Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOHANNES VAN LEEUWEN

    Ver “animais de estimação, sejam domésticos ou selvagens, como membros da família” não é um traço brasileiro, mas um da espécie humana. O típico brasileiro é regular tudo em leis para depois aplicá-las bur(r)ocraticamente. A capivara não é uma espécie ameaçada e a Ibama tem tarefas muito mais urgentes.

    Responda
  2. José Carlos Soares Costa

    Por esta e outras que não chegamos a nenhum lugar discutindo abobrinhas. Animal silvestre deve viver em ambiente livre, como diz a lei, mas sempre tem quem queira abrir exceção para si, ficando acima da lei, se liberassem o cativeiro, logo teriamos que ter tbem abrigos como os de cachorros e gatos para cuidar dos mau tratados e abandonados.

    Responda
  3. AILTON SOUZA

    Vivemos num país onde se discute uma capivara. Tanta coisa importante!

    Responda
  4. Geísa Chagas

    Afff, abuso desse rapaz com essa capivara!

    Responda
  5. Mario Kurtz Filho

    Estradas brasileiras com quantidades de capivaras atropeladas e o pessoal se incomoda com um ribeirinho que é amigo de uma que vive no habitat. Falta de ocupação, tá folgado o dia...

    Responda
  6. Marcos Antônio

    As interações de alguns ribeirinhos com animais selvagens que são domesticados é errada, corre risco de zoonoses e dos saltos zoonoticos. Além dos crimes cometidos, tal comportamento incentiva o tráfico de animais.

    Responda
  7. Carlos Telles

    Esse cara não é ribeirinho coisa nenhuma, família de grileiros de terras indígenas, criador de búfalo e desmatador.

    Responda
  8. Marcos Antônio

    As interações de alguns ribeirinhos Gomes animais selvagens que são domesticados é errada, corre risco de zoonoses e dos saltos zoonoticos. Além dos crimes cometidos, tal comportamento incentiva o tráfico de animais.

    Responda
  9. Fabiana Menezes

    Tá faltando a FSP e parte dos leitores fazerem uma visita ao Brasil profundo, às comunidades ribeirinhas para verem as interações com animais que não sejam gatos ou cachorros. Aliás o abandono criminoso dessas animais nas cidades, Brasil afora em áreas ditas urbanas, no é uma realidade que deveria ser objeto de uma sete de reportagens.

    Responda
  10. Maurren Santana

    O IBAMA realmente está fazendo um grande e difícil trabalho. Esse Ribeirinho falso tem feito muito mal à fauna em geral e deve ser multado e Filo devolvido ao IBAMA.

    Responda
  11. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Espero que quando passar o auê, o IBAMA cumpra a lei, inclusive enquadrando a his té ri ca deputada estadual pela performance lamentável. Quanto ao invasor de terras indígenas que seja levantada "a capivara" da família toda.

    Responda
  12. Mauricio Ferreira Da Silva

    Surreal, ele não só cometeu um crime, como busca notoriedade espalhando o crime, "influenciando" outras pessoas a normalizar o crime! Vivemos de modinhas e já já um monte de gente estará atrás de capivaras ou outro animal silvestre e assim que cansarem, os abandonam... assim como fizeram com as cobras pitons na Flórida, que cresceram, foram abandonadas e hoje ameaçam a fauna daquele lugar!

    Responda
  13. Daniel Vitorazzi

    Se a capivarinha soubesse que tupinambás comiam até carne humana se escafederia para o banhado mais próximo.

    Responda
  14. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Matéria instrutiva que só falha ao promover a imagem do infrator. A matéria jornalistica exige como sabemos uma "pessoa ou fato" e uma imagem. Cabe ao jornalista a escolha e a tentação de uso da imagem do infrator venceu, mas havia a opção de ser só a capivara e talvez "venderia" de forma igual ou melhor este assunto.

    Responda
  15. Marcos Antônio

    O falso ribeirinho que na verdade é fazendeiro criador de Búfalos cuja família invadiu e desmatou a área original e criou uma Capivara, que não existe naquela área, para fins de autopromoção.

    Responda
  16. Marcos Antônio

    As capivaras são transmissoras da Febre Maculosa.

    Responda
  17. PAULO CURY

    Parabéns ao pessoal do ibama , posições claras e muito bem fundamentadas, de uma forma concisa deixam clara que lugar de bicho é na natureza e que cuidemos do gatos e cachorros abandonados Fiquei surpreso de saber que ainda existe alguma inteligência no poder publico

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ótimo comentário, nada obstante a lamentável escorregada final.

  18. PAULO CURY

    Parabéns ao pessoal do IBAMA, posições claras e muito bem fundamentadas, de uma forma concisa deixam clara que lugar de bicho é na natureza e que cuidemos do gatos e cachorros abandonados Fiquei surpreso de saber que ainda existe alguma inteligência no poder publico

    Responda
  19. Gleidson Silva Lino

    É uma capivara. Quase a mesma coisa que os ratos. Tem à vera em terra brasilis.

    Responda