Mônica Bergamo > Governo Lula está 'meio medroso', e MST vai aumentar pressão, diz Stedile Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Valter Luiz Peluque

    A Folha não deveria censurar opinião de leitores

    Responda
  2. Valter Luiz Peluque

    Governo deve prestar atenção ao que ele diz

    Responda
  3. Valter Luiz Peluque

    Stedile impressiona pelo conhecimento agrário do país.

    Responda
  4. Valter Luiz Peluque

    Pena, porque por uma entrevista dessas é que vale a assinatura da Folha.

    Responda
  5. Valter Luiz Peluque

    Comentário favorável interditado.

    Responda
  6. Valter Luiz Peluque

    Não existe no Brasil alguém mais bem articulado e conhecedor da questão agrária do que o Stedile. Uma entrevista como essa faz valer a assinatura da Folha. Tomara que ela repercuta no governo, pois realmente tem ministros encagaçados, como ele diz.

    Responda
  7. Ney Fernando

    Depois de invadir terras produtivas e reparticões públicas (improdutivas para plantar qualquer coisa) assim que o novo governo foi empossado, e depois dessa entrevista do Stedile dizendo que vai tocar fogo no circo, o governo Lula deve ter passado de "meio medroso" para a categoria "completamente aterrorizado". O MST devia continuar se fingindo de morto como fez durante o governo anterior, quando, intencionalmente ou por medo, não alimentou o discurso da extrema direita.

    Responda
  8. Clayton Ferreira de Lira

    Impressionante a clareza do Stedile sobre o quadro político nacional e as estruturas oligárquicas que o sustentam. É um pena nossas elites terem uma mentalidade tão tacanha e não enxergarem a importância de uma reforma agrária que trouxesse para a produção agrícola nosso povo injustiçado há séculos. Aqui ainda impera o conceito de capitania hereditária e exploração sem limites dos nossos recursos.

    Responda
  9. Renilson Caldeira

    Esse cara já estaria preso se nossa justiça fosse séria.

    Responda
  10. Marcos Serra

    Só mesmo no atual governo para criminosos cantarem de galo com ameaças que vão contra o estado de direito. Mas esperar o que de quem fez o "eli" de ludibriados? No governo anterior, estavam em seu devido lugar: ostracismo. Agora, como uma Fênix vermelha (cor petralha), ressurgiram das cinzas de onde nunca deveriam ter saído. faz o "eli", faz ....

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Criminosos são os verde-amarelos que estão indo pro xilindró. Viva o MST

    2. Expedito Santana de Souza

      L

    3. Alberto Henrique

      O L já foi feito no último dia 30 de outubro,demos um pé no traseiro do Bostanaro,quanto a você,sugiro que volte para à porta do quartel pra pedir ditadura.

  11. Alvaro Neder

    Os países desenvolvidos fizeram suas reformas agrárias há mais de cem anos. Sem isso não teriam se tornado desenvolvidos. O Brasil nunca fez e o resultado está aí: o poder econômico concentrado na mão de grandes proprietários e do agronegócio mantendo o Brasil como fornecedor de grãos e carne enquanto outros países produzem tecnologia. O MST é simplesmente um movimento de pessoas pobres que querem terra para plantar, enquanto há muito latifúndio improdutivo impedindo a produção de alimentos.

    Responda
  12. Alexandre Cintra

    Lá vão os terroristas invadirem áreas produtivas e centros de pesquisa.

    Responda
  13. CARLOS HENRIQUE MINEIRO

    Medroso foi o MST que durante o desgoverno Bolsominion praticamente desapareceu!

    Responda
  14. Ivo Ferreira

    Se por medroso ele quis dizer inoperante, está certo. Esse sujeito tinha que ser preso. Décadas de defesa do atraso.

    Responda
  15. Raymundo De Lima

    Por que o MST sumiu durante o período tóxico bolsofrênico? Mas agora com o governo Lula-Alkimin retorna? O MST é que ficou 'meio medroso' com os ruralistas armados até os dentes e fake news. Lamento, mas falta coerência e sabedoria nas ações do MST e outros movimento sociais. Lembrar que um dos movimentos invadiu espaço de pesquisas científicas.

    Responda
  16. LUIZ COSTA

    vai ser preso quando???? já trabalhou na sua vida tem carteira de trabalho

    Responda
  17. Evandro Sada

    Medroso? No governo do Bozo esses camaradas ficaram pianinho. Pensei que esse Stedile tinha até se aposentado. Mas não, continua enchendo o sac*. Gerentão da miséria rural

    Responda
  18. Alberto Henrique

    À esquerda começou à campanha pró Bolsonaro,mais cedo do que imaginei.

    Responda
  19. Marcelo Silva Teixeira

    Lula está muito mas muito medroso, infelizmente para nós, precisamos de alguém com coragem e ousadia para enfrentar as elites

    Responda
  20. SUELI DINIZ

    Grande João Pedro Stédile! Viva o MST!

    Responda
  21. rosana gaio

    Onde estava esse senhor enquanto esse país agonizava nos últimos 4 anos na mão de genocidas???? Volte para seu ostracismo, por favor.

