-
MARIA F LUPORINI
Perfeito, professor. O limite que deve ser seguido é demarcado pelas leis do país, como o Código Penal, que tipifica muito bem o que é crime ou não, e a Constituição da República Federativa do Brasil, a lei magna em vigor no país. Tais leis, seguidas pelos cidadãos no mundo real, devem ser seguidas pelos cidadãos no mundo virtual e as big techs devem ser responsabilizadas legalmente quanto não monitoram atos criminosos definidos nos normativos supracitados. PL2360 já.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Censura, nunca mais!
-
MILTON COSTA
Gente querida, chega dessa vírgula em frases desse tipo, pelamor dos meus aluninhos! Assim a gente legitima esse uso torto da nossa multiatarefada varinha. Dois-pontos, meus amores, dois-pontos! Ou Censura é vocativo mesmo e nóis nem fiquemo sabendo?
-
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Caro Conrado: "Plataformas digitais turbinam convulsões políticas há quase dez anos." Sim podemos dizer que 2013 foi o marco desregulatório da internet (via redes sociais e tudo mais), do q se aproveitaram de forma oportunista as grandes mídias tradicionais (tvs, rádios, jornalões, jornalistas, influenciadores) para implantar o caos em um governo democrático e justificar o impeachment de Dilma. Certo?
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Portanto, sou totalmente a favor da "criação de autoridade reguladora independente e com capacidade técnica", não só para as big techs mas também para os grandes grupos de comunicação: jornalões, tvs, rádios, jornalistas, influenciadores. Existem modelos que funcionam muito bem na Inglaterra e outros países mais evoluídos no se refere à democracia e a verdadeira liberdade de expressão. Claro, todos e todas têm de ter responsabilidade com o que escreve e publica. Qual o limite?
-
MARIA F LUPORINI
O da lei do país. O código penal tipifica muito bem os crimes e a Constituição Federal também. O limite da liberdade de expressão passa por seguir, no mundo virtual, as leis do país, em vigor para atividades no mundo real.
-
-
Lucyla LANDIM
18 de maio é dia da Luta Antimanicomial no Brasil. Precisamos nos libertar das big techs e seus algoritmos, estes manicômios modernos. Lutemos!
-
eli moura
a maior mentira do neoliberalismo é defender a liberdade. A liberdade no caso deles é do poder economico fazer as regras convenientes para vencer os jogos, regras economicas são estreitamentes conectadas com regras sociais. As big techs precisam do ecoambiente neoliberal. Porque um conservador defende o neoliberalismo? Porque existe regulação comportamental, mas para economia os poderosos jogam o jogo que querem, mentem, roubam, massacram sob as bençãos do todo poderoso, todo poderoso capital.
-
Fernando Alves
Chororô só dos apaixonados por político que fez carreira espalhando mentiras em redes sociais e não podem admitir que isso acabe. Falam isso porque vivem espalhando mentiras em seus grupos de ZAP, Facebook, etc.
-
Fernando Alves
Mas pode monetizar? O Google faturou uma nota de uma quadrilha que fez sites falsos imitando os do governo e pagou para eles colocarem no topo das pesquisas. Tudo bem eles usarem o mecanismo deles para promoverem golpes? Isso é a mesma coisa que falar que quem vende produto falsificado ou roubado não tem responsabilidade nenhuma, pois não roubou nem falsificou. Mas, pelo visto, alguém aqui vestiu a carapuça e chama espalhar mentiras de forma dolosa de "opinião".
-
Flavio Ferrando
De ambos os lados, direita, esquerda e centro. A responsabilidade é de quem consome, se o consumidor é otário é problema dele. Se é difamação ou calúnia, obtenha recurso judicial contra o contraventor, não é trabalho da mídia social regulamentar conteúdo de opiniões. Existem regras contra pedófila, sexo explícito, violência sexual, todos já regulamentados. Não se pode regulamentar opinião.
-
-
Marcos Benassi
Deo no'zóio, meu caro. Semana que vem aparece o seu Wilson Gomes com um bom e erudito artigo de réplica, que só replica descuido - não foi ele quem o fez anteriormente, acerca do judiciário? Deu-me dúvida mesmo. Em artigo de dias atrás já fez defesa prévia e profética das boas intenções das empresas. Eu, hein, Rosa?, vovó diria: na primeira oportunidade, essas companhias nos devoram e cospem as unhas pelo vão dos dentes. Tô fora. Defender predador não é ofício que preste.
-
Gilberto Rosa
Muito bom artigo, consistente, coisa raríssima na decadente Folha dos últimos tempos. Me deu saudades da Cristina Serra e Jânio.
