Mônica Bergamo > Lula está ansioso e triste com dificuldades para governar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. José M Leal

    O problema do atual Governo (e da cumpanherada, é so observar os comentários) é achar que governar é falar mal de Bolsonaro. A campanha politica acabou. O brasileiro quer resultado, crescimento econômico, picanha, cerveja, inflação baixa, segurança e não lero-lero. Chega de Bolsonaro. Está na hora de Da Silva descer do palanque e começar a governar. O PT está aí pra melhorar a vida do brasileiro, e não pra alimentá-lo com fofocas e choradeira.

    Responda
    1. José M Leal

      José Antônio, engano seu. Lucro é taxado, em bolsa, empresas e pessoa física. O que não é taxado é dividendo. O Brasil é o país com uma das maiores cargas tributárias do mundo. E Lula quer aumentar ainda mais, sufocando economia. Em vez de auditar dívida, tinha que auditar a corrupção, que serve para criar os bilionários do serviço publico. Tentaram isso com a Lava Jato e o cabeça da corrupção é hoje Presidente da República.

    2. José Antônio

      Converse com os mais ou menos 412 camisas amarelas do Congresso para ver se eles aprovam a taxação de lucros e dividendos ( Brasil e Estônia são os únicos países do mundo que não taxam lucros e dividendos.) e se aceitam também uma auditoria na dívida pública. O PT ( Partido DOS Trabalhadores ) e outros partidos progressistas aceitam auditar a dívida pública anteontem. Sabe quando os partidos dos 412 camisas amarelas aceitarão essas propostas? Nun... Por que será?

    3. leonardo oliveira

      Lula não sai do palanque , não sabe e não quer governar .

    4. Andre Moraes

      José, essa é uma meia verdade. Apesar do Lula errar em mencionar o nome do anti-ser e isso é um grande erro; é preciso ser claro que existe um dificuldade de dialogar com o legislativo e isso atrapalha a efetividade do seu governo. Não dá para as instituições de Estado, capturadas no último governo, esquecerem Bolsonaro; elas precisam mostrar que quem comete crimes, principalmente contra o Estado Democrático de Direito, precisam ser didaticamente punidas sob risco de que isso volte a acontecer.

  2. Rui Furtado

    A realidade politica de hoje e' bem diferente daquela de 2002 e 2006: midias sociais disputam as narrativas com outros meios de difusao de informacao, o congresso e' hostil, a direita nao tem mais vergonha de sair do armario, compra de votos do congresso se tornou mais dificil, a realidade economica nao e' favoravel. Votei nele e torco para que faca um bom governo (O Brasil precisa), mas honestamente acho que nao vai rolar.

    Responda
  3. COLOMBO MELO

    Nos governos anteriores do Lula, o mundo inteiro estava navegando em mar de almirante e voando em céu de brigadeiro. Foi o maior milagre econômico mundial dos últimos 100 anos. Argentina, Venezuela, Brasil, todos os emergentes estavam muito bem, e seus líderes no auge da popularidade. Era outro mundo, outro cenário.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Quando o Lula foi eleito em 2002 assumiu um País com 600 bi de dólar de dívida externa triplicada pelo FHC, dólar a quase 5 reais, que mar de Almirante é esse?, só se for na terra plana, outro mundo foi depois cara pálida fomos a sexta economia do mundo

  4. Diva Negri

    Muita ingenuidade pensar que os perdedores facilitassem para o governo! Do Brasil, eles só querem o dinheiro e poder!

    Responda
  5. Luiz Guimaraes

    Há muita gente com saudade do presidente que fez bravatas e brincadeiras com a dor alheia, saudade do ex juiz da cia e do seu promotor escoteiro. Todos prontamente dispostos para o que houve de mais tosco no Direito e no jornalismo na história do país. Com a contribuição de pareceres, sentenças, acórdãos, editoriais, colunas, matérias, artigos etc... Gente que, provavelmente, vibrou naquele domingo, 8 de janeiro. Gente de Bolsonaro ou do pouco sério Ciro. Houve uma eleição, perderam.

