Ilustrada > Professora é demitida após deputado criticar camisa com frase de Hélio Oiticica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
É esse aà que defende a liberdade de expressão, mas só se for a dele e o da trupe dele.
Sabe o que podemos fazer a respeito disso, mesmo não tendo qualquer vÃnculo com a escola? Critiquem a escola nas redes sociais! Essa atitude não deve ficar impune. E o deputado do PL tampouco.
Aprendeu duramente que lacra ção custa caro. Principalmente se dirigida a pessoa sem cultura, que interpreta tudo ao pé da letra.
Caro para quem, cara pálida? Nessa história, quem perdeu foram os alunos e a escola. A profissional do ensino não demorará a encontrar um estabelecimento melhor e mais digno para exercer seu ofÃcio.
Falou pouco, mas falou bobagem. A frase possui um contexto, uma explicação! Compunha a própria matéria ensinada por uma professora de... história da arte! Lacração, no caso, só desse deputadinho cabeça de vento - e, mais especificamente aqui, talvez a sua.
Lacração? Se você então é uma pessoa com cultura como diz, conhecendo o significado da obra, você ainda diz que ela estava fazendo lacração? Pelo amor...
Poesia marginal, arte marginal, os bolsonaristas e alguns beócios leitores da Folha acreditam que o termo só seja definido nos programas policiais e datanescos que estão acostumados a acompanhar. Vão ler, meus amigos. A professora foi alvo de ataques e de censura, Oiticica é motivo de orgulho nacional, espero que ele esteja nas disciplinas de artes nas escolas, é algo do que o Brasil deve se orgulhar e não perseguir. O bolsonarismo é o fanatismo dos ignorantes e mal intencionados.
Essa é a liberdade de expressão é desejada por alguns nas redes da sociedade, ou seja, a de ditar (recorda algo?) as ideias. Lembrando que essas idéias são sempre desprovidas de conhecimento, inclusive constitucionalmente. Imagem que tipo de sociedade estão projetando para todos nós.
Essa escola não tem compromisso nem com a cultura nem com a educação. Uma escola acovardada é que despreza valores, deixa-se intimidar por oportunistas fascistas e estú/pidos como esse deputado, uma corrrja de gente ignaaara que faz fortunas em lugares atrasados em civilidade como Goiás. O Brasil continua vÃtima da ignorância e da truculência. Está clarÃssimo agora.
Essa expressão não representa nada de mais desde que seja bem contextualizada e interpretada, mas é preciso cautela por parte de professores que entram em sala de aula carregando no peito determinadas frases, diante de criancas e adolescentes que não tem ainda a maturidade necessária para a leitura que fazemos.
ué, como você sabe que a professora não contextualizou?
Amigo, professora de artes entrar com uma camisa dessa em sala de aula é o mesmo que professor de fÃsica entrar com camiseta estampando e=mc². Pelo que li na matéria, os alunos não nada com esse circo que um deputado bozolóide armou contra a professora. Eles sequer foram ouvidos.
Sabe quem é o herói em uma comunidade carente ? Imagine está professora como uma camiseta desta numa escola pública .
Eles têm mais capacidade que os adultos ignorantes é preconceituosos que pululam neste pobre paÃs. Ela é professora de arte. Então que a escola não ofereça uma falsa ideia, pela qual cobra e faz marketing. Arte é transgressão. Desafio. Sua recomendação de prudência é na verdade expressão de co/vardia. O paÃs é bom nisso: ditadura, escravidão. Seu comentário mostra em que buraco caÃmos. Liberdade de expressão só vale para mentiras e golpistas.
Isso é bolsonarismo! E o povo goiano encheu essa imundÃcie de voto! Vergonha total do meu Estado natal!
Deputado imundo, disse tudo o Raimundo.
Caro José. É nessa hora que cabe à professora e seu papel de educadora, explicar o verdadeiro significado do que está escrito. Isso é o papel dela e não de um deputado hipócrita que se acha Senhor do destino e do mundo. E outra coisa, perseguir professores é a coisa mais abominável que existe em qualquer sociedade que se diz civilizada.
Perfeita observação. Concordo plenamente.
