Educação > Brasil fica entre os últimos em prova internacional de alfabetização com 65 países Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Enquanto o Brasil não tiver uma verdadeira polÃtica, de fato, para a educação, seremos uma tragédia neste quesito. Lembrando do porque a Coréia do Sul se tornou o que é hoje. Depois da Guerra da Coréia (1950-1953) o paÃs se separou e ficou destroçado. A Coréia do Sul não tinha nada: recursos naturais, industrialização ou bom nÃvel da educação. Decidiu investir na educação de seu povo. O resultado aà está.
Isto explica o resto! Talvez federalizar o ensino fundamental ajudasse, já que sabemos o péssimo nÃvel de prefeitos eleitos, incapazes de cuidar da educação.
Brasil e ótimo em ficar para trás em tudo e nem se importa.
O ensino fundamental é responsabilidade constitucional dos prefeitos, o ensino médio, dos governadores, e o ensino federal, dos presidentes da República. É preciso, acima de tudo, cobrar prefeitos e governadores, nessa questão. Principalmente, exigindo o ensino de tempo integral, q é o que faz a grande diferença de noss otraso em comparação com os paÃses mais adiantados. Ensino fundamental e ensino médio de 8 horas diárias, 2 ou 3 refeições diarias e com professores bem pagos e preparados.
O ensino fundamental é responsabilidade constitucional dos prefeitos, o ensino médio, dos governadores, e o ensino federal, dos presidentes da República. É preciso, acima de tudo, cobrar prefeitos e governadores, nessa questão. Principalmente, exigindo o ensino de tempo integral, q é o que faz a grande diferença de nfaz oatraso em comparação com os paÃses mais adiantados. Ensino fundamental e ensino médio de 8 horas diárias, 2 ou 3 refeições diarias e com professores bem pagos e preparados.
A atual geração carece de habilidades de estudo, desconhecendo a verdadeira essência desse processo e apresentando falta de foco. É essencial uma reestruturação imediata do sistema de ensino, proporcionando aos estudantes um projeto de vida e a capacidade de aprender a aprender.
Que Tristreza
Governos sem vergonha. Todos. A única solução viável para o paÃs é educação. Todos falam isso em busca de votos, mas na prática o resultado está aÃ.
Em vez de estudar como fazÃamos a algum tempo atrás , hoje alunos e professores so querem lacrar .
Cuma é pocivel iço?
Que blza!
Brasil entre os piores, como sempre. Nenhum governo tem interesse em melhorar a educação, pois sabe que, se fizer isto, o povo fica atento e não vota mais nessa gente.
Ao longo de décadas, o ensino vem perdendo conteúdo. Professor também é ser humano e muitas vezes é tentado a optar por uma vida melhor e ir onde se paga melhor... Confusão e reformas no sistema de ensino parecem jogar os menos afortunados no túnel do analfabetismo, miséria, maior concentração de renda e a construção de uma muralha de castas intransponÃveis. Devemos refletir como foram as gestões e seus resultados nos últimos 40 anos. Parece um plano arquitetado... Uma lástima!
O PT precisa descer do palanque e começar a governar. As eleicoes acabaram e o PT agora é governo. Enganam-se se pensam que vão continuar a entreter o Povo brasileiro servindo "Bousonaru" no cardápio. Cerveja é picanha nos nao temos, mas vai aà um "Bousonaru" grelhado, com uma farinhazinha, e um copo d'água.
Pois o governandor de São Paulo, como bom bolsonarista que é, contratou um empresário para secretário da educação. Fechou mais de trezentas escolas e colocou os pobres em três turnos em vez de perÃodo integral. Que tal? Cadê os terraplanistas para comentar? Povo educado pensa mais. Não serve para milicos autoritários e nem para os empresários da educação. Parabéns, eleitores paulistas. Vocês perderam o principal: o futuro de um paÃs civilizado.
Enquanto filhos de trabalhadores tiver que morar em barracos na favela e ter que ir a escola para comer porque o salario do pai não dá nem para comer a educação vai continuar se deteriorando. Os deputados e senadores precisam ter um pouquinho mais de humanidade e aprovar um projeto de lei estabelecendo um aumento real de pelo menos 10% no salario mÃnimo do trabalhador da ativa e dos aposentados que contribuÃram durante 35 anos para a previdência para tirar os trabalhadores da pobreza.
É impossÃvel não correlacionar esse resultado com a metade do paÃs se ver preso no atraso civilizatório do bolsonarismo. Estamos colhendo o projeto de destruição da educação pública de absolutamente todos os governos; uns contribuÃram mais e outros menos, e o nosso carma foi o desgoverno do Bozo.
