Samuel Pessoa > A história do impeachment de Dilma Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Celso Balloti

    De novo, gente acreditando na versão da Faria Lima e da mídia que diz que Dilma quebrou o país. FHC deixou o Brasil com índices econômicos piores do que os de Dilma 2 e com quase US$ 100 bilhões de dólares de divida com o FMI e com reservas no talo. Já desafiei meio mundo, Samuel Pessoa inclusive numa troca de e-mails há uns 2 anos, a mostrar índice por índice por índice, uma tabelinha fácil de fazer, que isso é verdade. Ninguém se atreve.

    Responda
  2. João Leite Leite

    A Dilma foi cassada porque o país estava praticamente falido. A inflação a quase 15%, desemprego mais de 14%, taxa SELIC mais de 14%, o comercio praticamente falido, mais de 50% das grande lojas fechadas e as que estavam aberta não vendiam nada. Todos queriam o afastamento dela. Inclusive o Lula. Tem até um vídeo com Sarney e companhia que pregava o afastamento da Dilma deixando ela com todos os direitos. Inclusive o político. Foi o que aconteceu.

    Responda
  3. Luis Nunez

    Enquanto tivermos presidentes como Lula, Dilma e o B-ozo iremos naufragar como país!

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Assim com já disseram nestes comentários, a frase do Jucá já dizia o que iria ocorrer. 'Estancar a sangria com STF, com tudo', já delineava o caminho do Golpe. Mas as manipulações nunca se concluem sempre de forma totalmente desejada. No circo de horrores do fatídico dia da votação 'por deus e pela família', os digníssimos pensavam que derrubariam o PT, e os partidos de centro-direita tomariam conta do eleitorado. Foi aí o grande erro: PT continua forte, enquanto outros partidos viraram nanicos.

    Responda
  5. Carla C Oliveira

    mas não usaram essa lei para barrar o genocida ladrão de joias.

    Responda
    1. Bruno Araujo

      Justamente porque a corrida da lava jato era contra Lula. A cereja do bolo era Lula. Tanto que ocorreu em 2018 sua retirada da disputa eleitoral por Moro, quando ele era líder em todas as pesquisas. Depois Moro apoia Bolsonaro e ganha o Ministério da Justiça, e mais à frente chega Augusto Aras na PGR e Lira na presidência da Câmara, com o orçamento. Proteção total! Sem falar na proteção dos militares...

  6. Carla C Oliveira

    mas não usaram essa lei para barrar o genocida ladrão de joias.

    Responda
  7. José Cardoso

    Eu lembro das declarações da Dilma e do Barbosa em favor da reforma da previdência. Infelizmente não receberam o apoio do PT. Só com o apoio do Lula isso seria viável, mas ele preferiu deixar a presidenta cair no vácuo.

    Responda
  8. Mario Donizete Pelissaro

    Dilma "não silenciou a LJ". Muito pelo contrario, se submeteu àquela aberração sem interferir nos ritos processuais e se manifestando unica e tão somente através meios constitucionais e legais. "não interferiu" mesmo. Prova disso foi a gravação da conversa entre Jucá e Sergio Machado, qdo foi proferida a famosa frase "primeiro tiramos ela (Dilma) e depois estancamos a sangria da LJ. essa frase é por si só reveladora

    Responda
    1. Franco Oliveira

      Â… com o supremo e tudo!

  9. Marisa Coan

    Havia panelaços feitos pela população quase que diários, já Dilma estava quebrando a economia do país, senhor. As indústrias e comércio fechando as portas, ninguém mais aguentava aquilo. A razão é esta.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Carlos, na falta de argumentos, sua resposta vale, nada. Não houve panelaços durante o governo de Bolsonaro, nem um só. E ele enfrentou uma pandemia no planeta, e o planeta inteiro teve sua economia detonada. Ao sair deixou crescimento econômico, aliás dos poucos no mundo, inflação em queda e um país melhor do que está hoje,

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Se as razões fossem essas, Fraquejada, Bolsonaro não poderia ter durado um ano na presidência.

  10. Alexandre Marcos Pereira

    Dilma, com todos os defeitos que ela possa ter, jamais interferiu nas investigações da Polícia Federal e nunca cerceou a atuação do Ministério Público. Pelo contrário, escolheu, para PGR, o mais votado da lista feita pelo MPF. Assim, agiu com espírito republicano exemplar. O mesmo não se pode dizer de seus sucessores, inclusive o atual, que tem na vingança contra a Lava Jato e o restabelecimento do status quo ante da corrupção atingida pela força tarefa um de seus principais projetos.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Confusão reina em vossa mente, né?

