-
Ivo Ferreira
Muito bom! Falam de minorias, bobagem. Temos piadas sobre nordestinos, mineiros, sulistas. São minorias? Piadas sobre negros. São minorias? Pobres, minorias? Essa coisa de coitadinho é ridícula. O cara fala a favor dos negros e gays na internet, mas não contrata um advogado gay, nem quer um médico negro. Piadas são piadas. A realidade é outra.
-
Geraldo Mourão
Pelo Visto tá cheio de "almas Boas" aqui nesses comentários.! kkkkkkkkk
-
elcio matos
Concordo com o colunista, acho que os Léos Lins da vida devem ser livres para contarem suas piadas de mal gosto, pois a proibição, no final, só os beneficiam ao expandir suas famas de maus, o que aguaça a curiosidade popular. Resumindo, da mesma forma que Léo Lins tem direito de propagar seu humor negro contra minorias, essas mesmas minorias terão direito a entrarem com processos indenizatórios contra ele, até o momento em que o humorista, de fama menor, ficar sem dinheiro algum.
-
Michel Marques
Ricardo, sei que o português de Portugal é diferente, já que chamam gente sem graça de comediante, mas como chamam gente que comete crimes? Tem um nome diferente também?
-
Denise Rodrigues
Evoluímos bastante, ufa, ainda bem. E as leis que regem o racismo recreativo estão aí em vigor, aumentando 1/3 da pena, não gostou? Vai lá e muda a lei. Que veio tarde, mas veio. E que ela faça vigorar o mais rápido possível a mudança de comportamento primitiva dos humoristas e de toda uma sociedade que usa do artifício do humor para revelar o pior de si e causar danos irreversíveis para quem sofre e morre pelo racismo. O humor precisa mais que nunca ser cúmplice social dos oprimidos.
-
Wellington da Silva
Fala aí, tuga! Eu não gosto de esteriótipos, mas parece que as vezes.. né? Veja aí o exemplo. Um português, burro feito uma porta, provando pro mundo inteiro que o português é burro mesmo!!! Kkkkk
-
Carla C Oliveira
Não sei quem é Leo Lins, nem o que ele fez, mas em tese coccordo com você Ricardo.
-
José Cardoso
Hoje a vítima da censura é esse humorista. Amanhã pode ser a porta dos fundos por ofender a sensibilidade dos crentes. Quem não gostar não assista. Eu por exemplo nunca vi um vídeo dele e nem me interessa ver.
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Há que ter limites, não dá por exemplo para fazer piada com campos de concentração! Racismo também é crime!
-
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Talvez o autor deste textículo, por ser português, Portanto originário do País que nos colonizou e a tantos irmãos africanos, não compreenda o que são séculos da pior desgraça que foi a escravidão, cujas consequências são dramáticas e que vitimizam até hoje milhares de pessoas. Daí pensar que isso pode ser engraçado é uma conclusão de quem não tem o lugar de fala e precisa aprender um pouquinho com Djamila, Sueli Carneiro, Conceição Evaristo...
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Pedro Vasco, não dá para colocar tudo no mesmo nível! O que uma loira sofre em termos de racismo, por exemplo? Vá ler um pouco mais sobre racismo, nazismo...
-
Pedro Vasco
Então vai ter que proibir toda piada ofensiva. O fato dos negros terem sido escravos no ocidente por 400 anos não é motivo para serem o único grupo a se sentir ofendido com piadas, muito embora de mau gosto. Portugueses, judeus, muçulmanos, crentes, loiras, gordos, anões, japoneses e políticos também são alvos de piadas
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Como tem lacreane
-
-
Djulivam Oliveira
Qual a contribuição desse texto mesmo?
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Carlos de Antonio
Quem é Léo Lins?
-
Edgar Alves
Acredito que muitas pessoas sequer conhecem as piadas desse leo lins. Procurem saber as "piadas" que ele faz. Ele tira sarro das vítimas de Brumadinho, da Isabela Nardoni e sua mãe, da população negra, de deficientes, vítimas de acidentes.. Isso é uma pequena amostra. Pra mim ele é um criminoso e precisa ser tratado como tal. Não podemos aceitar isso como sociedade. Querer resgatar algo de 1700 e pouco como exemplo é uma estupidez tremenda. As pessoas não querem evoluir. Pq não é com elas...
-
Nilton Silva
Perfeito. Mas como regredimos, muitos precisarão que o estado diga o que pode e o que não pode ser dito. Chamávamos isso de censura.
-
Aline Tamara Duarte
Piada racista é crime, ora pois.
-
Regina Fonseca
Em 1729 se permitia muita coisa e deve ser por isso que a tal piada não causou perplexidade. Evoluímos sim.
-
Vinicius Rodrigues
Nossa, confundiu alho com bugalhos legal
-
Henrique Hermida
Excelente!
-
Fatima Marinho
Racismo é crime sob qualquer forma. Não deve servir para divertir plateias disfarçado de humor. Se quiser fazer piada racista passe a frequentar os neonazistas, servir de bobo da corte. Vai cair bem esse papel.
-
Fatima Marinho
Henrique da Ermida, como eu tenho milhões de neurônios, diferente de vc, entendo que piada sobre negros e índios sempre é ofensiva e piada sobre brancos ricos é sempre positiva.
-
Henrique Hermida
Piada sobre raça é diferente de piada racista. Precisa só de dois neurônios pra entender isso.
-
-
Emilio Bazzani
Isso ai Ricardo.. lá como aqui, estão a gozar com quem trabalha. Luis revanchista. O povo tem de reagir.
