-
Benedito Claudio Pacifico
Eu creio que se a exploração vier a ocorrer , uma forma de contrapor s poluição seria destina um montante substância do valores obtidos para se efetuar ações de reflorestamento como por exemplo a aquisição de grandes áreas pelo governo e reincorporação a floresta ..
-
Antônio João
Qual é a lógica econômica e ambiental para o Brasil vetar a exploração em seu território e continuar a importar derivados, mais caros, do resto do mundo?
-
Ney Fernando
Lula foi o grande propagandista do nosso biodiesel. Aí descobriram o petróleo do pré-sal e ele nunca mais falou sobre o assunto e passou a falar sobre o dinheiro que esse petróleo traria. Agora quer explorar petróleo na foz do Amazonas e já está dizendo que não há problema porque "é em alto mar", como se o petróleo vazado no mar não chegasse à terra firme. Daqui a 10 ou 20 anos talvez nem fabriquem mais máquinas e veículos movidos a derivados de petróleo, e seu preço no mercado irá despencar.
-
Ernesto Dias Junior
Pazuello não sabia onde passa a linha do equador. Sérgio D'Ávila, da FSP, não sabe onde fica o rio Amazonas.
-
João Vergílio
"O Brasil não precisa frear seu desenvolvimento para contribuir para a mitigação da crise do clima, só reorientá-lo." Concordo! Aliás, vou mais longe. Os EUA tampouco precisam frear seu desenvolvimento para dar sua contribuição; basta reorientá-lo. Andar a pé e de bicicleta faz um bem danado para a saúde. Os céticos dirão - "impossível". Mas, se os 20 e tantos milhões de amazônidas podem viver de extrativismo e artesanato, por que os americanos não podem andar um pouco? Né?
-
JACINTO DE BRITO NETO
Ao não sabermos lidar com este decisivo ativo chamado Amazônia, sofremos o ônus do atraso. A pobreza e a exclusão também jogam, literalmente, mais lenha na fogueira nos hiperaquece. Torço, no entanto, para que possamos "desdicotomizar" a pauta sobre desenvolvimento sustentável a tempo. Afinal, o calor, a fome e a violência só avançam por aqui (Falo de Belem-PA).
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.