Ilustríssima > Estamos pagando a conta do impeachment de Dilma, diz cientista político Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando um presidente, no Brasil, "esquece"de compartilhar poder e grana com os parlamentares, a consequência é impeachment e ingovernabilidade. Na verdade, o Brasil tem um governo parlamentar travestido de presidencialismo, que se aucunha de "parlamentarismo de coalizão". Tradução: dois pra mim, um pra tu.
É bom lembrar o episódio com o deputado Márcio Moreira Alves em 1968 quando a Câmara dos Deputados recusou o pedido de cassação do seu mandato pedido pelo STF. A rejeição ao pedido de cassação do mandato de Marcio Moreira Alves ensejou a edição do do AI-5 que cassou ele e outros deputados. Como Márcio naquela época Dallagnol vai se tornando o sÃmbolo de resistência a um Judiciário autoritário. Só falta agora o STF editar o AI-6.
A Edição de “AIs” da vida, me parecem prerrogativa exclusiva dos Militares. O STF faz parte de uma de uma Tripé dos poderes democráticos. O processo de cassação de Deputado Dallagnoll já deveria ter sido indeferido desde sua candidatura. Apos toda a promoção e uso de prerrogativas públicas de seu cargo para ganhar capital polÃtico.
samuel fumou e não era do meu.
É bom lembrar o episódio com o deputado Márcio Moreira Alves em 1968 quando a Câmara dos Deputados recusou o pedido de cassação do seu mandato pedido pelo STF que era a favor do governo militar. A rejeição ao pedido de cassação de Marcio Moreira Alves ensejou a edição do Ato Institucional número 5 - o AI-5 que cassou ele e outros deputados. Como Márcio naquela época Dallagnol vai se tornando o sÃmbolo de resistência ao Judiciário. Só falta agora o STF editar o AI-6.
O golpe pode ser resumido a uma sórdida trama arquitetada entre o psdb, mdb e uma parte do judiciário que se deixou corromper. Aliado a esses três atores principais somaram-se a mÃdia e alguns partidos chacais. E quem perdeu foi o Brasil. Ainda que estejamos tentando retomar os bons caminhos, a perda que tivemos com esses aventureiros golpistas será muito difÃcil de ser reconquistada.
Inclusive, a nossa FSP participou disso.
O marqueteiro do Pt nem para ser original. Collor também disse que fora golpe. Basta pesquisar nos jornais da época, notadamente a Folhe de novembro de noventa e dois.
E Dilma pagou a conta por ter deixado as investigações andarem
Leia o livro ou ouça o podcast.
Dilma se reelegeu à s duras penas, provavelmente nem Lula venceria em 2018Â…o Brasil teria um governo legÃtimo de centro direita que se fosse exitoso manteria a alternância. O problema é que quiseram pegar o atalho. Atalho só é bom quando tem o Waze que tá “vendo” o que vc no carro não vê e te guia, mas não existe Waze para governo! Jogaram o Brasil no desconhecido e hoje está essa confusão que não tem previsão de acabar!!!
Isso foi uma reportagem?
Não há dúvidas que nosso paÃs desandou a partir da contagem de votos de 2014
Não tenho dúvidas que o Brasil começou desandar naquela contagem de votos de 2014.
Contestando resultado de eleições nacionais? Cuidado! PF pode ir no seu encalço.
Na politica vale quase tudo, agora para tentar destruir a oposição de esquerda no Pais utilizarem aquelo que é uma das maiores conquistas da humanidade, que é o poder judiciario, coopitar um juiz que vendeu a toga e depois blinda-lo para que se elegesse, eassim se mantivesse longe da justiça apos ter destruido a economia do Pais para beneficiar poderosos, ai ja é demais. Juiz que vende a toga por ambiçao politica, ai não
Lula 2 foi o inÃcio de um desastre, agravado pelas evidências da corrupção seguida pela incompetência da administração Dilma. Com sua queda esboçou-se uma recuperação econômica, em contraponto ao ódio dos petistas aos ditos interventores, saindo desse ninho de cobras para outros seguidos. Uma candidatura de centro poderá recolocar o paÃs nos trilhos.
Mas isso aà é o que estava nos áudios vazados do Romero Jucá: “precisamos estancar a sangria, com o Supremo, com tudo”. É o que foi feito! O STF, que hoje nos salvou da barbárie, participou de tudo, o Gilmar impediu o Lula de assumir ministério de Dilma para salvar politicamente o seu governo do golpe, o Fachin e o Barroso negavam todos os habeas corpus que alegavam parcialidade do juiz, o STJ anuiu com o processo viciado do Moro e TRF4. Todos apoiaram o chefe do quadrilhão do MDB.
