Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eliana Kling

    Quando o preço abaixa o impacto na inflação é pequeno, quanto o preço sobe, o impacto é grande... e viva o mercado!!!

    Responda
  2. Gilberto Paiva Magalhães

    Mas que "cara de pau", sr. Vinicius!

    Responda
  3. MARIA F LUPORINI

    Sei . Vamos fingir que acreditamos. Enquanto isso, a popularidade de Lula está crescendo. Chora.

    Responda
  4. Paolo Valerio Caporuscio

    Pais da bananeira,ilusão e da enganação e o custo de vida e juros continuam altos.

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    Olha só como esse ente sagrado, idolatrado e adorado de codinome 'mercado', entidade feita de 'expectativas', que ninguém sabe de vêm os boatos e tititis, culpam o Presidente eleito há menos de 6 meses por 'caneladas' -- 'falação contraproducente', olha só que palavra! -- feitas antes mesmo de ser Presidente. Lula falou o que a torcida do Flamengo, do Corinthians e até da FIESP, sabem por sofrimento próprio. 'Mercado', o Absoluto, vive de 'palavras' do Presidente, vejam só, a que ponto chegamos.

    Responda
  6. Edailson Monteiro Rodrigues

    Sr colunista, para quem está perdido qualquer atalho serve, ou seja, pra quem tem fome, qualquer redução é bem vinda, capiche.

    Responda
  7. Jahy Carvalho

    A manchete é desproporcional ao artigo, nele é descrito os impactos positivos da redução dos combustíveis já previstos. Escrever ou aludir que os combustíveis tem consequência menor na inflação é quase um terraplanismo econômico. É a economia, sr colunista!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Essa eh a especialidade da nova folha , artes sobre manchetes, destreza de dizer o que se quer sobre texto diverso . O gado não vai muito além do título mesmo.

  8. João Leite Leite

    O que levou a Petrobras a um passo da falência no governo Dilma não foi os combustíveis mais baratos, foi os desvios bilionários dos cofres da empresa. O Temer foi muito eficiente tomando medidas drásticas repatriando bilhões que foram desviados e liberando bilhões do FGTS e do PIS para oxigenar o mercado. Se a Dilma ficasse mais um mês no comando do país a Petrobras e outras grandes empresas públicas e privadas teriam falido.

    Responda
    1. armando moura

      caramba este leite está estragado, No governo Dilma aconteceu um enorme investimento que liberou as reservas de pre sal. A divida subiu exponencialmente, mas o patrimonio liquido não reduziu porque houve o acrescimo substancial das reservas. Uma empresa dita quebrada em dois anos estava pagando os maiores dividendos do mundo. Cheias de isençoes, pagas pelo brasileiro, o preço internacional criou um um absurdo de cobrar dos brasileiros os preços internacionais, só houve dividendos.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Temer?! Uau! Sem palavras.

  9. Petrônio Alves Filho

    Não entendo mais nada... Quando os combustíveis sobem de preço, os analistas falam em aumento da inflação. Agora, com a queda, não cai o índice inflacionário. Interessante...

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Eh que o gado acredita em QQ coisa, então não importa o que, desde que se induza o liberalismo, ok.

  10. MARCIO Gionco

    Ninguém aguenta mais essa petezada patrulhando a imprensa. Será que é o fundo partidário que paga ? (Nós)

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Para de ler.

  11. LUIS FERNANDES

    Governo interferindo na economia de mercado livre. Demagogia a meu ver

    Responda
  12. alexandre telles

    Sem surpresa.

    Responda
  13. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Puxa que chato né Vinícius?! Baixou. Isso não eh ponto para o liberalismo, e arrisca de pegar bem pro lula! Então vc já explicou. Atenção gado : já estava programado. Ou seja, o Vinícius da a dica : não foi obra do lula. Foi de quem então?! Oras , do posto pirata.

