Celso Rocha de Barros > A culpa foi do impeachment de Dilma? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A lava jato deu um empurrão ao revelar a corrupção no governo, mas a impopularidade da presidenta depois do tarifaço logo após a posse, seguido pelo aumento rápido do desemprego é que criou a possibilidade disso ocorrer. FHC iria pelo mesmo caminho no inÃcio de seu segundo mandato, se os americanos não tivessem bancado junto ao FMI o socorro ao Brasil. O La Rua não teve esse apoio na Argentina e saiu corrido da cadeira.
A Lava Jato tinha endereço certo, jamais alcançariam peças chaves do Golpe como Aécio e Temer.
Ex-presidente Michel Temer foi preso pela Lava Jato.
Romero Jucá, experiente bandoleiro da polÃtica nacional disse isso em pleno processo: "Tem que tirar ela para estancar a sangria. Com supremo com tudo."
Depois do impeachment da Dilma o parlamento brasileiro não pode mais errar, ou a democracia vai pro brejo. Conclusao: ruim com ele (Lula), pior sem ele. Ou ainda: menos ruim com Lula, muito pior com Bolsonaro. Com Lula, ainda cabe a expressão: um olho no gato e o outro no peixe. Com Bolsonaro, adeus democracia.
Para combater a corrupção é que nunca foi. Prova maior é que Aécio e Temer foram pegos com malas recheadas de dinheiro e se safaram.
Meu caro Juscelino. Lula na base da delação ficou mais de um ano preso, enquanto Temer com malas recheadas de dinheiro, tudo filmado pela PF não ficou uma semana e Aécio nem um dia.
Vá estudar… ex-presidente Michel Temer é preso pela Lava Jato.
Eu não sou um cara inteligente, mas me sinto orgulhoso de saber que eu estava certo em achar que o impeachment de Dilma Rousseff, foi golpe! Seis anos após o golpe, o PT fazendo de novo um presidente, deixa parecer que mais da metade dos eleitores, também chegaram a conclusão que foi golpe!!
Digitei meu voto em lula, pela primeira vez na vida, por ter sido o ex terrivelmente mau presidente. Se tivesse sido mau presidente como fora mau militar, teria anulado como o fiz em dezoito. Votei por minhas crianças da Fauna, da Flora e por aquilo que nem ele,lula, nem bolsonaro, tem: amor ao Brasil.
Lula ?Elegeu bolsonaro,indiretamente, em dezoito e o bolsonarista no estado de São Paulo .
Golpe? Collor também achava que era golpe. Golpe quem deu foi lula ao ungir, para sua grandeza pessoal, uma técnica invés de um polÃtico experiente como Marta, Benedita da Silba, Tarso, Dutra, Vianna. Governadores e Prefeita.
Foi um golpe tipicamente udenista. Não se aceitou o resultado da eleição de 2014.
Em nome de tecnicismos
Em todas as operaçoes anteriores( castelo de areia, satiagra, anoes do orçamento
O tragico é q a corrupçao confessada foi varrida pra debaixo do tapete
A corrupção confessada, pelos delatores (né mesmo?), foi na verdade premiada.
Tenho para mim que a Dilma caiu porque se desentendeu com a única pessoa do paÃs que poderia afastá-la. O presidente da câmara. O Cunha. Não li o livro ainda mas estou de acordo com as razões citadas pelo colunista. Estas não teriam prosperado não fosse a grande rejeição mútua entre Dilma e Cunha
Cunha teve papel importante mas está longe de ser o principal culpado pelo golpe.
"Mas a centro direita que fez o impeachment foi dizimada na eleição de 2018". Lula só se elegeu graças a Tebet e Alckmin! O colunista está bem aquém do livro que se põe a comentar...
E por que vc acha que Alckmim e Tebet estavam com ele?
Muitas razões levaram à eleição de Lula. O fato de Tebet e Alckmin estarem com ele é mérito dele! Ponto pro Lula!