Modéstia a parte, sempre falei isso aqui. A extrema direita envergonhada - psdb - de aecim deu um golpe parlamentar oportunista, unidos ao conspirador usurpador do temer por puro cálculo polÃtico; imaginavam se eleitos em 2018. Não se brinca com a democracia. Deram um golpe e tomaram golpe do povo. Hoje inexistem; perderam os votos para a extrema direita orgulhosa e espalhafatosa, enquanto a esquerda continua significante. Precisou um cientista polÃtico escrever a mesma coisa.
Nada foi provado contra Dilma. O impeachment foi por -pedaladas fiscais- e não por corrupção na sua rota e hepática análise. TÃpico bovino eleitor do bozó. Tá esquentando comida no microondas de 22 em 22 segundos até agora. E ainda fala em civismo de aecim! Kill me now.
E outra, eu acho que o Aécio foi de um civismo incomum, porque ele, mais do que ninguém, sabia onde estava a corrupção, até porque participava dela, mesmo estando à margem do banquete servido na esplanada. De forma que eu aplaudo o Aécio. Errou, mas foi corajoso para ferir quem estava matando o paÃs. No caso o Pt e sua gang.
Inventaram esse modelo citado abaixo Lula e Zé Dirceu, com apoio de Palocci Mantega e outros apaniguados...
Sua avaliação é rota. Havia corrupção estruturada em todos os setores da administração. Ministros do Pt vendiam até Medidas Provisórias pra formação de caixa 2. A corrupção na Petrobras foi a mais emblemática e chamou a atenção porque representava um modelo cleptocrático de gestão compartilhada com os partidos da base de Lula, que Dilma herdou. O Impeachment foi pensado pra mudar a direção dos acontecimentos, mas o resultado dessa transformação não seria previsÃvel. Hoje, seguimos em frente...
Precisamos falar da vaza jato
Acho que vale quase tudo, agora para tentar destruir a oposição de esquerda no Pais se utilizar aquelo que é uma das maiores conquistas da humanidade, que é o poder judiciario, coopitar um juiz que vendeu a toga é depois blinda-lo para que se elegesse e se mantivesse longe da justiça apos ter destruido a economia do Pais para beneficiar poderosos, ai ja é demais. Juiz que vende a toga por ambiçao politica, ai não
Ninguém pode ter uma opinião fora do que é aceito pelos lunáticos que eles já começam a se debater contra as paredes almofadadas que os cercam.
Em que tipo de Pais vivemos, um Pais de miseraveis onde uma minoria que se acredita mais ser humano que os outros mpoem por todos os meios, inclusive comunicação e religiosos, aquilo que acham ser o melhor em termos economicos para todos, e qualquer pensamento contrario tacham de comunismo. O Brasil é para menos de tres por cento, o resto morre em fila de hospital, ganha so para comer e por ai vai. A pior coisa do mundo é pobre que se acha rico e vota em quem destroe direitos sociais
Dilma se reelegeu com 4.1% de taxa de desemprego e o deficitde 2014 foram 50 bilhões. Em 2017 com o golpe e tirando bilhões da área social, com o teto de gastos, o deficit de temer foi de 189 bilhões.... ou seja, o golpe nos jogou no abismo e no colo do genicida!
Só se for idiota ou estar de má fé, ou ter interesses pra não ver o óbvio que o impeachement de Dilma foi um golpe parlamentar, já que não havia crime de responsabilidade, e foi comandando pelo usurpador temer, que negociou todos os ministérios e cargos de primeiro e segundo escalão antes do dia da eleição. Ponto final!!!!
Se vc apertou vinte e dois problema seu. Terás a vergonha eterna.
Não sou nenhum dos dois:apenas analiso a olhos desarmados de paixão polÃtica. Ao digitar o meu voto, em vinte e dois, não deletei a minha memória .Impeachment é processo polÃtico. Collor, pelo mesmo fato que deu ensejo ao processo polÃtico,foi absolvido no STF. E ele, Collor, disse que era golpe. Basta consultar a Folha de São Paulo de nove de novembro de mil novecentos e noventa e dois. Nem para ser original o marqueteiro do pt foi.
Verdadeiros corruptos derrubaram Dilma.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Pessoas como você, que estão na idade média, estão fora do poder nacional graças ao Nordeste, que mais uma vez salvou este PaÃs, juntamente com o STF e com Lula. Voltamos a ter democracia, com investimento em educação, em saúde, na cultura etc. Seu conceito de progresso é o que anda pra trás. Vá defender seus marginais lá casa do ca-ra-lho, não aqui.
Você defende seus marginais e milicianos de estimação e nem percebe porque virou um zumbi também. Mas você é minoria, perdeu em 2022 com a máquina à disposição, portanto não ganha mais. Graças ao Nordeste, ao STF e ao Lula nós continuamos a ter um paÃs democrático. Que raça essa sua! Não venha defender marginal e atacar o Nordeste aqui não. Você está na idade média, mas a maioria não! E ainda quer falar de progresso! Qual é, malandro, qual é?
