Alvaro Machado Dias > Os avanços na compreensão de ideias que a mente não consegue pensar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Amei, muita inteligência.
Segundo o chatGPT: "o artigo levanta questões interessantes, mas peca na falta de embasamento cientÃfico, linguagem confusa, falta de exemplos claros e argumentação sólida. Uma abordagem mais estruturada e fundamentada poderia melhorar a clareza e a credibilidade do texto.". Acho que o GPT se ofendeu...rs
Toda energia e matéria carregam dentro de si a história de sua formação
Nunca imaginei que leria um texto indo na direção de propor pensar o impensável, e mostrar caminhos de construção do pensamento que parecem promissores em nos levar até lá. O conceito que existem ideias em nosso cérebro que passam por uma filtragem e nunca vêem a luz do dia me faz refletir muito sobre a essência da consciência e o que nos individualiza. Muita corda para pensamento!
Isso me leva a pensar sobre os padrões ou condicionamentos de pensamento que não permitem, por exemplo, uma ideia divergente. Quando leio, por exemplo, um livro sobre história das descobertas da medicina, vejo que os caminhos para essas descobertas não foram contÃnuos ou certinhos ("isso dá nisso"), ao contrário, foram cheios de idas e vindas, de tentativa e erro, de divergências entre colegas de pesquisa. Quando ficamos muito bitolados em uma ideia, não vemos outras formas de abordar os fatos.
Acho que a matemática é sempre extrÃnseca aos fenômenos. Um exemplo é a órbita da lua em torno da terra. Desde a antiguidade percebeu-se que à s vezes a lua cheia é um pouco maior e à vezes um pouco menor. A primeira ideia foi que embora a órbita fosse circular, o cÃrculo era um pouco excêntrico. Kepler, dispondo de dados mais precisos, percebeu que uma elipse com a terra num dos focos batia muito melhor com o observado. Hoje, a teoria da relatividade modifica (muuuito levemente) esse modelo.
O artigo faz pensar, faz mudar e nos apresenta, por meio de testes, autores e dados, até onde nosso cérebro pode ir. Do inimaginável ao tangÃvel, vale a leitura.
Eu espero ansiosa esta coluna pois sei que é certeza de grandes revelações. Este foi mais um belÃssimo exemplo, mas eu gostaria de fazer uma adição. A psicanálise se dedica a descobrir um tipo distinto de matéria escura (termo genial). Ela é negada até ser realizada pela análise.
Artigo de profundidade e criatividade raras. Me deixou pensando se seriam só essas as dimensões do que não podemos pensar ou se as mencionadas são exemplares de algo ainda maior. Quem sabe fazer mais um explicando isso?
A psicanálise pode te responder isso. O inconsciente é uma categoria própria, logo são mais categorias.
A essência do ser humano é espÃrito e sua voz é a intuição captada pelo cerebelo, ela consegue visualizar a realidade em movimento dentro do limite espiritual. O cérebro raciocina, nem sempre com lucidez, limitado ao tempo espaço. Mas o cerebelo ficou travado em seu desenvolvimento gerando o descompasso entre intuição e raciocÃnio dominador, mas de alcance restrito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Machado Dias > Os avanços na compreensão de ideias que a mente não consegue pensar Voltar
Comente este texto