Esse retrógrado deputado da ala mais extremista do bolsonarismo está se achando o paladino da moral e bons costumes. Só se esqueceu de atuar na fase mais crÃtica em que vivemos, os últimos 4 anos, durante o desgoverno do seu mentor, onde o atraso civilizatório grassou enormemente e recuamos algumas décadas.
Professora: um bom advogado e ação por danos contra essa escola e esse deputado. População minimamente esclarecida de Goiás: exame minucioso em quem elegem para seus representantes. Repito: o maior mal destes 4 anos de trevas, além de tudo o que já foi amplamente demonstrado, foi o de ter permitido sair do esgoto da sociedade sujeitos da estirpe deste deputado. Demandará tempo e paciência, mas eles retornarão para onde nunca deveriam ter saÃdo.
Uma criança ou adolescente que vê uma frase desta na camiseta de uma professora vai pensar exatamente o que está escrito . Isto não é apologia à violência , ao crime ? Imagine esta frase na camiseta de alguém contrario a ideologia petista !
Você sabe mesmo o que quer dizer, literalmente, o termo descrito na camiseta (e censurado pela FSP)? Dica: não é sinônimo de mal feitor ou de quem infringe a lei. Essa leitura denotativa é feita por quem jamais se interessou em estudar o idioma de Camões e tem a mente doentia.
Num escola de bacanas pode até ser que indagam . E numa escola pública de periferia ? A criança , que já vive num ambiente violento , vai perguntar a professora o significado ideológico da frase ? E você , sabe quem é o herói na comunidade ?
Tolinho. Mar/ginal quer dizer à margem. Não quer dizer crime. E crianças com celular na mão acessam coisas mais perigosas que frases provocadoras de artistas. Mas essas podem né mesmo?
Uma criança minimamente criada iria indagar e então seria informada do que se trata. E assim se tornaria um/a cidadão que entende mais sobre o mundo.
É o chibiu da cobra! Como chegamos a essa situação!
Tem marginal de terno e gravata, e, ainda ocupando cargo público. Não é deputado?
Mar ginal, pelo que vejo, é viver à margem de uma parte da sociedade carcomida pela ignorância e insensatez. Me admira uma instituição que se diz de ensino demitir uma professora, dando vasão e razão a um expoente de violência cultural como esse polÃtico de meia pataca. E pior é o eleitor que votou nessa criatura. Resta saber quem é o verdadeiro ma rginal nessa história.
José Ferreira não entende nada de crianças e adolescentes e Educação. E nem quer aprender. Prefere apegar-se à sua falta de cultura.
Como eu disse , uma criança ou adolescente vai entender exatamente como está escrito na camiseta da pseudo professora. Isto pra mim é apologia ao crime . Por muito menos o senhor das galáxias tá mandando gente pra cadeia .
Ainda persiste o atraso das mentes que querem o mito da hipocrisia. Por sorte escapamos de voltar para a idade média da ignorância.
Nós estamos vivendo em mundo complicado, violência escolar, violência urbana, entre outras coisas ruins, qualquer frase que tenha duplo sentido (seja por bem ou por mal), por mais culta que seja, seria interessante evitar este tipo de frase, principalmente em ambiente escolar. A escola está correta.
serio? A professora de história vai falar sobre a historia da arte, sobre o que a arte representa, e vai com uma camiseta sobre o assunto que ela vai tratar. Qual o problema disso? Os alunos serão informados sobre o contexto e o significado da frase e ainda aprenderão que a arte pode servir para provocar, para o progresso da sociedade. Excelente professora.
Deus, Pátria e FamÃlia: Pode?
É fato que qualquer pensamento crÃtico e inteligente agride determinado tipo de gente!! Estávamos caminhando para o fascismo em estado puro. Alguém tem dúvidas??
Pedindo indenização de 30 mil só? A professora além de perder o emprego, agora é ameaçada. Quanto custa isso? Os irresponsáveis parlamentares bolsonaristas, que usam dois pesos e duas medidas, devem ser combatidos sempre.
A frase de Oiticica é profética: a professora conseguiu, inadvertidamente, ser "mar-gi- nal e heroÃna". Meu deus, o moderador da FSP conseguiu censurar a frase que deu origem à própria matéria, um upgrade cairia bem...
Legal é a camisa do Bolsonaro com "Pátria Armada Brasil", totalmente neutra ideologicamente falando...