    Responda
  6. Luiz Guimaraes

    Há muita gente com saudade do presidente que fez bravatas e brincadeiras com a dor alheia, saudade do ex juiz da cia e do seu promotor escoteiro. Todos prontamente dispostos para o que houve de mais tosco no Direito e no jornalismo na história do país. Com a contribuição de pareceres, sentenças, acórdãos, editoriais, colunas, matérias, artigos etc... Gente que, provavelmente, vibrou naquele domingo, 8 de janeiro. Gente de Bolsonaro ou do pouco sério Ciro. Houve uma eleição, perderam.

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Fora Lula.

  7. Antonio Neto

    Ninguém esperava nada além do que acontece. Só ele. Mesmo com todas as ressalvas conseguiu-se, ao menos, libertar uma nação sequestrada. Aprendi muito com Bolsonaro. Eu achava que a esquerda era ruim. Bolsonaro me ensinou que a esquerda chega a ser romântica diante de um fascismo vivo, como em 1930. Ainda falta condenar Bolsonaro e eliminá-lo politicamente com apenas uma arma: a verdade.

    Responda
  8. COLOMBO MELO

    Já estou antevendo alguma ação desesperada dele, drástica, trágica, com carta "testamento ao povo brasileiro" e um auto-sumiço traumatizante.

    Responda
  9. Flavio Ferrando

    Lula parou no tempo, o mundo mudou. Ele é um presidente Orkut, numa era whatsapp. O congresso continua fisiológico, mas agora tem o poder de pressionar o executivo. O tempo mudou e o PT não. São problemas novos, em uma realidade mais rápida. Metade do país desaprova, Lula, foi o que as urnas disseram, mas ele e o PT não querem ouvir.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Gilmar, obrigado por achar que votei no ano passado. Infelizmente, dos quatro candidatos com chance, não votaria em Simone Tabet porque não conheço o conjunto da obra. Não votaria em Ciro Gomes, Lula, ou Bolsonaro, porque conheço o conjunto da obra. Além do mais tenho que viajar 8h (ida e volta) para o consulado do Brasil, só FHC em 98 valeu a pena.

    2. Gilmar Maghenzani

      Bom era o inominável porque não votou em outro pessoa

  10. PAULO CURY

    esqueceu de ler jornal nestes 12 anos, o mundo kudou, o brasil mudou e só ele não viu, surfou na onda deixada pelo malan, agora o posto ipiranga não deixou gordura para queimar, como ele só governa comprando votos, não sabe o que fazer, voltou a ser o sindicalista sem sindicalizados, ou seja nada.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vai se informar pq o Malan triplicou a dívida externa e fez o dólar a cinco reais, que gordura é essa?

  11. marcos fernando dauner

    Ninguém é eterno e "Tudo tem o seu tempo determinado . e há tempo para todo o propósito " Eclesiastes, capítulo três . Avalio que, para satisfazer a Janja e os demais sedentos que o cercam , ele está destruindo seu passado .

    Responda
  12. PAULO CURY

    esqueceu de ler jornal nestes 12 anos, o mundo kudou, o brasil mudou e só ele não viu, surfou na onda deixada pelo malan, agora o posto ipiranga não deixou gordura para queimar, como ele só governa comprando votos, não sabe o que fazer, voltou a ser o sindicalista sem sindicalizados, ou seja nada.

    Responda
  13. Neli de Faria

    Ah, que doçura... ! Criticava quem deixou um Paraíso nas Finanças para governar e torrar dinheiro público em copa do mundo, olimpíadas, indenização e pensão para ex-jogadores de futebol,propagandas autopromocional...! Se tivesse , à época, plantado no presente para colher no futuro, o Brasil não teria persistido nesse eterno subdesenvolvimento. E na campanha não disse que iria resolver tudo? Pois, resolva!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Ao digitar o voto em lula, não deletei meu senso crítico, meu conhecimento em História, inclusive do partido, e nem o bom senso. Lula governou o Brasil dezesseis anos, se tivesse plantado algo duradouro era para estar colhendo hoje . O eterno subdesenvolvimento não é só dele, mas, nos últimos quarenta anos é mais dele pelo tempo que governou... ! Ou ele não era Dilma e Dilma não era ele? Gastos desnecessários, invés de plantar para colher no futuro.

