Thomas L. Friedman > Vladimir Putin é o idiota mais perigoso do mundo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. adenor Dias

    Eu vejo os jornalistas como urubus! Quanto mais carniças melhor...

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    O texto está corretíssimo, o Putin é um tirano sanguinário ao estilo de Mao, Hitler e Stalin! O mundo civilizado todo está contra estas barbáries russas!

    Responda
  3. Jorge Severo

    Só mesmo um idiota para chamar Putin de idiota.

    Responda
  4. TADEU PEREIRA

    Você articulista de assuntos internacionais. Está onde todo jornalista ocidental está. Dentro da parcialidade da livre imprensa ocidental. No Dombas nunca. La está a Nomenkratura URSS. Ela vai moer a Ukrania. Para conhecedor de assuntos internacionais. Você é só mais um que acha que Putin é o culpado. Apagando Putin tudo acaba. O mundo muita gente quer um bomba atômica para cabeças na Europa e América do Norte. A tirania do mundo pode estar no começo do fim.

    Responda
    1. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

      Obrigado, Tadeu, pelo seu conhecimento verdadeiro sobre o mundo e sua política internacional! Imagino todos os doutorados e pós doutorados vc tem!

  5. RONALDO F VAZ

    Lacaio dos EUA!

    Responda
  6. Bernardino Soares

    Excelente artigo. Parabéns.

    Responda
  7. Giovani Ferreira Vargas

    Falou Mr. Friedman... kkkk

    Responda
  8. Luiz Candido Borges

    Seria fácil concluir que o Friedman é mais um a engolir a propaganda oficial americana que criou uma verdade absoluta - o Putin é um louco to tipo "napoleão de hospício" e resolveu dominar o mundo começando pela Ucrânia, sendo o único e exclusivo culpado da guerra. Mas acredito que o Friedman é mais inteligente do que isso e tem motivos muito mais concretos, principalmente um processo de perda do domínio absoluto do dólar nas finanças internacionais.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Continuação: As sanções à Rússia, em grande parte anteriores à invasão, provaram mais uma vez que depender da moeda americana é se tornar dependente dos EUA, que não têm o menos escrúpulo de impor absurdos. É triste viajar pela grande, rica e poderosa Europa, gastar em euros e ver que sua conta no cartão teve que passar primeiro para dólares e, só então, para reais. Aí vem a China com uma proposta de comércio em yuans e é chamada de "perigo para o mundo". Esta é mais uma vitória do Putin...

  9. Victor Silva

    Todo dia tem artigo de estadunidense traduzido por aqui

    Responda
  10. Gabriel França

    O artigo é simplista. Reduzir todos os conflitos e interesses geopolíticos à vontade de um homem, pintado como um vilão idiota, ainda que ele seja o líder russo, pode ser boa estratégia retórica para o jornalismo norte-americano, mas não convence.

    Responda
    1. Antonio Eugênio Duarte

      Parabéns Pedro pelo comentário. Agora sabemos quem são os verdadeiros idiotas que ainda apoiam o mini ditador covarde e mentiroso.

    2. Pedro Gonio

      Então você está a pensar mal. Putin tem o poder absoluto na Rússia, que governa à mais de 20 anos, ele próprio se compara aos antigos czares. O isolamento internacional, em particular da Europa, a sua posição subalterna e de dependência absoluta da China, a fuga dos jovens mais qualificados, os mortos e incapacitados da guerra e o seu próprio custo, são para os russos um desastre que apenas trará décadas de atraso e pobreza. No entanto ele não pode parar a guerra para conservar o seu poder.

    3. Guilherme Menezes

      Perfeito, Gabriel! O objetivo desse jornalista é personalisar a guerra e demonizar o Putin. Fica mais fácil de convencer os verdadeiros idiotas.

  11. Rubens gonçalves

    eu nao vou ler mas vou comentar como ele conseguiu o premio pulitzer em 3 oportunidades.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Rubens, depois que o Kissinger recebeu o prêmio Nobel da Paz...

  12. José Cardoso

    Tudo será resolvido em breve. O Trump afirmou na CNN que acabará com a guerra em 24 horas se for eleito... E eu achava que o cúmulo da cara de pau era o Moreira Franco prometer acabar com a violência do Rio em 6 meses, na campanha para governador em 86.

