Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arno Costa

    Esse não é o modus operandis desde 1500 pela elite branca? O MST copiou oras!

    Responda
  2. josé SOARES

    General aliado do inominável com tanta voz neste jornal e presidente da CPI, como se não bastasse o Salles da boiada, seu relator.Clara a posição da Fo lha no cenário político.

    Responda
  3. Manoel Cardoso

    E quanto aos acampamentos em frente aos quartéis? Tá tudo certo? É normal? É legal?

    Responda
  4. Neli de Faria

    Com tantos problemas o País tem esses deputados pensando em aparecer, digo cpi. Falta do que fazer. O Brasil existe apenas para sustentar políticos. Na hora de se autobeneficiar não existe esquerda,direita, situação, oposição: todos se unem como irmãos. E são!

    Responda
  5. Dario Lima

    Milico bolsonarista, nunca fizeram nada na vida, sugando dinheiro público....

    Responda
  6. José Duarte

    "Amarrar cachorro com linguiça" essa CPI. Salles deveria estar na papuda.

    Responda
  7. Alex Sgobin

    E quem é esse tal de Zucco? Um fã de Jair Bolsonaro. E como ele chamaria os t3rr0r1sta$ do 8 de janeiro, de "manifestantes"? Que ele tivesse tido a coragem de conhecer o MST a fundo, o maior movimento social do planeta, antes de abrir a boca suja!

    Responda
  8. Márcio Santana

    Livro escrito por fascista para fascistas. Como são ignorantes e mentirosos contumazes, falso escrito e livro não chegarão às estantes das livrarias, mas encherão lixeiras.

    Responda
  9. eli moura

    Penicos de Niemeyer em Brasilia transbordando. É tanto que parece que já se sente o cheiro em outros continentes.

    Responda
  10. José Fernando Marques

    Estive num assentamento provisório do MST em Goiás. São pessoas de origem pobre, trabalhadoras, produtivas. E críticas. O país é muito grande e comporta MST e agronegócio. Mas os parlamentares do livro é que são os terroristas. Salles, Frias e Damares são o que se sabe. Bom, ao menos estão tentando dar legitimidade intelectual à extrema direita... Leram Gramsci.

    Responda
  11. Flavio Colker

    Quem está em conflito com o MST é a grilagem de terra, não é o agronegócio.

    Responda
  12. MAURICIO LAHAN

    são beatos em via de canonização

    Responda
    1. Dario Lima

      Milico bolsonarista

    2. Eliana Kling

      O coronel sim!

  13. Antônio Carlos de Paula

    Os verdadeiros terroristas estão presos em Brasília. Todos da extremamente direita bolsonarista, inclusive um acessor da pastora Damares que tentou explodir um caminhão cheio de combustível. Esse bando da extrema direita tem os seus terroristas de estimação.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Todos da extrema direita bolsonarista.

  14. Fernando Araújo

    Absurdo chamar de terrorista um movimento que produz tanto alimento para o Brasil. Quem foi à feira do MST no Parque da Água Branca, semana passada, pode atestar sem dúvida que o MST produz mais e melhor do que o tal "agronegócio".

    Responda
    1. Victor Silva

      O agronegócio produz para exportar. Tem um monte de subsídios e gera muito pouco emprego

  15. Fernando Araújo

    Absurdo chamar de terrorista um movimento que produz tanto alimento para o Brasil. Quem foi à feira do MST no Parque da Água Branca, semana passada, pode atestar sem dúvida que o MST produz mais e melhor do que o tal "agronegócio".

    Responda
  16. NACIB HETTI

    Se o MST fosse uma empresa já estaria enquadrado por manter pessoal na condição de trabalho escravo. É covardia o que faz com a massa manobrada como gado para as invasões de propriedades privadas.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Você não conhece o MST.

  17. Jorge Rodrigues

    O MST é uma facção criminosa que conta com a leniência das instituições do estado. Porém, apesar da sua forte ligação com o lulopetismo e suas obtusas teses, não é rigorosamente correto afirmar que o MST seja uma facção terrorista.

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Podemos enquadrar no termo "facção" quem faz grilagem em terras públicas e indigenas? Quem expande a fronteira agrícola na Amazônia Legal derrubando florestas públicas e fazendo pasto podemos também enquadrar no seu termo de "facçao?