    2. Neli de Faria

      Ayer: não é esforço. Há muito teclo no mesmo diapasão. Votei para lula por minhas crianças da Fauna, da Flora, por aquilo que nem ele, nem bolsonaro tem: amor ao Brasil. Lula sempre pensou em si, em seu projeto pessoal de poder. Vou ao passado: convidou a sair do partido quem votou nas eleições indiretas contra o Maluf; convidou a sair quem foi ser ministra do Itamar. Convidou a sair quem votou contra a sua Draconiana reforma da Previdência , origem do psol.

    3. Neli de Faria

      Ayer votei nos dois turnos de vinte e dois para Lula.Se acompanhasse minhas manifestações aqui, saberia que antes do primeiro turno declarava voto em Lula, pela primeira vez na vida. Votei para ele porque bolsonaro foi terrivelmente mau presidente. Se tivesse sido apenas mau presidente, como fora mau militar, teria anulado como o fiz em dezoito.Não atribuí a lula o subdesenvolvimento, mas, a todos os oportunistas que fizeram obras inúteis, para ficarem na História.

    4. Ayer Campos

      Reconheço o esforço perseverante da comentarista para formular criticas (nem sempre justas) a malfeitorias de agentes públicos, mas é evidente que afirmar 'a bovídea dicotomia Lula-Bolsonaro' contradiz o declarado voto (otimista) em Lula no segundo turno; assim como é desavisado atribuir contribuição dos governos Lula à perpetuação do subdesenvolvimento nacional. Salta aos olhos que não dá pra comparar os delitos e calamidades do governo JB com as promessas de Lula avaliadas como incumpridas.

    5. Neli de Faria

      Estava indo à Igreja rezar pelo bem do Brasil ;retornei-me para responder ao Ayer! Minha manifestação é despida de qualquer preconceito,apolítica e objetiva. Tanto é objetiva que aplaudo, até aqui, o hercúleo trabalho do Lula na Amazônia por minhas crianças da Fauna e da Flora. Não sei o que é pret a porter: me foi dito por uma aeromoça da AirFrance:eu era a vergonha da Aliança Francesa.,brincou e era realidade. No primeiro:recebeu a Economia certinha do fhc: na reeleição votei para Zé Maria.

    6. Ayer Campos

      Pense bem, Neli: tem certeza de que seus argumentos aqui seguem uma lógica apodítica, assentada em fatos? Ou trai preconceito elegantemente adornado com idealismo 'prêt-à-porter'?

  14. ELDES JOSE MATTIUZZO JR

    Saudade de uma herança maldita, né, minha filha?

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Agora ele deve ter saudade do governo que recebeu de FHC. O país estava na direção certa, e as coisas estavam melhorando. Mas os governos do PT criaram o monstro Bolsonaro, houve uma liberação de uma extrema direita esdrúxula. "A toda ação exite uma reação de mesma intensidade em direção oposta."

  15. Nelson Vidal Gomes

    Lula deveria se concentrar em sua vida pessoal cuja informação de felicidade nos felicita a todos e deixar o Brasil ser igualmente feliz, sem ele e sem Bolsonaro. É evidente que a dificuldade de Lula e do seu PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), não é para governar e sim de enganar. Os tempos são outros. Namastê!

    Responda
    1. Neli de Faria

      E começa a torrar dinheiro público em propagandas autopromocional.

  16. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. Mario Kurtz Filho

    E além disso: 580 dias de isolamento social, no claustro, é difícil de superar...

