Marcelo Leite > Rosalind Franklin, codescobridora da estrutura do DNA, nunca foi coitada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Marcelo, Em 1978 Penzias e Wilson ganharam o premio nobel de FÃsica pela descoberta da reiação cósmica de fundo. Eles nunca entenderam o que tinham descoberto. (eram engenheiros instalado antenas). A explicação foi dada por 4 fÃsicos: Robert Dicke e seus colaboradores Peebles (posteriormente um dos maiores cosmólogo teóricos, Roll e Wilkinson. O caso é parecido com o da Rosalind. Dicke merecia o premio mais do que Penzias e Wilson. Agora compare com o caso de Rosalind.
Excelente!
Bom artigo. Um extrato da New Scientist? The myth of Rosalind Franklin and DNA? Pena ter começado mal, enveredando para exemplificar para as crianças da sala, mas, ainda assim, OK.
Hummm … deixe-me se compreendi bem o argumento final do autor: atrás de um - e até dois - grandes homens tem sempre uma grande mulher,… é isso?
Isso mesmo, Marcelo. Se a Rosalind foi coitada por alguma coisa, foi por ter morrido muito cedo. De resto, ela foi protagonista, lÃder, competente e altamente respeitada!
Sinceramente , pelo tÃtulo, achei q ela tinha sofrido coito!! Q horror!
Opiniões e "piadas" também podem ser confissões. ;-)
A etimologia da palavra não implica necessariamente no seu significado atual, que foi forjado na esteira de uma sociedade machista e pseudo moralista para a qual o coito para as mulheres implicava em degradação moral, subserviência e violência, e não guarda mais o sentido literal do termo.
A ciência é um empreendimento coletivo. Como o Nobel só escolhe alguns indivÃduos fica muitas vezes a impressão de injustiça.
Adorei a matéria. Sempre pensei que havia ocorrido um jogo sujo e que ela teria sido enganada e injustiçada. Obrigado pelos esclarecimentos! E reforço que isso não minimiza, em nem um grau, a minha admiração pela pesquisadora e pelos pesquisadores citados.
Ela era virgem? Definitivamente “coitada” não era a melhor palavra para o tÃtulo.
Mas até a Ministra Carmen Lucia o utilizou. Até eu achava que a etimologia da palavra tinha algo a ver com coito, que nada tem a ver com virgindade, diga-se, embora há muito ninguém mais a use nesse sentido. Uma pesquisa revelou que a origem vem do latim coctare, que significa desgraçar, atormentar. Portanto nada a ver a sua observação.
Mais um colunista de grande brilho intelectual! Continue, Marcelo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Leite > Rosalind Franklin, codescobridora da estrutura do DNA, nunca foi coitada Voltar
Comente este texto