  11. Alexandre Pereira

    Realmente, a cordeira foi sacrificada para salvar os lobos da lava-jato malvada. Santa, santa, santa! E estava solitária e sem partido, pois o PT entregou todos os cargos e boicotou o congresso. E há uma lista de fatos dos que presenciaram o desenrolar dos acontecimentos do lado de fora, vejam só! Como dizem, conta outra.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Se quer dizer a doce ex-presidente, Carlos? Até sabe, o problema é o raciocínio desconexo.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Se a senhora soubesse escrever, poderia contar sua versão num livro.

  12. Fernando Nogueira

    “... Esses movimentos da 'justiça' ...”. Justiça –??? Eis algo que a lava jato nunca foi e nunca quis ser.

    Responda
  13. Peter Janos Wechsler

    Uma pessoa que inventa títulos acadêmicos inexistentes e os coloca no Currículo Lattes, não pode ser considerada intelectualmente honesta. Uma pessoa que compra uma refinaria sucateada que deu bilhões de prejuízo alegando não ter lido o que estava escrito em letras miúdas no contrato, é, no mínimo, incapaz.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Carlos. Leia o que escrevi. Não falei inocentada ou condenada. Falei que disse não ter lido as letras miúdas. E disse isto, sim. Recomendo de volta o google.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Como dizem, a senhora pode ter direito a suas próprias opiniões, mas não aos próprios fatos. Fato: Dilma sofreu impeachment sem ter cometido crime. Fato: Dilma foi inocentada no caso da Refinaria Passadinha (dá um Google antes de vir aqui escrever besteiras).

    3. Peter Janos Wechsler

      Respondo que os fatos que citei são rigorosamente verídicos e nenhum sofisma pode desmenti-los. Ataquesad hominem atestam apenas a veracidade.

    4. Franco Oliveira

      Uma pessoa que avalia o impeachment com a lente que você usando também não é intelectualmente honesto ou tem sérias limitações intelectuais. E se não for nem uma coisa nem outra deve ser um radical ideológico impossibilitado assim, de fazer uma análise sem viés. Aproveita a deixa e lance um olhar mais inteligente sobre si mesmo!

    5. Mario Donizete Pelissaro

      Blá blá blá O fato é que Dilma foi destituida de seu mandato legitimamente conferido pelas urnas, sem que houvesse cometido crime. De resto comentarios como o seu, são retoricas de antipetistas ou antilulistas esquizofrenicos, cada vez mais demodê e destituidos de fundamentos

  14. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Derrotando em 2014, o candidato do PSDB, iniciou, o Golpe contra a vontade dos eleitores, ao não aceitar o resultado da eleição.

    Responda
  15. Jorge Luiz

    Sem dúvida, o lavajatismo como uma onda direitista energizou o tsunami do impeachment que veio em seguida..E mais, o fato da presidente ser mulher potencializou ainda mais o ódio desta corrente retrógrada, quase colonial em sua mentalidade de patriarcado. Este ódio tb energizaria um Frankenstein em 2018...

    Responda
  16. Hermes Yaly

    Dilma Rousseff é péssima em tudo o que faz e, em estratégia política, não é diferente. "Fez o diabo" em seu primeiro mandato para reeleger-se e contava com Joaquim Levy para pôr a casa em ordem no segundo. Com seu jeito turrão, brigara com o PT inteiro e só tinha ao seu lado Mercadante e José E. Cardoso. Deixaram a Lava Jato correr ("nunca a PF teve tanta liberdade") certos de que não seriam apanhados. Pensava terminar o governo com o país arrumado e o PT arruinado. Deu tudo errado, como sempre.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Braga: Dilma é tão criminosa quanto Collor, que foi derrubado não porque comprou um carro popular com sobras de campanha mas, sim, porque estava levando o país ao abismo, como ela. O impeachment é um processo político, tanto que é o Congresso quem julga e penaliza. Gado vermelho nenhum vai compreender isso pois falta-lhe caráter e inteligência, dois predicados que você, vê-se bem, é destituído.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Fato: Dilma sofreu impeachment sem ter cometido nenhum crime. Logo, sofreu Golpe de Estado. O resto é mugido do gado.

  17. CARLOS ZANCHETTA DE OLIVEIRA

    Texto desconcatenado, conclusão abrupta. Até me deixou em dúvida, como o autor também se confessa. Ele, se entendeu direito o livro que resenhou; eu, sobre a resenha-coluna.

    Responda
    1. Franco Oliveira

      O livro é muito bom e em nenhum momento a opinião do autor é mais importante do que os fatos que ele usa para chegar a conclusão que chegou. Um livro que descreve com uma precisão estonteante os fatos envolvidos. Foi uk impeachment atípico daqueles que só colam rm uma sociedade conservadora, ignorante, e dominada por uma elite agrária retrograda (maioria) e um empresariado preguiçoso (maioria).

