Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Francisco Rodrigues Silva Araújo

    Explorar esses poços vai contra qualquer pretensão de progressismo ambiental do governo, é simplesmente jogar pela janela nosso maior trunfo internacional. Achei que já tivéssemos superado essa ganância que não vê dois palmos na sua frente.

    Responda
  2. Rubens gonçalves

    A idade começa a pesar nas decisões do presidente. Se eu fosse a Marina Silva pedia demissão da ministério do meio ambiente. E mandava a primeira dama tomar seu lugar.

    Responda
  3. Dionisio DeBarros

    Engracado, a classe media quer gasolina barata, mas nao quer que o Brasil explore petroleo. Como essa turma quer que a gasolina apareca barata nos postos? Brotando do chao?

    Responda
  4. maria eloisa montero miguez

    Desrespeitar os técnicos do Ibama e cientistas é um péssimo negócio para a população. Belo Monte é exemplo desse desrespeito. E se o negócio do petróleo fosse tão bom, o Rio de Janeiro seria o Estado mais pujante da Nação!

    Responda
  5. Sérgio Pombo

    Quer saber como o Brasil poderia ficar rico? Vendendo o Ibama por no máximo R$1,00.

    Responda
  6. Celso Onofre

    Inútil a gente somo inútil...

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Verdade!

  7. Peter Janos Wechsler

    Pensar que vazamento em alto mar fica em alto mar, mostra desconhecimento. Sem falar dos danos mesmo em alto mar.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      E o efeito da pilula azul.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Nesse cenário está erguida uma prateleira, cujo único artigo depositado se chama dinheiro. Ali ninguém está preocupado com as consequências. O que importa é o imediato sorteio dos despojos.

  8. JUSCELINO PEREIRA NETO

    Em 2020, o presidente fazia críticas ao Bolsonaro por não respeitar as decisões do IBAMA, que ele não respeitava a questão ambiental. Agora, o governo quer passar por cima do relatório do órgão que não recomenda a exploração da foz do rio Amazonas. Hipocrisia total.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      O presidente tá mal acessorado pela primeira dama..

    2. Peter Janos Wechsler

      Metamorfose ambulante inculto e demagogo.

  9. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    Desta vez a Marina foi esperta; se envolveu, mas não se comprometeu com o entrevero Ibama x Petrobrás. Não adianta espernear, o pragmatismo vai prevalecer.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Luiz Otávio, não tenho divergência ao teu argumento quanto ao pré sal. O meu comentário visou a atitude da Marina, que se blindou com o silêncio. E o Lula já deu a senha: " fica muito longe da foz" . E por fim a ganância do ser humano não conhece limites.

    2. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Me parece que o pré sal ainda não acabou com os bilhões de barris encontrados. Precisa mesmo de uma nova fonte de extração de petróleo? Não vejo pragmatismo nisso

    3. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Me parece que o pré sal ainda não acabou com os bilhões de barris encontrados. Precisa mesmo de uma nova fonte de extração de petróleo? Não vejo pragmatismo nisso

  10. roberto silva

    só pode ser piada, um país pobre (per capita) pensando se vai explorar seu petróleo ou se vai continuar morrendo de malária/dengue e comprando petróleo da Noruega.... tem que ser muito Poliana para não enxergar como os países desenvolvidos cerceiam nosso crescimento com normas que nenhum deles segue.

    Responda
  11. Izaac de Souza Silva

    Conheces os Corais da Amazônia, senhor presidente Lula. Eles estão em alto mar.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      "Coral Reefs of the High Seas: Hidden Biodiversity Hotspots in Need of Protection." Existem e são importantíssimos.

    2. Sérgio Pombo

      Adendo: não existe coral em alto mar.

  12. Izaac de Souza Silva

    Randolfe Rodrigues traidor.

    Responda
  13. Gilberto Rosa

    Se engana quem pensa que explorar o petróleo significa não explorar energias limpas, a Petrobras voltou a investir também em energia limpa com a nova administração, as duas formas de energia não são excludentes. O petróleo fornece e fornecerá capital a Petrobras para uma mudança tecnológica mais rápida da matriz energética.

