Opinião > Agenda do retrocesso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo pires

    Folha todos nós sabemos que a privatização da Eletrobras foi um roubo, um crime de lesa-pátria.

    Responda
  2. Fatima Marinho

    Se esse é o modelo adotado pela Vale melhor fugir dele. A Vale não é um sucesso de gestão, faz sucesso causando desastres ambientais e matando gente. Melhor rever o modelo enquanto ainda não está implantado. Além disso, não é aceitável ter os três porquinhos das americanas no comando de nada importante. Existem maus empresários assim como existem maus políticos.

    Responda
  3. Pedro Henrique

    Desculpe, mas é um escárnio esse editorial. Vocês estão se posicionando favorável do "jabuti da Eletrobras", como foi apelidado na época os entraves e amarrações feitas na privatização para beneficiar empresários e empresas do setor? Que encarecem a energia no interior do nosso país? Que prevê a construção e investimento em usina aonde não tem nem tubulação de gás e vice-versa? A Folha precisa renovar o seu quadro editorial, para parar de escrever com o fígado.

    Responda
    1. Pedro Henrique

      E digo mais, não se fala em desprivatizar, mas sim em novos termos para tal. Termos que não onerem os consumidores e que não beneficiem meia dúzia de empresários.

  4. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    Quem foi" inocentado" pelo STF depois de preso e condenado em 03 instancias e ainda virou Presidente, acha que pode fazer tudo. Parece que não será assim, mas vamos ficar atentos, pois como sabemos o PT conhece "metodos" bem convincentes.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Lula é presidente com o meu voto contra o genocida. Viva Lula. O método do Lula é diálogo e ações legais. Não é o do golpe, não ameaça as instituições e a democracia. Concordo com vc que esse é um modo muito convincente.

  5. SUELI DINIZ

    Tendo em vista que a privatização se deu no desgoverno bolsonaro, e quem comprou foi o pessoal da Americanas, dá prá deduzir que boa coisa para o povo brasileiro não foi!

    Responda
  6. Marcelo Magalhães

    Ótimo. Proponho o mesmo esquema corporation para a Americanas. Depois para a AmBev e assim vai… Depois a FSP…

    Responda
  7. eli moura

    aí chega meia duzia de executivos, sem entregar nada sextuplicam os salarios? quem vai pagar? Porque a união é dona de quarenta por cento e tem o peso de dez por cento? Isto é o pior do que o neoliberalismo pode oferecer, além de tudo que é ruim. A Europa corre para se livrar disto, nos EUA os excluidos desta festa de muitos poucos respondem com atentados que eram de frequencia mensal agora passam a dois semanais. Jà basta o BC, que responde ao mercado e o provavel CEO é o do santader

    Responda
  8. Antônio João da da Silva

    Segurança jurídica é quando àquele que se julga lesionado busca socorro no judiciário, é o que o governo faz, mas a FSP não entende assim, ela e quem diz o contrário quer fazer valer sua opinião, sem adentrar no âmago da segurança jurídica - usa do argumento falacioso tão ao gosto do bolsonarismo, de reafirmação contrária às evidências.

    Responda
  9. Paulo Araujo

    Lula continua o mesmo sindicalista, apesar do 3º mandato como presidente. Foi útil para impedir a reeleição do psicopata; Agora, precisamos de alguém para substituir o Lula. Quem seria?

    Responda
    1. SUELI DINIZ

      Eu também acho que deve ser o Luiz Inácio!

    2. Jove Bernardes

      O... Luis Inácio?

  10. marcio tulio viana

    Mais uma vez, o Jornal taxa de "retrocesso" toda ameaça à politica neoliberal, ignorando ou fingindo ignorar que as raizes dessa politica datam do seculo 19

    Responda
  11. Petrônio Alves Filho

    GIL CARLOS DIAS disse tudo!

    Responda
  12. Pedro Junior

    Gostaria de indagar à Folha se ela praticara isso para alguma empresa do grupo econômico dela i.e. ter 43% do capital social,abrir mão de votar por esse share e se contentar com o voto de 10%. Poderiam responder por favor?

    Responda
  13. Joaquim Branco

    A Folha deveria parar de ser dogmática e falar m. Sugiro que mande uma equipe ao Rio para relatar como estão os trens da Supervia, as barcas da Ccr, a Light, o aeroporto do Galeão, etc. Ora, não sou contra empresas privadas, porém elas só funcionam tendo lucro e isso é normal. Imaginemos quando ocorrer uma crise hídrica. Quem cobrirá os prejuízos? Parece que a Folha defende a privatização dos lucros e socialização dos prejuízos. Enfim, análise superficial e dogmática.

