Hélio Schwartsman > Livro recorre a germes para explicar grandes eventos da história Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Muito interessante!
Cada um pode especular como quiser. Escolhendo alguns indÃcios esparsos, o Erick von Daniken criou a hipótese de que os deuses da antiguidade eram astronautas.
No livro Armas, Germes e Aço há apontamentos similares.
A ilustração que acompanha o artigo apresenta um homo sapiens branco; é isso mesmo? O homo sapiens teve origem africana e era branco?
O fato é que as pandemias de vÃrus e bactérias, mais as guerras, não impediu que a humanidade chegasse a 8 bilhões de indivÃduos! A inteligência artificial, talvez faça um estrago maior do que os três inimigo humano juntos. Não é aconselhável por filhos no mudo, sem saber no que eles irão trabalhar!
H. G. Wells usou essa hipótese em A Guerra dos Mundos, de final do século 19.
É interessante a hipótese de que os patógenos que os Homo Sapiens trouxeram da Ãfrica tenha contribuÃdo para a extinção do Homem Neanderthal. Precisamos explicar o mecanismo pelo qual o DNA do Neanderthal aparece, parcialmente, em nosso DNA. Se houve o cruzamento, por quê os descendentes dos Neanderthais não deixaram descendentes. A explicação só pelos germes não parece ser suficiente. Algum outro mecanismo pode ter sido o responsável, como a agressividade do Homo Sapiens.
“Armas, Germes e Aço”, clássico de Jared Diamond em parte explora também esta teoria.
Alinhado à teoria colocada pelo livro, por caminhos diferentes e, obviamente, guardadas as devidas proporções, o vÃrus da Covid segurou, ao menos temporariamente, o avanço da extrema direita radical no Brasil. Em outras palavras, um vÃrus foi capaz de mudar o curso da história brasileira.
Pena que não levou a extrema direita negacionista junto. Com o chefe puxando a fila.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Livro recorre a germes para explicar grandes eventos da história Voltar
Comente este texto