    Responda
  14. Gilberto Rosa

    Não há como da noite para o dia substituir o petróleo, aceitaríamos ir de bicicleta ao trabalho todos dias, ir de cavalo buscar na lavoura o que se come todos dias? Para que tenhamos meios de mudar a matriz energética, precisamos de dinheiro, só com boa vontade, perpetuaremos o uso do petróleo, pior, deixando que Arábia Saudita ou Noruega ganhem dinheiro com a venda do petróleo que teríamos condições de ganhar, até que mundo mude a matriz energética e dispense o petróleo.

    Responda
  15. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Marina, escorregar na mesma casca de banana duas vezes é sinal de incopetencia e/ou infantilidade ao ainda acreditar em mentiroso.Já ficou caladinha com a ajuda de dinheiro do contribuinte brasileiro para ajudar companheiro argentino na exploração de combustível fossil. Agora terá que pedir o boné de novo . O Mercadante vai querer lhe beijar de novo e pedir pra você fazer o ele.

    Responda
  16. José Speridião Jr

    Se Lula tocar na autoridade de Marina Silva a casa cai.

    Responda
    1. José Speridião Jr

      Não, Sérgio Pombo , será a destruição da imagem que o Lula pintou perante o mundo e os bilhões de dólares vindos para o fundo Amazônia podem sair voando.

    2. Sérgio Pombo

      A da Marina?

  17. Tadêu Santos

    Lula da Silva não está sendo coerente com as políticas públicas para preservação ambiental do ecossistema amazônico e dos demais que formam os biomas brasileiros. Agindo de forma autoritária desacreditará os órgãos ambientais e a Marina, como também a comunidade internacional que olha atentamente para a Amazônia. Camarada Lula, não desaponte os que acreditaram nas suas promessas de priorizar as questões socioambientais!!!

    Responda
  18. Maria Helena Firmbach Annes

    Espero que o governo Lula não repita a catástrofe de Belo Monte.

    Responda
    1. roberto silva

      Políticos obrigaram a diminuir o tamanho do reservatório de água, por isso tem que desligar as tubinas que poderiam estar gerando energia na seca.

    2. José Speridião Jr

      Concordo. Políticos forçaram a barra para aumentarem o número de turbinas mas há período do ano em que falta água e elas têm que ficar desligadas. Com certeza não foi por falta de avisos técnicos que não foram ouvidos.

  19. Anna Amélia Meule

    Lula: Lembre-se da história, do erro grotesto que foi Belo Monte. Aliás, vamos focar em fontes de energia limpa. Petróleo, não.

    Responda
  20. João Perles

    A história nos oferece boa quantidade de exemplos de catástrofes ambientais relacionadas à exploração de petróleo no mar. Me custa acreditar que técnicos do Ibama e de outros órgãos e entidades sejam relapsos na análise das variáveis envolvidas nesse caso. A Petrobras reúne todas as condições técnicas para investir em novas alternativas energéticas e Lula tem a oportunidade de mostrar que seu discurso voltado à sustentabilidade não é mera bravata.

    Responda
  21. Ernesto Dias Junior

    Enquanto a Folha e a mídia em geral continuar repetindo a mentira de que a costa do Acre agora é foz de rio, a discussão vai continuar errada. A verdadeira questão é a imagem do país versus o desenvolvimento do Acre. O presidente do Ibama, ao desqualificar a energia eólica também não ajuda, ao revelar sua farta ignorância sobre o tema. Bola no chão.

    Responda
    1. Marcos Riera

      Você tem total razão! A mídia tampouco fala sobre o potencial econômico da costa de Minas Gerais!

    2. Joaquim Salomão

      Costa do Acre?

  22. VICTOR FUJITA

    Ué? E aqueles discursos na ONU e que o Brasil está de volta e a Marina e tudo mais?? Obviamente era tudo mentira!!!!

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Ninguém bateu o martelo meu senhor! Estamos de volta a uma democracia onde há espaço para todas as opiniões, todos os estudos técnicos e todas as alternativas. O assunto está em pauta para inclusive, leigos como nós darmos opiniões e defendermos nossas posições. Nada está acabado. Ao invés deste tipo de crítica ingênua, se posicione.

  23. Alexandre Miquelino Levanteze

    olha o tiro no pé...

    Responda
  24. Marcelo Albuquerque

    Mudou de ideia? Onde estão os artistas, o indio, Macron, o Di Caprio? Os defensores da Amazônia é nossa! Já sei, agora pode!