  18. adenor Dias

    Tivemos 7 anos de azar por ter aplicado o impeachment em Dilma Rousseff. Dois anos de Michel Teme, quatro de Bolsonaro, e mais um para aprovar o arcabouço fiscal no governo de Lula, e nos livrar dos golpista de 1 de janeiro. Se parar por aí, começaremos ter alguma sorte em 2024. Obrigado MBL, Janaína Paschoal , Congresso nacional e senado. Se vocês queria ferrar o Brasil, obtiveram sucesso total...

    Responda
  19. Celso Balloti

    O pior ministro da Economia que já tivemos foi Paulo Guedes, mas… Dilma e Mantega teriam que se esforçar muito para fazer pior do que Guedes e Bolsonaro, mas… Quem decide é a elite do atraso, simples assim.

    Responda
  20. Celso Balloti

    Basta pegar os indicadores econômicos do período Dilma e comparar, por exemplo, com os do segundo governo FHC para ver que foi golpe, não havia justificativa. Dizem que Dilma provocou a maior recessão da história, mas cadê as tabelinhas que provem? A imprensa, que deveria fazer isso, faria num país decente, está na gaveta da bufunfa. A maioria dos jornalistas e analistas econômicos só tem as opiniões que são pagos pra ter. O pior ministro da Economia que já tivemos foi Paulo Guedes, mas…

    Responda
  21. Elcio Simielli

    O MDB que derrubou a Dilma é o mesmo da Tebet que apoiou o Lula?

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      É, minha querida. Está pergunta revela a sua oceânica ignorância em política e se como se faz política. Aqui e em qualquer lugar.

    2. Hermes Yaly

      Tebet foi candidata a despeito da oposição dos tubarões do MDB, o corruptíssimo Renan Calheiros à frente, dileto amigo, irmão, camarada de Lula.

  22. Lourival Costa

    Todo absurdo tem a sua função.

    Responda
  23. Marcelo Magalhães

    O parlamento foi instrumentalizado pelo mercado para retirar a presidente Dilma e instituir um governo neoliberal. Isso está contido no livro através da força da lava-jato, que atua para destruir a indústria da construção pesada, com um movimento financeiro irregular impossível de existir sem a anuência dos bancos, que simplesmente sequer são citados em nenhum processo. Se é que eu entendi…

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Como é Furlan? A Lava Jato ia acabar com a corrupção?! Kkkkkkkkkk. É ingenuidade que chama?

    2. Daverson Furlan

      Lamento confirmar sua suspeita: não entendeu nada mesmo. É uma falácia que o objetivo da LJ seria destruir a indústria de construção. É desculpa de quem não quer reconhecer uma obviedade: houve corrupção e a LJ iria acabar com isso. Mas é muita decepção reconhecer isso, ainda mais ao um petista.

    3. Fernando Alves

      A única coisa que há para se entender é que o Celso Muniz é um ignorante e um fracassado.

    4. Celso Muniz

      Não, o senhor não entendeu nada, menos os quatro que curtiram seu comentário. Petistas são incapazes de entender de coisa alguma.

  24. João Vergílio

    O golpe branco que resultou na deposição de Dilma Rousseff deixa uma pergunta aos economistas: é parte do jogo democrático derrubar um governo legitimamente eleito em nome de uma (teoricamente) suposta salvação econômica do país? Foi isso que vocês fizeram. Vocês todos, que se calaram contra a vergonhosa narrativa das "pedaladas fiscais". Basta recuperar os artigos publicados na época. Vocês inventaram Bolsonaro. Vocês são os bolsonaristas "raiz". Estão na raiz. São a raiz.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Tenho certeza que o roto é melhor que o esfarrapado! Ora, tenha dó!

    2. Fernando Alves

      Todos desobedeceram a lei da responsabilidade fiscal. Quantos você foi na rua pedir o impeachment? Acho que você fala tanto em hipocrisia porque é especialista nisso, o maior hipócrita de todos.

    3. Celso Muniz

      Pergunte ao hipócrita PT, que certamente o senhor apoia, que pediu impeachment de todos os outros presidentes, legitimamente eleitos, que não eram do partido. O senhor não vai entender mas vou explicar: Dilma desobedeceu a Lei de Responsabilidade Fiscal. A narrativa petista neste sentido é dizer que tem Lei que outros precisam obedecer, e tem leis que eles, petistas, não precisam. É ou não é hipocrisia ?

  25. EMANOEL TAVARES COSTA

    É a espada de Damocles pendurada sobre o pescoço do Executivo, à disposição do Legislativo, para intervenção sempre que os interesses de maior vulto da maioria parlamentar forem desafiados. Daí porque não aperfeiçoam a lei.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.