Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wilson Pereira

    Mesmo tendo ganho um governo de esquerda, nada muda! Continuam dando aumento só para o Ministério Público, Judiciário, não raro com penduricalhos para fugirem do imposto de renda e Polícias! E o pessoal da Educação e Saúde continuam com salários bem abaixo destas outras categorias da elite do Serviço Público! Só de adicionais, promotores e juízes ganham mais do que médicos que atendem em precárias condições a população mais pobre!

    Responda
  2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Censura nunca mais!!! (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  3. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    No estado de SP o piso é 5000 e pode chegar a 13000!! A coisa não bem assim. Pergunte para a APEOESP, isso é fantasia. Com relação ao estado não tem verba é absurdo, quanto se perde em incentivos fiscais, sonegações, etc. E como pode uma pessoa trabalhar 8 horas por dia, com mais de 30 alunos em uma sala, e muitas vezes em mais de uma escola, conseguir ter tempo e saúde para continuar estudando. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  4. TALES DUMKE

    Aqui no RS um professor com doutorado ganha o mesmo ou um pouco menos até que um PM (ensino médio) em início de carreira. Não há mais progressão por tempo de carreira ou merecimento. Lamentável.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Estou tentando escrever sobre a situação aqui em SP, mas a folha está me censurando! (Abner Nazaré Cândido)

  5. Mário Emmanuel de Oliveira Moraes

    As duas legislações não são conflitantes. Precisamos nos lembrar que há uma lei nacional que prevê o repasse de recursos da União para os entes federados para, inclusive, cumprirem a lei do piso. A reportagem poderia trazer informações sobre os impactos do FUNDEB para a remuneração e valorização da carreira. Por fim, na prefeitura de Belo Horizonte, os professores tem vivido um processo de achatamento e desmonte da carreira pela gestão Kalil e Fuad Noman.

    Responda
  6. Mário Emmanuel de Oliveira Moraes

    É lamentável que as questões relacionadas à educação pública no país ainda estejam submetidas ao lamento de que a folha da educação consome muito da receita, de que o piso nacional é um problema para municípios, e de que servidor público é privilegiado. Tudo isso requintado com a ideia de que o magistério é dom, é caridade, é missão, é amor... Muito triste!!!

    Responda
  7. Mário Emmanuel de Oliveira Moraes

    Às vezes me pergunto onde estão aquelas tantas pessoas que foram para as ruas pedir por melhorias na educação e na saúde em 2013... Parecia que o país caminharia para algum lugar interessante de valorização dos profissionais servidores públicos que atuam nessas áreas..., mas nada. O que vimos foi um silêncio ensurdecedor com o congelamento dos recursos dessas áreas pela gestão Temer.

    Responda
  8. Lourdes Barros

    Por favor, FSP, não se baseie apenas nos dados oficiais fornecidos pelas Secretarias de Educação. Esse salário final de 13 mil reais em SP é tão real quanto encontrar um pote de ouro no fim do arco íris. Além disso, essa faixa salarial se refere a "nova carreira do magistério" a qual retirou todas as (poucas) vantagens que existiam na antiga, como

    Responda
    1. Lourdes Barros

      Complementando: ... como a evolução por quinquênios.

  9. SAMUEL PACHECO

    Os dados sobre o salário dos professores estaduais de São Paulo são absurdamente falsos.

    Responda
  10. Gislaine Fraga Ribeiro

    Aqui no RS não há incentivos nem valorização, já fiz pós e estou tentando terminar o mestrado, mas tenho dificuldade em pagar as mensalidades, mas nunca tive alteração, continuo recebendo como se tivesse entrado hoje, mas isso já faz quase vinte anos. Muitas colegas se aposentaram e se aposentam lutando para continuar estudando e trabalhando cada vez melhor e recebendo subsídio inicial, sem nenhum acréscimo, muito triste está desvalorização profissional que vivenciamos.

    Responda
  11. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Men tira. O salário do professor já aumentou 50%, ao longo de sua vida profissional, isso foi no passado. Hoje o professor é item supérfluo na educação. Pode-se sempre ameaçar um professor mais antigo com um professor mais novo, que aceita ganhar menos. Afinal, o aluno, mesmo o de escolas mais conceituadas, não tem mais tanto interesse em aprender na escola. Qualquer um aceitará a humi lhação. E toma-lhe celular.