    Responda
  18. Andre Moraes

    Leio comentários dos bolsoafetivos e percebo o tamanho de sua infantilidade e irracionalidade. Comportam-se como crianças mimadas, zombam de absurdos; Lula não quer o congresso para distribuir armas a narcomilicianos, nem pra anistiar contrabandistas de ouro e madeira; nem para legislar para falsos pastores que vilipendiam o nome de Deus; nem para aprovar políticas de extermínio de florestas e indígenas. Lula quer uma sociedade justa com serviços públicos dignos;até o progressismo ficou de lado.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Rodrigo, me sinto bem confortável em te dar aula sim; você é um dos alienados por ideologia, e me acusa do que é. Todas, absolutamente todas as olimpíadas e copa do mundo tiveram problemas. O caso de Cuiabá é uma das vergonhas em que gestores deveriam ter sido responsabilizados. Você diz que eu sou lobotomizado, mas você pega a maçã podre, e contamina todo o cesto; te afirmo, isso é de uma estupidez colossal. Mas enfim, fique a vontade em ficar replicando os mesmos argumentos como um papagaio.

    2. Rodrigo Andrade

      André além de ignorante, é pedante! Se acha na posição até de dar aula por aqui, uau! É um ser lobotomizado pela ideologia. Se acha que Copa e Olimpíada "aceleraram" alguma coisa por aqui além da corrupção e mau uso do dinheiro público, deveria pesquisar mais! Por exemplo, O VLT de Cuiabá que depois de bilhões torrados, agora está tendo seus trilhos arrancados, os trens e vagões apodrecendo. Esse é um pequeno exemplo de muitos Brasil afora

    3. Andre Moraes

      José, essa é uma meia verdade. Apesar do Lula errar em mencionar o nome do anti-ser e isso é um grande erro; é preciso ser claro que existe um dificuldade de dialogar com o legislativo e isso atrapalha a efetividade do seu governo. Não dá para as instituições de Estado, capturadas no último governo, esquecerem Bolsonaro; elas precisam mostrar que quem comete crimes, principalmente contra o Estado Democrático de Direito, precisam ser didaticamente punidas sob risco de que isso volte a acontecer.

    4. José M Leal

      André, o problema do atual Governo é achar que governar é falar mal de Bolsonaro. A campanha politica acabou. O brasileiro quer resultado, crescimento econômico, picanha, cerveja, inflação baixa, segurança e não lero-lero. Chega de Bolsonaro. Está na hora de Da Silva começar a governar. O PT está aí pra melhorar a vida do brasileiro, e não pra alimentá-lo com fofocas.

    5. Andre Moraes

      Neli, em momento algum disse que não devam ser cobrados e nem que sejam idolatrados. A cobrança precisa ser feita com a realidade dos fatos; existem argumentos pró e contra olimpíadas e copa do mundo, e muitos estão certos (não teremos unanimidade) e o mesmo ocorre com relação a Tropas do Haiti. Plantar o futuro, entendo que isso é feito com investimento em educação, P&D e Infraestrutura; e seguramente os governos petistas foram os que mais fizeram por esses temas.

    6. Neli de Faria

      Existem vidas Inteligentes no Brasil fora da bovídea dicotomia lula e bolsonaro. Digitei meu voto em Lula, mas, não deletei minha memória, inteligência e senso crítico. Político é para ser cobrado, não idolatrado. E ao mencionar copa do mundo, olimpíadas, acrescento tropas no Haiti, indenização e pensão para ex jogadores de futebol: ele, para se engrandecer, só olhou o presente. Não plantou para o futuro, por isso o Brasil continua no eterno subdesenvolvimento.

    7. MARTA JACOB

      André, gostaria de parabenizar você pela maneira sucinta e precisa de descrever os dois governos, sem ofender, sem usar palavras de baixo calão. O resumo do atual governo parece modesto mas engloba um esforço hercúleo para reverter pelo menos parcialmente a destruição generalizada do arcabouço social desde o impeachment da Dilma. Minha alegria inicial com a eleição também se transformou em preocupação.

    8. Andre Moraes

      Mas me conforta você não ter desmentido os fatos que trago sobre o Joinha. Já estamos evoluindo no debate. Fique na paz.

