-
ANA LUCIA MELO CASTANHO SODRE
Esse título serve ã mim, aos 43 fiquei viúva, aos 49 comecei a namorar e até hoje tenho um namorido, vivemos em cidades diferentes e namoramos finais de semana, estou com 65, tenho uma neta de mãe solo, minha filha mora em casa com ela, mas deixo bem claro que não fui perguntada se gostaria de participar da criação, portanto ajudo sem responsabilidades ou culpa!
-
DANIELA FRANCO
A enorme maioria das mulheres que conheco querem ser avó sim. E as que nao sao vejo que se sentem excluidas, pq quase todas as amigas sao avos.
-
marcos fernando dauner
Minha esposa ( e eu ) tivemos dois filhos . Minha filha - casada- residindo num frio país do extremo norte europeu - foi acometida de câncer aos trinta anos, fez tratamento correto, mas os médicos sugeriram- gravidez só daqui a uns cinco anos Será que minha esposa será avó algum dia ? Não temos a resposta .
-
Galdino Formiga
Sou avô de quatro netos e não quero ser o pai deles.
-
marcos fernando dauner
por acaso. v.; foi o pai do pai/mãe deles ?
-
-
Renata C
ótima questão! Do mesmo jeito que muitos não entendem que maternidade é uma escolha, não entendem que ser avó no estilo "mãe pela segunda vez", com criança ocupando o tempo e os planos, também é uma escolha. Escuto muitas amigas dizendo que as mães as decepcionaram como avós dos filhos porque não estão dedicadas e declinam muitas propostas de função babá. Eu acho excelente. Quero ser uma velha livre também!
-
Marenildes Pacheco da Silva
uma vez ouvir de uma parente, que ela queria ser vó e não mãe do neto.
-
Marenildes Pacheco da Silva
não sou mãe, defendo que terceiro não deveria pagar o ônus do sonho/escolha ou erro de ninguém. Ultimamente vejo muitas avós assumindo os cuidados com os netos, porque alguns filhos não confiam ou não tem condições de colocar estranho, lembro que minha mãe separou do meu pai com 6 filhos pequenos, deu conta sem apoio de parente pelo menos no cuidar, meu avô acho que ajudava financeiramente, a pessoa tem que priorizar e assumir suas escolhas. Quem pariu mateus que o embale.
-
MILTON DOLL
"...mães solo, precisam se cercar de pessoas para ter uma estrutura mínima." Ok, mas sempre é bom lembrar que maternidade não é obrigatória. Cansamos de ouvir "ah, é um projeto solo...", mas contando com os avós, tios e tudo mais que possa "ajudar", na falta de um parceiro (responsável).
-
Nicolle Pires
a maioria das mães solos são solos não por projeto, mas sim porque foram abandonadas pelos parceiros, que desistiram de ser pai. Por que ao homem é facultado estar presente na criação dos filhos. E também existem muitas mães solos que, pasme, são casadas. Acredito que a autora se refira a esse tipo de maternidade solo que precisa, mais que tudo, de uma rede de apoio
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.