A culpa do impeachment teve um só nome! Quem ungiu a técnica invés de alguém experiente do ParTido, como marta, Tarso, OlÃvio, Benedita. Fácil jogar a culpa nozotro, como dizia minha defunta mãe, então viva e não assumir que a culpa foi de quem pensou e pensa apenas em si. Eleger alguém aspas desconhecido, apolÃtico, técnica, foi ele quem o disse!, era mais vantagem para ele.E o Brasil? Ah, o que é isso?
Concordo Neli. Marina teria sido uma excelente sucessora, mas ofuscaria o brilho de Lula.
Poisé Neli... e se orgulhava de eleger postes e a plateia aplaudindo...tudo gera consequências né
Lula ter sido impedido de ocupar a casa civil e responder qualquer ação junto ao STF, foi um tiro no pé que a farsa a jato se deu! Poderiam a partir dali mudar de rumo, deixar de ser uma perseguição polÃtica a Lula e ter aprofundado no que era seu dever, o combate à corrupção! No final, com o objetivo claro de prender Lula, começaram todas as artimanhas que resultaram em julgar moro parcial e decretaram o inÃcio do fim da farsa a jato!
O impeachement , que foi um golpe parlamentar, com uma falsa pregação de crime de responsabilidade, só ocorreu em virtude do vice agir junto ao congresso pra usurpar o poder! Todos que votaram naquele dia já sabiam o que iriam levar com o voto! E depois ainda negociaram duas vezes com temer pra que ele não fosse afastado pra responder em juÃzo! A partir dali o congresso ficou muito caro, chegando no orçamento secreto pra aliviar bolsonaro!
Nem para ser original o marqueteiro foi. Collor também disse que era golpe: confira a Folha de nove de novembro de mil novecentos e noventa e dois. Golpe foi o de mil novecentos e sessenta e quatro, de mil novecentos e trinta, de mil oitocentos e oitenta e nove.
Concordo que Dilma não fez a mÃnima questão de "estancar a sangria" e foi sacrificada por isso. Mas creio que continuamos ignorando uma grande força oculta, pois muito do que aconteceu na última década foi desencadeado por fios puxados pelos dedos podres dos militares. Os mesmos dedos que essa Nova Anistia 2.0 está preservando, enquanto entregam como chamariz alguns anéis dos Coronelzinho Cid. E, se muito necessário, umas joiazinhas do Capetão Jair.
Sociólogo ? Autor de livro do PT ? Passo !!
Ricardo o Limongi é Doutor em Ciência PolÃtica pela Universidade de Chicago... é mais fácil você falar que "passa" pois, como diz o cara que você votou no ano passado, "Livros tem muita coisa escrita".
aqui é jogar sal e esquecer, não vamos dar certo nunca, somos muito burros e egoistas.
O MDB que derrubou a Dilma é o mesmo da Tebet que apoiou o Lula?
E desde 1984 o MDB nunca foi oposição. É o partido mais fisiológico do congresso, está sempre do lado dos vendedores.
Em última análise, a grande parcela da culpa de tudo que vivenciamos na polÃtica deve ser imputada à arrogância do Lula. O Frankstein de saias colocada no Planalto e sua reelição, pela sua inabilidade e desconhecimento dos meandros da polÃtica, levou ao impeachment; a prisão do caudilho esquerdista; o fenômeno da do bolsonarismo, que por sua vez promoveu o desmantelado da Lava-jato. Se o Lula tivesse assumisse o papel de protagonista e não de mero manipulador da marionete, a história seria outra
Dilma nunca foi e nem será marionete! É uma mulher que serve de exemplo de dignidade, ética, firmeza e tantos outros adjetivos! Pensar dessa forma é machismo e misoginia!
Vera, o inominável governo do inominável não faz do demiurgo um estadista. Surfou no paÃs herdado de fhc, que chamava de herança maldita. Itamar herdou uma inflação de 4 dÃgitos de um governo que surrupiou a grana do povo e quase caiu porque uma modelo saiu na foto em traje controverso.