-
ALVARO JUSTA DE CASTILHO
Leo Lins deveria aprender a falar inglês fluentemente e ir para os EUA. Lá esse tipo de humor não sofre qualquer restrição estatal, mas as plateias estão diminuindo. No resto do mundo, porém, a regra é outra. Ofender minorias e considerar humor é típico de adolescente que faz bullying contra um colega com algum problema. Está na hora de Leo Lins crescer. Na estatura física é impossível, mas mentalmente ainda há esperança, antes da chegada da fase adulta.
-
ana marques
Li a trilogia Escravidão, de Laurentino Gomes. Os horrores ali descritos não podem ser transformados em piadas para deleite de uma plateia branca e endinheirada. Porque os pretos e pardos ainda estão vivenciando as consequências devastadoras da escravidão e não acharam a menor graça.
-
ana marques
Léo Lins peça perdão de joelhos e vá ler a citada trilogia. Talvez você venha a se tornar digno de pertencer ao que conhecemos por raça humana. Por enquanto você se equipara a um australopteco, neanderthal, cro magnon etc. Evolua.
-
-
Fabrício Schweitzer
Essa é a defesa mais sórdida que já vi. Infelizmente, esse tipo de humor, muito mal feito por sinal, deve ser punido.
-
Neli de Faria
Gosto do Senhor. Divirjo-me, entretanto,se o humorista tiver que pisar em uma minoria para fazer piada, deveria mudar de ramo. As pessoas deveriam se colocar no lugar de alguém da minoria: assim compreenderia que não é nada risível.
-
antonio rezende
Fico em dúvida se não é totalmente inadequado comparar Jonathan Sweet com Léo Lins.
-
José Duarte
"A piada não basta parecer engraçada, tem que ser engraçada", temos uma plateia imbecilizada, rindo da desgraça alheia. A culpa é coletiva.
-
MARCOS CESAR MORAES
Excelente a coluna do Ricardo. A piada sempre foi um escárnio tolerado p q algumas verdades diretas, indiretas e dirigidas fossem ditas, interpretadas, digeridas e expelidas, como exercício da inteligência humana, da comunicação criativa. A piada sempre esteve fora da lei, algo maior, humano mesmo.
-
SUELI Iossi
Concordo com RAP, a justiça absolveu o mega traficante André do Rapp usando uma interpretação da lei no mínimo condescendente e agora censura de forma brutal um comediante que usa de humor horrível contra minorias, mas tb contra políticos corruptos, ele não poupa ngm, nao aprecio, mas toda censura começa com uma boa causa e termina com queima de livros de Hitler!! # censura nunca mais
-
Alcides Castro
Não acho que esse infeliz deva ser censurado, apenas ignorado. O corporativismo, com tentáculos pegajosos, não abandona nunca os seus, inclusive os humoristas.
-
Joana Ferreira
Desculpem a partilha... Há mais de 20 anos adoeci...Só um pequeno exemplo, na primeira vez que adoeci, numa semana tinha tido as melhores notas da turma, uns dias depois não conseguia fazer contas de somar. Que façam piadas comigo é a menos preocupante das consequências. Além disso, e isto já foi dito como piada, mas digo-o a sério... em que é que eu sou menos do que os outros para não fazerem piadas comigo? Porquê a condescendência?
-
Daiane Rosa Monteiro Melo
Não Ricardo, por aqui, no Brasil, piada racista é crime. Texto horroroso.
-
Daverson Furlan
Acha que tem liberdade total? Não, não tem. Experimente abri um canal numa rede social e fale contra os supremos, que são pagos com seu dinheiro. Você vai ser calada e ninguém te dará direito à defesa, até porque a defesa, a quem você recorreria, está te acusando. Petistas sonham com esse controle há décadas e estão bem perto de conseguir. Apoiados por inocentes, quero crer, como você.
-
Daverson Furlan
Você sabe interpretar texto? Ele não defende o racismo. Defende nosso direito a dizermos o que queremos. Parlamentares podem isso, mas nós, a cada dia, somos mais e mais tolhidos. E porque? Para que sejamos amordaçados gradualmente até que nenhum político ditador não seja contrariado. Pensa um pouco..
-
GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA
Lei de novo. Outra vez se for preciso, quem sabe vai extrair algo positivo.
-
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Parabéns. Seu pior texto.
-
GLAUBER SERGIO DE OLIVEIRA
Será que entendeu??? Leia novamente. Quantas vezes for preciso. Quem sabe passe a distinguir censura de ato criminoso.
-
-
Geísa Chagas
Nossa, esse cara é podre!
-
José Duarte
A plateia também.
-
-
Joao Cellos
Os tribunais devem se esforçar para punir todos os criminosos, inclusive leo lins (em minúsculo mesmo).
-
Joel Domingos
Infeliz a manchete do artigo em tela. Os achaques dos zombeteiros de plantão contra a honra e a imagem das pessoas também estão elencados como crime no Código Penal brasileiro e na legislação extravagante.
-
Joel Domingos
Não sou a favor do porte de armas, fique claro, mas o argumento de que a licença para portar uma arma confere legitimidade ao piadista para zombar de quem quiser não guarda o mínimo nexo de correlação. Isso porque o porte de arma é autorizado para legítima defesa, não para matar indiscriminadamente. Enquanto a troça e o escárnio, de modo geral, travestidos de humor, já nascem com o intuito deliberado de machucar. P.S.: existe o humor saudável. E eu aprecio.
-
Joana Ferreira
Fui ver quem era este comediante... Se eu gosto ou não, é irrelevante para o que penso sobre a crónica do RAP... Há uns meses, num programa de televisão portuguesa, o RAP satirizou militantes de um partido político (com quem eu não podia concordar menos) e que não pareciam estar mentalmente bem... Primeiro, fiquei indignada. Mas depois, e é aí que quero chegar... nós não somos todos iguais? Então que se goze com todos igualmente!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.