Blogs Ciência Fundamental > Menos com menos é mais: o papel do erro na matemática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Cientistas desenvolveram um sistema de arquivos que promete acabar com a perda de informação causada por travamentos em computadores. O projeto, desenvolvido pelo MIT, funciona com um conceito de verificação formal, que usa matemática pura para determinar as lógicas e limites de operação de um programa de computador. O sistema de arquivos é lento demais para qualquer aplicação no mundo real. Mas a perspectiva é de que o estudo evolua.
Muitos acontecimentos na vida são processos de Bernoulli. Kahneman e Tversky chamaram, sarcasticamente, de Lei dos Pequenos Números. Não é lei . De que uma pequena amostra reflete precisamente as probabilidades subjacentes. Nossa intuição muitas vezes nos leva a interpretar erroneamente o que observamos. Uma boa sequência não traz azar e uma sequência ruim não significa que a sorte vai melhorar.É a falácia do jogador.Ao usar a intuição na matemática podemos cometer erros e aprender c/eles
O termo 'bug' indica um erro de lógica na concepção de um software. O Bug do Milênio estava relacionado a datas cujo ano era guardado com 2 dÃgitos. Havia o medo de que após a virada do milênio, os sistemas tomassem 2000 como 1900. Assim, um mero erro de informática causou uma preocupação de escala mundial. Aviões podiam cair, usinas de energia seriam interrompidas, mÃsseis nucleares explodiriam em seus silos, bancos entrariam colapso...Quase nada que estivesse sujeito a um software funcionaria.
A matemática também é fundamental nos tribunais. O livro de Larry Laudan, Truth, Error and Criminal Law, é um ensaio em epistemologia legal. Ao absolver o culpado ou condenar um inocente, há a possibilidade do erro. O que se quer dizer quando na corte os advogados e juÃzes querem dizer que a prova está além de qualquer dúvida razoável. Muitos advogados e juÃzes ficam confusos. A teoria dos erros da matemática ajuda a elucidar a questão.
Mesmo na matemática, à s vezes pensamos estar certos de um resultado, para algum tempo depois, descobrirmos um erro. Não é a toa que Descartes fundou sua filosofia no princÃpio de que a única certeza indubitável é que duvidamos.
0 problema dos três corpos de Poincaré é uma questão difÃcil. Podemos lembrar também do erro do famoso matemático d'Alembert no problema do lançamento de duas moedas. O erro foi que o matemático se confundiu com o termo resultados. O número de caras para ele podia ser zero, um ou dois, levando ao erro: um terço. O método de Cardano dava quatro resultados e uma probabilidade de um quarto, que é a resposta correta. Com o tempo a matemática introduziu o conceito de resultados possÃveis.
Muito legal, professor! Um livro rico em histórias sobre erros matemáticos com consequências trágicas (e que não se pode corrigir entrando em contato com o editor) é o “A matemática nos tribunais”.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Ciência Fundamental > Menos com menos é mais: o papel do erro na matemática Voltar
Comente este texto