Esporte > Caso de Vinicius Junior divide a Espanha e enfrenta ideia de que racismo é 'injustificável, mas...' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Benedito Oliveira

    Alguém sabe disser se por exemplo na Espanha 70 por cento da população carcerária são de negros? Pois num país chamado Brasil é exatamente assim. Na Espanha 70 por cento dos favelados são negros? No Brasil é exatamente isso. Na Espanha por acaso tem negros como população majoritária sem que haja nenhum negro como governador de algum estado? Na Espanha a polícia tem como perfil de ladrão um negro? Pra finalizar, a padroeira da Espanha é negra aonde seus devotos na sua maioria são racistas?

    Responda
  2. Julio Shiogi Honjo

    Na NBA não é raro ver um jogador, após uma cesta, zombar do adversário. Este, em resposta, faz outra e devolve a zombaria. Sem xingamento nem discussão. E jogadores nem torcida xingam ou ofendem quem quer que seja ou jogam coisas na quadra. Parece que falta civilidade a muitos torcedores de futebol. Nem Freud explica!

    Responda
    1. ROBERTO de lima cruz

      E certamente se houvesse discussão ou xingamentos a multa seria alta para atletas e franquias, e sabemos que os EUA são uma sociedade racista, mas as regras tem de ser cumpridas.

  3. fabio saraiva moura

    E só tirar a Espanha do próximo Mundial, não tiraram a Rússia? pois é....

    Responda
  4. Daniel Zago Furii

    A Espanha não é um país racista Em Madrid é mais fácil encontrar uma nota de €50 no chão que um negro andando na rua. É tão racista que nem população negra ela tem.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Esse argumento é, na melhor das hipóteses, esdrúxulo. Na pior, racista mesmo. Pra começar, o racismo pode ter qualquer um como alvo, e não apenas negros. Podem ser asiáticos, judeus, "não brancos" em geral, etc. Sem contar a xenofobia, prima de primeiro grau do racismo, e outras fobias como medo de pobres. Ou seja, ou você é antirracista ou está do outro lado.

    2. thomaz saavedra

      Ironia né ?

  5. Paulo da Silva batista

    A Espanha e isso mesmo,já jogaram um banana pro Daniel Alves quando batia um escanteio,o melhor jogador do Brasil não teve como jogar na Espanha em 1959 segundo professor Villa. rescindi o contrato unilateral,deve existir lei pra isso e vai embora,no Brasil por encrivel que pareça a lei e mais severa na Espanha eles meio que faz vista grossa.aqui em Goiânia um narrador fez comentários sobre o cabelo de um jogador e teve problema com a justiça,foi afastado da emissora.

    Responda
  6. Jose Walter Da Mota Matos

    E os torcedores do Athletico Paranaense, identificador pelas câmaras de TV, vão permanecer impunes até quando ?

    Responda
  7. Jose Walter Da Mota Matos

    Racismo é Racismo em qualquer lugar do mundo, uma nojeira tão repudiável em pleno século XXI , que não há pronome que o justifique ou fundamente. Deram um mata Leão no jogador negro, que era pobre, foi pra Europa, se tornou bem sucedido, campeão, despertando a ira de boa parte das torcidas racistas da Espanha. A omissão da Liga de Javier Tebas, representa como ninguém a postura imperdoável, que envergonha as pessoas de bem da Espanha. Elas existem não compactuam com isso.

    Responda
  8. Anna Amélia Meule

    Boicotemos a Espanha em tudo.

    Responda
  9. Carlos Alberto Adi Vieira

    Estes atos de agressão ao atleta Vinícius Júnior não tem mas, porém ou entretanto. É racismo agressivo e criminoso. A Folha está dando muito espaço para as desconversas e desculpas dos espanhóis, tentando justificar ou injustificável. Vinicius é um cidadão brasileiro massacrado pelo desprezo que a velha Europa tem pelos sul americanos e por isso merece nosso apoio.