    Responda
  25. Pery Pedro

    Há seis meses, neste espaço: o Genocida quer vender a Amazônia aos madereiros! Hoje: Nenhum país disperdiçaria esta riqueza. Gado é gado.

    Responda
  26. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    FizueLi para entre muitas demandas que a Amazônia e seu entorno fossem preservados. Os estudos do Ibama são sérios e preservam a vida em todas as suas nuances. A Petrobrás que vá investir em energia limpa, já passou da hora. Lula está sendo simplista ao dizer "que é em alto mar" sem levar em conta as correntes marítimas, vazamentos de óleo, medidas de segurança, etc..Belo Monte foi o exemplo de teimosia que não deu certo.

    Responda
  27. Gilberto Rosa

    Nenhum país do mundo desperdiçaria esta riqueza, pergunta pra Noruega. O mundo inteiro, Infelizmente, ainda precisa de petróleo para caminhões, carros, plasticos..., por muito tempo, esta riqueza de trilhões não pode ser desperdiçada, deve ser utilizada para diminuir a pobreza e financiar a mudança da matriz energética, sem dinheiro ficaremos para trás.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Miguel e Anna, não há como da noite para o dia substituir o petróleo, vocês aceitaria ir de bicicleta ao trabalho todos dias, ir de cavalo buscar na lavoura o que você come todos dias? Para que tenhamos meios de mudar a matriz energética, precisamos de dinheiro, só com boa vontade, perpetuaremos o uso do petróleo, pior, deixando que Arábia Saudita ganhe o dinheiro com a venda do petróleo que poderíamos ganhar, até que mundo mude a matriz energética e dispense o petróleo.

    2. Miguel Gossn

      Já que citou "plásticos" (pra ficar SÓ nesse caso), já leu ou ouviu falar sobre o cada vez maior problema das micro-partículas de plástico? E em relação à diminuição da pobreza, há décadas a Petrobrás explora petróleo e há décadas o Brasil continua com grande parte da população pobre. Sem falar que já temos destruição ambiental demais. E toda essa destruição em "nome do progresso" não tirou milhões de pessoas da pobreza. E jamais seremos uma Noruega.

    3. Anna Amélia Meule

      E porque o mundo inteiro F* com o planeta, devemos juntar-nos a eles?

  28. Marco A Moreira

    O presidente também possui conhecimento em questões ambientais a ponto de questionar o parecer do IBAMA? É muito conhecimento em uma pessoa só; pensei que só o ex possuía tal capacidade!

    Responda
  29. Divino Eterno Pereira

    530 Km é uma longa distância da costa. Sem falar que é contra a correnteza do rio. Se houver algum vazamento de petróleo é impossivel que este vá contra a correnteza do rio e atingir a Amazônia. Parece ter gente que não quer que o Brasil se torne auto-suficiente em petróleo. Aquela região fica perto da Venezuela e tem muito petróleo, isso poderá acabar de vez com a pobreza e o atraso que assola os povos daquela região. Exploração sim e já!

    Responda
    1. José Speridião Jr

      Estão fazendo alarde sobre matéria técnica. Ao que sei qualquer socorro em caso de vazamento demoraria dois dias a chegar ao local. Além disso você já ouviu falar no fenômeno da pororoca quando as águas do mar adentram o continente? De fato precisamos de um projeto técnico minucioso e o Ibama é a autoridade competente. Que preencham os requisitos técnicos.

    2. Julio Louzada

      Igualzinho acabou com a pobreza de Campos e Macaé no RJ.

  30. jose claudio souza

    500 km nao eh nada se houver um desastre ambiental. Ja se esqueceram do piche q infestou diversas praias a poucos anos atras?

    Responda
  31. Roberto Gomes

    Não se trata da Amazônia. Pelo jeito Lula não entende o que é uma matriz energética limpa. Prefere aumentar a pegada de carbono do Brasil.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Nenhum país do mundo desperdiçaria esta riqueza, pergunta pra Noruega. O mundo inteiro Infelizmente ainda precisa de petróleo para caminhões, carros, plasticos..., por muito tempo, esta riqueza de trilhões não pode ser desperdiçada, deve ser utilizada para diminuir a pobreza e financiar a mudança da matriz energética, sem dinheiro ficaremos para trás.