    Responda
  13. Pedro Gonio

    Artigo brilhante. Putin iniciou esta guerra, primeiro como vingança e tentativa de reverter a democratização da Ucrânia em 2014. A invasão total surgiu na sua cabeça durante a pandemia, quando se tornou insuportável a ideia de uma Ucrânia próspera, democrática e rumo à UE, observada pelo povo russo, descontente com a fraca prestação da sua economia. Agora Putin, não podendo vencer, também não se pode dar ao luxo de retirar, restando a única hipótese: continuar a guerra indefinidamente.

    Responda
    1. italo garcia

      Brilhante qto sua capacidade cognitiva e de análise , tão independente qto uma naco escatológico preso ao reto do animal ( versão preso Infante da mídia de que a culpa é da Rússia e não da otan ampliando a leste ) . Um intelectual escatológico preso no reto da propaganda de guerra ocidental .

  14. Cicero Aparecido Lopes Silva

    Deus proteja a Rússia e de longa vida a Putin

    Responda
  15. MATEUS VAZ DE S Sá

    O mundo está repleto de idiotas perigosos dentre os quais se destacam nas últimas décadas os chefes de governo dos EUA, responsáveis pela guerras da Coréia, do Vietnã e do Iraque.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Mateus: alem disso os USA massacraram o povo do Cambodia e isto ajudou a colocar no poder o Khmer Rouge, um regime brutal do ditador Pol Pot.

  16. Antonio Eugênio Duarte

    Se o covarde e mentiroso putin é um idiota, o que são estes esquerdistas patéticos que comentam aqui, apoiadores do mini ditador extrema-direita?

    Responda
    1. italo garcia

      Outro Jenio , analfa funcional , que só sabe repetir as narrativas pros Simpsons tropicais . Capacidade de entender geopolítica é zero . O que dirias , nobre Jenio capitalista seguidor de Olavo de Carvalho , sobre a expansão a leste , após as negociações pro fim da URSS ???? Um verdadeiro , “Jenio” que canta hino pra caminhão ?ou prefere a porta dos quartéis , pedindo intervenção militar ? Acabei de ver um caminhão pra vc se agarrar , de camisa amarela , e provar seu patriotismo.

  17. Michel Abreu

    Os textos de Freidman são quase sempre brilhantes, sua dissertação vem sempre muito bem amarrada e ajuda a entender às raizes da perspectiva norte-Americana de enxergar o mundo e sua geopolítica… Mas não podemos esquecer, que é “só uma das perspectivas” possíveis de se descrever o contexto atual desta guerra horrível (todas as guerras são detestáveis) Gostaria de ver aqui na folha alguém que escrevesse “o outro lado” da notícia!

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      esse folhetim e copia e cola da imprensa americana e europeia.

  18. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Ainda assim temos que avaliar esse conflito lembrando da: Primavera Ãrabe, Síria...

    Responda
  19. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    "acabaria com qualquer expansão adicional da otan, eua ou cultura, ocidental" aí está o motivo da Guerra se iniciar.

    Responda
    1. Dani Evans Ribeiro

      e na sua cabeça tem ele direito de começar a guerra por esse motivo ? caso os eua queiram limitar a influencia chinesa tem eles o direito de invadir o brasil ? e matar crianças brasileiras e mulheres e civis ? os " de bem " bolsonarostas parece acharem que sim ! estão doentes mesmo .

  20. Reinaldo Braga

    Um texto honesto. Bilhante!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Olha, Reinaldo, esse texto pode ser muitas coisas, menos honesto...

  21. Paulo Henrique

    Por que a folha de SP não publica artigos em igual proporção de jornalistas que possuem visão diferente? Por que só de jornalistas americanos? Onde estão artigos de jornalistas russos? Onde estão artigos de jornalistas com visões dissonantes? Ou será que a diversidade é exercida apenas quando convém?

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Jornalista russos independentes estão na cadeia ou são rigorosamente vigiados pela milicia de Putin

    2. Antonio Eugênio Duarte

      Se vc não sabe, os jornalistas russos sérios estão exilados. Os que ficaram na Rússia são iguais aos jornalistas bolsonaristas e lulopetistas aqui no Brasil, jornalistas chapa-branca. Vc tá querendo é desinformar , igual aos lulopetistas e bolsonaristas?