    Responda
  10. Marcus Acquaviva

    Muito discurso, muita hashtag, pouca ação. Sinal dos nossos tempos. O Valencia deveria ser rebaixado e a Espanha suspensa das competições.

    Responda
  11. Adalto Fonseca Júnior

    Tenho falado com persistência contra a relativização do preconceito. Inclusive critiquei colunistas da FSP que usaram argumentos relativizantes pra defender um famoso "humorista" que teceu argumentos como liberdade de opinião pra defender o infame Leo Lins. Não existe "mas" pra preconceito. Não existem dois pesos e duas medidas pra construir justificativas relativizantes que coloquem um "mas" ou qualquer palavra relativizante junto com a prática do racismo. Hipocrisia da branquitude já deu.

    Responda
  12. Leonilda Pereira Simoes

    Um William dos comentários abaixo aproveita a onda para acusar de xenofobia quem cita que milhares, e não meia dúzia xingaram Vini. Em Itaquera, no estádio do Corinthians, o público em coro ofendeu os jogadores do São Paulo. Coro homofóbico. Onde tem xenofobia, você mesmo está ofendendo sem pensar o que diz. É um fato o coro contra o time visitante, não uma invenção delirante como a sua.

    Responda
    1. Jorge Wilson

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Jorge Wilson

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Jorge Wilson

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. Rogerio dos Anjos

    Nada se desconecta do todo demarcado pela política. Há um recrudescimento do franquismo na Espanha e os sinais vem dos estadios, das polícias seletivas nos aeroportos e estradas. Da religião, lá diferente daqui, são correntes de católicos que saintificará o "mais". A guerra pede passagem. Por 0,1% há um governo de Sanches que o oferece uma chance..

    Responda
  14. Guilherme Guimaraes

    Tem gente aqui afirmando que somente só havia meia dúzia de racistas no estádio. Foi ao jogo? Estava lá? Não é o que parece nas imagens...

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Sim, possível ouvir o coro a bradar claramente mono...

    2. Guilherme Guimaraes

      *somente havia

  15. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    O racismo é mundial, mas tem raízes profundas no Ocidente, é de lá que praticamente vem tudo que não presta. A sociedade brasileira é racista porque absorveu o modelo colônial do ponto de vista cultural, e até hoje não conseguiu encontrar caminho próprio. Para o racista da Espanha, Vinícius tem que sofrer o racismo calado, não tem que reagir, pois afinal é natural, o problema está no atleta. A reação da Liga Espanhola deixou isso claro.

    Responda
  16. Antonio Renato de Andrade

    Já achava estranho, talvez em razão de nossos padrões de cultura, a Espanha reclamar tanto da forma de comemorar o gol de Vini Jr., com sua danças e brincadeiras. Achava estranho que eles vissem isso como provocação. Como achei estranho uma vez, ele receber cartão amarelo por ter dado uma “lambreta” (drible) num adversário. Recurso inequívoco de sua habilidade.

    Responda
  17. Adauto Lima

    Já passou da hora de denunciar a Espanha na Onu, Fifa, Haia, Anistia International, enfim os tribunais internacionais por racismo e desrespeito aos direitos humanos. Além disso, a Fifa deveria dar aos atletas vítimas desse tipo de ataque, o direito de rescindir o contrato por justa causa recebendo indenizações por danos morais.

    Responda
  18. Hercilio Silva

    Faltou citar que os herdeiros do fascismo de Franco tem a ver com isso.

    Responda
  19. Jorge Wilson

    O Brasil é uma piada. Wm vez de condenar os indivíduos racistas que cometeram o crime, respondem com xenofobia contra toda a população da Espanha, cuja maior parte das pessoas nem sequer sabe quem é Vinicius Júnior.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Obviamente nem todos os espanhóis são racistas, assim como nem todos os brancos brasileiros o são. No entanto a completa falta de providências punitivas contra atos racistas por parte das autoridades espanholas e seus dirigentes esportivos fazem com que essa pecha pareça aderir perfeitamente a todo o povo.

