Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. venancio junior

    Incrível a conveniência destes falsos evangélicos. Bolsonaro não é evangélico. Ele é católico idólatra cuja religião foi o principal desafeto de Martinho Lutero na reforma protestante. Usurpam do nome de Deus para fins políticos. Isto é muito grave e prestarão contas a Deus mais cedo ou mais tarde.

    Responda
    1. JOSE ANTONIO AP FERREIRA

      Toda religião fala que a religião do outro é errada. Nisso todas elas estão certas.

  2. Mozart Cabral

    Quanta bobagem junta, a de querer pautar a moral contemporânea por preceitos de mitologias agrárias.

    Responda
  3. Vivaldo Manoel de Andrade Silva

    Cristo pregava o amor, não ódio, esta seita Bolsonazi que se diz cristã, é mais uma mentira que quer nos fazer acreditar nesta Igreja Fake, hoje há milicianos, traficantes, incrustados dentro das denominações evangélicas.É bom lembrar que igreja é coisa criada por homens. Jesus Cristo é amor a si e ao próximo, respeito e generosidade,

    Responda
  4. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Falsos pastores , adoradores de dízimo . Isso é igual a política os pais querem que os filhos os sucedam , não é necessário o conhecimento , mas o convencimento . O mais surreal é que estes tipos se acham corretos.

    Responda
  5. Antonio Eustaquio

    Concordo. Aqui em BH, vejo esses lideres(quase todos) que outrora seguiam num bom caminho e agora aderiram a essa maluquice. Não sei se os condeno ou se oro pra Deus lhes tirar as escamas dos olhos! Acho que a segunda opção é mais cristã!

    Responda
  6. RILER BARBOSA SCARPATI

    Não é coincidência a Alemanha ter produzido e ainda produzir boa parte da filosofia de qualidade e promovido a grande renovação teológica no cristianismo com a reforma protestante. A base são estudos q misturam filologia e hermenêutica.

    Responda
  7. Virmondes Júnior

    Excelente texto!!

    Responda
  8. João Francisco dos Santos

    Tudo pelo poder e pelo dinheiro público. É a instituição da dominação das periferias. Pior, gozam de imunidade na Constituição e, por isso, inalcansáveis para punição. Exploradores de pessoas carentes pelo Estado.

    Responda
  9. paulo werner

    Parabéns pelo texto! Deve ser engraçado ver celebridades evangélicas, um Feliciano da vida, lendo e comentando o Sermão da montanha (Mt,5).

    Responda
  10. Valdir Teixeira da Silva

    Muitas igrejas estão indo por um caminho perigoso para a própria igreja. Desvirtuando a igreja ela passa a ser apontada como fonte de perversão e não de refúgio para os que sofrem as provações.

    Responda
  11. Elilio de Faria Matos Júnior

    Seitas malucas. Infestam a sociedade.

    Responda
  12. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Disputa por espaço e pode

    Responda
  13. Antonio Catigero Oliveira

    Como podemos viver com tranquilidade, tendo de dizer o que é óbvio todas as horas, todos os dias?

    Responda
  14. Daniel Barbosa

    Parabéns, pastor, por dizer o necessário! Aplausos de pé!!!

    Responda
    1. Marisa Migueis

      A "situação real de cada indivíduo" como você colocou em seu outro comentário pouco importa pois não é determinante para seguir um pastor ou um político megalômano. Agora, a "situação real de 60% da população" é determinante quando seguem um pastor ou um político como Bozonaro. Estão, sim, ao meu ver entre aqueles de mente fraca e que não tem coragem para arcar com as consequências de suas próprias decisões preferindo delegá-las a qualquer um.

  15. Marisa Migueis

    Só pessoas de mente fraca e dependentes de ter um líder para guiá-las seja para onde for (leia-se Escuta Zé Ninguém de Wilhem Reich) é que aderem à essas seitas. Seitas como muito bem colocado pelo autor do artigo. A mesma coisa ocorre quando seguem alguém como Bozonaro, Hitler e outros ditadores megalômanos. São pessoas que não querem tomar decisões próprias pelo custo das consequências que elas envolvem, então, melhor delegar as mesmas a outros porque os responsáveis serão eles.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Marisa, prezada, sobre o que comentou abaixo, parece-me que é particularmente manobrável a combinação "Bozolóide evangélico" nessa ordem. O digamos, "evangélico por si só", é mais conservador, mas não sei se é tão vinculado a temas centrais à Bozofrenia (armas, gênero...). Pitaco, né?

    2. Daniel Barbosa

      Ou seja, pessoas que somam cerca de sessenta por cento da nossa sociedade... paremis de julgá-las, pois não sabemos a real situação de cada indivíduo. O foco deve ser mesmo os vendilhões do templo, os fariseus rancorosos, esses é que merecem ser desmascarados.

  16. Dirley dos Santos Guedin

    Muito bem. Já está mais que passado do tempo de mostrar que essas ditas igrejas evangelicas - Universal e outras - não tem nada de Evangelho.