Este episódio é uma ode ao ensino público republicano e de qualidade. A escola particular nem por um momento encaminhou um entendimento mais amplo do caso, contextualizando a frase: simplesmente demitiu a professora por temer perdas financeiras. CompreensÃvel: para esta gente, uma escola é um negócio como qualquer outro, seu único objetivo é o lucro. Na escola pública não é, não pode ser isso, é um espaço de informação e cultura, onde os debates são comuns e desejáveis.
Trata-se de uma escola particular. Não se importa com arte, cultura, diversidade, amor... Ela só pen$a naquilo...
Todo bonapartista e mau caráter e ignorante isso é fato! Mas pior é a direçao da escola que demite a professora. Deverá ser acionada na justiça e indenizar a professora. repudio a escola tambem.
em relação à Bonaparte, eu discordo...
Tudo que faz pensar é tóxico para esses bolsonaristas golpistas.
Muito mais educativo pra este deputado é ser obrigado a ter aulas de cultura , onde será ensinado a este ignorante o significado da arte na camisa da professora .
Prezado, no "mundo ideal" tendo a concordar com você. Mas, infelizmente, é total perda de tempo abordar temas como cultura, ciência, civilização, etc, com pessoas desse nÃvel.
Esta matéria está cheia de lacunas: 1) Qual a faixa etária dos alunos? 2) A professora dava aula do quê? 3) A camiseta estava no contexto da aula? Sim, pois se fosse uma aula sobre os movimentos culturais brasileiros nos anos 60, tudo a ver; se fosse uma aula sobre o Renascimento na Itália, nada a ver. Por que nada a ver? Porque vemos a violência em sala de aula crescer rápida e progressivamente no Brasil, e professores passando mensagens como essa não contribuem para pacificar o ambiente.
Que patacoada. O Renascimento foi um revolução artÃstica. Um artista que se preze quer criar e não copiar.
Esse senhor parlamentar não sabe o significado da palavra ideologia. Quem sabe ele lê um pouco, assiste uma aula com Marilena Chaui e ele vai descobrir que ideologia é discurso fabricado pra controlar massa. Diametralmente oposto à ideário, expressão livre de pensamento.
O nome da escola que demitiu a professora de artes: Colégio Expressão
O saudoso filósofo italiano Umberto Eco disse numa palestra que pessoas assim - como o deputado - estavam escondidas nas aldeias, preservando toda a mediocridade delas, mas, hoje, com o advento tecnológico da internet e das redes sociais, essas pessoas estão aÃ, bem à vontade, pra produzirem fake News, comentários infames e todo tipo de atrocidades. Que Deus tenha piedade dos ignorantes! Eles não sabem o que dizem!
Enquanto esses homens exercem seus podres poderes, a educação e cultura padecem. Mas a promessa da luz do saber há de imperar. Com minhas escusas ao imenso Caetano, e nosso Guilherme.
É o mesmo deputado que prega liberdade de expressão? Mas a professora foi ingênua, até porque trabalha num estado repleto de bolsofrênicos ignorantes e de alta periculosidade.
Já que a escola ficou com medo de perder dinheiro, então que feche as portas, com um processo de valor cavalar, pra esse aprendiz de fascista, dono dela aprender e que o deputado, encontre a" justiça da periferia" que é o que merece!
O colégio "Expressão" pode mudar o nome para colégio Repressão. Faz mais sentido
Deve ser um Colégio aliado do bolsonarismo bolsofrenista, que prega a liberdade de Expressão, mas pratica a liberdade de Repressão.
Minha solidariedade a professora agredida de forma tão vil. Mais quatro anos disso aà estarÃamos vendo livros sendo queimados em praça pública. Grande abraço ao povo nordestino !
Mais uma prova que bolsonaristas não sabem o significado da palavra cultura. É uma lástima saber que milhões ainda estão dentro da caixinha.
A única "curtura" que eles têm são a mente e a visão curta.
Sou professor de História em SC e vou comprar uma camiseta destas e passar adar aulas com ela. Em SC vejam bem
arranje uma escolta
Boa sorte, professor
Minha solidariedade e admiração pela atitude.
Esse deputado é o tÃpico bolsonarista: ignorante, iletrado, mal sabe o que significa cultura, odeia livros, lê a bÃblia mas não entende nada do que lê, desvirtuando-a. Praticamente um li xo humano.