    2. Guilherme Guimaraes

      Onde está a xenofobia? O racismo foi escancarado. Gritos, xingamentos e desculpas esfarrapadas. Inclusive pela revelação do VAR que ocultou as imagens em que o jogador extraordinário foi violentamente segurado com um mata-leão.

    3. Gilmar Maghenzani

      Tá maluco?

  20. jose celso righi righi

    O ser humano é um ser muito estranho, acredita ser racional mas apresenta poucas razões para que isso seja verdade, cria-se tantos instrumentos e pouco se transforma, por que será? A cor da pele é motivo para separar grupos como se uma determinada cor é inferior ou superior a outra, não sabem ou não se importam em saber que a cor nada mais que parte da nossa evolução no planeta Terra, isso que chamamos de corpo só é um veículo que possibilita nossa existência passageira por aqui. Só isso!

    Responda
  21. Caio Milani

    Absolutamente nada justifica o racismo que deve ser combatido e penalizado sempre . É preciso pedir para o ViniJR também mais respeito nas comemorações de gol ; seus outros dois companheiros negros não sofrem ataques como ele sofre e nem são odiados como ele é … enfim , espero que os racistas paguem caro e também espero que ViniJR seja mais coerente na comemorações que faz pois estimula o ódio da torcida adversária .

    Responda
    1. MARCIA DA CRUZ

      Mais um que culpa a vítima!

    2. Martins Costa

      Pois é, se ele não se destacasse tanto, não é mesmo?!

    3. Gilmar Maghenzani

      Lá vem vc.dizer que as comemorações é um problema vc não sabe nada de futebol

    4. Guilherme Guimaraes

      Como é que é? Pedir para Vini Jr mais respeito nas comemorações? Sinceramente não entendi. Qual a ofensa que o Vini faz ao comemorar? Ele, por acaso, ataca a dignidade de alguém ao comemorar com alegria seus tentos? Por outro lado, sobram ataques racistas contra o jogador. Boneco enforcado, xingamentos, ataques ao corpo e à alma.

    5. ANISIO FRANCO CAMARA

      Vini Jr. que comemore como quiser, que dance e drible como quiser, não podemos compactuar com o presidente de La Liga que culpa a vítima, é culpar o assassinado por ter dado tapa na cara do assassino, o segurança da loja que enche de em porrada ladrão de doc em ou a menina com roupa usada e não o estuprador... Que Vini provoque, comemore, dance e que o perdedor chore suas mágoas, pois nada que Vini faça é gatilho pra racista, nazifascista externar sua incivilidade.

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Comemorar dançando é realmente um grande desrespeito!

  22. Leonilda Pereira Simoes

    Tem quem diga que meia dúzia de racistas ofenderam Vini. É dureza ler isso. Não ouviram o estádio em coro xingando o jogador? E os milhares na frente, antes da partida, provocando? Mentir sobre a realidade gravada é dose além da conta. Querem tapar o sol com a peneira? Em Itaquera, o estádio em uníssono xingou o time do São Paulo e muitos tb mentiram dizendo o mesmo, meia dúzia. Acham que todos são surdos e racistas como eles?

    Responda
  23. Daniel Pimentel

    Se já não bastasse o episódio mais sórdido, ignorante e criminoso da história da humanidade que foi a escravidão, onde a desumanização criou a barbárie, por causa da epiderme, a camada mais fina e externa da pele, capaz de submeter seres humanos ao terror; não é mais possível, tolerável, sociedades com essa mentalidade medieval. Triste ver pessoas c essa violência tão odiosa e bestial. Vivemos tempos perigosos onde em vários países há o flerte com essa estupidez hedionda, inclusive aqui.