    9. Andre Moraes

      Rodrigo você ainda insiste nessa narrativa de Olimpíadas e Copa do Mundo. Vocês não mudam o discurso. Você pode até questionar a maneira como o planejamento dos serviços foram conduzidas, mas atacar os eventos e os diversos benefícios trazidos aceleradamente para o país é de uma estupefez assustadora. Eu poderia te dar uma aula sobre isso mas o espaço é curto. Então, a dica é que quando não se domina um tema, o silêncio é uma dádiva.

    10. Rodrigo Andrade

      Conta outra! Se quisesse isso de verdade, não tinha trazido Copa e Olimpíada pro Brasil (entre outras megalomanias) com seus bilhões usados/desviados e sim colocado todo esse dinheiro em escolas e hospitais. Mas eles acham ótimo que ainda existam inocentes que pensam como você.

  19. Marcos Benassi

    Não é de se estranhar; o contrário, o seria, e não pouco.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Esta contida e circunspecta manifestação do estimado comentarista revela a gravidade da situação - e não pouca...

  20. NACIB HETTI

    Hoje em dia é mais difícil administrar um lupanar!

    Responda
  21. MARIA F LUPORINI

    Lula está sempre feliz e alto astral, os seguidores do zap do Carluxo não sabem porque não o seguem. E a jornalista tem que comer, a mando do patrão

    Responda
  22. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    Não tem dinheiro na caneta para corromper, a "habilidade política acabou ! Pede para sair ,deixa com Alckimin e vai tomar azulzinha para dá conta do recado !

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, que perspicácia e gentileza. Admirável.

    2. MARIA F LUPORINI

      Rsrsrs, sonha

  23. MARIA F LUPORINI

    O choro continua livre. Lula também. Este governo está infinitamente melhor do que o anterior e assim que o bolsonarista CN sair do Banco Central ninguém segura.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      kkkkkkk. Me indica o que você usa, também gostaria de escapar a realidade assim!

  24. Ricardo Pereira Ignacio

    A Janja resolve junto com o poste !!! To tranquilo

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Machismo rsrs. Chora mais. Os ministros são excelentes e isso daí é mais uma fofoca da Folha, coitada da Mônica Bergamp, precisa escrever o que manda o patrão. Os cães ladram e a caravana passa. Tem menos de Cinco meses e tanto já foi feito.

  25. Regina Silva

    Se Lula está triste e decepcionado, imagine nós, pobres mortais, que ainda por cima nem estamos apaixonados pela Janja.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Milhões estão ótimos e felizes. Imagine os paulistas, escreva aqui o que o Tarcísio fez até agora? Depois escreva o que o Zema fez até agora. Depois, o Rato Jr. E aí chora, porque o choro é livre. Fofoca pura, sem fontes, da Folha, a mando do dono.

  26. MARIA F LUPORINI

    Ele é forte. Sabia que o país estava completamente destruído. Vai superar tudo como sempre superou.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Sim. Ele tem uma vida inteira de luta. Nunca foi fácil. Uma infância que destruiria a maioria de nós. Preso na ditadura. Preso no segundo golpe já velho. Agora enfrenta um período em que no mundo ainda sacode o terremoto da extrema direita, onde por aqui chegou a demolir o país. Tendo os principais veículos de imprensa liberal tentando desestabiliza-lo, folha na vanguarda. Coroando tudo isso, metade do país alienada ainda chorando a perda do estrupicio facista. Não me lembro de ninguém mais fort

  27. Ricardo Pereira Ignacio

    Pois é !!! Antes os cofres estavam cheios devido às privatizações e o mercado externo comprava tudo !!! Agora tem que mostrar competência

    Responda
  28. Maria jose dos santos

    O nosso presidente tem que por os pés no chão e vê que a vida hoje não igual à 10 anos atrás. Ele tem 3 grandes Ministros atualizados com o nosso tempo Simoone Dino.e Hadad..O Banco Central não é dele.e autônomo.e agora não pode baixar os juros Campos Neto e apenas o presidente do Banco se baixar os juros agora a inflação vai disparar .Assiste O programa Camihos presidente na CNN com Abilio Diniz ..

