-
Fernando Alves
A meta de inflação é tão importante que os banqueiros inventaram que o Campos Neto ganhou o prêmio de melhor presidente de BC do mundo sendo que ele nunca conseguiu faz a inflação ficar dentro do teto da meta. Como o presidente era amigo dele, e ele foi votar com uma camisa que demonstrava apoio ao presidente, foi tímido ao aumentar os juros para não prejudicar o ídolo. Agora banqueiros e o BC viraram tigrões contra a inflação.
-
Fernando Alves
A fórmula que os BCs usam como base sugeriam uma taxa de pelo menos dezesseis porcento, mas naquela época o BC não se importou em tentar atingir sequer o teto da meta. Agora a mesma fórmula indica onze, mas o BC bate o pé e mantém treze e setenta e cinco, insistindo que precisa acertar a meta da inflação. Simples assim. Saber contexto é importante para não ser um seguidor de fake news.
-
José Cardoso
Agência lupa: os juros foram aumentados de 2% em jan/21 para 13,75% (taxa atual) em ago/22. Tudo no governo Bolsonaro que lutava pela reeleição. Forma estranha de ajudar o amigo...
-
-
José Cardoso
Nunca entendi bem a razão de metas para a inflação. Como para acidentes de trabalho, a meta deve ser permanentemente zero. O BC é como o setor de segurança de trabalho da empresa. Se os gerentes de área fecham os olhos para os riscos, para elevar a produção a todo custo, não há o que os técnicos de segurança possam fazer. A cultura de segurança deve permear toda a empresa, assim como a política anti-inflacionária deve ser de todo o governo, ou a coisa não vai funcionar.
-
eli moura
Desonestidade e interesses próprios, que mostra que valores morais e ética com a população e relativa não tem gênero . Há um saqueamento deo dinheiro publico , via dívida , promovida pelo BC e bancos, muito maior que os recursos para auxiliar os pobres, bolsa família minha casa minha vida etc. vá viver na Suíça sua va cilante.
-
jose roberto pimentel teixeira
A atual meta é irreal e os números provam, ou seja, a previsão não funcionou e, então, precisa ser ajustada. O que não pode é conviver com uma meta irreal e aí usá-la para aumentar juros acima do que a economia pode absorver.
-
Flavio Ferrando
Meta de inflação é um negócio sério. Até hoje, até onde sei,ninguém conseguiu calcular a meta ideal, é uma achologia só. Segundo, a meta de inflação para o ano é de 3,25% com banda de 1,5 PP para cima ou para baixo, o que representa uma margem de erro de 46%, e brincadeira, né? Se a banda variação ficasse entre 3pp e 3,5pp demonstraria seriedade. Mas é Brasil, seriedade nem pensar.
-
Gustavo Adolfo Sierra Romero
Economista-chefe do Credit Suisse no Brasil, é bom saber desse detalhe. Poderia começar revelando os seus conflitos de interesse em relação aos aspectos tratados na matéria. Quem sabe a FSP poderia nos informar quanto esse banco tem lucrado com a estratosférica taxa de juros praticada no país.
-
Hercilio Silva
Adianta ter uma meta nunca cumprida? Tirando anos de recessão brava, 3,25 nunca foi realidade aqui. 4 a 4,5 tá de bom tamanho.
-
Victor Silva
Esse Credit Suisse não foi aquele banco que quase quebrou por fazer uma série de besteiras e precisou de dinheiro do Estado pra se recuperar? E vem uma economista desse banco falar sobre metas de inflação no Brasil???
-
Benedicto Ismael Dutra
Meta de inflação, depois do estouro pecuniário o mundo todo quer meta para inflação, recolher os garrotes soltos. Mas e o controle dos gastos dos poderes, executivo, judiciário, legislativo? Pintam e bordam, depois fecham tudo, menos os gastos deles.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Credit não eh aquele que também está no calote? Bom , banqueiro eh assim, ele quer flexibilade qdo ele da calote e quer rigidez qdo se trata de morder os endividados. Faz quinhentos anos que no Br não eh o momento de afrouxar o garrote do povo. Eh preciso esperar o bolo crescer. E se não crescer o infeliz que vá pedir um fôlego no outro mundo, no paraíso.
-
FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE
A Sra. Solange Srour é o que chamam de "market friendly" , ou seja, antes de ler ja sabemos sua opinião, como tantos outros economistas.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.