Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Santos

    Pô, o cara conseguiu a proeza de jogar para cima dos artistas o titulo de falsos, de coitadinhos. Não se sabe se esconde frustração interna, despeito. Deixa pra lá. Só sei que, como dito antes, conseguiu desconstruir a imagem, por exemplo, de um Carlitos, criação fantástica de um Charles Chaplin, artista e crítico exemplar justamente da época citada pelo autor, por sinal, judeu como ele. Ninguém é perfeito, né Pondé…

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Chaplin não era judeu, segundo ele mesmo. Há dúvidas.

  2. Hermogenes Moussallem

    Pondé está ocupando a cadeira de Olavo de Carvalho. Daqui a pouco vai apresentar algum programa na jovem pan.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Sim , quer tomar o lugar do Siqueira Jr.

  3. Peter Janos Wechsler

    Mais um exemplo do hiato entre o autor e sua obra. Brecht era, sim, uma personalidade desagradável e, ao mesmo tempo, o maior dramaturgo do século.

    Responda
    1. Flavio Colker

      Nelson Rodrigues é um bilhão de x melhor do que Brecht.

  4. Carlos Manoel do faria

    O pondé tem que decidir se é ou não favorável ao tal 'local de fala'. Somente especialistas opinarem vai ficar estranho...

    Responda
  5. EVANDRO CARLOS DA SILVA

    O Pondé sendo Pondé, nada demais.

    Responda
  6. Fernando Alves

    Meu Deus, o Brecht cometeu o crime hediondo de fazer propaganda de carro? Vamos subir a hashtag #cancelaBrecht. Só faltou o Pondé escrever no fim o que ele pensa, que seria "Ainda bem que que logo subiu ao poder na Alemanha o ídolo do meu deus Jair e acabou com a safadeza dos artistas judeu-marxistas, colocando eles no lugar merecido."

    Responda
  7. Nelson Vidal Gomes

    Nada mais ilustrativo do que é dito aqui do que a ausência de resistência aos descalabros dos governos do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), por aqueles que se notabilizaram pela resistência à ditadura com sua arte. Não o fizeram pelo país nem pelo bem povo mas para si mesmos. É o que descobrimos. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Caro Zé Fernandes. Lula e o PEB nada fizeram pelos trabalhadores- nem segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido desde a fundação do partido-. Assim o fizeram os verdadeiros partidos socialistas europeus tal como o francês e o espanhol ao assumirem o poder. Os nossos deixaram como verdadeira herança maldita, pobre subsidiando rico com alta tributação do consumo, 60 milhões de endividados pelos maiores juros e 100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento. Namastê!

    3. jose fernandes de lima junior

      Nelsinho querido. Veja a evolução de todos os índices de 2002 a 2010. Inflação, nível de emprego, venda de carros, passagens áreas, o lucro dos bancos também. O mercado também ganhou. Veja índices de pobreza, inclusão social, habitação. Fomento a cultura. São dados, é fato.

    4. Nelson Vidal Gomes

      Eliana. É compreensível seu desconforto com as minhas posições, nos desacostumamos da verdade, senão a da vida que todos devemos buscar e ampliar sua compreensão, a dos fatos que está diante de nós. Um abraço!

    5. Eliana Kling

      O Nelson, troca o disco. Mané

  8. Newton Broetto

    Kkk

    Responda
  9. Henrique Marinho

    Parafraseando Nelson, no passado os artistas idi otas eram humildes, mas agora eles perderam a humildade. O problema é que, com a internet, qualquer um agora se diz influencer. De outros idi otas.

    Responda
  10. Marcos Arrais

    Meu Deus, como esse Pondé é limitado e intelectualmente desonesto…. Folha, faça-me o favor.

    Responda
  11. Almir Alves

    Talvez o mesmo raciocínio valha para os filósofos que gostam de falar sobre vários assuntos, inclusive economia.