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Assiste o Icl com o economista Eduardo Moreira. E leia André Roncaglia.

  29. Alberto Melis Bianconi

    Claro que a situação pode estar pior do que ele esperava, mas não acredito que não tenha se dado conta de que, desta vez, assumia um país conflagrado, com uma zelite que, em sua maioria, não embarcou na proposta de frente única. De todo modo, sempre foi difícil, porque o sistema chamado de presidencialismo de coalizão é disfuncional, com o Congresso se opondo em troca de demandas pontuais (as emendas). Gostaria que moderasse sua expectativas e investisse em mobilizar para alterar o sistema.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Sabia e sabe. E está fazendo um governo muito melhor do que o anterior. E não sente nada disso. É mais uma do dono do jornal para criar factoides.

    2. Maria jose dos santos

      Presidente assista programa Caminhos na CNN todo dia as 22.30 com Abilio Diniz.Relaxa e vê essa temporada .hoje e o Arhtur Lira.

  30. Marcelo Albuquerque

    Ultrapassado, não estamos na idade das cavernas.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Com bozo estávamos onde cara pálida?

  31. JOSE LINO DA SILVA

    Ele achava que tinha recebido uma herança maldita do FHC. A maldição é o que tem agora. Tem que se mostrar grande para além de palanques e salões.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Quem fazia sucesso em salões era FHC. E se a herança maldita não vem diretamente de FHC vem de termos atravessado a pinguela que ele apoiou: governo Temer e seu desfecho lógico: Bolsonaro.

  32. marcos fernando dauner

    nenhuma novidade nisso. deveria ter avaliado melhor e deixado de entrar nessa canoa furada. o país está quebrado e ele, idoso. .

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Idoso e muito bem. E tem assessoria e ministros ótimos. Isso é mais fofoca da Folha. Ele já fez muito por quem precisa e fará muito mais.

    2. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

      O presidente Lula ama este país. É um desafio que ele tem que enfrentar porque tem esperança e está determinado a isso

  33. MATILVANI MOREIRA

    Quando percebe as diversas limitações que tem para fazer valer a sua vontade —hoje maiores do que em seus dois mandatos anteriores. Será que tem algo a ver com o mensalão, o petrolão, a secretária, o sítio, o triplex, os parafusos?

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

      Matilvani você não se localizou no tempo. Todos os processos que a república de Coritiba montou ele está livre. Tem que ler mais notícias atuais e confiáveis

  34. Ayer Campos

    Todos os ingredientes do 'script' de uma tragédia. Lula se encaminha para protagonizar um figurino próprio de livros de História: pensa e age como se fosse um idealista forjador de mudanças profundas e imperativas, mas suas circunstâncias podem levá-lo ao embalo do destino que (já?) pressente - transformar-se num chefe de Estado expletivo e decorativo, talhado para o emblema de "conciliação e união nacional" de que a roda viva liberal-capitalista precisa para se legitimar.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Lula sempre foi um idealista, que as vezes errou, julgo que sim, mas que já forjou mudanças profundas (nunca impositivas) na história do país. A roda viva, que pouco se licha se a julgam liberal capitalista, sempre pode esmagar qualquer pretensão. Mas Lula nunca se livrará da má vontade e da inveja vingativa das zelites frustradas de |Banânia.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      É o retrato que eu também percebo. Um texto enxuto e de fino linguajar . Parabéns!

  35. Rodrigo Andrade

    Sim, a realidade de 2023 é muito diferente de 2003, onde entravam rios de dinheiro no país, o que mascarou a incompetência petista por 10 anos até tudo vir abaixo. Lula nunca foi estadista, somente um oportunista e a falta de plano pro país mostra isso.

    Responda
    1. Alexandre Santos

      Eu estaria comemorando até a falta de plano, que não é verdade, ao plano de destruição de tudo que era civilizado que tivemos nos últimos 4 anos.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.