-
Marco A Moreira
A população é favorável a uma regulamentação.As críticas são feitas ao ministro Moraes e sua atuação como juíz censor- a constituição permite manifestos como efetuado pelo telegram. Assistimos passivos uma atuação fora dos limites legais por parte deste juíz - em nome da democracia direitos básicos são atacados , o presidente parece perdido , adotando uma agenda ultrapassada com discursos conspiracionistas - emulando com sinal trocado seu antecessor. O Brasil continua dividido.
-
Marco A Moreira
Vamos lá Sr.Gilmar: . Censura ao telegram, inquérito das fake News -aberto sem a participação do MP, afastamento do governador do DF, prisões em massa sem cumprirem todos os trâmites, punições fora do princípio da razoabilidade - cito a punição imposta ao PL, inclusão de várias investigações no inquérito citado acima etc.
-
Gilmar Maghenzani
Nunca vi o Ministro atacar os limites legais vc pode enumera-los?
-
-
Nilton Silva
Verdadeira defesa da liberdade de expressão. Sem mimimi e com argumentos sólidos. Parabéns ao colunista.
-
Flavio Ferrando
A parte que mais gosto é a completa distorção de valores, as plataformas são culpadas, não os influenciadores digitais. Vamos cancelar os automóveis porque existem maus motoristas, vamos cancelar as eleições porque existem maus eleitores. Plataformas e algoritmos potencializam aqueles que viraliza, são as pessoas que clicam "like" que viralizam. Mas é mais fácil culpar a ferramenta que olhar no espelho.
-
Flavio Ferrando
Como sempre o respeito é relativo. Piada sobre negros é errado, mas se é loiras ou português pode ser feita. Se errado para negros é errado para todo mundo. Mas aí não tem comédia. Você regulamentou a piada e cancelou a comédia. Vc pode regular e requer labels que identifiquem o post como opinião pessoal, artigos pela tendência da publicação. Vc pode requerer que a propagação seja revertida, na justiça. Para preservar a sua reputação, pratique bom senso.
-
Gilmar Maghenzani
Flavio se vc respeitar o outro e em qualquer aspecto vc não vai tirar o direito de expressão, o que não pode é destruir uma reputação, se respeitar vai dar tudo certo
-
Victor Silva
Mas não é cancelar, Flávio, é regulamentar. Automóveis e eleições são regulamentadas...
-
Luis Diogo Sanches
Errado. Não precisamos cancelar os automóveis por causa dos maus motoristas; basta estabelecer regras de trânsito. É difícil entender isso?
-
Flavio Ferrando
Vocês são como "sapos e panela de água quente". O risco para democracia não está na rede social, está em quem participa delas. Todos deveriam ter direito a liberdade de expressão, mas não há direito a liberdade de consequência. O problema está em quem vai determinar o que é ou não aceitável como expressão. Políticos, juízes, quem? O que acontece quando o seu direito for limitado, seria a big tech responsável?
-
Marcio Vieira
Carros não devem ser cancelados. Devem ser multados por exceder velocidades, por direção imprudente, por colocar em risco a vida de outros. Plataformas devem cumprir e fazer cumprir as leis. Distorção é negar isso.
-
Gilberto Rosa
Leu e não entendeu nada, já foi engolido pelas plataformas.
-
-
José Cardoso
'A promoção da conspiração está embutida na sua própria arquitetura, que promove e premia conteúdo que atiça o fígado'. Essa poderia ser uma justificativa para a censura prévia da TV nos tempo do regime militar. Afinal sua lógica era produzir o que dava Ibope, e os 'algorítimos' eram manuais, mas funcionavam. Teóricos como McLuhan enfatizavam o quanto essa nova tecnologia era diferente, comparada com a imprensa (a galáxia de Gutemberg).
-
José Bernardo
Magistral! Espero que seja lido com atenção pelos editorialistas e articulistas da FSP que, dia sim e outro também, ao tratar do tema sacam da manga "liberdade de expressão" e "ministério da verdade"...
-
marilza abrahão
¯¯¯ Algoritmos não leem sentimentos: Prof. Conrado foi certeiro e atingiu o alvo.
-
Flavio Ferrando
Algoritmo não deve ler sentimento. É uma ferramenta, inanimada. Ninguém reclama quando o algoritmo ajuda a desenvolver vacina, ou melhora o trânsito, ou aloca recursos escassos, mas quando o algoritmo reflete os nossos desvios de caráter, a culpa é do algoritmo.
-
-
marilza abrahão
¯¯¯
-
Jorge Luiz
Urgentissimo, chega de faroeste sem leis..
-
Cristiano Melo
Parabéns pelo artigo. Claro, conciso e didático. Só não enxerga a realidade quem não quer ou não consegue.
-
Micaela Fernandes
OOO
-
Edgar Freitas
Bravo, Conrado!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.