Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lucas Almeida

    Tarcisio de Freitas

    Responda
  2. Devanir A Merengué

    Não espanta que existam semelhanças: a mesma extrema direita ignorante, reacionária e violenta com os mesmíssimos protocolos de destruição das instituições e do uso massivo de fake news. Mas acredito no acaso e em alguma sanidade humana. Mais no acaso...

    Responda
  3. Ney Fernando

    A situação do bolsonaro aqui é pior. Trump não foi flagrado embolsando jóias que valem milhões, nem fraudando registros de vacina, nem recebendo as rachadinhas que foram depositadas na conta da Micheque.

    Responda
  4. Paulo Silva Barbosa

    Acontece que nos estados norte-americanos que votam normalmente em candidatos democratas nunca engoliram e nem engolirão as estripulias de Trump , fora que o eixo Boston, Nova York e Filadélfia a elite intelectual , não aceita este candidato como sendo sério para comandar o destino do país, Como disse uma deputada californiana , dependendo do estado , jamais irá voltar a Casa Branca .O tempo dirá !

    Responda
  5. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    A grande diferença é que lá tem dois partidos que se revesam no poder. Aqui há o centrão que está sempre no poder independente de quem seja o eleito. Ou seja, aqui o líder é descartável , substituível

    Responda
  6. sergio ribeiro

    A coisa não é tão simples assim. Outro dia saiu um artigo nesta mesma Folha mostrando que parte da mídia americana já está planejando mudar a estratégia com Trump e explorar as mentiras que diz ao próprio eleitor. Já Bolsonaro cada vez mais se enrola mais nas próprias mentiras. Muita gente já viu o óbvio: que se trata de um santo do pau oco, um político picareta como muitos.

    Responda
  7. Josimar Agastão Ferreira

    Excelente análise!

    Responda
  8. Luiz Antônio I

    Líder moral para quem não tem moral, tipo, gado.

    Responda
    1. Marcelo Moreira Cunha

      Exatamente nisso que pensei ... o bozo "líder mora" kkkkk ... vai dormir, Joel

  9. José Cardoso

    O Bolsonaro pode até ser candidato, mas se o Lula conseguir manter a inflação próxima de zero até o final de seu mandato ele não tem chance. O risco é jogar gasolina no incêndio com a liberação da gastança.

    Responda
  10. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Lider "moral". Faltaram as aspas. Com esses dois, como falar na evolução das espécies?

    Responda
  11. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    Vai ser realmente um desastre para direita ,se isso acontecer!

    Responda
  12. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Para nossa sorte, temos no Brasil a lei de ficha limpa, o que torna o paralelo com Trump assimétrico. A dita torcida passa a ser fé, pois o cara fez tanta besteira que certamente será condenado em uma delas.

    Responda
  13. eli moura

    Nos penicos de niemeyer no congresso tem o que espera ter em penicos. Foi o povo que os encheu, resultado de uma prisão de ventre causado por um ódio induzido. Este mau estar vai passar. Somos miscegenados, temos carnaval e adoramos a informalidade. O Brasil não é culturalmente conservador, nem agora nem nunca.

    Responda
  14. José Bernardo

    O artigo é torcida sim, embora diga que não, e precisamente por dizer que não isto fica claro - qual a necessidade de dizer isso, se fosse análise séria e não torcida? Melhor seria, para o autor e para os leitores, se esta postura fosse assumida e não disfarçada...

    Responda
  15. Ricardo Botto

    "O cérebro do imbecil não é um cérebro vazio, é um cérebro atulhado, onde as ideias fermentam em vez de serem assimiladas, assim como os resíduos alimentares num cólon invadido por toxinas." (Georges Bernanos - A FRANÇA CONTRA OS ROBÔS)

    Responda
  16. Jorge Luiz

    Essa turma seguirá cada vez mais patética e ridícula com seus pacotes de mentiras infinitos.. A maior de todas é o patriotismo. Aqui no Brasil ficou claro que o plano patriota da extrema direita era lotear, usurpar, destruir e conflagrar todo o país, para dps assistir tudo a partir de confortáveis condomínios na Flórida, um neocolonoalismo descarado...Ninguém merece!!

    Responda
  17. Cristiano Jesus

    Há um princípio que eu concordo incondicionalmente, qual seja, o foco deve ser as instituições sociais, as quais devem ser éticas e justas, e não as pessoas. Relativamente às pessoas, lembro da série Walking Dead e do filme A Estrada que mostram a ação do bicho homem quando está livre dos constrangimentos impostos pela civilização. Por isso nunca estaremos livres da crueldade e agora que passamos por um enfraquecimento das instituições, só nos resta recuperá-las para voltarmos a ter paz.