    Responda
  14. Mauricio Ferreira Da Silva

    Espero ainda ler aqui na Folha uma boa notícia do governo atual, sem o tom alarmista com tal medida, feita por economistas futurologos. Nunca vai estar bom... e ficaram calados quando Guedes deixou de pagar 100 bilhões de precatórios, que são dívidas devidas por determinação da justiça!

    Responda
  15. Alexandre Miquelino Levanteze

    jogando contra fsp?

    Responda
  16. Renato Vieira

    Não tem jeito. A gente evita, não quer pra não gatar nosso suado dinheirinho com esses jornalões. Mas temos que assinar pra ver o que os empregados escrevem à mando de seus patrões. O povo tá feliz da vida. Os caminhoneiros e demais trabalhadores do transporte mais ainda. Na verdade a política de juros altos do bolsonarista do Banco Central é que não vai permitir a queda da inflação.

    Responda
  17. Marcelo Fogaça

    Inflação projetada pelo boletim focus? Aquele que nunca acerta as previsões inflacionarias? Se vc tirar da cesta os combustíveis ( pensando a inflação do ano passado) todos os meses seriam de deflação...

    Responda
  18. Fernando Alves

    O VTF é só mais um daqueles colunistas que são papagaios de suas "fontes". Os "analistas que querem se manter no anonimato" usam o colunista para publicar apenas o que eles querem. Na falta de recursos jornalísticos, os analistas de política e economia viraram papagaios das suas "fontes".

    Responda
  19. Daniel Poço

    Onpresidentr é e sempre foi um enganador pois a gasolina talvez caiai nos próximos dias mas vai aumentar pois o co nfaz já antecipou para 01 de junho um novo aumento dos tributos estaduais! Parabéns aos envolvidos (quem votou e quem se omitiu)

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim mané, sai do bolso dos dividendos de bilionários, para contrução de escolas e hospitais dos impostos. Aff, cada um.

  20. Gilberto Rosa

    Ontem o bilionário banqueiro da Folha levou duas. Primeiro precursor do fascismo, que levou ao monstro das joias, Dallagnol, segundo a gasolina caindo com dividendos. Hoje soltou seus colonistas capangas pra tentar ludibriar, mas os comentários monstram que os leitores não gostam de ser feitos de bobos.

    Responda
  21. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    O Sr Vinícius T. F. Não lê esse jornal que ele mesmo escreve, pois nesse fim de semana na "Opinião" do jornal disse que "10% do ICMS... Aumento de 0,5 na inflação", o contradição Heinnnm .

    Responda
  22. Antonio Luiz Silva de Mello

    Uma reportagem visivelmente rancorosa. Desatrelar o nosso petróleo do dólar é bom para o pobre e ruim para quem tem ação da empresa e lucros altíssimos com a moeda estrangeira. Ainda bem que o brasileiro hoje tem outras opções para ser informado.

    Responda
  23. Marcelo Fernandes

    Boas notícias, enfim. Mas se Lula e sua turma fossem de falar menos e entregar mais, já estaríamos bem melhor.

    Responda
    1. Neucir Valentim

      Deixa de ser invejoso, porque Bolsonaro, que tirou vários diretores da Petrobras não conseguiu essa proeza?

  24. juan molina

    O engraçado destes “analistas” é que quando a gasolina sobe a inflação sobe, mas quando a gasolina baixa a inflação não baixa. A conclusão é que a fsp é acionista da Petrobras, não tem outra.

    Responda
    1. VICTOR FUJITA

      Concordo. Como assim já estava no cálculo? Eles já sabiam que iriam mudar a política dos preços?? Estranho no mínimo.

  25. RUBENS Xavier martins

    A gasolina baixou e atende a todos e todas, em especial os mais pobres e é disso que que essa elite tem raiva. Como assim, beneficiar os pobres que agora pode comprar gaz e deixar a lenha?

    Responda
  26. RUBENS Xavier martins

    A gasolina baixou e atende a todos e todas, em especial os mais pobres e é disso que que essa elite tem raiva. Como assim, beneficiar os pobres que agora pode comprar gaz e deixar a lenha?

