Bernardo Guimarães > Galípolo como diretor no Banco Central: juros menores virão? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ROBERTO DE FREITAS

    Caso Refi de Pasadena! A mesma turma de hj

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Eita,caro Bernardo, esse jogo de expectativas tá duro de roer... Meu único comentário é o mesmo que, talvez, Vovó fizesse: "haja paciência!"

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    Mostre onde tem ciência e evidência científica para manter a maior taxa de juros do planeta? A dívida é na moenda nacional. O país tem reservas externas e internas. Não há nenhum efeito esperado que ameace a economia. O nome disso é patrimonialismo sobre o dinheiro público que está servindo para alimentar os acumuladores gananciosos. E já superam a metade do orçamento. Enquanto isso, insegurança alimentar de 125 milhões de pessoas e fome de 33 milhões.

    Responda
  4. Eiron Nunes da silva Neto

    1. Temos a maior taxa real do mundo.. É natural, msm com reservas significativas ? 2. Se o preço do combustível sobe pq resolveram indexar via PPI, msm boa parte dos custos sendo em real.. o q juros altos ajuda na inflação provocada ? 3. Se fizeram contratos de concessão de energia via Igpm, e a inflação é impactada.. pq juros pra atacar isso ? Se 1% a mais na selic onera o tesouro em 35 bilhões, ou seja, mais gastos.. pq cobrar do governo menos investimento/gasto e forçar o contrário ?..

    Responda
  5. Claudio Moreira Roberto

    Se for na canetada e não na boa conduta fiscal,virá sim mas tambem virá inflação de 115 ao ano..é isso q o PT quer?

    Responda
  6. João Vergílio Gallerani Cuter

    Alguns economistas dão ao leigo a nítida impressão de estarem querendo salvar teorias a qualquer custo. Toda essa conversa a respeito de "expectativas" é tão parecida a um círculo vicioso que, mesmo quem não sabe fazer contas, fica se perguntando onde é que está o truque. Como é que se medem expectativas num contexto em que o resultado da medida vai interferir nessas expectativas? Que ciência é essa que estuda os efeitos da cara feia usando cálculo superior?

    Responda
  7. andre lunardelli

    A militância petista aqui dos comentários pira quando alguém usa lógica + evidências (=ciência).

    Responda
  8. Joaquim Rosa

    Galípolo, seria ela uma nave lançada para alcançar os confins do universo, para nos mandar informações de com as coisas andam por lá?

    Responda
  9. Vilson Gouveia

    A julgar pelo que ele fez da ultima vez que comandou um banco, será um desastre. 03 anos de prejuizo e foi substituido. Não deixou saudade...

    Responda
  10. Alfredo Aveline

    Os juros altos trazem altas despesas para o país e grande lucro para os bancos! As políticas dos bancos centrais não são tudo, olhem então como países "sérios" como a Inglaterra, se debatem com inflação de mais de 10%, o dobro da nossa! Os bancos e os bancos centrais não olham a nação e nem o povo, olham seus interesses. É necessário estarem alinhados com a visão da nação como um todo. Como na China... A China é o capitalismo que melhor funcionou até agora, controlado...

    Responda
  11. Eduardo Giuliani

    Vive de ideologia liberal e não respeita nem laissez-faire, ou seja, é favorável a governo tentar controlar preços. Falácia de combate à inflação gastando um salário mínimo para 44 milhões de brasileiros por mês para ajudar os pobres. Parece Igreja que pede dízimo para enriquecer sacerdotes e deixar brasileiros com fome na porta. Vergonha.

    Responda
  12. Matheus Lopes

    Que terrorismo econômico nesse artigo. estou achando que o Bernardo quer amizade com o RCN e, claro, com o resto do mercado, se já não tiver.

    Responda
  13. jose carlos toledo junior

    Nossa! Que coluna profunda! Kill me now.

    Responda
  14. CARLOS SANTOS

    A questão é simples: o q justifica o Brasil ter o juros real mais alto do planeta? Comparem nossa inflação neste bolo. Se alguém tem resposta convincente, se candidate ao Nobel de Economia de 2023, demitam 99% dos grandes profs de economia e anulem 2 Premios Nobel q recentemente analisaram nossa situação. Sabo Tagem.

    Responda
  15. José Ricardo Braga

    O beabá do Bernardo Guimarães "esquece" que o mundo e as relações se transformam. Sabe-tudos existem desde a redemocratização, mas não deram certo. Quando deu certo foi justamente quando se esperava a derrocada. Ela causou surpresa, medo e depois o Bolsonarismo, que é justamente a admissão de que se a direita não virar a mesa ela nunca mais vai estar à mesa. Beabá que esconde fatos, é isso que é Bernardo Guimarães...

    Responda
  16. NACIB HETTI

    Ele foi presidente de banco privado e deve saber das coisas do mercado. Pelo menos não é político profissional.

    Responda
    1. Vilson Gouveia

      Nacib: dá uma investigada como foi o periodo que ele foi presidente do banco. Prejuizos e demissão.

  17. José Cardoso

    Aqui vai mais uma metáfora financeira: subir juros é importante para o controle da inflação como acionar o freio numa descida acentuada. Mas deixar a tarefa apenas para os freios é temerário, o melhor é também reduzir a marcha. O que no caso é a busca pelo equilíbrio fiscal, tarefa do congresso e presidente.

    Responda
    1. Eiron Nunes da silva Neto

      Você cobra do governo controle fiscal (e concordo), porém acha q subir juros é o q ? O dinheiro de juros subindo vem de onde ? (1% na selic a mais custa quanto)? Ah... E existe demanda estourando pra se combater inflação com juros ? É claro q n... O País tá parando fábricas, como estamos vendo. Diminuindo ofertas. O custo do dinheiro tá caro. Isso sim provoca inflação permanente.

    2. eli moura

      já se inscreveu no AQOL, associação de quadrupedes de orelhas longa? o que é preciso é quem não paga impostos começar a pagar. Parar de usar a divida publica para saquear o dinheiro publico. Ter uma tabela de impostos mais progressista quem ganha mais paga taxas maiores. Esquece esta estória de que ricos ou grandes corporaçoes não deviam pagar impostos pelo bem que causam. A unica coisa que causam é a miséria e a violencia.

  18. eli moura

    os juros vão abaixar de forma lenta, o netinho não vai querer queimar o filme politico dos parças com as coisas mudando de cenario bruscamente. Isto vai ser bem antes das proximas eleiçoes, então o esforço vai ser para causar o maior dano possivel e transferir a maior quantidade possivel de dinheiro publico para grupos com o aumento da divida. O Santader já deve ter dado todas as orientaçoes pro netinho.

    Responda
  19. eli moura

    O pior de tudo é a sindrome dos juros altos que precifica o dinheiro interno, então os caras aumentam o preço para lidar com isto. Juros por demais altos geram inflação. Lojas de cabelereiros manicures estão fechando, donos dos pontos pedem o retorno para alugar por valores maiores, então os preços sobem, o setor de reformas praticamente parou mas se se pede o orçamento vem la em cima, sabe porque grande sábio colunista? por causa do custo do real causado pelos juros altos.

    Responda
  20. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    E nem uma palavra sobre o porque do Brasil ter a maior taxa de juros do Mundo ??

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Prefiro inflação.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.