Luiz Felipe Pondé > Setor artístico é um dos mais falsos do planeta, com ética morta de fome Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
E Hitler que compensou sua frustração de artista-pintor, para fazer necropolÃtica? O que é menos pior um artista ou escritor posicionado[Sartre] ou um artista-escritor alienado[supostamente neutro]?
Neste mundo estão ingressando os comentaristas esportivos. O caso do treinador Cuca despertou a ânsia de opinar sobre costumes, moral, direito, tendo como pano de fundo um ambiente de costumes discutÃveis, nenhuma moral e alheio ao direito. É claro que o resultado foi patético. Millor Fernandes dizia que pior que pé de atleta é cérebro de atleta. Pena que Nelson Rodrigues não esteja vivo. Quanta matéria prima para escrever sobre a vida como ele é, na pátria de chuteiras.
O texto é puro ódio e inveja de artistas, sem elaboração ou disfarce. É claro que existem artistas de todos os tipos. Colocar todos no mesmo saco mesquinho é que revela o sensacionalismo do fraco artiguinho. Ou seja, é preciso ter uma ferida aberta na mente e muita inveja no coração pra curtir esse tipo de baboseira raivosa e frustrada...
Deixa de ser ressentido , Gabi. Sua reacao indignada so confirma a analise do Ponde. Eu vivo nesse meio a decadas e posso garantir Que e ainda pior doque o apontado .
Comentário julgador e não verdadeiro. Em parte alguma se encontra indÃcios de inveja ou ódio para com os artistas. De modo geral, é notório o barulho desnecessário feito pela classe artÃstica para temas que não lhes cabe opinião. Não é exclusividade do Brasil, só que aqui temos artistas ainda mais ignorantes e esquerdistas.
Vendo a reação dos estimados comentarista do jornal, certamente Pondé tocou na ferida de muitos - tocou não, pressionou!
O desconforto notável nos comentários da turma do mimimi me dão uma espécie de "schadenfreude". O Pondé deixa a galera sem pai nem mãe. Haja Freud pra curar o mimimi!!!
Só as elites tem conhecimento sobre o um povo, inclusive seu destino. Conhecemos bem de onde vem isso. Estão a por as manguinhas de fora, mesmo com a derrota dos manés
"Um exemplo histórico" é a sentença pra fazer a ligação preguiçosa entre um chilique reseentido e uma obra biográfica quase aleatória para "provar" seu ponto. A Folha parece estar pagando para o chatgpt escrever colunas.
É cada coisaÂ… O filósofo autoproclamado disse que as relações entre arte e polÃtica datamÂ… das vanguardas do século XX?! Tudo pra criticar Brecht, porque era marxista. Mesmo se fosse engraçado, ainda daria má piada.
Isso sim é um texto fraco e desprovido de arte, tamanha a mediocridade. Bater no Brecht para chamar a atenção em artiguinho de jornal - no fundo, para ganhar atenção e grana - parece ser o nivel mais baixo do comportamento que o autor atribui maldosamente aos artistas brasileiros.
Só alguém muito ressentido e carente para escrever bobagens desse tipo. Falta de ética (para dizer pouco) é o que sobra em qualquer profissão nesse mundo ordinário!
E o Luiz Felipe Pondé é mais um que é a prova do que ele está dizendo.
Verdade, né? O que sabe um Chico Buarque, um Guimarães Rosa, um Sebastião Salgado, um Vick Muniz, uma Clarice Lispector, Machado de Assis, sobre as conjecturas politico-econômicas do paÃs? São apenas uns inteligentinhos.
Esses nomes que você mencionou têm intelectualidade e formação cultural, embora alguns se mostrem prudentes e recatados em relação ao excesso opinativo. Talvez ele tenha desejado se referir àquela categoria de pessoas que, após algum destaque fútil no entertainment, BBB por exemplo, miss bum-bum e outros, passam a opinar sobre inúmeros assuntos, formando opiniões.
Alguns erram ao generalizar sobre as profissões para gerar debate. Muitos artistas contribuem com instituições, com iniciativas para ajudar os mais pobres, e não só os mais famosos. Muitos artistas anônimos se aliaram durante a pandemia para ajudar a dar quentinhas aos que não conseguiam comida por causa do governo de plantão. Se alguns são falsos, é um erro atacar toda a categoria. Muitos escritores também são bem falsos, criadores de polêmicas inúteis para aparecer, mas não todos.
O que diz Pondé sobre Louis-Ferdinand Céline, Ezra Pound?