    Responda
  22. José Enrique Mellado Serveto

    Interessantíssimo este meu Brasil !! Este senhor, líder de invasões a terras produtivas, notório canhotopata, ser levado na comitiva "presidencial" de nossa presidente Jamja para a China, representa uma piada de extremo mau gosto !! Nosso país, realmente, não é para amadores !! Deixo aqui claro, para as gralhas vociferantes de plantão, que não sou bolsonarista !!

    Responda
    1. Ney Fernando

      A única terra produtiva existente em uma repartição pública invadida pelo MST é a do seu canteiro, se tiver um. Os centros de pesquisa que volta e meia são invadidos e até destruídos por eles utilizam suas terras para suas pesquisas

    2. Alberto Henrique

      Não é Bolsonarista,mas pode voltar pra porta do quartel. Rsrsrsrses

    3. Jorge Ceretta

      Terras produtivas aonde? Me informe uma em que se poderia dizer que havia produção que justificasse a propriedade. Agora, invasão de terras e desmatamento por parte do agro negócio tóxico é só ler os jornais do dia ou se informar com quem vivia nelas. Sem qualquer reprovação ao agro negócio sério e comprometido com o desenvolvimento do país.

    4. Jorge Ceretta

      Terras produtivas aonde? Me informe uma em que se poderia dizer que havia produção que justificasse a propriedade. Agora, invasão de terras e desmatamento por parte do agro negócio tóxico é só ler os jornais do dia ou se informar com quem vivia nelas. Sem qualquer reprovação ao agro negócio sério e comprometido com o desenvolvimento do país.

  23. Claudio Moreira Roberto

    ahaha..Nunca trabalhou ,jamais produziu mas acha que tem direito a terra dos outros..Igual o PT

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Parece judeu né,só falta dizer que é à terra prometida por Deus. Rsrsrsrsrs

  24. Gisele Santos Batista

    FSP dando espaço para o velho e conhecido agitador, que quer inviabilizar o atual governo.

    Responda
  25. eli moura

    precisamos de um modelo para a agropecuária, sua expansão sem limites visando a exportaçao não é sustentável destroi meio ambiente, acaba com os recursos hidricos e altera o clima. No modelo tem que caber os sem terra e suas inclusões sociais com a produção local de alimentos. Mas é possível discutir algo assim nos penicos do congresso? Lá só tem o que se espera que se tenha em penicos.

    Responda
  26. Alberto Henrique

    Stedeli tem razão,quanto mais cedo começarmos à campanha pró Bolsonaro,melhor. Avante invasores,o genocida agradece.

    Responda
  27. José Antonio Bonato

    Parabéns, Mônica e equipe. Matéria show de bola.

    Responda
  28. Daniel Vitorazzi

    Sindicatos, ONGs, movimentos sociais do campo e da cidade são legítimos e necessários. Todos possuem suas formas de lutar e se expressar. Agora, ficarem acomodados quando os governos são inimigos de suas pautas e ativos quando são simpáticos demonstra algo de covardia, o que não coaduna com a trajetória do movimento. A tarefa de Lula é complexa. Não precisamos de inimigos na trincheira.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Os movimentos sociais são vistos com cada vez mais desconfiança pelos brasileiros. Tem algo de desinformação e fake news nisso, ao lado de uma educação básica de péssima qualidade, porém, tem a postura desses próprios movimentos: pautas atrasadas, parece que estão nos anos 60, querendo imposto sindical, invadindo terras, defendendo estatais cabide de emprego. No campo, o povo quer ser produtor rural e vocês ainda falam em fazenda coletiva no estilo Stalin.

  29. Camila Falcão Almeida

    quanta lucidez! felizmente temos movimentos como o MST e o MTST para pressionarem qualquer q seja o governo e fazer com q a lei seja cumprida.

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Está mais para "lucifez"....

    2. Gisele Santos Batista

      Lucidez??? kkkkkkk...

  30. MATEUS VAZ DE S Sá

    Stedile está certo. Sem pressão o governo entenderá que os sem-terra estão conformados. A pressão é a arma legítima que os trabalhadores rurais tem em mãos para se contrapor ao monopólio da terra improdutiva e que não cumpre a sua finalidade social.

    Responda
  31. Edison Gomes de Oliveira

    Stédile se especializou em agitação social; é o modo dele ganhar a vida. Sempre se contrapôs aos grandes produtores rurais, porque os considera inimigos, mesmo que produzam os alimentos necessários para suprir a demanda nacional. Tendo como supostos inimigos os grandes empresários rurais, se fortalece junto aos participantes do movimento que lidera. Ficou hibernando durante o governo anterior e colocou as mangas de fora no governo atual. O PT devia colocar freios no Stédile.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Grandes produtores rurais não suprem demanda nacional. Quem o faz são os agricultores familiares.

  32. NACIB HETTI

    Precisa de um cadáver como bandeira do movimento.

    Responda
  33. Valdir Costa

    Este movimento de trabalhadores virtuais vai segurar a alça do caixão do presidente sexagenário.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      sexagenário ? negativo - ele tem quase oitenta !

  34. marcos fernando dauner

    situação ficando fora de controle . o turista motoqueiro fujão está adorando .