    Responda
  24. Leonilda Pereira Simoes

    Alguém escreveu que o maior genocídio de povos originários ocorreu nos EUA. Não se pode esquecer que os invasores europeus nas américas promoveram genocídios de diversas etnias. Em especial os espanhóis, ingleses, franceses. E, na Ãfrica, o rei Belga genocida Lepoldo II levou ao assassinato de mais de 10 milhões de congoleses, o que deve ter superado os EUA. O "império britânico" é trilhardário à custa de milhões de africanos, latinos e indianos mortos com extrema crueldade. Gente fina?

    Responda
    1. Daniel Pimentel

      Tudo isso está marcado em nossos átomos. Não dá para esquecer ou fingir que não existe. A história da humanidade vem marcada com sangue, barbárie e loucura, em conjunto com grandes atos de coragem e beleza. Nada separado. Como podemos ser aquilo que queremos ver no mundo?

  25. Rafael Pimenta

    Pior q não é só na Espanha, quase toda a Europa é racista, sobretudo a ocidental. É só estudar sobre o colonialismo, o neocolonialismo, a conferência de Berlim, o genocídio belga no Congo, o genocídio inglês de Churchill na Ãndia etc. (exemplos é o q não faltam). Aí vem aquele seu "amigo" liberalóide, q possue dois neurônios, totalmente alienado, e diz q o Stalin é q era nazista. É piada né? Po isso q eu nem discuto mais c bozolóides velhos, é caso perdido, só na próxima reencarnação (e olhe lá)

    Responda
    1. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

      Ao William e a todos: O nazismo alemão, o fascimo italiano e stalinismo russo são fenômenos europeus. Vamos, talvez, excetuar os russos, que nunca souberam muito bem se são europeus ou asiáticos. Mas o Renascimento, a arte ocidental, das cavernas de Lascaux até Picasso, a música, de Josquin des Prés a Debussy e Alban Berg, o Iluminismo, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a propria ideia de Direitos Humanos, também são europeus. Leiam "A montanha mágica" . Está tudo neste romance.

    2. Guilherme Guimaraes

      Em que o surgimento da democracia, do iluminismo, do humanismo e da declaração de direitos do homem e do cidadão invalida o argumento de que quase toda a Europa é racista? A propósito, a Birmânia foi colonizada? Até quando mesmo?

    3. Martins Costa

      Feudalismo, Cristianismo, Cruzadas, Santa inquisição, Colonialismo... Escravidão, Imperialismo, Neo colonialismo, Nazismo, Xenofobia... Antissemitismo, Fascismo, Liberalismo, Eugenia... E a Europa ainda é Bruta!

    4. Jorge Wilson

      E a democracia, o iluminismo, o humanismo, a declaração de direitos do homem e do cidadão surgiram onde? Na Birmânia?

  26. Bruno Araujo

    Venha pro meu Bahia, Vini! Você vai ser bem recebido, é um clube que preza pela igualdade racial e que te dará condições de ser feliz. Agora assim: você terá bons desafios com o time atual. Tá dose! Te esperamos como o Cristo: de braços abertos!!! Venha papá!

    Responda
  27. MARIA BILCK

    Racistas e exterminadores da cultura indígena são os Espanhóis, Veja a história de sua colonização na América latina.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ah mas muito bem acompanhados por ingleses e portugueses.

    2. Caio Milani

      Agrupar os colonizadores às populações modernas é algo totalmente sem sentido ; é culpar a sociedade atual de crimes que pertencem ao passado . De um modo ou de outro sempre houveram conquistadores e conquistados em todos os períodos históricos ; sempre houveram guerras , prisioneiros e atrocidades através dos milênios . Não queira generalizar algo que é complexo demais para ser sequer citado nessas poucas linhas . Todos somos responsáveis pelo presente e pelo futuro..