    Responda
  27. PAULO PETRASKI

    A Folha de São Paulo esta triste porque o Governo Lula cumpre todas as promessas de campanha e também porque o idolo dela, Deltanto Dinheirou, foi por unanimidade cassado.

    Responda
  28. Victor Silva

    Nada de novo vindo desse senhor colunista

    Responda
  29. Gil Carlos Dias

    Uma dica aos leitores. Ao ler as matérias da Folha, esqueça o título, a linha fina e o chamado lead. Comecem a ler a partir do quarto parágrafo. Vocês irão encontrar um conteúdo completamente adverso de todo o trecho inicial. Que jornalismo mais canhestro.

    Responda
  30. armando moura

    Se a petrobras cobrava preço internacional então todas às isenções e vantagens fiscais deviam ter sido retiradas. Os impostos e taxas recolhidas podiam ter sido usados para amenizar a sutuacao dos mais pobres e equilibrar a competição com o importado, mas foram usados nos dividendos, sequer para investimentos.

    Responda
  31. Edgar Alves

    Finalmente quando fazem algo a favor do povo brasileiro, da população, quando usam as estatais em nosso benefício, vem a grande mídia, e a foia junto, e fazem de tudo pra desqualificar, minimizar, desviar o foco e até atacar as medidas tomadas pelo governo em prol da população. É uma pouca vergonha isso. O jornalismo acabou faz tempo, o que existe é um jogo de interesses e contra a população, a favor do grande capital e da extrema direita fascista. Colocam defeito em tudo de bom q o governo faz.

    Responda
  32. osmar pavani peres

    No trecho em que economistas fazem previsão e pedem anonimato vejo ai coerência no pedido porque não acertam uma.

    Responda
  33. osmar pavani peres

    No trecho em que economistas fazem previsão e pedem anonimato vejo ai coerência no pedido porque não acertam uma.

    Responda
  34. Bruno Araujo

    Se ajuda a reduzir a inflação, tá ótimo. FSP, pare de fazer o papel de profeta do apocalipse e faça o L.

    Responda
  35. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A Folha torce pela inflação e pelos juros altos. Jornal de banqueiro.

    Responda
  36. Alexandre SS

    Poxa Vinicius, ultimamente você só tá olhando a metade vazia do copo, muda um pouco. Tem a outra metade cheia também.

    Responda
  37. Alexandre SS

    Poxa Vinicius, ultimamente você só tá olhando a metade vazia do copo, muda um pouco. Tem a outra metade cheia também.

    Responda
  38. José Cardoso

    A maré está bem favorável por enquanto. Não só os preços do petróleo vem baixando desde o pico em maio do ano passado, como o dólar tem caído recentemente. Ajuda a manter a inflação baixa apesar da alta persistente nos serviços. E os reservatórios estão cheios, o que evita aumentos na conta de luz.

    Responda
  39. Bruno Dias

    O desespero da Folha de fazer propaganda agora chegou no ponto que eles colocam coluna na manchete no topo do site como se fosse notícia, tá louco mano

    Responda
  40. RICARDO ROMANELLI FILHO

    Como pequeno? A não ser que não seja repassado para as bombas, do contrário deveria causar deflação neste mês.

    Responda
  41. César A C Sanchez

    Rs, como disse outro colunista, mais do que baixar a inflação (o PT nunca teve muito entusiasmo pelo Plano Real, de FHC), busca-se o "efeito picanha", em tempos de economia graca, para alavanca a popularidade do regente do Mensalão e do Petrolão.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

    2. armando moura

      lá vem alguem com o plano real, que trouxe a estabilidade da moeda, era um plano essencialmente monetário. As consequencias imediatas foram produzir terra arrasada na pequena industria, um tsunami de dinheiro publico nos bancos para assegurar a liquidez e a necessidade de socorro do FMI. Foi por isto que o Lula ganhou as eleições, não foi por fakenews. Alias chega disto.

    3. César A C Sanchez

      * economia fraca.

