Reinaldo José Lopes > Terra preta, solo fértil criado por indígenas, pode ajudar recuperação de florestas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
...similar a ferrugem metálica! Foi.
Espetacular inteligência indÃgena milenar, assim como suas fitoterapias! Esalqueaneamente, hehe, falando: a terra é preta, além da eventual e improvável origem geológica, normalmente devido à presença de matéria orgânica, essa escura, em decomposição; ou situada em solos rasos, com camada de impedimento subsupefircial, que retendo o escoamento da água em profundidade ocupa os poros antes repletos de oxigênio, esse último que oxida o ferro presente no solo e dando a cor avermelhada, similar a fe
"a comunidade especÃfica de microorganismos que viceja na terra preta" Olha!, isso me parece algo revolucionário. Pontuou muito bem o autor ao não torná -los mercadoria.
Interessante: ..."presença de inúmeros fragmentos muito pequenos de carvão, resultado da queima lenta e incompleta de matéria vegetal".... povos originários usavam a queimada? Como os moradores da época da chegada dos europeus? Eles usavam o sistema da coivara... Muito interessante.
Os Ãndios que os europeus encontram no Brasil, não são a rigor, os "povos originários", pois antes deles tivemos várias culturas, como esta cultura agrÃcola responávem pelas chamadas "terras pretas", a cultura marajoara, o homem do sambaqui, os responsáveis pelas inscrições rupestres e até possivelmente grupos de aldeias formando reinados. O conhecimento de nossa arqueologia é importante para não superestimarmos as atuais culturas indÃgenas evanescentes.
As análises genéticas mostram as rotas de migrações. Povos vindos pelo estreito de Bering, descendo até a América do Sul e povos provavelmente vindos diretamente pelo Atlântico. . São hipóteses muito discutidas. Mas a composição genética de todos os povos é muito complexa. Lembro também quea aparência externa é ligada a menos de 3% dos gene.Ou seja , um negro, do ponto de vista genético ,pode ter menos genes que definem sua cor do que um branco.
Análises de DNA já mostraram que todas essas culturas são aparentadas aos indÃgenas modernos. Então seu argumento não é válido.
Muito interessante! Temos muito a aprender com os povos originários.
Curioso como o que a gente chama de 'natureza' à s vezes já é resultado de interferência humana (benigna). A mata de araucárias, sÃmbolo do sul, aumentou muito há apenas 1000 anos e metade dela deve-se aos indÃgenas locais. Não se sabe exatamente como ou por que plantaram ou disseminaram as araucárias, apenas sabe-se que o pinhão era a "ração de inverno" dos locais.
Interessante. No caminho dos incas, no norte da Argentina, temos as cidadelas de El Shincal e Quilmes. A primeira dentro de uma espessa vegetação. Saindo de Mendonça pega-se a estrada Los Caracoles, onde a terra é avermelhada, perto de El Shincal a vegetação se adensa. Os Ãndios incas também podem ter contribuÃdo para a vegetação em outras partes da América. Descobrir América passa por estudar os indÃgenas.
A terra preta é vendida para jardins, paisagismo e agricultura.
Excelente notÃcia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > Terra preta, solo fértil criado por indígenas, pode ajudar recuperação de florestas Voltar
Comente este texto