  28. Evandro Sada

    Se for contar, o Brasil tem mais racistas do que a Espanha. Aliás, aqui ainda tem escravos

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Isso, caso seja verdade, não exime o governo espanhol. a Liga, a Uefa, a Fifa etc a aplicar a lei contra os racistas de qualquer lugar, com firmeza, para mostrar que respeito é bom e todo mundo gosta. Se o Valência perdesse o jogo, fosse para a segundona por causa dos torcedores, seria muito justo. E, quem sabe, os racistas segurariam a boca suja. O preconceito turva a alma e domina a pessoa. Inclusive os que não gritaram tão alto no estádio são culpados, só não irão presos. Haja cadeia.

    2. Marcelo Carneiro da Rocha

      O Brasil tem 5 vezes mais gente que a Espanha portanto mais fascistas também, olhe a eleição como foi apertada, o senhor Evandro confessa por exemplo que ainda tem escravos, posso adivinhar em quem votou.

  29. Valdir Teixeira da Silva

    A melhor forma de acabar com isso é não assistir e nem comprar nada de times espanhóis. Quando pesa no bolso eles começam a tomar atitudes.

    Responda
    1. Jorge Wilson

      Ah, tá, sua camisa do Real Madrid comprada na 25 vai acabar com o futebol espanhol, rs.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se for por aí podemos começar por aqui mesmo, boicotando o Corinthians cuja torcida cantou cânticos homofóbicos contra o São Paulo de forma similar aos torcedores do Valência. Os italianos tampouco ficam atrás dos espanhóis, mas parece que só nos incomodamos se for com jogador brasileiro.

  30. Celso Garcia

    Sou neto de espanhóis e posso dizer: infelizmente boa parte dos meus antepassados tinha o costume de fazer comentários injustos, ao se referir a vizinhos ou conhecidos pretos! Diziam: ah, mas tinha que ser "colorau"! Mesmo sendo criança me sentia incomodado pelo adjetivo! Hoje bem menos, mas ainda persiste veladamente! Muito triste!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Muita gente tem parentes e amigos racistas, o que não impede que se fale contra o racismo. Não ser racista não basta, tem de combater o racismo sempre. E devemos, sim, porque não somos obrigados a seguir o que os avós achavam certo. Sempre foi horrível ser racista, pessoas sem humanidade, sem respeito pelo outro. O conformismo sobre o assunto levou ao governo anterior, que fazia piada sobre negros e muita gente ignorante ria junto. Inclusive ministros, deputados, senadores, empresários etc.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Celso, até outro dia esse tipo de comentário permeava toda a sociedade brasileira. Uma tirada clássica dizia: quando não defeca na entrada defeca na saída. Tem muitas mais, como: serviço de preto e por aí vai. Portanto, a nós é muito difícil apontar o dedo para os outros nessa questão.

    3. Sidmar Garcia

      Faço de suas as minhas palavras, via muito isso com meus avós

  31. Jochen Schmidt

    Para onde eu teria ido se tivesse sido inteligente?

    Responda
  32. Roberto Freire

    Espanha é um dos países mais racistas do mundo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mais do que o BrAsil?

  33. Antonio Pimentel Pereira

    "Todo mundo sabe que espanhol não é gente desse mundo", mas o futebol tá sem controle, nos cartolas, técnicos, nas arbitragens e nos jogadores. Empresários, empresas de apostas esportivas, virou uma industria onde só vale o dinheiro, as ligas e federaçòes asfixiaram os pequenos times em detrimento dos grandes, lá na espanha é assim, só ganha real ou barça, atletico de vez em quando. Jogadores tem que ter orientação pra não pra não mexer nesse barril de pólvora, vini jr sem querer se tornou alvo

    Responda
    1. Marcelo Carneiro da Rocha

      Pff, Prado melhor museu do mundo para quem só conhece um.

  34. Eduardo Boghossian

    Se a Espanha é racista, resta avaliar se vale a pena fazer turismo neste país.

    Responda
    1. Jorge Wilson

      Maria Cristina Medeiros, eu escrevi em diversos comentários que penso que racismo é crime e que racistas precisam ser presos. Diversos. Ainda assim, você cometeu o ato criminoso de me chamar de racista. Sim, criminoso, pois você está praticando crime de calúnia contra mim, ao dizer que eu sou racista. Já printei seu comentário e vou enviar para a Delegacia de Crimes Virtuais.