Escritores também são artistas. Se alguns artistas eram contra o boçalnaro, muitos o apoiavam abertamente. Tem muita gente de direita (e de esquerda também) que adora um patrocÃnio público, ou simplesmente aparecer ao lado do poderoso de plantão. Artistas não são os donos da verdade. Ninguém é.
Olha aà o "provocantezinho" de plantão fornecendo armas aos setores mais reacionários e obscurantistas.
Pondé brilhante mais uma vez. Artistas são tão burgueses quantos as socialites, só que disfarçados de intelectuais.
Ponde está correto. Erra um pouco em generalizar demais. Mas a essência do artigo e corretÃssima. A maioria dos artistas são inúteis socialmente. Gostam somente de se mostrar em lugares fazendo coisas chiques,. Se for mulher, sem roupa chique. Vivem de mostrar a traseira e se arvoram a falar dos problemas sociais do Brasil. Patético!
Algumas noticias de "inveja" hoje na primeira pagina de "O globo" (mas todo dia e' isso!) 1) Lexa elege vestido 'pretinho básico' para noitada 2) LuÃsa Sonza impressiona com clique de biquÃni branco 3) Nubia Oliiver arranca suspiros com lingerie vermelha
Quanta inveja, quanto ressentimento. TÃpico dos seguidores do minto.
Sem dúvida há artistas interesseiros, mas é mais fácil achar falsos filósofos reacionários e charlatães.
Artista faz arte , assim como crianças que vive da ilusão de um bom lugar pra se morrer . Seria melhor mesmo que ficassem apenas brincando com a realidade , mas eles são crianças adultas , precisam pagar contas .
Seria de maior relevancia o senhor atentar a falta de ética dos lideres religiosos e dos politicod, os artistas bem ou mal fazem arte e arte releva e eleva, religião e politica não.
O articulista disse o que todo mundo já sabe: a ética é provisória.
Ôô Folha, este ressentido ainda tem espaço por aqui?
Acho q o Pondé errou a mão. Muito difÃcil, num universo tão diverso, fazer uma afirmação dessa.
Sempre erra a mão. É um inútil.
É muito fácil perceber a falsidade da maioria dos artistas brasileiros. Todos se diz muito preocupado com a pobreza do povo mas. Nunca formaram um movimento para exigir o cumprimento dos direitos constitucionais dos trabalhadores. O salario mÃnimo constitucional suficiente para o trabalhador dar todo o conforto que a famÃlia precisa para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligentes está valendo R$6.641,00.
Discordo. A grande parte dos artistas bem informados e bem formados propugnam por melhor igualdade social . De resto, e com todo respeito, sugiro que melhores sua gramática.
Generalizar é perigoso pois Pondé é filósofo assim como Aristóteles .
Respeitosamente, discordo. Pondé estudou filosofia, e dela entendeu pouco. Tem o canudo de estudos, mas nunca produziu nada relevante. É diferente de ser filósofo.
E vc é outro treco vasalo de artista de baixa ou nenhuma queludade que fizeram um sucessozinho a mais de 40 anos deitaram na cama e vivem da duvidosa fama .
Nunca se pode generalizar: como artistas temos Chico Buarque cantor, compositor, dramaturgo, escritor ,ganhador do prêmio Camões o mais importante da lÃngua portuguesa e Mario Frias,ator de Malhação.Como filósofos temos o imortal Aristóteles e o Pondé. Vive la différrenceÂ…
Ressalve-se que os artistas agora estão querendo apenas receber seus direitos autorais das redes sociais, do mesmo modo que os jornais querem receber pela divulgação do material que produzem, o que é justo.
"Setor artÃstico é um dos mais falsos do planeta", que qualificação tem um Dr. em Filosofia que faz tal generalização? Como não percebe que generalizar é um ato de tamanha falta de educação e respeito? Pelo menos o Pondé não parece ser falso, ele é falso e de uma arrogância impar.
A coluna é um erro de generalização, colocando todos artistas no mesmo saco, ou tem aà uma má intenção. Prefiro ficar com a primeira hipótese.
enquanto escritor ele autoajuda muitos, né? não deve se considerar artista, pelo visto...
Raul Gil na academia brasileira de Letras , Chico Buarque lambendo Lula, sertanejos e outros lambendo bolsonaro e opinando sobre polÃtica serve como base para o texto de Pondé.