O Brasil que elege e quase reelege um Bolsonaro, um Brasil que elege um congresso predominantemente de extrema-direita, somente é possÃvel porque tem uma população de iletrados e analfabetos polÃticos.
O "fenômeno" Bolsonaro explicado.
O péssimo nÃvel da educação brasileira vem de antes de Bolsonaro. Nem um governo tem interesse em melhorar a educação, pois sabe que, se fizer isto, o povo adquire conhecimento e não votará neles.
Detesto o homem mas não fala besteira, amigo. O problema da alfabetuzação no Brasil é de longa data - pelo menos um século - e se arrasta combinado pela pobreza (crianças que vão à escola literalmente para se alimentar), péssima formação dos pedagogos (é uma nota de corte baixissima e os professores saem tão mal preparados como quando entraram), falta de compreensão de pais analfabetos funcionais sobre o valor da educação e atraso na reação curricular à mudança do mundo.
Enquanto a legislação "beneficiar" alunos em aprovação sem aprendizado, teremos sempre educação de péssima qualidade e alunos sem qualificação!
com o Congresso e as centenas de supermercados da fé que nós temos, isso não mudará nunca . Por isso nunca seremos Coréia do Sul nem Finlândia !
O progresso do Brasil na educação é muito lenta, sem educação pública de qualidade não há futuro promissor para a nação. PaÃs que nunca deu prioridade para a educação e pesquisa, quando a elite econômica do paÃs tem baixa cultura isso reflete na sociedade em geral, isso vem principalmente da ditadura militar, que era dominado por generais com pouco apreço a educação e uma elite formada pelo setor agrÃcola atrasada com mentalidade quase escravista e empreiteiros que viviam as custas do Estado.
Marina, concordo que a educação era melhor. Mas com o tempo, os polÃticos oportunistas perceberam que, se desmontassem a educação, teriam um povo fácil de manipular e foi isto o que fizeram. Demorou alguns anos, mas conseguiram. Hoje, boa parte do povo brasileiro não gosta de ir à escola, nem de fazer o esforço necessário para ter um ensino de boa qualidade.
Roberto,durante a ditadura eu estudei e terminei o colegial em escola pública e tive professores excelentes e dedicados,muitos formados pela USP e nós alunos tÃnhamos vontade de aprender. Naquela época e escola se dedicava a ensinar, não havia oferta de alimentação, material escolar ou uniforme grátis, nada. E eu e a maioria dos colegas éramos de famÃlias pobres.
Correções ortográficas: lento / se reflete / dominada / à educação / atrasado / às custas.
Após a redemocratização, a universalização da educação foi quase que atingida, mas a qualidade nunca foi boa, o desafio atual é tornar melhor a qualidade da educação, com a pandemia a situação regrediu e a polÃtica de desmonte do governo bolsonaro na área foi determinante para a piora. Preferia comprar ônibus escolares porque era visÃvel do que investir na requalificação e treinamento dos professores e infraestrutura das escolas, medidas bizarras como escolas cÃvico-militares, excludente.
Não é só desigualdade social. O problema é também cultural - para as famÃlias a educação é prioridade? Ficam buscando chifres na cabeça de cavalos.
Em linha com nosso QI; PISA; IDH. Triste sina.
Um paÃs de analfabetos funcionais, muito orgulhosos do seu fascismo ou stalinismo.
Legado do Bolsonaro. Genocida da educação.
Uau, quanta revolta sem sentido. Claro que foi legado do Bolsonaro, ele mandou muito mal na educação. Alguma dúvida? Cortou verbas, colocou gente incapaz no ministério da educação, teve pagamento com barra de ouro, teve jabuti no edital de compra de computadores,etc etc. não adianta culpar outros governos pelo que não fizeram porque Bolsonaro não investiu nada, um malfeito não anula o outro.
O péssimo nÃvel da educação brasileira vem de antes de Bolsonaro. Nem um governo tem interesse em melhorar a educação, pois sabe que, se fizer isto, não receberá votos.
E do PT também, que ficou 13 anos no poder. Sua memória é bem seletiva, viu?
Conclusão inteligente. Antes, estávamos entre os melhores do planeta: QI; IDH; PISA. Tanto sim, que os governantes anteriores não tiveram coragem de participar da pesquisa. Parabéns!
E os petistas e bolsonaristas brigando entre si, enquanto eles estão pouco se lixando para os problemas do Brasil. A única coisa que interessa é o poder.
Montezuma, destruÃram a cidade dos Astecas por poder e riqueza. Sem poder não melhora a educação.
e lula passeando no japão, por isso que este pais só recua
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Brasil fica entre os últimos em prova internacional de alfabetização com 65 países Voltar
Comente este texto