    2. maria Cristina medeiros

      William, quem silencia ou não se incomoda com o que o Vinicius Junior está passando, é racista. Seu comentário é racista e desumano.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Então vamos ter que boicotar o turismo interno.

    4. Leonilda Pereira Simoes

      Não vale mesmo, ainda que seja para boicotar museus muito importantes. O respeito a ser humano vem antes de tudo, do dinheiro, das viagens, de fazer racista mais rico. E não é só por Vini, é por todos os jogadores negros na Europa.

    5. Jorge Wilson

      Beleza, então não visite o Prado, que é o melhor museu do mundo. Fica mais vazio pra gente que gosta de arte e pros espanhóis que não acompanham futebol, não sabem quem é Vinicius Júnior, mas ainda assim estão sendo acusados de racismo.

  35. wilson moreira

    Os espanhóis são um povo racista e intolerante, há vista terem dizimados vários povos por sede de conquista e dinheiro, tudo por não tolerarem o próximo. Os atos racistas é prática comun entre eles assim como no Brasil é estrutural. Enquanto sociedade devemos dar um basta, toda atitude que vier contra estas pessoas devem ser praticados. Boicote a produtos proveniente de atos racistas, cancelamento de empresas que apóiem o futebol espanhol deveria ser praticados. Nao basta não sermos racista.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tá esquecendo ingleses e portugueses, para ficarmos só nos genocídios ocorridos nas Américas.

    2. Caio Milani

      Seu discurso é errático e sem sentido . A partir do momento que alguém começa a generalizar ele perde totalmente a coerência e a relevância .

    3. Bento Brito Teixeira

      O maior genocídio dos povos originários aconteceu nos EUA. Foram quase completamente dizimados no século dezenove. Os que restaram foram deslocados dos seus territórios e confinados em reservas restritas. Nos países latino-americanos houve intensa miscigenação.

  36. jarbas cabral

    Dizer que o racismo tem que ser combatido, mas não pode haver provocação, está-se defendendo com unhas e dentes o racismo, pois posso diante de injusta provocacao dizer que sou superior a vc que é negro. É racismo de carta na manga.

    Responda
  37. Luiz Antonio Ferretti

    O Real Madrid este ano perdeu tudo. Ontem a dignidade, deveriam sair de campo e mostrar indignação com as ofensas. Simples assim.

    Responda
  38. jarbas cabral

    Quando um membro da esquerda defende que o racismo pode ser expressado a uma injusta provocação, mostra que a sociedade espanhola é toda racista.

    Responda
  39. Luiz Humberto Albuquerque

    Espanha racista!

    Responda
  40. Jorge Wilson

    A abordagem a essa questão está totalmente errada. Racismo é crime e quem comete esse crime tem que ser preso. Agora, chamar um país todo de racista é uma maluquice sem tamanho. Coitada da maioria dos espanhóis que não são racistas e não tem nada a ver com o caso. E é ilusão achar que a minoria racista vai parar, eles é o que estão mais felizes com essa confusão toda. Por isso que tem que identificar e prender o indivíduo, e não condenar todo um país. Generalizar só ajuda os racistas.

    Responda
    1. Aparecido Celso Pelosi

      É isso, William. E se o caso tivesse ocorrido na Inglaterra, na Itália, na Alemanha, França, Suécia... enfim, no Brasil? Nada mudaria a gravidade de tal demonstração de incivilidade. É triste constatar que, em tempos de inteligência artificial, estejamos abdicando da nossa humanidade, às voltas com sentimentos de intolerância e indiferença. Quanta falta de empatia e insensibilidade diante do sofrimento individual ou coletivo, seja num estádio, numa fila de banco, no transporte coletivo...

