Marcos de Vasconcellos > ChatGPT atropelou a educação brasileira? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O professor que permite a seus alunos usar o chatGPT com a condição de "melhorar" o texto depois é um impostor, um embusteiro. E pensar que na minha época citar a wikipedia na bibliografia era um escândalo acadêmico.
Afora a histeria coletiva a cerca do ChatGPT, advinda da ignorância das pessoas sobre inteligência artificial e, principalmente, ao fetiche que as pessoas possuem pela forma dos discursos (ao invés do conteúdo), é verdade que muitos professores podem ser substituÃdos. Principalmente nessas faculdades que estão interessadas apenas no pagamento das mensalidades e o conteúdo são vÃdeos gravados e nada atualizados.
Maus professores podem ser facilmente substituÃdos por uma máquina. Bons, nunca.
A IA não vai substituir um professor, e a propósito, os alunos ainda terão de aprender, ou sequer vão entender o conteúdo que a IA apresentar.
O texto do articulista não se difere em nada do ChatGPT: falta criticidade e sobra adesão ao status quo. Uma formação verdadeira (e não uma semiformação, como desenhava Theodor Adorno) deveria conduzir justamente, entre outras coisas, a criticar e resistir, o quanto possÃvel, à regressão presente na sociedade (no caso em tela, a regressão do pensamento). Em breve, a IA substituirá, inclusive, articulistas e textos como esse.
Sem uma polÃtica de Estado a discussão é estéril.
Você tem razão, mas qual a diferença de um conteúdo feito por um professor? Ele é perfeito? Claro que não! Um escola cuidadosa vai revisar qualquer texto, não importa se o autor foi uma IA ou uma "inteligência natural". O ponto é que essa escola e universidade conteudista já foi atropelada, já faz tempo que ela dedica-se mais a venda e marketing do que ao estudo e aprendizado.
"Outro dia pedi, a uma dessas ferramentas, o conteúdo de uma aula de biologia sobre mitose e meiose, para estudantes de um curso pré-vestibular. O resultado foi um texto que poderia ser lido por qualquer professor durante uma aula." Estes modelos de IA não garantem que as informações são corretas, apenas que são apresentadas de um jeito que parecem corretas e coerentes. Se o tópico não for algo muito na base de dados de treinado, pode estar comprando gato por lebre e informações erradas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos de Vasconcellos > ChatGPT atropelou a educação brasileira? Voltar
Comente este texto