Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ney Fernando

    Aí sim! O fim da escravidão deve ser motivo de celebração para todos, em qualquer tempo e lugar. Desde a antiguidade as pessoas foram escravizadas indistintamente, porque perdiam guerras ou por dívidas, e seus descendentes nasciam já nessa condição. Quando isso acabou ninguém ficou estigmatizado. A partir do momento em se passou a escravizar pessoas só pela cor da sua pele é que surgiu esse enorme e grave problema mundial, que não acabou com a libertação dos escravizados mas precisa acabar.

    Responda
  2. josé SOARES

    Festejaram o fim das correntes e açoites ingenuamente, não sabiam que seriam empurrados às periferias das cidades com remunerações vis.

    Responda
  3. José Roberto Franco Reis

    Texto que historiciza o significado do 13 de maio, aponta a relevância do movimento abolicionista e reafirma a necessidade da critica às falá ias de um Brasil democrático em termos raciais (e podemos acrescentar de gênero, oportunidades sociais etc ...). Ressalta que refletir sobre a data não corrobora certas leituras problemáticas do seu significado, digamos, branco; pelo contrário, afirma a importância de reconhecer a contribuição decisiva das lutas dos escravizados para o fim da escravidão.

    Responda
  4. José Roberto Franco Reis

    Texto que historiciza o significado do 13 de maio, aponta a relevância do movimento abolicionista e reafirma a necessidade da critica às falácias de um Brasil democrático em termos raciais (e podemos acrescentar de gênero, oportunidades sociais etc ...). Ressalta que refletir sobre a data não corrobora certas leituras problemáticas do seu significado, digamos, branco; pelo contrário, afirma a importância de reconhecer a contribuição decisiva das lutas dos escravizados para o fim da escravidão.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Seu Antonio Carlos, também um Belo texto, como de sua contraparte. A gente não precisa comemorar a data de modo reducionista, é verdade. Assim como, analogamente, podemos lembrar que 22de Abril tem algo de fúnebre: mal sabiam aqueles indígenas o tamanho da encrenca que estava invadindo seu território... Aliás, o tal do "marco temporal", tão estreito, podia ser alargado pouquinha coisa, podia não? Seria auspicioso.

    Responda