    2. Jorge Wilson

      O que acontece é que meia dúzia de torcedores racistas, pra desestabilizar o craque do time adversário e assim favorecer seu time, cometem crime de racismo. Se fosse um negro perna de pau, ninguém, ofenderia. Tem que identificar, expor e prender esses caras no próximo jogo em que isso acontecer. Racista é um tipo covarde, se souber que vai ser preso não vai se manifestar.

    3. Leonilda Pereira Simoes

      A Espanha toda não deve ser racista, mas não há informações sobre os não racistas aparecendo muito para defender Vini. Nos comentários do EL Pais, o principal jornal de lá, a maioria em alguns dias é contra Vini, deve refeletir um pouco o racismo local. A sociedade espanhola não está se movendo para mostrar apoio ao jogador. Nem a Liga, nem os outros times, ele sozinho contra ataques de estádios lotados. Isso é justo? Que outros torcedores decentes mostrem que não são como os do Valencia. Cadê?

    4. Leonilda Pereira Simoes

      É só ver todos os casos que ocorreram com Vini para saber que em diferentes partidas em cidades diversas ele foi ofendido. Grande, enorme parte dos torcedores é racista. E eles se julgam liberados a ofender a ele e a todos os jogadores negros de todos os times, pois a maioria não reclama como Vini por respeito. O Valência tem de ser rebaixado para aprender que se acha que "mas... os torcedores estão certos", fica fora da liga. Não tem desculpa para esse crime horroroso. A lei tem de valer.

    5. Jorge Wilson

      Dez cidades ou dez grupos de torcedores racistas, minha senhora? Ou a senhora acha que existe alguma cidade do mundo que está livre da praga do racismo? Até em Salvador tem gente racista, basta dar um Google. O que a senhora e a maioria não percebe é que os racistas espanhóis só se manifestam porque tem visibilidade na imprensa e não são presos, só isso. Afora disso, a Espanha não é mais racista do que o Brasil.

    6. silvia ramos

      Até agora, 10 cidades espanholas receberam Vinicius Jr. com insultos e ofensas. São todos os espanhois? Achonque não, mas a amostragem já está bem grande...

    7. Jorge Wilson

      As instituições brasileiras também não combatem a corrupção. Quantos casos comprovados de corrupção não deram em nada por aqui? Isso significa então que eu, você e todos os demais brasileiros são corruptos? Pensa um pouco antes de escrever, amigo.

    8. jarbas cabral

      O problema é quando as instituições do país se omitem. Nem governo, nem federação, nem clubes, ninguém liga para o racismo na Espanha.

    9. Jorge Wilson

      Não, não foi o estádio inteiro, foi um grupo grande de torcedores. Igual a quando os torcedores do Grêmio ofenderam o Aranha. Vai dizer que todos os gaúchos são racistas? E, mesmo que fosse o estádio inteiro, então prenda o estádio inteiro. Agora, tem um monte de espanhol que nem sequer acompanha futebol, nem sabe quem é Vinicius Júnior, e está sendo acusado de racismo. Como falei, isso é maluquice.

    10. jarbas cabral

      Não foi um só um indivíduo que chamou o Vini de macaco, foi o estádio inteiro.

  41. Fernando Araújo

    Recriminar dança ao comemorar gol também é racismo.

    Responda
    1. jarbas cabral

      É mais do que racismo, pois quando "vc me provocar eu lhe chamo de macaco, mas só quando vc provocar" Ou seja: É um racismo de defesa, muito pior.

    2. Jorge Wilson

      Depende, se quem fizer a dancinha for branco, aí recriminar a dança não é racismo, é só falta de humor, mesmo.

  42. Adriana Santos

    Mas… são racistas, xenófobos e fascistas. Foi televisionado, o mundo inteiro viu. Vinicius Jr é um craque e comemora como quiser, aceitem ou surtem. Alô, Europa xenófoba, racismo é crime. Baila, Vini Jr!