    Responda
  14. Gil Carlos Dias

    A Folha afirma que não houve nenhuma ilegalidade na privatização da Eletrobras. Houve sim. As privatizações de FHC também se concretizaram da mesma forma, eivada de corrupção. Basta ver o tanto de empresas que foram privatizadas e quase nenhum recurso foi para os cofres públicos. Privatizar, no Brasil, é sinônimo de "entregar de bandeja". E vemos a Vale só dando lucros para os acionistas e seus executivos, e por outro lado, destruindo o meio ambiente e matando pessoas.

    Responda
  15. josé SOARES

    Retrocesso é entregar energia, água , petróleo a mais privadas a preço vil, e estas extorquirem o consumidor de seus produtos.

    Responda
    1. josé SOARES

      “a mãos”

  16. Igor Cornelsen

    Vão perder no Congresso novamente. Este governo acha que pode aprovar tudo no Congresso ou ganhar sempre no Supremo. Vamos ver se temos 3 poderes ou se só somos uma banana republic.

    Responda
  17. marcos dias soares

    Folh, Folha... e a nota de ontem no Painel dizendo que banqueiros estão procurando o Lula pra que a Petrobrás recompre a ex-BR Distribuidora? Mas a gestão estatal não tinh destruido a empresa? E como disse um colega ai acima, tenham dignidade e honestidade jornalística para fazer uma série sobre como é o modelo de gestão da geração de energia e saneamento em países desenvolvidos.

    Responda
  18. Ricardo Brandão

    Um verdadeiro roubo ao povo brasileiro. A Eletrobrás foi privatizada a preço de banana. Se o povo saiu perdendo, alguém ganhou. Se fossemos um país sério, os responsáveis por esta maracutaia iriam para a cadeia.

    Responda
  19. RAULAND BORBA BATISTA

    Lições não aprendidas: Votei no atacado , errei no varejo. Lula como o outro tá querendo passa a boiada.

    Responda
  20. Florentino Fernandes Junior

    O stf vai respeitar a separaçao entre os 3 poderes?

    Responda
    1. josé SOARES

      Tem respeitado e dentro da lei, senão estaríamos numa ditadura com o inominável.

    2. josé SOARES

      Tem respeitado e dentro da lei, senão estaríamos numa ditadura com o inominável.

  21. José Bernardo

    O que a folha pensa (ou deveria pensar) sobre países capitalistas do primeiro mundo em que setores estratégicos como a energia jamais foram privatizados ou, se foram, depois foram reestatizados?

    Responda
  22. jose fior neto fior

    Não seria bom a Folha fazer uma investigação séria sobre o desmonte absurdo que está sendo feito na Eletrobras? A demissão em massa de pessoal técnico com grande experiência sem nenhuma substituição e o grande risco que corre todo o país em caso de uma avaria no sistema elétrico, seja transmissão ou geração, cujas equipes foram desmobilizadas . É urgente a confirmação de tais absurdos ou corremos o sério risco de um apago geral em caso de emergência.

    Responda
  23. jose fior neto fior

    Não seria bom a Folha fazer uma investigação séria sobre o desmonte absurdo que está sendo feito na Eletrobras? A demissão em massa de pessoal técnico com grande experiência sem nenhuma substituição e o grande risco que corre todo o país em caso de uma avaria no sistema elétrico, seja transmissão ou geração, cujas equipes foram desmobilizadas . É urgente a confirmação de tais absurdos ou corremos o sério risco de um apago geral em caso de emergência.

    Responda
  24. Anete Araujo Guedes

    Retrocesso pra quem? Para empresários, banqueiros, ruralista, militares… Obs: não li o editorial. Está difícil seguir com a assinatura da Folha.

    Responda
  25. Ayer Campos

    ... et pour cause!

    Responda
  26. MAURICIO GUIMAR ES

    Moderação nesta Folha,é sinônimo de delito de opinião.

    Responda
  27. MAURICIO GUIMAR ES

    Tem que estar nas mãos do "fundamentalismo"público.Censura FSP!

    Responda
  28. Marcos Gandelsman

    A privatização da Eletrobrás foi sim um grande erro e o governo atual está tentando reverter. A empresa é estratégica é fundamental para o nosso desenvolvimento. Não pode ser transformada em uma pagadora de dividendos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.