Mariliz Pereira Jorge > Rita Lee 'matava o pau e mostrava a xana' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Que palavreado mais chulo! Por muito menos que isso sou censurado. Aliás, todos os meus escritos passam pelo clivo do censor antes de ser liberado. E aà censor,? Esse meu texto está legal, não atenta contra os bons costumes?
Chorei com esse texto lindo! Obrigada, Rita Lee! Obrigada, Mariliz!
Rita Lee alertava em suas letras , as mulheres e as minorias sejam fortes seja o que vcs quiserem , eles não podem impedir vcs de ser quem são .
Mulheres não só maravilhosa, mas imprescindÃveis, como diria tão bem nossa querida Clarice Lispector...
Eu vejo na Rita Lee, além dessas qualidades todas já citadas à exaustão e bastante merecedora, uma cantora/atriz que ousou sair da caretice dos figurinos com que as cantoras se vestiam e criou suas próprias identidades a cada apresentação, a cada número musical que cantasse seja lá aonde fosse. Rita deu alegria cantando e se vestindo, ela foi única nesse quesito.
Fiquei lendo os comentários para ver quanto tempo levaria para alguém se ofender com um tÃtulo que traz "pau e xana" juntos. Uffaaa!... Até agora nenhum! Por enquanto admiradores da Rita sem melindres, caretices e hipocrisias, parabéns aos leitores da Mariliz!
Você não viu comentários imbecis provavelmente porque são pouquÃssimos bolsominions que conhecem a Rita Lee......
Nunca vou esquecer a Lucinha Turnbull de vestido negro tocando uma guitarra Les Paul distorcida no show da Rita Lee, no Teatro Teresa Raquel. . Nem o Bowie de Ziggy Stardust me causou tanto impacto quanto aquele show da Rita.
As Cilibrinas do Éden!
Rita lee foi sim uma revoluçao feminista e cultural. Por isto nao provoque é cor de rosa choque. Lamentável o boss ta do governador interventor de bolsonaro ignora la. Quem o autorizou a fazer isto aqui em SP?
Tudo bem, gente, Rita Lee era uma pessoa bacana e talentosa mas não vamos atribuir a ela uma "revolução" cultura e de costume na sociedade brasileira. Como todo e qualquer fenômeno da cultura de massa, as atitudes de Rita Lee tiveram grande repercussão mas sozinha ela não promoveu nenhuma mudança cultura apenas porque falou e "pau" e "Xana" em suas músicas. A coisa é bem mais complexa do que isso. Mas os jornalistas aproveitam a morte da Rita Lee para fazerem sociologia da cultura de redação de
Um monte de clichês fáceis...criou o rock and rool brasileiro ?! Tá bom
Errado. Rita Lee promoveu mudanças culturais significativas criando um rocknroll brasileiro de letras bem humoradas e sensuais. A partir do sucesso da Rita, a musica popular brasileira se torna mais aberta a influencias internacionais.
Magoei alguém que não consegue aceitar opinião diferente da sua. Será que Rita Lee também ensinou a ser intransigente " ?
chato!
A passagem de Rita Lee pela sociedade brasileira resultou em enorme ganho para o equilÃbrio social. A exaltação convincente do valor do feminino foi muito bem colocada.
Já pensou nos últimos 50 anos deste paÃs sem a Rita Lee?
Rita Lee não estava nem aà pra conceitos e movimentos. Ela só queria sacudir o status quo e traçar o caminho dela. Hoje pode ser possÃvel enquadrar seus marcos neste ou naquele espectro, mas não era a visão dela à época. Acho que ela apenas se divertiu e reinou sozinha como band leader.
Excelente texto! Rita é uma das melhores pessoas que o Brasil produziu na cultura pop.
Belo artigo como sempre MarÃlia! Rita a anti hipocrisia, autêntica, espontânea com muitos defeitos e imensas qualidades, portanto humana.!
Mariliz
Nos meus tempos de universitário a esquerda que está no poder hj patrulhava Rita Lee. A artista não se enquadrava no discurso deles do antiamericanismo e que somente admitia musicas engajada em causas socias e polÃtica. Rita cantava o amor e desejos de amar e ser amada coisa comum demais para os patrulhado res.
Ok, ok. A culpa é do PT. Como sempre! Mesmo assim a democracia Corinthiana adorava a Rita e vice-versa.
Amante dos bichos e da natureza também nos comtemplou com a música "Odeio Rodeio" expondo ao mundo o maltrato aos animais: "Me tira a calma, me fere a alma, machuca o coração/Se é luxo ou é lixo quem sabe é o bicho que sofre o esporão" e afirmava que "os bichos não são objetos pessoais, eles têm sentimentos"!
Apaixonei pela Rita Lee quando a vi, no Festival da Record, com Gilberto Gil na música Domingo no Parque, há cinquenta e cinco anos. Num show, em mil novecentos e setenta e seis, e fui até o camarim, ela autografou, rabiscou, minha carteira de estudante. Ainda tenho. Um talento que agora está eternizado.
BelÃssima homenagem, MarÃliz. Ou, como diz o Benassi, Marilúcida. À altura da homenageada. Viva Rita Lee, Rita Lee(nda), Rita Lenda. Já brilhando na eternidade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Rita Lee 'matava o pau e mostrava a xana' Voltar
Comente este texto