    Responda
  43. Sheila Ribeiro

    O racismo não é (só) contra Vinicius, é contra a humanidade inteira. Não importa como ele haja ou reaja ele foi violentado em sua integridade humana e sua revolta é legítima e honra os valores éticos, morais e civis. O racismo se combate.

    Responda
  44. orlando gomes de freitas

    Em um pais que sempre abrigou com carinho e respeito os imigrantes, não se pode aceitar o que se faz com os brasileiros em outros cantos do mundo. É horrível e monstruoso o que passou Vinicius Jr na Espanha, ouvindo gritos em sua direção de ofensa a sua dignidade, nada podendo fazer e, sabendo que aqueles que detém o poder se aquietam, maliciosamente ,acobertando suas feras .

    Responda
  45. José Gonçalves

    As incessantes manifestações de racismo na Espanha contra Vini Jr. são tristes e abomináveis. Mas, infelizmente, eu, como homem branco, para ser coerente com os identitários (algo que eles próprios não são), lamentavelmente devo de me calar porque não tenho lugar de fala para poder demonstrar minha indignação e solidariedade ao atleta. Se coerentes também fossem, os identitários deveriam repudiar energicamente as expressões de apoio a Vini Jr. vindas de todos os brancos como eu.

    Responda
  46. João Melo

    Mas, o racismo fala mais forte, até para representantes da "esquerda". Usam como desculpa o futebol.

    Responda
    1. João Melo

      Pelo visto os comentaristas não viram as aspas no meu texto. A matéria afirma que o representante de um partido de esquerda e também torcedor do Valência atacou Vini Jr. Entendo que esse representante demonstrou seu racismo pelo fanatismo como torcedor.

    2. Gilmar Maghenzani

      Vc não sabe o que é esquerda ou direita, aliás só o que é direita

    3. Leonilda Pereira Simoes

      A esquerda não elegeu um genocida, racista, misógino, homofóbico que nunca falou um "a" para defender alguém que sofreu racismo. Ao contrário, sempre usou termos racistas para se referir aos negros. E empossou um negro contrário aos direitos dos negros na Fundação Palmares. Quem votou nele escolheu um racista e fascista no poder. Não foi a esquerda.

    4. Bento Brito Teixeira

      Porque citar a esquerda como tolerante com o racismo? As esquerdas tradicionais sempre defenderam o igualitarismo e a dignidade entre os indivíduos. Se houve situações de injustiças foram desvios de regimes autoritários, mas não de racismo.

  47. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Cabe ao Governo Brasileiro cobrar do Governo Espanhol uma atitude real e radical neste e em outros casos. Cabe à Fifa cobrar atitude radical da Real Federação Espanhola de Futebol, sob pena de eliminar a seleção espanhola e os clubes espanhóis de qualquer competição internacional. Copa do Mundo, Liga dos Campeões e demais. Penso que assim aqueles "torcedores" que mostraram bem seus rostos poderão servir de exemplo. Basta à RFEF e ao Governo Espanhol se interessarem realmente pelo caso.

    Responda
  48. SUELI Iossi

    Que tal um boicote dos brasileiros ao patrocinador de racistas Banco Santander, talvez mexendo no dinheiro eles se "educam" mais rápido!!

    Responda
  49. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Cabe ao Governo Brasileiro cobrar do Governo Espanhol uma atitude real e radical neste e em outros casos. Cabe à Fifa cobrar atitude radical da Real Federação Espanhola de Futebol, sob pena de eliminar a seleção espanhola e os clubes espanhóis de qualquer competição internacional. Copa do Mundo, Liga dos Campeões e demais. Penso que assim aqueles "torcedores" que mostraram bem seus rostos poderão servir de exemplo. Basta à RFEF e ao Governo Espanhol se interessarem realmente pelo caso.

    Responda
  50. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Nada justifica. Ponto final.

    Responda
    1. Arnaldo Nogueira Ferreira

      É isso mesmo, simples assim.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.