR code. O cardápio tradicional poderia ganhar uma atualização eletrônica e ser projetado por holografia na frente do cliente em letras garrafais e o cardápio em QR code, por utilizar o smartphone, pode ter os dias contados quando uma nova tecnologia substituir o smartphone. A sociedade não é estática. A moda muda rapidamente.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Vito, meu caro, esse negócio de holografia de cardápio é pra forçar a mão na fantasia tecnológica, né não? Podiam deixar um tabletinho na mesa, era mais simples e maiorzinho que espertofone. É muito risco, convenha cá com seu colega pessimista: você vai escolher um prato na holografia, no ar, e enfia o dedo no traseiro de alguém que tá ao lado da mesa. É muita chance ao azar, vai dar em briga. (Frase probabilistica, hein? Chance ao "hazard") Hahahahah!

  26. Joao Pinheiro

    Tenho comentado isso por aqui muitas vezes. Vivemos o exceso de tecnologia. Em tudo. E isso está ficando cada vez mais chato, desinteressante, irritante e excludente. Os restaurantes são apenas mais um desses perpretadores de nerdices que querem parecer cool. Dos aplicativos de pedir comida, ao pagamento com celular ou relógio, passando pelos aplicativos de taxi, de posto de gasolina, de contar passos, temos involuido sem reclamar para não ficarmos isolados. É mesmo um pé no saco!

    Responda
  27. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Nossa, como essa ideia é boa! Quem assumiu primeiro que toda gente gosta de comer manipulando o celular merece a morte.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Só se for "morte por indigestão de comida ruim", Danielle. Ou por inanição de não conseguir fazer o pedido! Hahah!