Deirdre Nansen McCloskey > Lula, o Brasil e a Guerra da Ucrânia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Outro dia alguém lembrou aquela frase do Millôr Fernandes: 'como são admiráveis as pessoas que não conhecemos bem'. O mesmo se aplica a nações e épocas históricas. A imagem de luta da civilização contra a barbárie nazista é agradável de acreditar. Mas como lembra a coluna, não foi a ditadura na Alemanha nem a perseguição aos judeus, e nem mesmo a invasão da França que motivou os EUA para a guerra.

    Responda
  2. José Bernardo

    A luta dos ucranianos é pelo direito mais básico e legítimo possível - o de continuarem existindo como povo e nação e território; mas o resultado disso será, sim, a defesa da democracia como prevista na Carta das Nações. Uma vitória russa nesse conflito seria um retrocesso civilizatório, um retorno à lei da selva, da imposição pela força bruta. Impossível que não se perceba isso.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Tendo em vista que a Tia Auntie olhou prós próprios pés de barro, não diacordarei no atacado: só encontro motivos pra fazê-lo no varejo. O Lula não é o Itamaraty, dona Deirdre. Nossa diplomacia é mais ampla, é o conjunto, e este não parece ir mal, não - aliás, o Lula acaba de ser chamado pela "democracia liberal" estadunidense pra fazer uma mediação. Não creio que estejamos tão mal. Mas, no atacado, é sempre bom ter cuidado.

    Responda
  4. Cleomar Ribeiro

    ... as forças internas ( elites abonadas - os donos de escravos e operadores de sistemas de escravidão ) daqui sempre tendeu a apoiar e a ter parcerias as forças de inspiração facistas e seus parceiros religiosos de fora. A historiografia mostra isto, claramente! O ditador G. Vargas e seus parceiros ( os donos de escravos daqui ) apoiaram os nazistas do EIXO, até meados da Segunda Grande Guerra ( Séc XX). O certo é que operadores de sistemas de escravidão apoiam facistas. Checado!!!...

    Responda
  5. JOSE DONIZETE FRAGA

    Lembrando à professora McCloskey que até os cachorros de Porto Alegre sabem que o afundamento de navios brasileiros por 'submarinos alemães' foi, claramente, um episódio de 'false flag'!

    Responda
  6. Gustavo Carvalho

    Tanto EUA quanto Brasil só entraram na 2a Guerra quando provocados, e nenhum dos 2 declarou guerra contra todo o Eixo. A própria URSS só declarou guerra contra o Japão no fim de 45, após a rendição alemã. Na guerra russo-ucraniana, nenhum país do mundo até agora declarou guerra contra a Rússia. E ninguém fala em tirar Israel dos territórios ocupados, inclusive o prefeito de NY declarou que pretende se mudar para Golã. As coisas são mais complicadas do que sugere a colunista.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Boas lembranças!

  7. Celso Muniz

    Fiz o comentário anterior como teste para ver se a palavra que define o crime era proibida de ser usada em comentários aqui na Folha. Isso porque todas as vezes em que tentei comentar o fato, de que Lula culpando a Ucrânia pela invasão perpetrada pela Rússia, estava na verdade culpando a vítima pelo estupro, o comentário ficava sob moderação e não era publicado.

    Responda
  8. Celso Muniz

    O estupro é crime previsto em lei.

    Responda
  9. Ivan Papparotte

    Interessante, ela quer que o Brasil declare guerra à Russia? Por que será que os EUA não o fazem? Pessoalmente também sou contra a invasão da Rússia na Ucrânia, da mesma forma que fui contra a guerra e a invasão dos EUA no Iraque. Se me recordo bem, na época os estadunidenses acusavam o Iraque de "possuir armas de destruição em massa" e solicitou o aval da ONU, que emitiu parecer contra a guerra. O que aconteceu? Mesmo assim os EUA fizeram o conflito. O Bush foi considerado criminoso de guerra?

    Responda
  10. Maria Bethania Malato

    É estarrecedor que seja preciso que uma ecomista - Professora Deirdre Nansen McCloskey - americana, abra os olhos da população mais despolitizada sobre os desatinos de Lula na política externa, tal como ocorreu com Getúlio Vargas em relação à migração de judeus na 2ª Guerra Mundial. Não vi jornalistas abordando o tema ou comentaristas criticando na TV. os sábios conselhos de Lula.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Pelo visto o Brasil deveria mandar soldados para o Iêmen matar a população local, afinal o pessoal aqui acha que o Brasil tem sempre que apoiar os EUA

    2. Victor Silva

      Tu tava fora do Brasil?

