Ilustrada > Professora é demitida após deputado criticar camisa com frase de Hélio Oiticica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 Próximas

  1. Odair Alves

    Incrivel a Reação açodada dos melindrados petistas, votei por anos a fio no Deputado José Genoíno! Onde Vc estava no dia 23 de maio de 1979? Eu estava lá no cerco do estádio de Vila Euclides miragaia para defender a democracia trabalhista e ao sindicado dos metalúrgicos do ABC, jovem de família de classe média alta , estudante de de colégio de elite….. tomei borrachada e porrada da polícia para defender o ideal de Marx! E Vc onde estava ?

    Responda
  2. Vinícius Novais

    Que lugar horrível tem se tornado o Brasil.

    Responda
  3. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

    Lugar excelente para famílias que tiveram suas mães e esposas estudando lá e querem que suas filhas sigam o mesmo caminho. Inclusive inspiraram séries de televisão americanas. Quem quiser conhecer mais vai a dica, assistam The Handmaid's Tale.

    Responda
  4. Daniel Gomes Pereira

    Vamos voltar a idade média e eles dominam através da força e da mentira, vamos pensar o que aconteceu com a reforma da educação, história, geografia, química, física, sumiram, matemática e português despencaram, é só pensam, isso veio de Brasília

    Responda
  5. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Compreender Oiticica é inatingível para os Bolsonaristas. Então, passam a negar e odiar, assim como fazem em relação a tudo que não conseguem entender, até mesmo o formato da Terra.

    Responda
  6. Joaquim Salomão

    A nobre professora devia processar esse aiatolá nazifascista travestido de deputado e exigir uma bela indenização dessa escolinha de baixo nível.

    Responda
  7. Joaquim Salomão

    Com a ascensão do Evangelistão, em breve teremos professores e livros queimados em fogueiras, em praças públicas. Falta de educação de qualidade dá nisso aí.

    Responda
  8. Edigar Silva

    A postura da escola foi pior do que a do deputado, pois, o deputado sabemos que ele é bolsonarista, não precisa dizer mais nada. Agora, a escola jogar o seu professor aos leões foi de lascar o pequi do goias. Recado da escola aos seus funcionários: não conte conosco, pois fritamos você sem remoço.

    Responda
  9. Flavio Colker

    A idade da pedra é muito superior em caráter, informação e raciocinio ao bolsonarismo. Este é um saco de l i xo cheio de covardia, ignorancia e mentira.

    Responda
  10. Flavio Colker

    Helio Oiticica é reconhecido e admirado nos centros intelectuais mais importantes dos paises ricos. Já o deputado é uma excrescencia vergonhosa e repudiada em qualquer parte do mundo que se pretenda civilizada; assim como todo o bolsonarismo, incluindo empresários, militares, medicos e o resto dos desocupados de baixo QI que povoa a seita.

    Responda
  11. Joaquim Salomão

    Instituto Nossos Filhos. Isso é coisa de gente à toa e reacionária. Perto desse deputadozinho sem-vergonha até a muié da goiabeira vira gente.

    Responda
  12. eli moura

    helio oiticica não entende nada de arte, quem entende é o zezé di camargo do berrante éééuuuaaaammmmuuuu ou o leonardo vulva peluda. O deputado entende mais de mugido, quadrupedes não conhecem oiticica. O centro oeste é a montana brasileira, onde existem mais quadrupedes pensando do que gente pensando. O Sul é um estado europeu da periferia na europa atrasada europa oriental. Mas a capital da bostanarolandia é o RJ, que determinou um interventor em SP.

    Responda
  13. paulo da silva

    O Deputa do é um cara que tem voto e jogou para as redias dele. Peço a folho que acompanhe o caso para nos sabermos ate onde vai esse coisa.

    Responda
  14. Ney Hamilton Michaud

    O deputado é um autêntico seguidor do autor da seguinte frase: "Quando alguém me fala em cultura, imediatamente saco a minha Luger ( pistola automática)". Joseph Goebbels.

    Responda
  15. Edson Rodrigues

    Deputado de merba.

    Responda
  16. Daniel Barbosa

    Viva Oiticica! Viva a interpretação de texto, habilidade wm que fascistas têm dificuldade.

