Latinoamérica21 > Direita ou esquerda: qual é a diferença? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O que existe são profissionais de esquerda e profissionais de direita que querem continuar sendo eleitos deputados, senadores, ou o que seja até morrer, sempre à custa dos contribuintes. Nenhum deles está preocupado com o seu semelhante; são simplesmente artistas. Há que dizer também que não é só no Brasil, ou enm outros paÃses da América Latina, que isso acontece. Em alguns paises, considerados de 1º mundo, como a Espanha, a hipocrisia é até pior.
É uma questão semântica que a prática polÃtica eleitoral foi distorcendo ao longo do tempo por força das circunstâncias. No entanto, as palavras têm o seu significado. São considerados de esquerda as pessoas que crêem no progresso contÃnuo das ideias e dos costumes e na evolução permanente da humanidade (ditos progressistas). E são de direita as pessoas que se opõem a modificações, seja nas ideias seja nos costumes (ditos conservadores). É como penso.
Seja a direita , seja a esquerda o objetivo sempre é o poder do cofre.
Essas categorias genéricas demais confundem. Getúlio Vargas era de direita ou de esquerda? E Juscelino Kubitscheck? E José Sarney? O neocomunista Jones Manuel fala que o PT é de direita. Geraldo Alckmin dizia que o PSDB era de esquerda.
Na polÃtica brasileira esquerda e direita tem uma caracterÃstica em comum: gostam de grana; muita grana.
A esquerda pode ser entendida como um compromisso com 'os debaixo' na escala social. Um desejo de nivelamento, desde os 'levellers' do tempo de Cromwell na Inglaterra, bem antes da revolução francesa. Um complicador é o nacionalismo. Afinal os 'de baixo' de um paÃs podem estar se vendo prejudicados pelos imigrantes que são 'de baixo' vindos de fora. Uma esquerda coerente nesse caso deve ter uma posição internacionalista, o que entretanto a enfraquece eleitoralmente.
Nenhuma, todos corruptos.
Sempre houve essa diferenciação esquerda e direita, que ao meu ver nos anos de chumbo até era visÃvel essa diferença, as classes abastadas financiaram o golpe e o restante ou seja a plebe ficou a beira da marginalidade e tiveram que lutar para sobreviver, não que hoje mudou alguma coisa mas a impressão que tenho é que as lutas dessas pessoas enfraqueceu se e os partidos que se diziam de esquerda chegaram ao poder sem compromisso com o que pregavam.
A perfumada esquerda brasileira gosta mesmo é de grana.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Latinoamérica21 > Direita ou esquerda: qual é a diferença? Voltar
Comente este texto