    Responda
  12. Cristiano Jesus

    Pondé, com todo respeito, se a sua razão possui algum sentido, a Folha não deveria dar voz a você, porque Heidegger era nazista e por isso toda classe de filósofos não presta. Você trai o seu niilismo ao propor um sistema no lugar da existência, com todas as suas contradições. Eu já utilizei seus textos em minhas aulas, Pondé, mas quando leio um troço como este, eu fico com vergonha. Penso logo, se meus estudantes lerem isso, vão achar que eu penso assim também? Seja responsável.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Nelsinho, pelo seu comentário, como classificar Pondé? O cara é filósofo? Pela sua definição, parece que não.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Heidegger filósofo?! Filósofo só o é aquele que busca a Verdade, a Ética, a Liberdade, a Justiça e combate a ignorância, o obscurantismo e preconceito , a dominação do homem pelo homem , as guerras e outros atos irracionais que infelicitam a humanidade em todas as suas épocas. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  13. EDSON RIBEIRO DA SILVA

    Canetti pode servir como espelho para a intelectualidade que Pondé representa. Um abastado que odiava o povo. Um judeu ingênuo. Sua síntese é aquela cena de "Auto-de-fé" em que se mostra um cabaré onde estão trabalhadores, ciganos, negros, deficientes físicos, e, claro, latino-americanos (um grande perigo!), tudo que homens brancos europeus entusiasmados com a possibilidade de um expurgo queriam fora. E o anão fica sendo a metonímia desse povo feio que era um perigo para o gigante intelectual.

    Responda
  14. Joaquim Rosa

    A defesa dos artista, nos comentários, parece que lhes reivindicam licença para "matar".

    Responda
  15. EDSON RIBEIRO DA SILVA

    O que dizer de alguém que ainda crê em teologias? O que pode existir de mais espúrio que alguém estudar uma religião (a sua) como se ela estivesse fundamentada na razão, apenas porque pensadores antigos comentavam os textos sagrados (só para a religião deles)? Kant demonstrou a impossibilidade de qualquer afirmação sobre um deus como ser ter respaldo na razão. Mas o cara vem falar mal de artistas, que sempre foram os faróis da compreensão atenta da realidade. Eles são essenciais; teólogos não.

    Responda
  16. paulo werner

    hahahahah gente, não dá pra dizer que não é divertido. Olha, não desejo o encerramento dessa coluna. Visto de outro ângulo, nem parece mais um espetáculo grotesco, fica só a divertida nudez do conservadorismo brasileiro. Onde mais encontramos um dito filósofo desautorizando a crítica dos artistas? Onde mais a busca por financiamento e a vida sexual do artista são atestado de sua inconsistência ética? Isso aqui é uma pérola!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      De fato, ele é como aqueles filmes tão ruins, tão ruins que ficam bons. Basta encará-lo como "trash" que se torna divertido...

  17. Rocco Lee

    A arte e os artistas são tão maiores do que esse seu texto… E lembre-se: eu, vc, TODOS, podemos e devemos (se quisermos) falar o que achamos, dar opinião sobre todos os assuntos que acharmos pertinentes. Não gostou? Sinto muito. E se exagerar… Cada um arque com a sua opinião…

    Responda
  18. Emerson César de Campos

    Invocarei um dos artistas que devem provocar mais comichões em Luizinho: o gênio da MPB, Chico Buarque. Qdo finalmente recebeu o prêmio Camões, o célebre compositor fez alguma “elegia” ao antigo presidente que havia lhe negado o prêmio. Com outras palavras faço de Chico as minhas: Vulgar, pernóstico, atávico, reaci onario, ignóbil, intolerante, insultuoso, presunçoso, cinico, dogmático…

    Responda
  19. Julio de Almeida

    Pondé, leia à reportagem sobre o perdão. Você precisa evoluir, cara. É muita energia ruim.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Pondé é sinônimo de ódio. Affe.