Vera não é infamar lula. E lula nunca foi estadista. Sempre pensou em si, em seu projeto pessoal de poder. Basta analisar sua trajetória polÃtica com o olhar imparcial, desarmado de paixão.Lula pensa em si, em seu projeto pessoal de poder. Digitei meu voto para ele, mas, não deletei meu bom senso e nem minha memória.
Vera:não sou de Direita, votei para Lula em vinte e dois, mas, ao digitar meu voto não deletei meu bom senso e inteligência,e acho a mesma coisa. Lula , pensando apenas em si, ungiu a Dilma , invés de alguém experiente, como Tarso, Marta Suplicy,OlÃvio Dutra, Benedita da Silva, Vianna. Foi arrogância, porque qualquer um deles poderia ter feito um Governo muito melhor do que o seu .Era uma vitória do lula eleger alguém desconhecida na PolÃtica.E o Brasil dançou.
Quanta besteira a direita é capaz de engendrar para denegrir o maior Estadista que esse paÃs já teve. Mas perdeu, e o paÃs pagou um preço altÃssimo pelos anos de destruição do desgoverno fascista, e ainda paga.
A operação lava a jato independente dos erros cometidos por seus protagonistas, trouxe a tona os mecanismos de corrupção das empreiteiras e outros setores , bem como descerrou o maior caso conhecido de desvio de valores, conhecido como Petrolão. Infelizmente a corrupção é endêmica, nunca antes uma investigação foi tão a fundo, seus reflexos se fazem sentir até hoje.
Um dos principais reflexos da Lava Jato é a destruição das principais empresas brasileiras de construção civil pesada. Muitos milhares de desempregados e redução do PIB. Combater é corrupção é ótimo, sim, concordo, mas deve ser dentro da lei, senão o combate torna-se também corrupção. A Lava Jato mais prejudicou o paÃs do que o beneficiou, mesmo contando os milhões devolvidos, as condenações não revertidas. Não valeu a pena. O que é uma pena, com o perdão do trocadilho.
Desculpe, todo mundo sabia do papel das empreiteiras. Desde a ditadura, quando o manda-chuva era Sebastião camargo. Foram sempre as empreiteiras. Que começaram a ser competitivas internacionalmente também. Era o calcanhar de Aquiles e a Lavajato colocou-se à serviço sabe-se lá de quem. Da carreira e do bolso de Moro e Dalagnol, sem dúvida. As gravações o mostram claramente. Os dois também tinham muitas conexões americanas. O agro concorre com quem? A quem beneficiou isso tudo?
Uma visão enviesada e estreita, ao achar que a era mais do que foi: uma forma da extrema direita conquistar o poder. E ela terminou porque se descobriu as suas ilegalidades e as relações funestas entre acusadores e o juiz moro. Além disso, ao desconsiderar os interesses comerciais do EUA e as iniciativas desse na LJ de perde o motivo real do ocorrido, que não era brecar a LJ, mas sim brecar o próprio Pais
A Lava-jato demonstrou algo que todos os partidos fazem. Foi destruÃda pelo ego de Sérgio Moro, ele não precisava aliar-se a nenhum polÃtico. Mas alinhando-se abriu a porta para acusação de parcialidade. Os polÃticos queriam uma brecha, Moro ofereceu uma porteira. Todos os polÃticos pertencem ao mesmo partido, aquele que o reelegem. Alguém lembra do Sarney na oposição? Ou do MDB na oposição? Nem eu.
É papel do juÃz de primeira instâcia julgar os casos que lhe pertencem. A constituÃção lhe dá o direito de julgar. Sua condenação só é final para os pobres que não tem recursos financeiros para apelar. Mas aqueles que tem direito de apelar, podem fazê-lo em julgamento colegiado. Sendo o réu condenado em 2a. instância deve ser preso, mas cabe a defesa, um 3a chance de apelação em outro fóro colegiado, o STJ, condenado, teoricamente não existe mais direito de apelação para cidadãos comuns.