Tire o Nordeste disso. O problemas das redes sociais e comentários em espaços como este da Folha está em dar voz a pessoas que não possuem educação e discernimento algum. Por isso que este paÃs nunca será uma nação estável do ponto de vista social e polÃtico. O Brasileiro quer sempre pôr a culpa no quintal dos outros pela erva daninha em sua grama e nunca olha para o próprio quintal. Temos um paÃs de covardes socialmente que se escondem atrás do anonimato da internet.
Estamos pagando a conta do erro de lula ao ungir a técnica, ele mesmo disse,Dilma. O pessoal coloca lula como se fosse um deus e jamais ter errado: errou, e muito!
Tu acha então que uma vitória do Aécio seria a solução? A maior desgraça de tudo nesse PaÃs foi o uso politico da Lava Jato disfarçado de combate a corrupção, a imprensa entrou cegamente numa trama de um Juiz que vendeu a toga em troca de um protagonismo politico.
Fico pensando em que tipo de Pais vivemos, um Pas de miseraveis onde uma minoria que se acredita mais ser humano que os normais impoem por todos os meios, inclusive de comunicaçãoe religiosos, aquilo que acham ser o melhor em termos economicos para todos, e qualquer pensamento contrario tacham de comunismo. O Brasil é para menos de tres por cento, o resto morre em fila de hospital, ganha para comer e por ai vai
Esse cientista é, no minimo, engraçado...Ele afirma que "tudo começou" com Dilma tentando barrar a corrupção...Que corrupção ? A corrupção já assentada no governo do seu antecessor e vazada por alguns setores da mÃdia...O resto é traição, é açodamento, é Lula abandonando Dilma...
Pelo contrário. Corrupção aparecia pq pela primeira vez estava sendo realmente combatida. Houve muito mais corrupção nos govs fhc e Sarney, mas mÃdia e extrema direita até gostava daquilo. Da mesma forma corrupção no gov bodonaro atingiu nivel extratosferico.
Estamos pagando as contas dos roubos, da corrupção e da gestão irresponsável dos governos do PT. E, quando tivemos a oportunidade de banir da vida nacional esse partido sinônimo de miséria, decidiu-se pela volta do chefão por ordem de quem tudo isso aconteceu.
Aliás, Temer foi o melhor governo do paÃs. E olha que só durou dois anos.
E muito dificil ver esse seu discurso miro. Rapaz olha que o temer fez, entregou todo nosso pre-sal e destruiu de vez a petrobras, ou vc esqueceu, destruiu a clr até o temer ninguem no Pais com mais de 21 anosa podia reveber menos de um salario minimo ele alterou a regracom a tal jornada intermitente. Fico pensando se so este ultimo escandalo das joias envolvendo bolsonaro tivesse ocorrido com algum governo não afeito ao "deus mercado"
Sim, Sr. Miro, é exatamente isso: os dois governos pós-impeachment foram a expressão mais acabada, transcendental e pura de governança imaculada. Parabéns!
Ótima entrevista, que desfaz o senso comum da inábil Dilma contra o super Cunha. A pesquisa também é valiosa para demonstrar o papel antipolÃtico da Lava-jato, bem à maneira da operação Mãos Limpas italiana. Quanto ao que veio em seguida, é preciso entender o impacto das novas tecnologias em nÃvel global no redesenho da representação polÃtica. Live e lacração são vocábulos de uma nova linguagem que vende a ideia de proximidade e contato direto, prescindindo dos antigos canais de negociação.
Nada de golpe, a lavajato acabaria chegando nos 300 micaretas ditos por Lula. Antes, os marajás do serviço público geraram Collor. Depois, os marajás petistas do mensalão geraram Bolsonaro. A orfandade do povo diante de uma classe desmoralizada sempre gera populistas inviáveis. Collor e Bolsonaro agora miram a prisão. E Lula saiu alforriado pelo STF, mas debate-se em uma luta destrambelhada para uma impossÃvel redenção via reconhecimento mundial para reabilitar sua biografia, tarde demais.
Comentário muito bom. Esses quatro anos serão de puro sofrimento. Governo sem planejamento e guerras intestinas destro do próprio partido.
A lava jato foi criada para destruir o PT , Lula e e Dilma , não importava o preço a pagar e os métodos. Acabou destruindo o centro e a direita . Com isso emergiu a extrema direita com o nazifascismo , autoritarismo e genocidas.
Nada de golpe, a lavajato acabaria chegando nos 300 picaretas ditos por Lula. Antes, os marajás do serviço público geraram Collor. Depois, os marajás petistas geraram Bolsonaro. A orfandade do povo diante de uma classe desmoralizada sempre gera populistas inviáveis. Collor e Bolsonaro agora miram a prisão. E Lula saiu alforriado pelo STF, mas debate-se em uma luta destrambelhada para uma impossÃvel redenção via reconhecimento mundial para reabilitar sua biografia, tarde demais.