    Responda
  17. Regina da Silva Mariano

    Essa desgra ceira desse deputado, o GG em tudo. Na hipocrisia, no falso moralismo, na bur ri ce. Envergonhando Goiás!

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      E o diretor da escola Expressão, devia mudar seu nome. Deixar apenas Pressão....Mas que podres esses dois tapetes do fascismo.

  18. Odair Alves

    Quando um Professor/a, acovardar-se diante da ignorância reinante do Pós bolsonarismo ( assumo votei nele por falta de opção aos estoques de vento da Sra Presidenta), o Brasil perderá a primeira linha de defesa da CIVILIDADE! Que essa PROFESSORA, Heroína entre tantos covardes, deveria ter o mesmo destino ao passar a história que a figura feminina retratada no quadro A Liberdade Guiando o Povo de Eugène Delacroix, As heroínas mostram o peito sem falsos pudores!

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Considerando que o senhor cometeu a indecência de votar em um miliciano corrupto que passou trinta anos pregando a ditadura e vomitando m.. no Congresso, podemos concluir, sem qualquer dificuldade, que o mencionado vento está estocado no seu crânio.

    2. Fernando Dolci

      Pense um pouco e vc verá que conhece vento estocado: já ouviu falar ou conhece um compressor de ar?

    3. Regina da Silva Mariano

      Me perdoe, Odair. Trocou um estoque de vento por outro de mer da. Ou de fezes. Tentei fezes pra ver se a Folha deixa passar...

  19. Gildázio Garcia

    As maiores provas de que os Professores, nem os Comunistas das Ciências Humanas -"oia" eu aí-, não temos competências e habilidades para doutrinar ninguém, são as eleições vitoriosas do Presidente Bolsonaro, do Governador Zema e do nosso Prefeito de Ipatinga-MG, Gustavo Nunes, um garoto. "Larga deu, sô!"

    Responda
  20. Daniel Pimentel

    A moralidade é ressentimento. É a força reativa dos fracos p dominar a força criativa dos fortes através do discurso moral. F. Nietzsche

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Parabéns! Aí dou valor.

  21. Odair Alves

    As Décadas de decadência Educacional, devem ter alcançado ao Nobre Parlamentar, a escola acovardou se e fez o tradicional ato de vassalagem ao Capital Burro! Apenas no nosso grande país, sim em minúscula mesmo, a cultura e a arte devem ser patrocinada pela ignorância? Ainda teremos que viver uma Bücherverbrennung tupiniquim? Como aconteceu na Alemanha Nazista? Queimar professores seria a sútil sugestão desde diretor de escola, vassalo comercial do ramo educacional! Sociedade burra?

    Responda
  22. Davi Paladini

    O bolsonarismo é a doença, a razão, a cura.

    Responda
    1. Flavio Colker

      A cura do Bolsonarismo é a cadeia.

  23. Valderi Silveira Pinto Jr

    Esse povo é tão ignorante que não sabe o significado da palavra. Mar ginal é aquele que vive a margem da sociedade, são as mães-solo, os freelancers, o vendedor ambulante, a doméstica sem registro na carteira, são herois sim, pois sustentam o capitalismo com o suor, sem receber o que é devido.

    Responda
    1. Daniel Pimentel

      Perfeito, Valdeci! Trazer ideias de socialismo, sem entender o processo histórico a que está intrinsecamente vinculado, é retórica vazia e anacronismo!

    2. Gildázio Garcia

      Sr. Felipe, está certíssimo. Nem os meus colegas de Ciências Humanas, com raríssimas exceções, estudam Thomas More, Campanella, Owen, Saint-Simon, Proudhon, Fourier, Bakunin, Marx, Engels etc. Infelizmente!

    3. Felipe Araújo Braga

      Gildázio, o que o Mundo conheceu foi o Socialismo Real, não essas utopias que apenas funcionam na cabeça de vocês!

    4. Gildázio Garcia

      Sr. Felipe, sabe diferenciar Socialismo Utópico e Socialismo Cientifico de Socialismo "Real"? E nem precisa me mandar para Cuba ou China, porque "Sou Comunista, não sou idiota!".