Existe uma figura no Serviço Público denominada SÃndrome da Pequena Autoridade. Os Procuradores e o Juiz da Primeira instância da 13ª Vara Federal de Curitiba deixaram o poder subir-lhes à cabeça. A soberba e a arrogância cegaram-lhes os princÃpios éticos e legais.
A corrupção no Brasil é endógena, sempre houve e continuará. O erro da Lava Jato foi foi trabalhar de forma ideológica e parcial contra a esquerda, principalmente na pessoa de Deltan Dalagnol e Moro. Dalagnol nunca vai perceber que seu maior inimigo é a própria direita e o centrão, é tão envenenado pelo ódio à esquerda e o PT que ficou cego. Moro é um oportunista sem escrúpulo. A Lava jato teve um objetivo, que nunca foi a corrupção. O objetivo e modus operandi dos atores da LJ vieram de fora.
Cunversa. Aecim perdeu e não aceitou. Aproveitou-se da lava jato e da crise econômica e convenceu e conspirou com o ingênuo traidor do povo brasileiro temer. Tanto Aecim qto temer achavam que estariam eleitos presidentes em 2018. Eles sabiam que deltan e moron não iriam atrás deles. Deram um golpe com cálculo politico e tomaram golpe dos eleitores. A extrema direita envergonhada foi dizimada pela extrema direita orgulhosa.
No golpe contra a Dilma teve o dedo do Governo Trump. No fracasso do golpe contra o Lula teve o dedo do Governo Biden
Na realidade sempre fomos quintal americano, e sempre seremos pelo própria submissão do nosso povinho alienado ao USA. Nosso instinto vira lata e lambe botas é notório. Tudo q vem de lá é venerado, copiado , imitado na sua pior versão. Talvez o Brasil volte a ser o Brasil que estava se libertando dos EUA como em 2010 com Lula
Sem comentários, o pior cego é aquele que se recusa a enxergar.
O que significa reconstruir o sistema polÃtico brasileiro? Se as delações mostram que todos os partidos receberam financiamento das empreiteiras, como pode se dar um melhoramento, a fim de se evitar uma corrupção monstruosa com o dinheiro escasso dos contribuintes?
Outro fantasma que ronda o sistema polÃtico brasileiro é a regressão à média. Qualquer processo que não apresente regressão à média pode acabar fora de controle. Então é difÃcil falar em evolução quando o processo polÃtico apresenta regressão à média. Quando haverá progresso?
A questão é como construir mecanismos de defesa social se as negociatas seguirem a distribuição normal. E o desenvolvinento tecnológico será frustrado se as negociatas visarem apenas os interesses das partes envolvidas e não o do paÃs.
Prezado Bento Brito Teixeira, se eliminar negociatas é uma tarefa utópica, devemos seguir Quételet e Poincaré e olhar as negociatas no Brasil seguindo a distribuição normal, com os padrões de aleatoriedsde. O desvio desses padrões pode ser vista como uma prova de delitos. Você fala em evolução, mas as negociatas seguem a distribuição normal. Não há evolução.
Eliminar negociatas é uma tarefa utópica. Seria como construir uma sociedade justa, com igualdade de oportunidades e com alto nÃvel de educação e conscientização. Podemos rumar democraticamente a uma evolução, construindo mecanismos de defesa social com desenvolvimento tecnológico.
Não consigo avaliar nada, notando que o articulista não está falando para me informar, mas sim para me manipular. É o Pondé do outro lado.
A análise realmente não é simples. Pressupõe conhecimento de algumas noções-chave que ele mobiliza no texto.
Faltou comentar que a mandatária era e é uma pessoa absolutamente limitada e com visões distorcidas. O Lula nunca admitiu quem lhe fizesse sombra, e a escolheu a dedo.
Absolutamente honesta eis a questão , vá estudar Giocondo
E como consequência veio o capitão destrambelhado, vagabundo com uma ignorância e estupidez Ilimitada.
Na oportunidade não havia o orçamento impositivo de bilhões, para ser usado nas conjunturas do tipo.