    Responda
  18. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Penso que Bolsonaro conseguiu uma situação inedita no país, ele despertou a boiada, uma cultura maléfica que sempre existiu no Brasil, mas agia de forma subterrânea porque temia transparecer suas maldades. Bolsonaro deu uma espécie de passe livre para essa gente, que agora se declaram bolsonaristas com muito orgulho. A maldade foi oficializada no país, pouco importa o destino político de Bolsonaro e seus filhos herdeiros dessa anturragem.

    Responda
  19. Flavio Colker

    A Direita brasileira é tão ruim, mas tão ruim.. que sua unica opção é um delinquente, ignorante, criminoso mequetrefe e sua familia, todos intimamente ligados as milicias; aquelas responsaveis pela falencia da Light.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Vivo repetindo isso, inclusive em comentário hoje. Permita o pitaco ao comentário do colega, mas o que é e sempre foi muito ruim se tornou bem pior com o Bozo.

  20. Flavio Colker

    A idéia do artigo é interessante e crítica a extrema direita porem está mal articulada.

    Responda
  21. Hercilio Silva

    Tenta golpe de estado e não é punido. Pode se candidatar de novo. Usar a democracia pra acabar com a democracia. Os exemplos históricos são muitos.

    Responda
  22. Bruno Araujo

    É isso o que o Brasil precisa ver florescer novamente: uma direita minimamente inteligente, democrática, constitucionalista e que atenda aos anseios populares ao mesmo tempo. Afinal, se teve um espetro político desacreditado foi aquele que conhecíamos como direita liberal até o impeachment de Dilma Roussef. De lá pra cá, tivemos o maior acidente da nossa história política em 2018 e, de forma inesperada por muitos, o retorno épico de Lula (podem alguns não concordar, mas foi épico sim!).

    Responda
  23. Fernando Alves

    A "direita liberal" vai votar em peso no Bozo. Vão ficar com esse discursinho e na hora da eleição, independente das opções, vão lacrar o número do candidato fascista na urna, pois são todos fascistas no armário.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Não vai acontecer nem uma coisa, nem outra. A "direita liberal" que monopoliza o colunismo dos jornais vai começar a argumentar que "não é bom tirar o Bozo da disputa, que ele tem que ser derrotado na urna". Quando é de esquerda, celebram a prisão eleitoreira do candidato que liderava as pesquisas e quando ganha, ficam semana sim semana também falando em impeachment

    2. Bruno Araujo

      Mas são minoria. Ainda mais com a inelegibilidade e possivelmente cadeia para o ator principal. Tá fácil pra essa turma não, por mais que nas fake news eles tentem passar a ideia de tranquilidade. A CPMI será a oportunidade para jogarmos a pá de cal sobre esse movimento que não deveria nem ter nascido.

  24. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Como diziam os filósofos gregos: tá osso!

    Responda
  25. José Roberto Pereira

    Claro que é torcida, minion neoliberal dissimulado. (provas no Roda Viva com Manuela D'Ávila)

    Responda
  26. José Fernando Marques

    Não concordo com os ataques ao colunista. O que ele diz faz sentido. E, ainda que não fizesse, discordem sem baixar o nível, por favor.

    Responda
    1. Alcides Castro

      Os estragos causados por Bolsonaro deveriam ser objeto de repulsa.

  27. Alcides Castro

    Véi do céu...é falta de pauta(deu até rima!), pouca inspiração, preguiça? Qual é a jogada? Que josta de texto!!!

    Responda
  28. eli moura

    Ainda que trump fosse preferido de cinquenta por cento dos republicanos a chance de ele ser escolhido candidato, pelo risco institucional que ele representa, eh nula, vão se multiplicar as acusações e denúncias. Sem chances para Trump para Bolsonaro então nem pensar.

    Responda
  29. Marcelo de Souza

    Dizer o que de um jornal o que tem este tal Joel como comentarista! A falência do jornalismo brasileiro se apresenta sem qualquer vergonha! Eis o fim do jornalismo sério, inteligente e pensante o que sobra é o resto do resto.

    Responda
    1. eli moura

      Quebra de contratos com quem cara pálida aí de baixo? Vc tem contratos com governo Bolsonaro e temer? Eh um dos executivos que sextuplicaram os salários sem apresentar nada? A única produção constante no Brasil e de soja violência e miseráveis. Nos penicos de niemeyer tem o que se espera em penicos.

    2. Leão Machado Neto

      Pelo contrário, achei o texto dele muito pertinente e inteligente. Concordo que nosso Congresso é fraco e tende à direita, mas como disse Nouriel Roubini, será esse Congresso conservador que impedirá que o PT faça do Brasil o que bem quiser. Será esse Congresso que evitará retrocessos como a desestatização da Eletrobrás, o fim da independência do BC. e a quebra de contratos.

    3. celso callegaro

      Mal-educado!