    5. Felipe Araújo Braga

      Claro, ótimo era no Socialismo né? Uma qualidade de vida impressionante na URSS e em Cuba. Na Alemanha Oriental havia filas para fugir da Alemanha Ocidental e do terrível Capitalismo. Tanto que construíram um muro.

  24. Marcos Louzada

    Vários comentários poderiam ser tecidos a partir desta notícia. Desde a ignorância cultural que assola a direita conservadora brasileira, a maldade daqueles que mesmo sabendo do sentido histórico desta obra, a usam para seus fins maquiavélicos. Mas vou por outra linha. A mesma bancada que luta contra a regulação das Bigtechs, que dissemina fakenews e estrutura grupos extremistas, é contra a liberdade de expressão dentro de uma sala de aula. É brincadeira! Haja incoerência!

    Responda
    1. Lucas Andre Rack de Oliveira

      Pensei a mesma coisa. Na verdade, essa bancada é contra a regulação das big techs e redes 'sociais' por que é justamente esse o meio que possibilita esse tipo de vigilância e ataques.

  25. Fabiana Menezes

    Idade Média: a revanche. Danos morais contra esse parlamentar que pelo visto, conhecer lápis de cor é o contato mais próximo que tem com a cultura. Quanto à escola, ao invés de formar, pelo visto, adestra.

    Responda
  26. Anna Guimarães

    Eu vejo muita insegurança e muito ressentimento em quem apoia esse tipo de caça as bruxas. A impressão que passa é que são pessoas com pouco ou médio capital cultural que se sentem intimidadas pela escola e pela cultura. No mais, eu vejo muitos pais que ao perceber que hoje é mais exigido deles em relação à educação dos filhos reagem desse jeito também. Ao invés de sentar e estudar com os filhos, passam o dia no WhatsApp mandando fake news sobre doutrinação.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Aplausos, Anna!!!!

  27. filipe moura lima

    Bozonaristas são mesmo uns pulhas

    Responda
  28. Walter Quirino

    Onde é que está a arte com estes dizeres? Criança vai saber que é arte divulgada na década de 1960, em um contexto completamente diferente de hoje? Tá faltando criatividade e bom senso da professora e dos que a defendem baseando-se simplesmente em ideologia política.

    Responda
    1. eli moura

      helio oiticica não entende nada de arte, quem entende é o zezé di camargo do berrante éééóoooaaaaammmmuuuu ou o leonardo vulva peluda.

  29. Sebastião Tonolli

    Não tem pra ninguém! Aqui é "aroeira mano"! Firmeza total! Educação sempre em primeiro lugar! Investimentos cada vez mais "ambiciosos". É observar nosso desenvolvimento social e pronto. "Chic bacanizado"! "É nóis mano!"

    Responda
  30. Fernando Dias

    O bolsonarismo embrutece e embrutece o mundo de forma assustadora. A obra de Hélio Oiticica diz muita coisa e gera um excelente debate sobre a época em que foi criada e mesmo sobre os jecas obscurantistas e fascistas de hoje. A obra diz tudo, menos que é "legal ser marginal". Quem diz isso são os bolsonaristas e Cia., os iletrados e ignorantes que puniram e censuraram a professora. Estes sim, são marginais.

    Responda
  31. Austin Assis Andrade

    Uma cabeça fascista é uma cabeça fascista. Para o fascismo toda forma de arte tem que ser combatida, para o fascismo não existe diálogo, para o fascismo vale o anti-intelectualismo. Esse parlamentar atende a esses requisitos. É mais um ser medíocre cujo a lata de lixo da história o aguarda com os braços abertos.

    Responda
  32. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

    Todos os seres que habitam o esgoto cuja tampa foi aberta pelo inominável deveriam ser devidamente "dedetizados".

    Responda
  33. Gilmar Pereira de Oliveira

    Para quem acredita que a terra é plana, como poderia compreender a história da arte?

    Responda
  34. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

    É um bolsonarista? Nossa, que surpresa. Por favor noticiem quando acharem um desses no século XXI.

    Responda
  35. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

    Tenho 57 anos de idade; nasci e cresci, infelizmente, durante os anos de chumbo. Naquela época, em virtude da abjeta censura oficial e da inexistência da Internet, eu vivia sem saber o que realmente acontecia no país; não sei se era melhor assim. Hoje em dia, é quase impossível não saber tudo e eu não vejo vantagem nisso. O que vejo é um grande número de seres desprezíveis falando em "liberdade de expressão", com o intuito de vomitar excrescências as mais diversas e, principalmente, prejudicar.