    Responda
  17. Soares Souto Idalmo Geraldo

    Desde a ascensão do então presidente "messias", venho denunciando a turma que atualmente, dirige as diversas denominações cristãs, espalhadas pelo nosso País! são verdadeiros estelionatários da fé que se uniram a um grupo de usurpadores do bem público, com fito de dominar o povo e se esbaldar das riquezas e benesses do poder!

    Responda
    1. Marisa Migueis

      Venho usando essa expressão "estelionatários da fé" há muito tempo e concordo com você plenamente: tudo se resume a dinheiro e poder esse é o único fim dessas seitas.

  18. Júlio Pedrosa

    Não sou católico nem evangélico, mas digo: texto irretocável. O que os pastores e fiéis dessas igrejas professam é tudo menos cristianismo. A mensagem de Jesus era de amor e vida, a deles é de ódio e morte.

    Responda
  19. venancio junior

    Afirmo e reafirmo que este novo grupo são evangélicos sem evangelho. O projeto de poder desta turma é evidente e Jesus nunca demonstrou que a revolução que iria protagonizar era assumindo o governo dos podres poderes, mas, na tansformação do coração de cada pessoa.

    Responda
  20. Helio Maia

    Há muito tempo falsos cristãos passeiam pela terra, não faltam exemplos em todos os séculos d.C. O próprio Cristo advertiu sobre a vinda deles, é bíblico, é histórico. O bolsonarismo nada tem de cristianismo, nunca teve, e um estudo breve das Escrituras faz chegar a essa conclusão.Os púlpitos dedicados a discursos políticos são poços de víboras e muitos ali cairão e morrerão eternamente.

    Responda
  21. gerson tavernari

    fico feliz em ver um pastor escrevendo esse texto tão lúcido! sinal de que há salvação nesse ambiente tão alienado da realidade e tão focado em poder, grana e armas. obrigado pela matéria!

    Responda
  22. Ernesto Dias Junior

    Depois de tanto ver o Seo Spyer e a Dona Bizarria defendendo o indefensável aqui na FSP, é um refrigério ler o texto de quem realmente compreende o que se passa no Brasil, e o porquê. E o autor não precisou mais do que as palavras do próprio Cristo para isso, ao contrário do contorcionismo verbal e lógico usado pelos sopracitados. Parabéns ao pastor.

    Responda
    1. Júlio Pedrosa

      E concordo com você também, Ernesto. Esqueci de dizer isso em meu outro comentário. ;)

    2. Júlio Pedrosa

      Concordo com Marco Benassi e acrescento: os despautérios de Spyer e as bizarrices de Bizarria arregaçam o protestantismo evangélico brasileiro atual e o expõem como ele é em sua hipocrisia e seu projeto de poder rumo à transformação do Brasil num Evangelistão.

    3. Marcos Benassi

      Sabe que eu acho que o Spyer nos presta um servição, com a visão insider, meu caro? Não sei nos livros dele, porque nunca li nenhum, mas nos artigos, ele não busca a crítica: a função parece ser a de "tradutor" da realidade evangélica ao observador externo. Nesse sentido, eu gosto bastante.

    4. Ernesto Dias Junior

      supracitados

  23. marcos fernando dauner

    Eu tenho em casa quatro Bíblias - Um, na tradução original de J.F. Almeida (que possuo há uns quarenta anos) , outra "Bíblia na linguagem de hoje"(ambas em português) e duas Bíblias em alemão- que eram de meu falecido avô- pastor luterano : uma em alemão gótico - muito difícil de entender- e outra em alemão moderno . Se pegarmos a mesma passagem bíblica, leremos quatro coisas bem diferentes.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Todas as Bíblias que eu tenho conhecimento, o livro do Apocalipse só vai até o capítulo 22. Descobriram algum outro manuscrito, além dos manuscritos de Qumran, que contenha capítulos extras?

    2. marcos fernando dauner

      Exato, Jr. ! Basta conferir a profecia em Apocalipse, cap. vinte e quatro, verso quinze : "O fim do mudo está próximo . Despe-te de teus bens materiais pois nada levarás á vida eterna "

    3. Fauzi Palis Junior

      Cada um lê o que quer

  24. marcos fernando dauner

    Até quando a FSP vai continuar confundindo supermercados da fé com igrejas cristãs ?

    Responda
  25. Cleomar Ribeiro

    ... Cuidado, pessoal!!!... tem pástor 'malandro' na área!!!... tentando vender blocos de ' pirãmides invisíveis'!!!... se aproveitando da 'Folha'!!!... A Folha se der mole estará sendo víctima, uma ' mula', a portadora da 'palavra'!... este é malandro, viu!!!... este 'Anhanguera' acabou de pregar aqui em 'solo sagrado'!!!... parece vendedor de ' Herbalife' em ação no púlpito de algum anfiteatro (auditório) de hotel-estrelado ( sem michelin, é claro)!!!...

    Responda
    1. Marisa Migueis

      Outro de mente fraca que não pensa por si mesmo e se deixa guiar por pastores e bispos.