    Responda
  12. Petrônio Alves Filho

    Aqui em Mato Grosso do Sul, felizmente conseguimos, durante o governo Zeca do PT, um plano de carreira que valoriza o tempo e a formação. Hoje temos o maior salário do país, onde o professor se aposenta com salários acima dos 16 mil reais e, em alguns casos, pode passar dos 20 mil reais. Alguns municípios nossos, como o meu (Três Lagoas), também se aproximam do estado. Isso vai propiciar a entrada de profissionais mais capacitados para o processo de ensino-aprendizagem.

    Responda
  13. Osnildo Vieira Filho

    SC mais um vez na rabeira da fila quande se trata de salário dos professores. E alguns ainda tem a ousadia de dizer que o Estado é a Suíça brasileira.

    Responda
  14. Belmiro Gonçalves da Silva

    Se investigarem sobre o verdadeiro salários dos professores no Brasil , principalmente em São Paulo verá o verdadeiro descaso em relação à valorização da profissão de professor. Conheço professores da educação em São Paulo que não ganham mais do que cinco mil reais líquido, com 31 anos de efetivo exercício na profissão. Algo precisa ser feito urgentemente para que a profissão seja atrativa .

    Responda
  15. Beatriz Judith Lima Scoz

    A desvalorização do professor também se mostra na Rede Municipal da Educação em SP. Em 2022 os educadores receberam um " pseudo" aumento. Pseudo porque o desconto do salário no IPREM também aumentou e o que, de fato, os educadores receberam ficou abaixo do salário anterior. Um exemplo sou eu mesma: a partir de março de 2022, meu salário diminuiu quase R$400,00. Provo a quem quiser com meus holerites...E ninguém conseguiu reverter nada até o momento!!!

    Responda
  16. JOS ALBERTO LAKATOS

    O quadro mostra que o fracasso de um país. E aqui na cidade de São Paulo os docentes preparam uma greve como resposta ao descaso que esse nefasto prefeito e seu incompetente secretatratam o professor. Oferecem como proposta transformar o salário em subsídios acabando com a carreira. |

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Claro, mais uma greve e os alunos que se prejudicam. É assim que vocês se preocupam com a educação. Como se não fosse responsabilidade de vocês.

  17. Vantuil Da Silva Martins

    Números completamente distorcidos.

    Responda
    1. Vantuil Da Silva Martins

      MG tem um dos piores salários.

  18. marcos fernando dauner

    Por isso que nunca chegaremos á Coréia do Sul e á Finlândia .

    Responda
    1. Julio Oliveira

      Estamos pertos, mas esta realidade é para um numero mínimo de professores e alunos, basta observar a rede federal de ensino. Os professores são relativamente bem remunerados, ensino, pesquisa e extensão são realidades, Dedicação exclusiva, autonomia ... o modelo está ai mas insistimosbem olhar para fora do país

  19. MARCELO ROCHA

    No Rio de Janeiro tem início hoje uma greve por ser o pior salário de professores do Brasil.

    Responda
  20. Simone Rodrigues

    Aqui no Paraná, apesar das propagandas mentirosas do governo Ratinho Junior, ganhamos bem mal. É um dos estados que mais desvalorizam os trabalhadores da educação, além de ter praticas assediadoras para obrigar os docentes a usarem tecnologias que não acrescentam no aprendizado dos alunos. Distopia. As pessoas não vão mais querer ser professoras.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Minha filha fez toda sua carreira universitária no PR - graduação, mestrado, doutorado , mas foi embora - Está num gelado país do extremo norte europeu . Não via futuro por aqui . Triste !

  21. rosana gaio

    Meu Estado SC sem amplitude da entrega ao fim de carreira salarial de um progessor, uma classe tão nobre a de PROFESSOR. Mas faça comparativo de tabela de militares e SC. Isso SALTA AOS OLHOS. E esse povo continua sendo BOZO. Será que ainda tem tempo para aprender o valor de seu VOTO.

    Responda