-
João Francisco Rodrigues Silva Araújo
Explorar esses poços vai contra qualquer pretensão de progressismo ambiental do governo, é simplesmente jogar pela janela nosso maior trunfo internacional. Achei que já tivéssemos superado essa ganância que não vê dois palmos na sua frente.
-
Rubens gonçalves
A idade começa a pesar nas decisões do presidente. Se eu fosse a Marina Silva pedia demissão da ministério do meio ambiente. E mandava a primeira dama tomar seu lugar.
-
Dionisio DeBarros
Engracado, a classe media quer gasolina barata, mas nao quer que o Brasil explore petroleo. Como essa turma quer que a gasolina apareca barata nos postos? Brotando do chao?
-
maria eloisa montero miguez
Desrespeitar os técnicos do Ibama e cientistas é um péssimo negócio para a população. Belo Monte é exemplo desse desrespeito. E se o negócio do petróleo fosse tão bom, o Rio de Janeiro seria o Estado mais pujante da Nação!
-
Sérgio Pombo
Quer saber como o Brasil poderia ficar rico? Vendendo o Ibama por no máximo R$1,00.
-
Celso Onofre
Inútil a gente somo inútil...
-
Sérgio Pombo
Verdade!
-
-
Peter Janos Wechsler
Pensar que vazamento em alto mar fica em alto mar, mostra desconhecimento. Sem falar dos danos mesmo em alto mar.
-
JUSCELINO PEREIRA NETO
Em 2020, o presidente fazia críticas ao Bolsonaro por não respeitar as decisões do IBAMA, que ele não respeitava a questão ambiental. Agora, o governo quer passar por cima do relatório do órgão que não recomenda a exploração da foz do rio Amazonas. Hipocrisia total.
-
ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER
Desta vez a Marina foi esperta; se envolveu, mas não se comprometeu com o entrevero Ibama x Petrobrás. Não adianta espernear, o pragmatismo vai prevalecer.
-
ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER
Luiz Otávio, não tenho divergência ao teu argumento quanto ao pré sal. O meu comentário visou a atitude da Marina, que se blindou com o silêncio. E o Lula já deu a senha: " fica muito longe da foz" . E por fim a ganância do ser humano não conhece limites.
-
LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA
Me parece que o pré sal ainda não acabou com os bilhões de barris encontrados. Precisa mesmo de uma nova fonte de extração de petróleo? Não vejo pragmatismo nisso
-
LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA
Me parece que o pré sal ainda não acabou com os bilhões de barris encontrados. Precisa mesmo de uma nova fonte de extração de petróleo? Não vejo pragmatismo nisso
-
-
roberto silva
só pode ser piada, um país pobre (per capita) pensando se vai explorar seu petróleo ou se vai continuar morrendo de malária/dengue e comprando petróleo da Noruega.... tem que ser muito Poliana para não enxergar como os países desenvolvidos cerceiam nosso crescimento com normas que nenhum deles segue.
-
Izaac de Souza Silva
Conheces os Corais da Amazônia, senhor presidente Lula. Eles estão em alto mar.
-
Izaac de Souza Silva
Randolfe Rodrigues traidor.
-
Gilberto Rosa
Se engana quem pensa que explorar o petróleo significa não explorar energias limpas, a Petrobras voltou a investir também em energia limpa com a nova administração, as duas formas de energia não são excludentes. O petróleo fornece e fornecerá capital a Petrobras para uma mudança tecnológica mais rápida da matriz energética.
-
Gilberto Rosa
Não há como da noite para o dia substituir o petróleo, aceitaríamos ir de bicicleta ao trabalho todos dias, ir de cavalo buscar na lavoura o que se come todos dias? Para que tenhamos meios de mudar a matriz energética, precisamos de dinheiro, só com boa vontade, perpetuaremos o uso do petróleo, pior, deixando que Arábia Saudita ou Noruega ganhem dinheiro com a venda do petróleo que teríamos condições de ganhar, até que mundo mude a matriz energética e dispense o petróleo.
-
JOAQUIM FERREIRA R FILHO
Marina, escorregar na mesma casca de banana duas vezes é sinal de incopetencia e/ou infantilidade ao ainda acreditar em mentiroso.Já ficou caladinha com a ajuda de dinheiro do contribuinte brasileiro para ajudar companheiro argentino na exploração de combustível fossil. Agora terá que pedir o boné de novo . O Mercadante vai querer lhe beijar de novo e pedir pra você fazer o ele.
-
José Speridião Jr
Se Lula tocar na autoridade de Marina Silva a casa cai.
-
Tadêu Santos
Lula da Silva não está sendo coerente com as políticas públicas para preservação ambiental do ecossistema amazônico e dos demais que formam os biomas brasileiros. Agindo de forma autoritária desacreditará os órgãos ambientais e a Marina, como também a comunidade internacional que olha atentamente para a Amazônia. Camarada Lula, não desaponte os que acreditaram nas suas promessas de priorizar as questões socioambientais!!!
-
Maria Helena Firmbach Annes
Espero que o governo Lula não repita a catástrofe de Belo Monte.
-
roberto silva
Políticos obrigaram a diminuir o tamanho do reservatório de água, por isso tem que desligar as tubinas que poderiam estar gerando energia na seca.
-
José Speridião Jr
Concordo. Políticos forçaram a barra para aumentarem o número de turbinas mas há período do ano em que falta água e elas têm que ficar desligadas. Com certeza não foi por falta de avisos técnicos que não foram ouvidos.
-
-
Anna Amélia Meule
Lula: Lembre-se da história, do erro grotesto que foi Belo Monte. Aliás, vamos focar em fontes de energia limpa. Petróleo, não.