    Responda
  35. EMANOEL TAVARES COSTA

    A entrevista demonstra claramente a lucidez do movimento e o bom senso do João Pedro Stédile. O MST não é uma súcia de malfeitores. São pessoas pobres, trabalhadoras e de caráter. Produzem alimentos orgânicos e combatem o latifúndio improdutivo e o agronegócio predador. São úteis à sociedade. Gente da melhor qualidade!

    Responda
    1. Gisele Santos Batista

      Me desculpa, mas o senhor está de COSTAS para a realidade. O tal "latifúndio improdutivo" é uma expressão já carcomida pelo tempo... As terras hoje são produtivas e porisso valorizadas... Pois até o Agreste Nordestino (MATOPIBA) é altamente produtivo hoje, enriquecendo a região...

    2. Gisele Santos Batista

      Senhor Costa: "latifúndio improdutivo" uma é expressão carcomida pelo tempo, dos anos 50/60, no máximo. Num país em que a produção agrícola brasileira apresenta hoje tecnologia de ponta no mundo, valorizando terras, produzindo recursos para o país, até no agreste nordestino que se tornou produtivo (MATOPIBA), por favor, se atualize mais...

    3. EMANOEL TAVARES COSTA

      Moro no Brasil desde que nasci há 76 anos. Informe-se antes de criticar.

    4. Gisele Santos Batista

      O senhor mora em qual país?

  36. Felipe Araújo Braga

    Lula pagará caro se continuar subserviente perante esses movimentos anacrônicos e radicais. Esses movimentos: sindicalistas, MST, etc. já não contam com a simpatia da maioria da população, Bolsonaro quase foi reeleito. Se a esquerda não acordar e se atualizar, relembrando que o Muro de Berlim já caiu, teremos a volta da Direita Bolsonarista em 2026, e será para pior! Acorda Lula!

    Responda
    1. Gisele Santos Batista

      Plenamente de acordo.

    2. Gisele Santos Batista

      Concordo plenamente.

    3. Edison Gomes de Oliveira

      Felipe, concordo plenamente com você. O governo Lula ficará refém do Stédile e do movimento que ele lidera. Cabe ao PT dar um basta a essa balbúrdia.

  37. Belmiro Gonçalves da Silva

    Sou muito estranho,no governo anterior ficaram quietos agora querem causar no governo Lula,sendo que o presidente ainda está organizando a "casa",! Vai entender esse movimento!

    Responda
  38. Pedro Netto

    Desocupado profissional e oportunista. Reduz a importância e representatividade de uma causa, a cada dia menos simpática na sociedade. Esse discurso e ações violentas já não têm lugar, em especial com um novo Governo de esquerda. Onde estão as novas lideranças do MST para suavizar a imagem do movimento? parece seguir o modelo de ditaduras de esquerda, zero renovação e zero contestação da liderança...

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Continuando: a renovação de lideranças é uma abominação para a esquerda e o MST, assim como o PT, segue à risca esse dogma dos infames regimes de esquerda que proliferaram no século XX. Fidel, Kadhafi, Agostinho Neto e todos os outros só deixaram o poder após décadas de tirania contra o povo. Stédile e Lula são apenas devotos seguidores de seus modelos do exterior.

    2. Hermes Yaly

      Não, meu caro, o MST não "parece seguir o modelo de ditaduras de esquerda"! Ele reproduz as práticas mais opressoras de regimes cultuados pela esquerda brasileira. Poucos sabem mas nos assentamentos só os líderes podem portar celulares.

  39. Joao Braga

    Uma narrativa cheia de inverdades tentando justificar crimes. Graças a impunidade generalizada continua seu discurso irônico, cínico e disseminador de ódio. Deveria estar preso!

    Responda
  40. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Longa vida ao MST, é uma instituição que sempre nos faz sair da zona de conforto, nos lembra a nossa origem, as conquistas são frutos da luta.

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Com o.Lula quase medroso e uma ajuda prevista de R$ 400 milhões de reais é fácil ter conquistas as custas doa pagadores de impostos.

  41. Jorge Rodrigues

    Mesmo anunciando com antecedência a prática de crimes, os integrantes do MST ficam impunes. No Brasil apenas os vândalos bolsonaristas são punidos. Os demais criminosos, de maior periculosidade, ficam impunes. Entres estes últimos estão os integrantes do MST e os corruptos poderosos (que até têm as condenações anuladas pelo abjeto STF).

    Responda
    1. Ney Fernando

      Os vândalos bolsonaristas só começaram a ser punidos depois que bolsonaro foi embora; antes, eles eram incentivados e premiados. Eles são bem mais perigosos para o país do que o MST, como vimos no ano passado e em janeiro deste ano, quando eles invadiram a PF, incendiaram ônibus e tentaram jogá-lo no meio de uma avenida, colocaram bombas em Brasília e invadiram e depredaram as sedes dos três poderes para derrubar a democracia.

  42. Jose Ferreira

    Pros amigos (MST) a lei , pros inimigos o rigor da lei ( Moraes).

    Responda
    1. Gisele Santos Batista

      Falou tudo, amigo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.