    Responda
  36. Leandro Eustáquio da Silva

    Parabéns ! Não deixaremos nossos filhos serem doutrinados nas escolas! NÃO!

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Jr

      Leandro está em todas! Vomitando sua eloquência cultural.

    2. Daniel Pimentel

      Para essa realidade paralela de seita, cultura, arte, e as bases estruturantes do pensamento são doutrinação! Eles querem o marcha soldado cabeça de papel pagando dízimo! Piada

    3. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Cara estudar é bom , você não entendeu a frase

    4. Eládio Gomes

      ué tranque-os em uma redoma então. mas não se iluda, posteriormente o mundo fora da realidade alternativa os engole...

    5. Austin Assis Andrade

      Parabéns Leandro! O senhor acaba de provar que o analfabetismo sociológico existe e está no meio de nós.

    6. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Pois tire-os da escola, para serem descerebrados como você.

    7. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

      Pois tire-os da escola, para serem descerebrados como você.

  37. Graciela Rundle

    Voltamos à idade da pedra.

    Responda
  38. João Carmo Vendramim

    Exatamente isso, provocar discussão e produzir conhecimento. A escola optou pela demissão da Profa de Artes. Os bolsonaristas não dispõem de neurônios suficientes para sinapses que compreendam a arte, história e cultura.

    Responda
    1. Edigar Silva

      A postura da escola foi deplorável.

    2. Eládio Gomes

      Não complique pra eles, caro João. Os caras não sabem nem o que é neurônio, quanto mais sinapse...

  39. Miguel Gossn

    A propósito, além da absurda demissão da professora. É para ser censor de professores anti-bos tanaristas que esse par(a)lamentar recebe seus altos salários e inúmeros benefícios (privilégios) pagos com dinheiro público?!? Eita Banânia!

    Responda
  40. Miguel Gossn

    A propósito, além da absurda demissão da professora. É para ser censor de professores anti-bos tanaristas que esse par(a)lamentar recebe seus altos salários e inúmeros benefícios (privilégios) pagos com dinheiro público?!? Eita Banânia!

    Responda
  41. antonio mateos

    Chega a ser cômico que pessoas que chamam umas às outras de gado, mortadelas etc., somente por conta de opiniões (ainda que estapafúrdias) diversas, façam críticas em seus comentários a uma suposta intolerância de quem viu algo ofensivo na tal camiseta. Pessoalmente, e entendendo que a frase do Oiticica foi cunhada em momento histórico muito distinto (e quem sabe justificada,não sou favorável a proselitismos em sala de aula - outra coisa, claro e evidente que a professora quis causar: e causou.

    Responda
    1. Odair Alves

      Caro Antônio Mateos, seu comentário tem valor MAS A última Frase! Salve Salve os Professores que causam, qdo abrem a boca, e aqueles sutis que usam mensagem subliminar, para despertar as mente jovens em Formação, aprendi o que era esquerda e direita na minha casa durante período (64) aos 5 anos de idade! País Estrangeiros e ambos educados politicamente! Li capitães de Areia de Jorge Amado por indicação de meus Pais, Empresários e Capitalistas! Então por analogia eles eram comunistas?

  42. Tiago Almeida

    Que profissional dedicada, uma professora de artes que realmente veste a camisa da educação e cultura. E, se minha filha estudasse em uma escola assim, no dia seguinte eu a retiraria. Interessante o deputado querer fazer um linchamento virtual e ao mesmo tempo promover aquilo que ojeriza. Seja marginal, seja bandido, importante obra do movimento marginal, cobrado em vestibular, que retrata o assassinato da primeira vítima do Esquadrão da Morte, precursor das milícias no Rio.

    Responda
  43. jose carlos toledo junior

    Dois pontos. 1. Ou é montagem ou a professora é a cara do Jim Carrey. 2. Esse deputado da "patrulha ideológica" coloca as pessoas em risco financeiro e físico. Nesse caso demonstra completa ignorância. Com certeza não sabia a origem da frase, típico do bolsonarismo. Esse deputado precisa ser responsabilizado com indenização; todos que se sentem ameaçados precisam pedir indenização para inibir sua atitude iliberal. A justiça precisa fazer ele pagar.