-
João Perles
A história nos oferece boa quantidade de exemplos de catástrofes ambientais relacionadas à exploração de petróleo no mar. Me custa acreditar que técnicos do Ibama e de outros órgãos e entidades sejam relapsos na análise das variáveis envolvidas nesse caso. A Petrobras reúne todas as condições técnicas para investir em novas alternativas energéticas e Lula tem a oportunidade de mostrar que seu discurso voltado à sustentabilidade não é mera bravata.
-
Ernesto Dias Junior
Enquanto a Folha e a mídia em geral continuar repetindo a mentira de que a costa do Acre agora é foz de rio, a discussão vai continuar errada. A verdadeira questão é a imagem do país versus o desenvolvimento do Acre. O presidente do Ibama, ao desqualificar a energia eólica também não ajuda, ao revelar sua farta ignorância sobre o tema. Bola no chão.
-
VICTOR FUJITA
Ué? E aqueles discursos na ONU e que o Brasil está de volta e a Marina e tudo mais?? Obviamente era tudo mentira!!!!
-
TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA
Ninguém bateu o martelo meu senhor! Estamos de volta a uma democracia onde há espaço para todas as opiniões, todos os estudos técnicos e todas as alternativas. O assunto está em pauta para inclusive, leigos como nós darmos opiniões e defendermos nossas posições. Nada está acabado. Ao invés deste tipo de crítica ingênua, se posicione.
-
-
Alexandre Miquelino Levanteze
olha o tiro no pé...
-
Marcelo Albuquerque
Mudou de ideia? Onde estão os artistas, o indio, Macron, o Di Caprio? Os defensores da Amazônia é nossa! Já sei, agora pode!
-
Pery Pedro
Há seis meses, neste espaço: o Genocida quer vender a Amazônia aos madereiros! Hoje: Nenhum país disperdiçaria esta riqueza. Gado é gado.
-
TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA
FizueLi para entre muitas demandas que a Amazônia e seu entorno fossem preservados. Os estudos do Ibama são sérios e preservam a vida em todas as suas nuances. A Petrobrás que vá investir em energia limpa, já passou da hora. Lula está sendo simplista ao dizer "que é em alto mar" sem levar em conta as correntes marítimas, vazamentos de óleo, medidas de segurança, etc..Belo Monte foi o exemplo de teimosia que não deu certo.
-
Gilberto Rosa
Nenhum país do mundo desperdiçaria esta riqueza, pergunta pra Noruega. O mundo inteiro, Infelizmente, ainda precisa de petróleo para caminhões, carros, plasticos..., por muito tempo, esta riqueza de trilhões não pode ser desperdiçada, deve ser utilizada para diminuir a pobreza e financiar a mudança da matriz energética, sem dinheiro ficaremos para trás.
-
Gilberto Rosa
Miguel e Anna, não há como da noite para o dia substituir o petróleo, vocês aceitaria ir de bicicleta ao trabalho todos dias, ir de cavalo buscar na lavoura o que você come todos dias? Para que tenhamos meios de mudar a matriz energética, precisamos de dinheiro, só com boa vontade, perpetuaremos o uso do petróleo, pior, deixando que Arábia Saudita ganhe o dinheiro com a venda do petróleo que poderíamos ganhar, até que mundo mude a matriz energética e dispense o petróleo.
-
Miguel Gossn
Já que citou "plásticos" (pra ficar SÓ nesse caso), já leu ou ouviu falar sobre o cada vez maior problema das micro-partículas de plástico? E em relação à diminuição da pobreza, há décadas a Petrobrás explora petróleo e há décadas o Brasil continua com grande parte da população pobre. Sem falar que já temos destruição ambiental demais. E toda essa destruição em "nome do progresso" não tirou milhões de pessoas da pobreza. E jamais seremos uma Noruega.
-
Anna Amélia Meule
E porque o mundo inteiro F* com o planeta, devemos juntar-nos a eles?
-
-
Marco A Moreira
O presidente também possui conhecimento em questões ambientais a ponto de questionar o parecer do IBAMA? É muito conhecimento em uma pessoa só; pensei que só o ex possuía tal capacidade!
-
Divino Eterno Pereira
530 Km é uma longa distância da costa. Sem falar que é contra a correnteza do rio. Se houver algum vazamento de petróleo é impossivel que este vá contra a correnteza do rio e atingir a Amazônia. Parece ter gente que não quer que o Brasil se torne auto-suficiente em petróleo. Aquela região fica perto da Venezuela e tem muito petróleo, isso poderá acabar de vez com a pobreza e o atraso que assola os povos daquela região. Exploração sim e já!
-
José Speridião Jr
Estão fazendo alarde sobre matéria técnica. Ao que sei qualquer socorro em caso de vazamento demoraria dois dias a chegar ao local. Além disso você já ouviu falar no fenômeno da pororoca quando as águas do mar adentram o continente? De fato precisamos de um projeto técnico minucioso e o Ibama é a autoridade competente. Que preencham os requisitos técnicos.
-
Julio Louzada
Igualzinho acabou com a pobreza de Campos e Macaé no RJ.
-
-
jose claudio souza
500 km nao eh nada se houver um desastre ambiental. Ja se esqueceram do piche q infestou diversas praias a poucos anos atras?
-
Roberto Gomes
Não se trata da Amazônia. Pelo jeito Lula não entende o que é uma matriz energética limpa. Prefere aumentar a pegada de carbono do Brasil.
-
Gilberto Rosa
Nenhum país do mundo desperdiçaria esta riqueza, pergunta pra Noruega. O mundo inteiro Infelizmente ainda precisa de petróleo para caminhões, carros, plasticos..., por muito tempo, esta riqueza de trilhões não pode ser desperdiçada, deve ser utilizada para diminuir a pobreza e financiar a mudança da matriz energética, sem dinheiro ficaremos para trás.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.