Quis dizer Gilberto Gil. Lula , bolsonaro , demais pseudos artistas e seus eleitores continuem a decadência social , moral e cultural brasileira
Segue a pauta do autor: procura a polêmica com ofensas e desmerecendo Chico, Gilberto Gil e o que representam como se tivesse condições de analisar o que eles produzem. Não tem e nunca terá, como canta Chico. "O que será que será? O que não vergonha nem nunca terá, o que não tem juÃzo." Música feita em plena ditadura, quando pessoas comuns eram mortas pelo regime que Nero tanto defende. Quem lambia ditadores era Nero, quem defendia o povo: Chico, Caetano, Gil, Milton, Elis, Rita, Chauà etc.
Peter, seria este José Bello aquele cantor de pagode?
Alo Seu Bello, não é Raul Gil, é Gilberto Gil, certo. O primeiro acho que deve pautar seu nÃvel de cultura.
Não seria outro Gil? Gilberto.
É muita ignorância ou má- fé fazer uma falsa simetria entre Raul Gil e o cantor ,compositor, dramaturgo, escritor Chico Buarque, ganhador do prêmio Camões,o maior da lingua portuguesa
Excelente artigo. Artistas podem ser gênios em sua arte, mas sobre polÃtica e economia têm tanto a dizer quanto qualquer um de nós.
"Influencer" já existia muito antes da Internet, Youtube, Redes Sociais.
Bom texto
Mais uma vez Pondé desanca alguém para ter assunto. É fácil. Nada precisa ser feito ou proposto, apenas lembrar que o ser humano é falÃvel e achar a falha. Alguma contribuição para melhorar ? Nenhuma...
Pondê lacrador, vazio de ideias, esquenta o demdê e atira nos seus desafetos geniais, nossos artistas, o que o brazil tem de melhor, the best of us. Sua argumentação é de invejoso e ressentido, já que os bons artistas não concordam com suas , digamos, ideias (para não ser censurado pela desinteligência artificial, hahahahaha!).
A diferença é que naquela época pelo menos havia artistas.
Em parte há razão sobre os artistas que, pra faturar uma grana extra, se submetem a comerciais televisivos cujo produto propagandeado eles mesmos desconhecem a eficácia.
Pondé teria referido-se à Regina Duarte, Cássia Kiss, Antonella ou a alguns muitos sertanejos? Se for isso, de acordo.
Ainda tem Chico Buarque, Gilberto Gil Caetano e outros trecos
Esse Pondé só quer causar. O pior e que consegue. O s leitores levam a sério as bobagens que ele fala.
Ai pondé. Joga a toalha. Quem pode opinar entao? So ele. O mais ignorante é aquele que pensa que tudo sabe. Melhore homem.
Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. Que show de horrores de direita extrema. Não entende e não gosta de nada artÃstico, e destila absurdos.
A mais pobre reflexão indutiva que já vi. Esse Pondé é um jornalista muito pequeno. Pega Canetti como modelo do argumento que pretende ser válido genericamente. Patético.
Dessa vez o Pondé se superou (cada um entenda como quiser, pois todos estarão certos). Fica a esperança de uma rica temporada de réplicas, tréplicas...
Qualquer cidadão pode e deve opinar, criticando quando é o caso, sobre as condições das polÃticas sociais e econômicas das sociedades ... Qual o problema ? Somente os filósofos podem filosofar ? A crÃtica moral, pertence aos que se sentem atingidos pela hipocrisia, pelo mal emprego de verbas públicas, pelas falas que nada acrescentam, pelos fascistas transfigurados de salvadores da nação e outros quejandos ... salvem-se quem puder pois só os filós nos salvam !
Esse Pondé cada vez mais mostra a sua arrogância. Na democracia, todos têm direito de opinar. Todos votam conforme sua consciência. Parece que o Pondé quer ocupar o espaço deixado pelo Olavo de Carvalho.
Isso não é só no Brasil. Começou na década de 60 do século passado em sentido geral, com a contracultura, que engloba uma visão estética. Tem Bob Dylan, Lour Reed, Neil Young. Depois vieram John Lennon, as obras finais dos Beatles a artista plástica Yoko Ono a coreógrafa Twyla Tharp o musical Hair, Talking Heads, U2, REM, Bruce Springteen entre outros, faziam análises polÃticas e sociais.
No nosso caso, o perÃodo do governo revolucionário, seguido pela anistia e abertura, explica um pouco. Muitos polÃticos eram impedidos de se manifestar, e alguns artistas acabavam ocupando esse espaço. Até hoje por inércia, jornalistas querem saber quem o Caetano por exemplo apoia na eleição presidencial.
Não temos heróis na vida pública! Vamos catando o pouquinho de positivo em cada um de nós... Quem sabe sai algo de proveito!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Setor artístico é um dos mais falsos do planeta, com ética morta de fome Voltar
Comente este texto