Sou professora de Português e dou aula pro Ensino Médio em escola pública no DF. Vou procurar uma camiseta dessa e usar em sala de aula tb. Acho que os professores devem procurar frases de artistas, pensadores, cientistas e levar estampadas em camisetas para dar suas aulas. Quero ver como vai ser!
Por favor, não seja ingênua usar uma camiseta com tal frase. Aliás, professores não devem usar camisetas com frases deste tipo, com frases religiosas, com metáforas e parábolas ainda que de Jesus, pois vivemos numa época em que muitas pessoa sofrem de Dissonância Cognitiva, não tem ferramentas cognitivas para interpretrar.
Tenho vergonha de ser do mesmo Estado desse deputado medÃocre e fascista. Que pague a indenização com juros e correção.
Eládio, a culpa do povo está em eleger um fascista desse.
seu belo estado e seu povo não tem culpa de tamanha ignorância e mediocridade. Sugiro não se calar e reagir, como essa professora, para não permitir que uma minoria barulhenta traga uma fama injusta a seu estado, como infelizmente estão fazendo com Santa Catarina.
Luis ele certamente será condenado. Porém, infelizmente, quem pagará pelo erro vai ser a sociedade através dos polpudos salários e mordomias que um dep recebe. Justiça seria, também, ser condenado a prestar serviços comunitários em alguma escola pública.
Goiania, Curitiba, Londrina, Cuiabá, joinville, Ribeirão Preto não passo nem perto.
Goiania, C uritiba, Londrina, C uiabá, joinville, Ribeirão Preto não passo nem perto.
Já estive em Goiânia, Joinville (a trabalho), Cuiabá (de passagem) e Ribeirão Preto. Das cidades e de seu povo, não tenho nenhuma reclamação. Não permito que bozolóide algum turve minha impressão sobre o povo e as regiões e cidades de nosso paÃs que tive o privilégio de conhecer.
Raul,não condene Goiânia,essa cidade é maravilhosa,acolhedora,esse ser execrável ,infelizmente deputado ,eleito democraticamente pelos eleitores que se veem nele não representa o pensamento da grande maioria dos goianienses,por favor,se possÃvel,conheça essa linda cidade,certeza que mudará sua visão,estamos juntos em relação a esse polÃtico. Mas não faça como ele,sem preconceitos.
E pensar que esse tipo de "deputado" é sustentado com dinheiro público. Um absurdo?! Esse sujeitinho ignorante - coitado, nem sabe quem foi Hélio Oiticica - não tem mais o que fazer? E que tipo de escola é essa que desconhece o trabalho de Hélio? E o mais irônico, a professora leciona História da Arte! O colégio de conservadores perdeu no mÃnimo a oportunidade de discutir o contexto da obra. Ah verdade! Conservadores reacionários não têm habilidade cognitiva para qualquer tipo de debate.
Muito bem colocado, Alison. Parabéns!
Torcendo para a professora entrar com um a ação e ganhar. Este deputado só causa.
Deveria ter pedido 500 mil
O deputado é o mais votado. É isso que o povo quer, infelizmente (na minha opinião). O erro está no modo como é feito, através de agressão e intimidação. O maior erro foi da escola, demitindo a professora. E se os pais tirarem os filhos da escola por causa desse ato ??? O povo sempre tem o poder. Falta a união.
Com dados, "Bites", bits, Bich Techs, velozes informações, ainda a ignorância impera....
Nós estamos indo em direção certeira: de volta pra caverna. Com esse congresso não tem erro.
Que nojo dessa pretensa pureza ideológica. Bem dizia Rita Lee: Lá embaixo o mundo é cruel, é tão chatinho!
boa lembrança de uma canção meio profética. anos depois, o que a roqueira cantou de fato aconteceu...
Parabéns pela direção da escola! Professor é uma profissão honrada e marginal já diz tudo!
Sabemos quem está à margem da cultura. Vivas ao povo goiano por eleger mais um “ moralista”.
Pseudo moralista autoritário como são todos os da extrema direita, meros aprendizes de ditadoras e censores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Professora é demitida após deputado criticar camisa com frase de Hélio Oiticica Voltar
Comente este texto