    Responda
  44. Daniel Pimentel

    Já pedi a impressão de umas 10 camisetas do grandíssimo Hélio Oiticica p distribuir! O ato energúmeno não passará batido!

    Responda
  45. Daniel Pimentel

    É de um raquitismo intelectual assombroso. Esse deputado é o típico deficitário cognitivo da extrema-direita que ataca o conhecimento, a educação, a arte, por não ter a condição basal de compreensão. Tão limítrofe quanto sua ascensão de alpinista político, na onda do bozofascismo, sua derrocada também terá tal platitude. Desprezível, covarde e criminoso tal terrorismo digital, usando de ardil e ignorância quer apenas causar a destruição do outro, e é aí que nos fortalecemos!

    Responda
  46. Luciana Vieira

    O objetivo da professora foi provocar e taí o resultado ...

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Jr

      Provocou a ira dos ignorantes anticultura e comentários infelizes, como o seu.

    2. Anna Guimarães

      Isso é uma das frases mais famosas da arte brasileira...

    3. Cassio Alves

      Um tanto quanto arrogante a sua afirmaçao em imputar intençao à acão de alguem que provavelmente vc nunca encontrou na vida, nao acha? Vc agora virou vidente? Minha experiência com videntes não me leva a ter muito repeito pela classe.

    4. agatangelo oliveira

      Se vc conhecesse sobre arte saberia q o intuito dela é provocar.

    5. Tiago Almeida

      Sim, esse é o objetivo do professor provocar ao conhecimento, à cultura. Essa obra tem um significado histórico importante, pois a partir da morte desse marginal foi o início do Esquadrão da Morte no Rio, precursor das milícias. O movimento artístico cultural chamado marginal faz parte da história, do currículo de vestibular e importante conhecimento histórico-cultural da construção de nossa nação. Agradeço à professora e de certa forma ao deputado por expor um pouco de cultura e conhecimento

    6. Matheus Lourenço

      nojo desse tipo de comentário desnecessário e ignorante.

    7. Daniel Pimentel

      Outra que anda com garfo em mundo de sopa!

    8. Eládio Gomes

      talvez você não saiba, mas arte é provocação. ela é professora de artes...

  47. Matheus Lourenço

    Eu já havia visto na internet esse caso. Que tristeza de notícia. E pensar que temos gente aplaudindo essa caça às bruxas em plena democracia. Lembrando que a frase precisa ser entendida em seu contexto, e relaciona-se ao próprio trabalho exercido pela professora! Processar é necessário, mas pedir 30 mil de indenização é insuficiente. No mais, a postura à la Pilatos da escola também é muito decepcionante...

    Responda
    1. Marcia Godoy dos Santos

      Concordo. É muito pouco. Além disso, marginal é o que está à margem e estar - e conseguir permanecer - à margem é, sim, ser herói. Sobretudo quando a massa agregada e acomodada ao centro é tão ignorante e preguiçosa. Se, antes de postar, ele tivesse consultado o dicionário, saberia o que significa a palavra marginal.

  48. Rodrigo Negrão

    Bolsonarismo = ignorância, preconceito, violência, intolerância...

    Responda
  49. Miguel Gossn

    Se eu tivesse filho(s) nessa escola certamente já o(s) teria tirado de lá. Demitir uma professora por pressão de deputado bos tanarista?! Aff, em que lodaçal gigantesco mergulhou esse país. Graves problemas sociais nós temos há muito tempo (e a estampa dessa camiseta é uma pequena amostra), mas tudo piorou muito nesses últimos anos. Só ladeira abaixo.

    Responda
  50. Helio Cardoso

    A professora deve contratar um bom advogado e pedir trinta milhões contra esse deputado asqueroso-tumor 2 (salve Rita). Vá por todas as estâncias, quando chegar no Xandão ele resolve. Quanto à escola, ela não te merece!

    Responda
    1. Helio Cardoso

      *veja errou, pessoal desculpe o auê: 'instância' (grau de jurisdição)!

    2. Daniel Pimentel

      Excelente descrição do elemento, Hélio!

1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.