Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ney Fernando

    A Via Láctea se fundirá com Andrômeda daqui a 4 ou 5 bilhões de anos, e nesse processo a Terra, se ainda não tiver sido engolida, poderá ser arremessada para mais longe do Sol e até mesmo para fora do Sistema Solar, o que ainda não é possível prever (sabe-se apenas que haverá muito mais estrelas no céu).

    Responda
  2. Lucio Flavio Pereira

    Daqui a 5 bilhões de anos? Isso me desaponta e entristece. Tenho uma pá de boletos que vencem antes disso.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Salvador meu caro, na mesma medida em que a tecnologia, em seu avanço, aproximar seus efeitos daquilo que se espera da magia (foi o Asimov quem disse isso?), esta ciência, de tão fronteiriça e especulativa, tem parentesco com a mitologia: um sol, no estertor, devorando um mundo. Bonito pacaramba, isso - claro, porque não é *nosso* mundo. Belo mêmo, e espantoso, cientificamente.

    Responda
  4. Tersio Gorrasi

    Onde estão as imagens reais desse fenomeno? O título da matéria parece ser um exagero, pois o planeta não foi visto sendo engolido pela estrela. São só ilações baseadas em cálculos e simulações e não se sabe nem se o responsável pelo que se observou era realmente um planeta. Ainda há um longo caminho a percorrer

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Aos comentaristas abaixo. Sei muito bem o que é ciência (defendi tese de mestrado em bioengenharia), não preciso de babás me tutelando, interferindo na minha livre expressão do pensamento. Ciência é a eterna busca pelo conhecimento, e ainda há muita coisa que desconhecemos das quais algumas sequer chegaremos a conhecer. A ciência é dinâmica, uma suposta verdade hoje pode ser um equívoco amanhã

    2. Ney Fernando

      Isso é ciência. Einstein foi o grande decifrador dos mistérios do universo sem precisar sequer olhar para cima.

    3. RODRIGO GONÃ ALVES

      Com a energia medida na observação vc queria falar que fosse o quê? Meu Deus… tem cada comentário aqui!

    4. Marcos Benassi

      Mal comparando, prezado Térsio, uma tomografia ou um pet Scan são "ilações baseadas em cálculos", representações imagéticas que provém da interpretação de dados - contrariamente ao raio-x, a impressão direta da imagem na chapa sensível, pela energia direcionada.

    5. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

      Não, isso não é fake news! Isso é matéria de astronomia, com dados observacionais. É assim que os astrônomos trabalham, muitas vezes passando noites em claro. Cassio Barbosa que o diga.