    2. Antônio Carlos de Paula

      Terroristas de verdade é quem tentou explodir um caminhão cheio de combustível no aeroporto de Brasília. Todos ligados a extrema direita bolsonarista.

    3. Marcos Serra

      Perfeito na primeira assertiva. Para a segunda, uma pergunta: quem provoca terror é o quê?

    4. Victor Silva

      Que viagem...

  18. Joao Braga

    Se vc tem um imóvel (pode ser casa, sítio, loja, escritório...) e alguém invade. Qual a sua reação? Ora se uma terra eventual possa não estar cumprindo sua "finalidade social ", existem meios civilizados para se discutir isso. Além de incentivar esse crime, esse governo está aparelhando órgãos governamentais do Incra. Não há meritocracia e sim ideologia. Estamos caminhando irresponsavelmente para uma situação de conflito.

    Responda
    1. Joao Braga

      Eduardo Rocha, não defenda o indefensável, pare de fazer narrativas irreais. Basta. Estão invadindo até a Embrapa, um orgulho nacional. Vc provavelmente é um daqueles que nunca plantou um pé de alface e repetem slogans do foro de SP, ideias que não deram certo em lugar nenhum. Vanguardistas do atraso. Basta!

    2. Eduardo Rocha

      O conflito existe há muitas décadas. Cedam as terras improdutivas, cumprindo a lei, e o conflito acaba.

    3. Eduardo Rocha

      Das Terras Particulares Art. 12. À propriedade privada da terra cabe intrinsecamente uma função social e seu uso é condicionado ao bem-estar coletivo previsto na Constituição Federal e caracterizado nesta Lei. Art. 13. O Poder Público promoverá a gradativa extinção das formas de ocupação e de exploração da terra que contrariem sua função social.

  19. Marcos Serra

    Mas não é só o deputado Zucco que pensa assim. Qualquer ser minimamente racional, ao constatar que esses grupos de criminosos destroem lavouras, queimam maquinário, abatem gado e saqueiam bens das terras ilegalmente invadidas, os chamarão pelo mesmo adjetivo. Pergunto ao autor da matéria como classificaria uma pessoa que adentrasse em sua residência e fizesse o mesmo. Ofertaria-lhe limonada e salgadinhos convidando-o a sentar ou chamaria a polícia diante do crime praticado?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Marcos se vc fosse racional não diria que são criminosos pq vc não consegue provar isso pq não acontece, me diga qdo e onde destruíram lavouras?, vc não consegue, essa sua visão é de elitista contra o povo que passa fome

    2. Victor Silva

      Marcos, você vive num mundo ideal onde a lei é sempre aplicada? Em nosso país periférico, a lei só vale quando é pra garantir o interesse de poucos privilegiados. A única forma de fazer a lei valer para atender o interesse da grande massa dos trabalhadores é por meio de pressão. O MST não faz isso porque quer, e sim porque é forçado, não existe outra alternativa

    3. Antônio Carlos de Paula

      Marcos, verdadeiros grupos de criminosos são os terroristas de oito de janeiro. Tentaram até explodir um caminhão cheio de combustível no aeroporto de Brasília. Esses são adorados pelo gado bolsonarista, não são chamados de criminosos.

    4. NACIB HETTI

      E ainda mantém a massa recrutada na condição análoga a escravatura. Não resiste a uma fiscalização do M. do Trabalho.

    5. Marcos Serra

      Victor, você preza as leis? Cabe ao estado dar destinação a terras improdutivas e não por aqueles que se julgam no direito de virem a ser beneficiados. Partindo desse teu raciocínio deturpado, qualquer um poderia invadir, em centros urbanos, imóveis que estivessem desocupados ou para alugar há mais tempo. Defendes a instauração da anarquia?

    6. Marcos Serra

      Abaixo, formatados que defendem criminosos e criam falsas narrativas para justificar sua curta e ideológica visão. Devem ter votado no corrupto condenado em três instâncias e anistiado pelo Fachin e seus "miguinhos".

    7. Victor Silva

      O MST não é um grupo de piratas, Marcos. O movimento só quer fazer valer o que está na lei

    8. Eduardo Rocha

      Qualquer ser minimamente racional, ao constatar que esses grupos de ruralistas criminosos destroem florestas, espalham gado, abatem a fauna e saqueiam bens das terras ilegalmente invadidas para depois tomar posse.