Interessante o tema do Livro, parece dizer o que muitos já diziam à época, a classe econômica dirigente bresileira, a grande imprensa e outros , assim como em 64 abriram mão da Democracia e essa mesma calsse dirigente cimentou o terreno para a ascensão do neofascismo no Brasil e a mesma pagou e vem pagando caro, e lógico de quebra, todos nós!
Quem já esqueceu daquela reunião entre Sergio Machado da Petrobras e Romero Jucá? Quando esse ultimo proferiu a celebre frase "primeiro tiramos ela (Dilma) e depois estancamos a sangria da lavajato". É uma frase reveladora por sà só. Incompetencia à parte, tiraram uma presidenta legitimamente eleita, sem que ela tivesse cometido crime.
O PSDB nunca foi da base dos governos petistas. Portanto o seu papel era tentar mesmo balançar seu barco. O real problema foi o 'fogo amigo' do PMDB, PP, e outros partidos da então base da Dilma. Mudaram de lado porque a opinião pública virou. As manifestações de rua contra o governo eram colossais e os polÃticos dependem de votos desse povo para continuar lá.
Estamos pagando a conta por aquele que só pensa em si, em seu projeto pessoal de Poder.
Mário frase feita não. Frase analisada ao longo do tempo. Certo polÃtico sempre pensou em si, em seu projeto de poder. Basta analisar a olhos desarmados de paixão, seu inÃcio. Menciono apenas dois exemplos: expulsou quem votou nas eleições indiretas; convidou ou expulsou quem foi ser ministra de Itamar. Alexandre: com efeito!
Mais um comentario raso, feito com frase pronta. "Pensa em si" mas é democrata, respeita as regras e leis, conversa, negocia, constroà pontes (no sentido figurado e na acepção da palavra), promove crescimento economico, combate desigualdade social e respeita as minorias. Ou prefere aqueles que vieram depois de Lula, sem esse viés egoista do "pensa só em si" que se constituiram numa verdadeira tragedia
Lulão?
Quem errou sempre pensou em si, em seu próprio projeto pessoal de poder. Ungiu a Técnica, invés de alguém experiente do Partido: Marta, Tarso, OlÃvio, Viana, Benedita da Silva,experientes e governaram estados e uma Cidade .Em dezoito ,invés de pensar no Brasil,como sempre pensou em si e deu a vitória ao Ex. Tanto é que repetiu em São Paulo:deu a vitória ao Ex.Digitei meu voto Nele, mas, não deletei,o passado: só pensa em si. Brasil ? O que é isso? E Collor falou que era golpe:Folha de 9/11/92!
Obrigado a todos os que ejetaram esta excrescência da presidência. Podemos discutir a economia do perÃodo Lula mas, o suicidio Economico da Nova Matriz econômica e o rastro de desemprego e quebradeira que ela deixou são inegáveis. Tomou o segundo governo com a maior fraude eleitoral da história, em um uma campanha com um caixa 2 de R$800 milhões, segundo seu coordenador, Palocci. Só da Oderbretch foram R$130 milhões em propina segundo a Malu Gaspar. Foi muito tarde. Obrigado a todos os envolvido
A lavajato acabaria chegando nos 300 micaretas ditos por Lula. Antes, os marajás do serviço público geraram Collor. Depois, os marajás petistas geraram Bolsonaro. A orfandade do povo diante de uma classe desmoralizada sempre gera populistas inviáveis. Collor e Bolsonaro agora miram a prisão. E Lula saiu alforriado pelo STF, mas debate-se em uma luta destrambelhada para uma impossÃvel redenção via reconhecimento mundial para reabilitar sua biografia, tarde demais.
O pessoal deveria pensar mais. O Brasil paga a conta porque tem Alguém que só pensa em si, em seu projeto pessoal de Poder.
Por outro lado, se a excrescência não fosse ejetada, ela terminaria de destruir o Brasil e não terÃamos o atual mandatário.
E claro, trocar Dilma por Temer foi ótimo apenas o "andar de cima", beneficiado com o tacanho teto de gastos, a abusiva politica de preços da Petrobras e a desregulamentação trabalhista, o que explica a altÃssima impopularidade de Temer.
800 milhões? Alguém acredita em um número absurdo desses? Palocci preso a cada momento inventava uma coisa, tudo com o intuito de conseguir algum acordo de delação. Bale lembrar que as "doações" à campanha de Aécio, queridinho do empresariado, foram maiores que as recebidas por Dilma.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Estamos pagando a conta do impeachment de Dilma, diz cientista político Voltar
Comente este texto