  42. Edison Gonçalves

    A Petrobrás sempre foi uma grande e lucrativa empresa antes da funesta regra da PPI criada por Temer, aquele traidor. Trata-se de um distorção, um engessamento. Os preços internacionais sempre serão parametros na composisção dos preços. Mas deixam d ser fator exclusivo. Corretíssimo. Esse mudança ao passado só vai trazer benefícios à empresa pois abre a possibilidade de lucratividade mais elevada em função do provável incremento de vendas na medida que o preço passa a ser elemento concorrencial

    Responda
    1. Edison Gonçalves

      Essa história que o PT quebrou a PB é uma fake gigantesca. Muito pelo contrário. A empresa nunca foi tão bem. O pré-sal levou o Brasil ao roll dos grandes petrolíferos. Até então era patrimônio brasileiro. Foi entregue a preço vil logo no início do governo do traidor...

    2. Paulo Augusto

      Cesar, quebrou onde ?

    3. armando moura

      O petrolãofoi algo execrável, mas não quebrou a empresa, os desvio não era equivalente ao custo de poucos dias de operação. A enorme divida foi causada para liberação das reservas de pre sal, quando finalmente isto aconteceu, veio esta estoria de paridade internacional, desinvestimentos e tudo mais que aumentaria a margem de lucro e os dividendos. Como uma empresa, falida, distribuiu em apenas dois anos, apos a suposta quebra, os maiores dividendos do mundo?

    4. César A C Sanchez

      Sempre foi lucrativa? Esqueceu-se do Petrolão que quebrou a empresa?

  43. armando moura

    o custo do combustível castiga toda a cadeia produtiva, não faz o menor sentido o Brasil ter sustentado a enorme divida gerada na epoca do governo Dilma para liberar as reservas do pre sal e quando as tem cobrar preço internacional, quem pagou foram os brasileiros. Não bastasse, a petrobrás tem um numero enorme de isençoes, pagas por brasileiros, que não existem no petroleo importado.A unica lógica da paridade é produzir homericos dividendos.

    Responda
    1. armando moura

      um narrador destes tem a mentalidade totalmente bloqueada por uma adoraçao do neoliberalismo, o globalismo e o mercado (internacional) definindo preço e gerando equilibrio. Que equilibrio? Veja a guerra nos EUA com o teto de gastos? Veja os paises querendo sair do dolar? Abra a mente, abra os olhos, abra os ouvidos, volte a pensar e ter um minimo de analise critica sem estar viciada por fundamentalismo economico muito pior que o fundamentalismo religioso.

  44. Mauricio de Oliveira e Silva

    Como alguém em sã consciência pode desdenhar do efeito potencial do preço dos combustíveis nos índices inflacionados? Somente este articulista de discutíveis posições acadêmicas. Como o Brasil, infelizmente, é movido pelo sistema rodoviário, fica fácil imaginar a importância do petróleo na nossa vida econômica. Enquanto perdurar a dependência econômica do Brasil ao petróleo, são com essas medidas tomadas pelo Governo de Lula que devem ser tratada esse insumo estratégico. Parabéns Lula.

    Responda
  45. Sulinha Fernandes

    Quando o articulista fala em um "tico de notícia boa"ele mostra todo seu sabujo em relação a política do governo Lula. Oh dor de cotovelo!

    Responda
  46. JOS ALBERTO LAKATOS

    O colunista faz malabarismo para agradar o patrão e a Faria Lima. Folha rumo ao buraco.

    Responda
  47. Josue Oliveira

    O povão que compra gasolina não ganha em DÓLAR, os empregados da Petrobras também não e parte do petróleo é brasileiro. Nada mais justo calcular em REAL. É o certo.

    Responda
  48. Nilton Pereira dos Santos

    *para não falar do etanol

    Responda
  49. Wallace marques

    Se tivesse subido 12% os combustíveis o comentário seria de catástrofe sem limites na inflação e que precisaríamos aumentar os juros pra 30% pra conter essa inflação, ahh me poupem!

    Responda
  50. Nilton Pereira dos Santos

    *IPCA

    Responda