  20. Sandra Pinheiro

    É por causa de artigos tão rasos e ruins assim que estou cancelando minha assinatura... Pondé não dá, né, FSP?

    Responda
  21. MILTON DOLL

    "De onde virá esse hábito brasileiro de dar voz a cantores, atores..." Desde a tragédia Grega, passando pelo(s) bobos da corte , Jazz , Rock, Rap (?), e seus atores, para dizer o mínimo das inúmeras manifestações artísticas com forte sentido público. Já a espetacularização ( de tudo ) ... aí é com o setor da mídia e o seu business. O culto à personalidade ( efêmera ) também.

    Responda
  22. Luiz Candido Borges

    Não adianta, a desonestidade intelectual do Pondé não o deixa fazer nada que preste. A pergunta inicial tem uma resposta muito fácil: no Brasil pós-golpe de 64, a "luta contra a ditadura" mobilizou as mais diferentes categorias profissionais, inclusive a artística. Num movimento um tanto exagerado, todas as manifestações tinham que ter um aspecto de "resistência" etc. O Pondé pega este tema para esculachar o pessoal que viveu de modo mais interessante do que ele: pura inveja e ressentimento.

    Responda
  23. Patricia Dias Guimarães

    È estarrecedor o argumento de Pondé : artistas são "falsos" e "desprovidos de ética". O autor está em surto? Esse tipo de argumento bárbaro não deveria ser publicado!!!

    Responda
  24. PAULO CURY

    faltou alguma coisa, acho que a fsp esqueceu de publicar o texto

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Paulo Cury: assino embaixo.

  25. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Pondé é o grande difusor da extrema-direita O que ele fala não se anota. Defendeu Bolsonaro durante o período de 2019 a 2022.

    Responda
  26. Flavio Colker

    Bom artigo (alguns são ruins) e as usuais ofensas de motivação partidária ao colunista nos comentários; ofensas estas carentes de honestidade intelectual, vindas de quem não leu e muito menos entendeu o que está escrito.

    Responda
  27. Adalto Fonseca Júnior

    Aff. Um mentecapto irrelevante este pobre coitado alienado e alienante. Não passará.

    Responda
  28. Rodrigo Andrade

    Deu pra reconhecer bem, 100 anos depois, uma certa turma que fez o L

    Responda
  29. Renato Lineu de Albuquerque Mello

    Fazia tempo que não via na grande imprensa um texto tão pernóstico, elitista e com uma visão tão "superior" sobre o que rodeia o autor.

    Responda
  30. jones araujo

    Pondé lacrou no título, ganhou o clique, mas entregou pouco no texto. Parece um texto do Chatgpt, sem contexto algum ...

    Responda
  31. Vito Algirdas Sukys

    A insurgência contra a razão deu-se pelo movimento intuitivo ou romântico. Rousseau, Fichte, Schelling, filósofos românticos. O intuicionismo de Kant fundou a romântica Naturphilosophie. Hegel e seguidores ampliaram o método de Kant que agora é reconhecido como dúbio pois se apoia em intuições a priori. Elementos irracionais na estética de Wolf,Sulzer e Baumgarten levaram à reação violenta contra o "racional" romântico vinda do positivismo,que por sua vez cai na veneração não crítica da sensação

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Pô, Vito, como você manja de filosofia! Aceita seguidores?...

  32. Ricardo Botto

    Não se sabe se o texto é divulgação do livro da Cia das Letras, falta de assunto ou erudição dita "inteligente". Tão ao gosto do articulista. Já deu, está na hora de trocar.

    Responda
  33. José Fernando Marques

    Brecht não era mesmo boa bisca. Mas existe a obra: quase 50 peças (adaptações incluídas), mais de mil poemas, canções e textos teóricos. Como dizia o bom e velho Tinhorão, talento nem sempre quer dizer caráter.

    Responda
  34. luis carlos Correia dos santos

    O filósofo pondé deve se achar melhor q os artistas. Kkkkkkkkkkk

    Responda