Quer dizer então que o presidencialismo de coalizão funcionou beleza até a véspera da deposição de Dilma? Essa geringonça que sempre se arrastou mal e porcamente? Acho que Limongi tenta salvar o que puder de sua obra anterior, e Celso faz marketing para o colega. E aproveitam para se livrarem de ideias para lá de equivocadas tentando culpar a Lava-Jato. Culpada sobremaneira, mas não pela incompetência de nossas ciências sociais, por assim dizer.
Sim, eu li a Vasa-Jato, enquanto acontecia inclusive. Excelente trabalho de jornalismo, o que não impede que a condenação da operação possa servir a propósito pouco nobres. Aliás, a existência da Lava-Jato, ter sido tomada a sério por tanto tempo apesar de seus métodos inaceitáveis, visÃveis a olho nu, mostra que nossas instituições não funcionam para além, inclusive, das instituições diretamente polÃticas.
Leia Vaza Jato
O q nao se faz por um trabalho
E simplista a hipótese de que “os polÃticos brasileiros fizeram o impeachment para se defender da Lava Jato”. O impeachment obedeceu a uma lógica de restauração do domÃnio polÃtico do capital, que atuou através de operadores polÃticos de direita e do Lawfare de Moro e cia.
Alberto, o conceito de domÃnio do capital parece abstrato, mas é uma abstração real, que nem o Estado. A impugnação do Aécio do resultado eleitoral, por ex, deve ser entendido não apenas como um capricho dele: se teve impacto foi porque estava alinhado com a mal disimulada insatisfação do poder econômico com à reeleição de um governo de esquerda que nao permitia uma gestão polÃtica alinhada com seus interesses. Por isso logo depois veio o impeachment e a Ponte para o Futuro.
Que é simplista eu concordo, Eduardo Cunha foi para o digamos impeachment porque Dilma não se dispôs a livrá-lo da Lava-Jato, mas o grosso dos polÃticos foi obedecendo ao esstablishment, então sob o comando do PMDB de Temer, na esperança de sair com mais poder do que entrou. Por establishment entenda-se o STF, meia dúzia de caciques no Congresso, o PGR e a imprensa. Não muito mais do que isso. Mas esquece dessa conversa de domÃnio do capital, que não serve para nada.
Brasil está evoluindo bastante politicamente, apesar de não economicamente. O impeachment foi muito bom. A Lava Jato excelente. Lula Janja é outro Lula, mais responsável e com medo, pois todos sabem que ele cometeu crimes. Moro é liberal fascistas, apesar de corajoso e herói em governança. Os polÃticos estão menos reféns das empresas, com verba própria. Conhecemos os ilÃcitos. Falta alinhar o incentivo para crescermos juntos com harmonia. Olhemos para o partido de Singapura e China.
A interpretação abraçada pelo articulista flerta fortemente com "conspiração". Por sinal uma enorme conspiração de centenas/milhares. Além da forte inabilidade, potencializada por arrogância, prepotência, soberba, tem a questão da desastrosa gestão da "gerente". Atitudes grosseiras/estúpidas não convencem ninguém, tanto que não alcançou os poucos votos necessários. A soberba aristocrática precisava ser melhor entendida, grupos de classe média que dizem odiar a classe média têm algo que merece es
A menos ele reconheceu que a lava jato identificou corrupção e mais corrupção, inclusive dos pe tra lhas. DifÃcil alguém com este discurso não vir com a falácia que a operação quebrou as empreiteiras brasileiras. Coitadinhas.
As centenas, milhares foram a massa de manobra dos que conseguiram trazer de volta o projeto de paÃs para poucos, por isso anda pra trás desde então. A vaza jato mostrou que foi a principal manobra que entusiasmou massas e travou o paÃs. Arrogância nunca foi motivo pra derrubar presidente, era o medo de serem pagos. A conspiração se virou contra os conspiradores que queriam passar a régua, escapamos por pouco de uma ditadura.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > A culpa foi do impeachment de Dilma? Voltar
Comente este texto