  26. Jorge Luiz

    A falsa cristandade sempre fora uma ferramenta utilissima nas mãos da extrema direita, mas o negócio descambou incrivelmente nas últimas eleições. Se vc tem o pior da política e o pior da religião misturados só pode dar esse " vinagre podre" que entorpece essa gente, manipulando-as ainda mais. Enquanto o pobre fiel tem um surto de falsa religiosidade e alienação política, gritando hinos debaixo de chuva, os maliciosos pastores/políticos assistem de uma poltrona lá em Miami, gargalhando..

    Responda
  27. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, seu Alexandre, Prezadíssimo, não tenho como concordar mais com suas asserções, com exceção da eficácia da exposição das incongruências como a salvação da lavoura - da alma, a bem dizer. O Bozolóide crente, seja médio, mediano ou fora da curva, não se move pela racionalidade implícita nesse seu discurso de fé; a passos tortos, caminha entorpecido pelas manobras retórico-cognitivo-religiosas do discurso Bozofrênico sem rédea, pastoreado por gente mesquinha. Lutemos, mas esclarecidos.

    Responda
    1. Marisa Migueis

      Adorei" Bozolóides; discurso Bozofrênico. Muito bem colocado: o bozolóide crente médio, mediano ou fora da curva não se move pela racionalidade. Justamente por serem crentes não raciocinam. Seguem o pastor (evangélico) em tudo e por tudo. Gente de mente fraca.

    2. Jorge Luiz

      Exato, a bem da verdade este "vinagre podre" que a reportagem cita, parece resultar da mistura do pior da falsa cristandade com o pior da política. O sujeito vira um zumbi..

  28. EMANOEL TAVARES COSTA

    Perfeita a análise, feita à luz do cristianismo primitivo, aquele de Jesus de Nazaré, todo amor, humildade e caridade. Erram as vertentes pentecostais do evangelismo ao colocar Deus como negociante de benesses patrimoniais em troca de fidelidade. Desrespeito total para com os exemplos deixados por Jesus.

    Responda
  29. Cristiano Jesus

    Com todo respeito ao autor, quando o debate sai do campo dos fatos e fica em torno de interpretações, o único critério de aceitação passa ser a simetria dos argumentos, portanto, essencialmente vira um embate estético, de gostos pessoais. Na arena do poder, a estética corrente, será aquela de quem está no poder. Se o debate público ficar nisso, numa democracia, vale tanto a simetria (interpretação) de Hitler, como de Paulo de Tarso, desde que tenham sido escolhidos em eleições livres.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, meu caro, grato pela paciência. Creio que (numa reflexão um tanto mais rasa) entremos na seara da congruência entre o discurso e o comportamento: de modo a sustentar um discurso, desconecta-se sua ética daquela ao nível das ações. Ora, se tal ligação fosse linear, não seria possível sustentar os atos Bozolóides de incúria e barbárie com o discurso pretensamente cristão. Essa é uma discussão que iria longe e fundo, não? Novamente, obrigado por me esclarecer.

    2. Cristiano Jesus

      Não coloco em causa a legitimidade da orientação religiosa e da fé, mas sim a transformação dessa discussão privada em pública. À política cabe a justiça, e as necessidades materiais, não alinhamento puramente teórico.

    3. Cristiano Jesus

      Caro Marcos, a teologia é herdeira direta do idealismo de Platão, para quem o belo é a manifestação evidente das Ideias. A mim é claro que esse texto segue nessa linha, porque confronta teologias, tecidos argumentativos sobre ideias e a noção de qual está correta vai do senso estético de cada um, por isso há pessoas que alinham atrocidades aos textos bíblicos com muita tranquilidade. Se o termómetro para a validade das ideias são as consequências, o campo epistemológico é da política, não da fé.

    4. Marcos Benassi

      Caro Cristiano, desconfio que há aqui um argumento relevante, mas confesso que, usando a noção de "estética", não o compreendi. Caso chegue a ler este meu comentário, e tenha paciência, pode avançar um pouco? Grato!

  30. Joel Domingos

    Não sou bolsonarista nem lulista. Sou cristão e o evangelho de Cristo não é de direita ou de esquerda. Como bem frisado no artigo, "o meu reino não é deste mundo." Contudo, o articulista omitiu (se propositalmente, não sei) o restante da sentença do Mestre da Galileia. Eis o versículo na íntegra: "João 8:11 - E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." Ele não foi conivente com o pecado da adúltera: determinou-lhe que não pecasse mais.

    Responda
  31. Fauzi Palis Junior

    Enfim uma voz cristã de fato nesse universo hipócrita. Parabéns Continue escrevendo Sua voz é importante é precisa ser ouvida

    Responda
  32. Joel Domingos

    Não sou bolsonarista nem lulista. Sou cristão e o evangelho de Cristo não é de direita ou de esquerda. Como bem frisado no artigo, "o meu reino não é deste mundo." Contudo, o articulista omitiu (se propositalmente, não sei) o restante da sentença do Mestre da Galileia. Eis o versículo na íntegra: "João 8:11 - E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." Ele não foi conivente com o pecado da adúltera: determinou-lhe que não pecasse mais.

    Responda