Opinião > Quantas páginas tem a carta branca a Alexandre de Moraes? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quem deu ao STF poder legiferante?
Excelente reflexão. Sob o pretexto de se combater a “agressão” aos poderes constituÃdos, está se quebrando os princÃpios que fortalecem a democracia.
Sensacional. Se não restabelecermos o equilÃbrio, podemos dizer adeus à republica. Excrescências, infelizmente, não faltam. Senado, cadê você? Vai atuar ou vai ficar aÃ, acovardado?
Quantas páginas tem a carta branca que a folha tem dado para asn eiras como essa? Vamos falar de "inovações jurÃdicas" da lava jato? Talvez isso a folha não queira. O que Moraes fez até aqui de forma muito acertada é o mÃnimo que se espera da justiça.
O lado que o STF tomou, no cado das fakenews, é o lado da sociedade brasileira e da Constituição. Contra o abuso das big techs. Já o cronista e os que se lixam para a Constituição e a sociedade, tomam o lado das big techs, as donas do admirável mundo novo!
Não falam de carta branca dada ao Bozo e aos seus, durante quatro anos?
Camarada, é ignorância ou adestramento?
Dentre os Direitos e Garantias Fundamentais elencados na Constituição de 1988 se destacam os dispositivos abaixo, que se encaixam como uma luva à mão ao autoritarismo alexandrino: "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no PaÃs a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...) XXXVII - não haverá juÃzo ou tribunal de exceção;"
Para Alexandre de Moraes, Ã la Maquiavel, os fins justificam os meios. Muito bom...
Ninguém deu nenhuma "carta branca", nem ao ministro e muito menos ao bolsonaro, e ambos, assim como todas as pessoas totalmente capazes, devem responder pelos seus atos. Os eleitores do bolsonaro (e ele também) é que acharam que sua vitória era uma carta em branco, e aà ele governou contra todos os demais, contra todos os interesses do paÃs e cometeu delitos em série; agora deve simplesmente responder pelo que fez e pelas graves consequências que seus atos produziram..
Muito importante o tema ser levantado mais uma vez. Nunca o poder concentrado nas mãos de uma autoridade só terminou bem. Chega de autocracia!
Ironia do destino: O art 142 da Constituiçao poderá voltar à discussão como o ultimo recurso do Parlamento para pedir as Forças Armadas uma intervenção no STF destinada ao retorno à normalidade que começa a se romper. Essas arbitrariedades e ilegalidades se sucedem, tem sido objeto de criticas do mumdo juridico e não hâ aparentemente a quem recorrer. Assim, prospera um perigoso clima de resignaçao e apatia estimulando o voraz apetite autoritario de Moraes.
"...uma lei que foi discutida e REJEITADA pelo Legislativo..."? O sr. já dá como rejeitado o PL, professor? É previsão ou desejo? Respondendo a sua pergunta: quantas páginas forem necessárias para restabelecer à civilidade ao paÃs, a qual foi atacada pela malta que emergiu também com o "auxÃlio luxuoso" de alguns que hoje redigem linhas como as suas.
Oportuno artigo. É preciso que mais vozes relevantes se manifestem, antes que seja tarde demais, porque a dosagem do remédio já o está convertendo em veneno. E aos que aplaudem esse estado de coisas, convém a leitura da advertência de Martin Niemöller sobre o totalitarismo que grassou na primeira metade do século passado.
Xandinho é o maior leitor de Carl Schmitt deste paÃs.
Professor de Direito?
Eles, redbanho e gado, se unem a todo tempo. Vide a anistia
O redbanho tambem entendeu sua mensagem
Parabens professor, artigo brilhante.
Bolsonaro e turma transformar a presidência e as instituições em latrina pode? STF e Constituição neles!
Excelente artigo. O STF deve se manter dentro das suas funções , obviamente respeitando o devido processo legal. Não cabe ao ministro Moraes o papel de juÃz de exceção, censor, defensor da democracia.
Senhor Jedison o golpe foi tentado , não no dia 08/01, mas no final de 22. Só não ocorreu porque não conseguiram cooptar os oficiais generais . A PF tem trazido informações sobre o que realmente ocorreu. Existia ate um plano envolvendo coronéis. Resumindo : só não ocorreu porque os comandantes militares foram democráticos.
Defender a democracia é dever de todos nós. Mas no dia 08/1 quase tivemos um golpe por falta de gente a defendê-la. Bastaria, por exemplo, um tenente coronel do Batalhão de Forças Especiais de Goiânia com mil soldados ter tentado o golpe. Há hora para rezar e hora para defender a democracia. Até que os responsáveis por essa tentativa estejam todos presos, é melhor que o Plenário do STF proteja essa Nação.
Senhor José posso ser de direta, esquerda , centro ou outra denominação qualquer, isso não me impede de ser democrata. A função de um juÃz do STF é de ser guardião da Constituição. A democracia deve ser defendida por todos nós. Quando delego este tÃtulo para uma única pessoa acabo, muitas vezes, sendo conivente com possÃveis desvios que possa ter, tudo em prol da democracia. Infeliz a nação que precisa de heróis.(Bertold Brecht).
Não cabe ao Ministro o papel de “defensor da Democracia” ?Disseste tudo de sua ideologia de direita com essa afirmação.
O professor, autor deste artigo, não comentou que, o SFT após todas as outras tentativas fracassarem. Ele é a salvaguarda da constituição, da democracia, e do próprio paÃs. Além do que, o ministro Alexandre de Moraes tem um histórico brilhante em toda a sua carreira. Não cometeria arbitrariedades.
São muitas páginas em branco ainda, ele escreve um livro de história do Brasil.
Os bichinhos fazem au au, e a caravana...
Se não fosse pela coragem do ministro Alexandre de Moraes com certeza a senhora não estaria escrevendo esse artigo hoje. A extrema direita violenta já provou o que é capaz de fazer.
Viva Alexandre de Moraes! Como pode um autointitulado professor de direito não saber que a CF/88 dá direito ao STF para legislar temporariamente se o Congresso não o fizer, por lobby ou conluio? Existem para serem aplicadas, e no mundo virtual valem também as regras do mundo fÃsico. Big Techs não podem pretender ser maiores que estados nacionais, embora muitas multinacionais tenham receita maior que o PIB de muitos paÃses
O Supremo pode legislar em casos excepcionalÃssimos e mediante provocação, via mandado de injunção. Nunca de ofÃcio. Não é assim que a banda toca, amigo. A Constituição não autoriza isso que você está dizendo.
Um Viva a Alexandre de Moraes...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Quantas páginas tem a carta branca a Alexandre de Moraes? Voltar
Comente este texto