    3. José Carlos Bastos

      Brilhante esse artigo. Esclareço que a Folha publicou, a poucos dias, a "visão do outro lado", que é a visão do Embaixador da Rússia no Brasil e acho que qualquer jornalista russo, na Rússia, assinaria em baixo, já que qualquer cidadão russo que discorde da dita "operação especial" pode acabar preso. Nada como viver numa Sociedade Livre. Aliás, procure no YouTube uma entrevista com a neta de um antecessor do Putin (Kruschev). Ambos tem a mesma opinião de quando essa guerra pode acabar.

  22. Paulo Henrique

    Por que a folha de SP não pública artigos em igual proporção de jornalistas que possuem visão diferente? Por que só de jornalistas americanos? Onde estão artigos de jornalistas russos? Onde estão artigos de jornalistas com visões dissonantes? Ou será que a diversidade é exercida apenas quando convém?

    Responda
  23. adenor Dias

    Vladimir Putin, pode até está errado em invadir a Ucrânia, porém eu não via jornalista nenhum, criticar o EUA, por invadir o Iaque, país que se quer faz fronteira com os Estados Unidos!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Adenor, imagine se a Rússia entrasse em um acordo com o governo do Mexico para colocar umas bases militares no país visinho dos USA.

    2. Hernandez Piras

      Vários juristas cogitaram a condenação de George W. Bush e Tony Blair por crimes contra a humanidade e, para alguns, foi este o motivo pelo qual os EUA não assinaram o Tratado de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional. A crença de que toda imprensa internacional age de forma homogênea é típica das teorias da conspiração.

    3. Luiz Candido Borges

      Vários comentários anteriores observam, corretamente, que houve muitos artigos ocidentais criticando a invasão do Iraque pelos EUA, mas nenhum que tratasse a invasão como crime contra a humanidade e o seu mandante, o presidente dos EUA, como criminoso. Mesmo as reportagens que mostravam crianças despedaçadas, davam um foque de "inevitabilidade", "dano colateral" etc. A grande diferença é que que todos entubaram que os EUA podem fazer qualquer coisa em qualquer lugar, sempre têm razão.

    4. Leão Machado Neto

      Há centenas de artigos de jornalistas criticando a invasão do Iraque. Informe-se melhor.

    5. Marcelo Silva Teixeira

      a potência hostil ao norte que invadiu vários países com os quais não faz fronteira é a causa real deste atual conflito...

    6. Hernandez Piras

      Aliás, como assinante, você tem acesso a edições anteriores deste jornal. É só dar uma olhada.

    7. Hernandez Piras

      Você deve ser muito distraído. Houve críticas e mais críticas. Mesmo aliados da OTAN, como França e Alemanha, se recusaram a apoiar a invasão...ao lado de Putin. Houve manifestações na Europa toda e a cobertura da imprensa internacional foi em geral bastante negativa. Seu comentário é só uma desculpa para apoiar esta guerra insana.

  24. gabriela loureiro de bonis simoes

    Ja dizia o ditado: " passarinho que come pedra sabe o c u que tem". Se a ucrania quer fazer frente à russia tem que saber se pode. Mas prefere expor a populacao a isso. Triste

    Responda
  25. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

    O colunista se esqueceu de uma coisa importante: A Rússia já perdeu a guerra.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      concordo. mas nao no campo de batalha.

  26. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Um artigo brilhante.

    Responda
  27. George Marques

    O mesmo artigo também aparece na edição de hoje do Estado de São Paulo em outra tradução. Parece que faltam colunistas para apresentar perspectivas diversas sobre temas da atualidade.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Não é verdade. A coluna de Thomas Friedman émpublicada aqui semanalmente há muito tempo.

    2. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Acho que não. É porque é ótimo mesmo.

  28. Fatima Marinho

    Uma guerra que tem superpotências atrás e o povo que morre na frente. O Putin é perigoso, a indústria de armas é mais perigosa, o Trump nem se fala de tão louco. Pena do povo da Ucrânia , daqueles que perderam tudo e dos que ainda vão perder.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Enquanto isso os acionistas das grandes fabricas de armas dos USA, Itá lia, etc estão satisfeitos com os lucros.

    2. Marcelo Silva Teixeira

      o Trump representa uma outra parte da elite estado unidense, com Trump não teríamos nenhuma operação especial, decerto teria entredo em acordo. infelizmente enquanto se esfacela a fera hostil ao norte morderá muito....

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.