Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    A Folha está intensificando a censura de comentários de leitores "selecionados".

    Responda
  2. José Cardoso

    Eles tem um problema que não temos: muitos imigrantes em proporção à população local. É o efeito colateral do enriquecimento do país, fruto do neo-liberalismo implantado a partir dos anos 70.

    Responda
  3. Alberto Melis Bianconi

    Na verdade professora, é um problema do caráter plebiscitário do presidencialismo americano. É sempre 8 ou 80. Precisamos de uma forma de governo onde seja capaz de organizar os interesses reais da população e torne possível uma negociação informada. E não o toma lá da cá das negociações de emendas do orçamento.

    Responda
  4. Egon Kutomi

    O resultado da eleição nada mais é do que a insatisfação com o Boulos local.

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    O Chile tem um Neruda. Mas ali naquela geografia metade deserto e metade de fazedores de desertos, os herdeiros de Pero de Valdívia, jamais cederam para qualquer tipo de araucanos, mesmo os mais aguerridos. Nada a ver com Aguirre a fúria dos demônios. A lição dramática e triste de Allende há cinquenta anos atrás, nos ensina ou tenta ensinar, que lá como cá, a única coisa que muda são as mudas das araucárias e da esperança, cada vez mais frágeis.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Poi Zé, dona Hermínia, melhor que aprendam rápido aqui na brazucolândia. Nós estamos em situação numericamente assemelhada; não sei, contudo, qual o nível de parecença em relação à legislabostice: nossa má qualidade legislativa parece ter algo de único e profundamente enraizado. Tentei localizar dia desses um estudo citado pelo Marcus Melo, em que se discute a ortodoxia do voto local frente a um progressismo do "nacional". É estratégia Bozofrênica a busca por pequenas prefeituras. Abrolhos.

    Responda
  7. Cristiano Jesus

    A engenharia comunicacional fascista é conhecida e previsível. Sempre há um cenário a beira do colapso, a tragédia a bater na porta, inimigos a serem eliminados porque além de terem ideias que não funcionam em lugar nenhum, degeneram a moral e os bons costumes. Esse tipo de coisa não se combate com medidas pontuais. É necessária uma cultura anti fascista, que rechaça o exoterismo, e que valoriza o conhecimento científico e a igualdade acima de tudo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Benza'deus. Mas dará trabalho, né, meu caro? E tempo. E investimento bem concreto em educação pública. Coisa profissa, a bem dizer.

  8. Joao Braga

    Sra Herminia, meses atrás voltei mais uma vez ao Chile. Anos de desgoverno esquerdista desfiguraram aquele que era a Europa na América Latina. Desemprego, pobreza, sujeira nas ruas, barracas de milhares de imigrantes recebidos sem o menor critério. Violência. Nosso amigo chileno ao ver 2 do nosso pequeno grupo serem assaltados, confessou quer mudar para o Canadá. A esquerda aqui e acolá defende ideias que não deram certo em lugar nenhum, a vanguarda do atraso. Lá, cansaram do populismo.

    Responda
    1. Joao Braga

      Ângelo Scomazzon, petista das meias verdades e ofensas. Minha frase foi: " anos de desgoverno esquerdista ". Informo-o que nos últimos 24 anos, 16 foram ocupados pela esquerda Socialista. Também que essa migração de centenas de milhares de Venezuelanos, Haitianos, Peruanos... foi altamente incentivada nos 8 anos da socialista Michelle Bachelete. Vocês sempre querendo reescrever a história...

    2. Joao Braga

      Ângelo Scomazzon, petista das meias verdades e ofensas. Minha frase foi: " anos de desgoverno esquerdista ". Informo-o que nos últimos 24 anos, 16 foram ocupados pela esquerda Socialista. Também que essa migração de centenas de milhares de Venezuelanos, Haitianos, Peruanos... foi altamente incentivada nos 8 anos da socialista Michelle Bachelete. Vocês sempre querendo reescrever a história...

    3. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

      Já começa com uma fake: "Anos de governo esquerdista". Ignorância ou a velha má fé de minion. Bóric assumiu há 2 anos. Ante era Pinera, direitista do Chile Seguro. Vai pra Hungria!

  9. Hercilio Silva

    Trocaram a mobilização pela constituinte, deu no que deu. Desmobilizou e permitiu a retomada no controle pelos de sempre. Jogaram para o futuro e podem voltar ao passado.

    Responda
  10. Joao Carlos Aguiar

    E desde quando o partido Republicano é de extrema direita? O partido de Kast é de direita. O resto é conversa de esquerdista querendo inventar narrativas mentirosas. (para variar)

    Responda
  11. EMANOEL TAVARES COSTA

    A ilustre articulista tem razão em sua leitura. Da descrição dada vê-se com facilidade que grande parte do eleitorado que participa das eleições vota contra seus próprios interesses, elegendo políticos de direita e centro direita. Basta ver a composição do parlamento brasileiro, em que a direita é majoritária, inviabilizando governos emancipadores. Só a educação nos salvará dessa súcia de negociantes!

    Responda