André Roncaglia > O rentismo perdeu espaço na gestão da Petrobras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Que conversa fiada. No Metaverso da economia o petróleo manteve o preço e a Petrobras "do" novo governo caiu para atender à classe média brasileira... mas na real todo mundo que não se informa pela impresa brasileira apenas que o Petróleo que custou no ano passado 120 dólares agora custa por volta de 75, ou seja, seguiu o PPI. Tanto que o mercado percebeu que nada mudou na realidade, apesar da propaganda
no mesmo dia a petrobras anunciou outro pagamento recorde de dividendos. os rentistas agradecem enquanto os bloqueiros se fingem de economistas pra fazer campanha e não passar muita vergonha.
Valeu pelo artigo. Este é o único analista de economia do jornal que não está a serviço do mercado financeiro. (Abner Nazaré Cândido)
Os dividendos da petrobrás renderam em 2022 62 bilhões de reais ao governo. E a rentabilidade da empresa, atualmente, está de acordo com as outras gigantes do Petróleo como a shell, o que demonstra a eficiência da administração. Investir em novas tecnologias, é necessário desde que sejam levados em conta critério técnicos e não ao estilo da compra de pasadena.
A polÃtica de PPI era uma pura rapinagem, destruindo totalmente investimento de médio e longo prazo em favor da distribuição de lucros exorbitantes prós acionistas. Impressionante como os "liberais" brasileiros tem mentalidade colonial.
Caro André Roncaglia, excelente análise e com linguagem de fácil entendimento para leigos no "economês" como eu. Será os mervais, mÃrians, catanhedes... aquele pessoal do jornalão os globos (eles gostam de ãos) conseguirão entender? Acho que não, eles só pensam nos seus: no mercado, ou seja, no rentismo dos chegados. E isto provoca cegueira, por isso não vão conseguir ler e muito menos entender o que você escreveu.
Ótima análise, só faltou citar a escandalosa venda da TAG.
Nada como ideologia para sabotar uma boa argumentação. De revisionismo a reducionismo, algo se salva? Lamentavelmente, muito pouco.
Parabéns André, mais uma vez trazendo a conhecimento do grande público o que poucos economistas comentam
engraçado ver como são aplaudidos os textos que os esquerdistas estatais consideram como sendo salvadores da patria, ou eles nunca trabalharam no governo ou é pura má fé, o estado brasileiro é um paquiderme que se sustenta do próprio estado sem devolver nada, isto em todas as areas. Ai alguem cita a Embraer, eu rebato que se não tivesse sido privatizada teria ido pro buraco. Parem de bater palmas para quem pensa como vcs e estudem e leiam mais, esta historia de estado provedor eh uma furada.
Estude você: o governo não coloca 1 centavo sequer na Petobras. E só recebe dinheiro grande....
Resvumo da óp era. Com a mudança de governo em 2016 conseguiu- se por 7 anos drenar dinheiro do povo brasileiro cobrando- se preços internacionais com uma produção e refino majoritariamente nacionais. Era o que se pagava a mais nos postos que fluÃa como dividendos para os acionistas ( 60 % estrangeiros!!!!). Nós últimos 7 anos cada vez que alguém abasteceu com preços abu sivos foi feito de id iota. E o brasileiro contÃnua se achando muito esp erto....
o texto, apesar do viés partidário, serviu para eu entender um pouco da Petrobras e procurar descobrir mais sobre a empresa, procuro tirar lições de qualquer informação mesmo de cunho ideológico, aplico o principio do contraditório em tudo que ouço, vejo ou leio, evito habitar a bolha dos que pensam iguais a mim, que podem não me despertar o interesse em saber do fato.
Toda opinião é ideológica, não existe neutralidade nestes casos. O q os neoliberalóides chamam de "argumento técnico" é ideologia, das piores ainda (pseudo mascarada), com o intuito de se manter o status quo; toda escolha é polÃtica.
Compartilho deste espÃrito. Algo me diz que esse controle de preços não é boa prática, mas eu não sou economista, mas sim publicitária, e prefiro me informar por diferentes fontes para formar uma opinião.
Meu Deus! Achava que esse colunista, mesmo sendo visivelmente de esquerda (escola Unicamp), vinha tendo bons textos argumentativos. Acabou-se com esse texto! Fazer fertilizante achando que vai conseguir influenciar os preços de uma commoditie que não conseguirÃamos suprir nem 20% de nitrogenados, mesmo investindo nas plantas de Uberaba e Sete Lagoas!? Perdeu o rumo no panfletismo! Falo isso porque sou da antiga Vale Fertilizante, quando o Lula 'mandou' investir em Fertilizantes. Deu no que deu!
Excelente argumentação Dario. Para quem tem seis anos de idade, carrinho bate-bate é tudo.
Disse tudo Dario!
A sua ignorância bolsonarista é didática.
Didático, texto muito didático.
Muito boas informações
Parece que estamos voltando ao rumo do Capitalismo Produtivo, que deve ser prioridade à sociedade. Os rentistas podem deixar o imediatismo$ de lado, e investir no futuro produtivo da Petrobras.
Texto muito esclarecedor em contraponto ao que é divulgado sobre a Petrobras. Mercado deve estar " nervoso" com seu texto..grata.
Ou seja, petrolifera na mão de governo não funciona!
O que vc acha das petroleiras privatizadas na Bahia e Amazonas que se recusam a baixar o preco. Parece que existem pessoas que gostam de sofrer.
Acho q o senhor não entendeu o texto. Leia novamente.
De fato, a Petrobras pouco investe na elaboração de métodos para desenvolvimento de energias mais limpas, mas limitar essa ausência de financiamento à articulação do teto de gastos – que limita os gastos irresponsáveis do governo – parece forçado. Nada impede que o governo enxugue gastos desnecessários e canalize o financiamento para a área.
Ainda, vale ressaltar que qualquer lucro por parte de uma empresa estatal reflete, em teoria, também na deflação, em suma. Anunciar o fim da PPI abre, ademais, espaço para a Petrobras regular os preços também utilizando como base o 'preço marginal', critério exato o qual não é conhecido. Qual a segurança de investimento? Quando o preço do barril aumentar e os preços aqui forem mantidos, a empresa vai ser utilizada, assim como em Dilma 2, para controlar a inflação, vendendo a prejuÃzo?
A Folha quer fazer uma média: "veja: também publicamos aqueles que pensam diferente da gente e dos rentistas que nos financiam". Mas, lá no fundo, os editores e jornalistas da laia do Vinicius TF se rasgam de raiva por terem de ler um texto contundente como o de Roncaglia. É contundente, mas os jornalistas não aprendem nada com ele. Já não conseguem se livrar de sua subserviência à lógica reacionária da empresa em que trabalham.
Excelente, Roncaglia!
A Petrobras poderia ter destinado parte de seus lucros excepcionais do ano passado para reduzir seu próprio endividamento, em vez de apenas distribuir dividendos para o governo reduzir a dÃvida pública. Quanto à investimentos em refinarias tenho minhas dúvidas. Se fosse fácil a Comperj não teria virado um esqueleto, e aquela da Bahia da parceria com o Chaves estaria plenamente produtiva.
Ok, você acompanhou o balanço anual da empresa desde a era PT/Dilma? E são essas as suas conclusões?
Texto, perfeito! Nem parece que é um dos colunistas das folha de SP.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
André Roncaglia > O rentismo perdeu espaço na gestão da Petrobras Voltar
Comente este texto