    3. Telma Saraiva

      Verdade. Só vi o Demétrio Magnoli abordando o assunto com pertinência.

  11. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Oh meu Deus, qta abo bri nhã, e eu ( bobinho) nunca imaginei essa Dona sendo favorável a guerra. Será que é porque ela NÃO tem filhos lutando lá ??

    Responda
  12. Marcio Jesuino Cardoso

    Eita atual politica externa brasileira!! O governo atual quer fazer aliança com ditaduras; Russia, China, Vezezuela, Cuba, Nicarágua, e ajudar a pagar as dívidas da Argentina com dinheiro dos brasileiro.

    Responda
    1. Fernando Alves

      A Arábia, diga-se de passagem, ataca o Iêmen há anos, numa guerra que já morreram quatrocentas mil pessoas. Mas o movimento "só vidas brancas importam" não liga para essa guerra onde os EUA financiam o agressor.

    2. Dagmar Zibas

      Quem apoiou Putin foi Bozo. E ofendeu Biden e Macron. Lula quer relações com TODOS. EUA protege ditadores cono tirano assassino da Arabia Saudita

    3. Victor Silva

      Esqueceu da Arábia Saudita, amigona dos EUA

  13. JOSE A MARTINI

    Vergonhosas as declarações do sr. Lula, mas não tão surpreendente , sempre gostou de ditadores.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Quem bisotou Putin às vésperas da guerra para dar apoio foi Bozo. E quem gosta do tirano da Arabia Saudita é Biden

  14. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Senhora colunista, a guerra não é um jogo de futebol. Os guerreiros que lucram com a guerra, na Ucrânia ou em qualquer outro lugar, devem concordar com a senhora. Os pacifistas ficamos estarrecidos com as suas palavras.

    Responda
    1. Antonio Eugênio Duarte

      esse lulopetista aqui não se manca, é igual ao lula, não aguenta ficar calado, tem sempre que falar besteira.

    2. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Sr José Martins, na gde maioria das vezes, qdo "invadem nossa casa" nós provocamos isso, tipo fazendo propaganda do que tem dentro, provocando o outro ou deixando aberta. Porém tente relacionar essa guerra com Síria, Líbia, Primavera Ãrabe e tantos outros eventos iguais ao redor da Rússia

    3. JOSE A MARTINI

      Muitos autores entre eles G. orwell demonstram que os que se diziam pacifista perante a ascensão de Hitler e do nazismo só contribuíram com mais guerra e mortes .Se invadissem sua casa , você sairia dela e deixaria os bandidos para que a questão fosse solucionada pacificamente ?

  15. roberto cardoso

    O que importa é o atual governo e está titubeando em condenar agressão da Rússia.

    Responda
  16. Neucir Valentim

    Política externa boa foi a de Bolsonaro. Que transformou o Brasil num pária e chegou ameaçar os EUA com uma guerra. Eita povo esquecido.

    Responda
    1. JOSE A MARTINI

      Sempre que se fala das péssimas ações do Lula, tem alguém que levanta a questão : e o Bolsonaro ? ruim também ! 2 péssimos. Podia lembrar da política externa do FHC para comparar...

  17. Gustavo Josué Simoni Paes

    O EUA envia armas pra Ucrânia para defender a democracia liberal?

    Responda
    1. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Éh ... Desde que não sejam eles (EUA) morrendo

    2. Victor Silva

      Sim, pra defender a "democracia" deles próprios, lucrando rios de dinheiro...

  18. Nilo Mismetti

    O L ainda pensa que a Rússia ainda é a União Soviética.

    Responda
    1. Nilo Mismetti

      A censu ra da FSP está pior que a S T F. Proíbem até a palavra com panh euros! Acho que o Be ria é o edit or.

  19. Victor Silva

    Folha dando palco para estadunidenses cheios de si, nada de novo

    Responda
    1. Victor Silva

      Porque no meu comentário eu defendi exatamente esse tipo de posição, Juscelino. Eu hein, vai estudar interpretação de texto...

    2. JUSCELINO PEREIRA NETO

      Se fosse homossexual, ou pertencesse a outro grupo cujos direitos são contestados, escolheria viver na Rússia ou nos EUA?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.