Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    Título bombastico nas redes e na imprensa dá audiência, atualmente ninguém foge disso. Todos querem audiência, se for da extrema direita é mais exaltado. Até pastores abusam disso no apoio ao bolsonarismo. A questão é acabar com essa praga, se é um jornal pode controlar esse excesso, nem sempre faz, quer audiência.

    Responda
  2. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Leiam: Costa, Viviane. Traficantes evangélicos: Quem são e a quem servem os novos bandidos de Deus, God Books, 2023. Não se pode negar que qualquer generalização é equivocada nessa matéria- e em todas as outras -, bem como não se pode negar a existência de traficantes evangélicos no Rio. Tapar o sol com a peneira por medo de “ofender” essa quase maioria - os evangélicos - é um erro.

    Responda
  3. Luiz Candido Borges

    O Spyer defendendo o neopentecostalismo com argumentos totalmente furados: mais do mesmo. A promiscuidade entre muitos pastores (ok, não são todos, até por falta de oportunidade) e o banditismo é notória: no baixo escalão é com os traficantes e milicianos, no alto, com os políticos. A comparação com a atuação das religiões de matriz africana é sórdida. Se o próprio Silas Malafaia admite a existência de pastores canalhas, não caberia aos próprios "cristãos" apontá-los e eliminá-los da comunidade?

    Responda
  4. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Verdade, por vezes são diferentes. É justamente quando notamos que os pastores são tipos bem piores.

    Responda
  5. Ney Fernando

    "Evangélicos" como esse Malafaia enriqueceram com o dinheiro aos fiéis, se abraçaram ao bolsonaro para obter publicidade e dinheiro público, enquanto atacam ferozmente as outras religiões por serem do demônio. É fato que narcoevangélicos invadem e depredam locais de culto das religiões afro. Não basta "repudiar a reportagem"; tem que se livrar desses ateus que se aproveitam dos evangélicos (se realmente seguissem o evangelho, não diriam o que dizem nem fariam o que fazem).

    Responda
  6. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    A pregação evangélica neopentecostal é insidiosa. A massa ignara é cooptada a aderir ao receituário da fé “legítima”, cujo ataque às demais manifestações é ostensivo e apelativo. Os refratários ao discurso de fé c/ experiências d adesão d familiares e próximos à fé neopentecostal são testemunhas privilegiadas da “selvageria” da mensagem dos ungidos pela palavra. Um campo fértil e vasto à disposição do discurso fascista – misógino, homofóbico, armamentista, em defesa da família...

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      ...nada de novo, mais do mesmo...

  7. Marcos Barbosa

    O pastor, digo antropólogo terrivelmente evangélico, do alto de sua igreja, digo coluna, tenta de maneira sórdida usar a fala de outro acadêmico, para jogar nas religiões de matriz africana a pauta das reportagens de igrejas evangélicas e o tráfico, alias as grandes igrejas evangélicas e deus pastores já traficam a fé das pessoas.

    Responda
    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Rsrs. Bem notado.

  8. Evandro Luiz de Carvalho

    Os evagelicos estão misturados com o que há de pior hoje, armamentismo, homofobia, patriarcalismo e misoginia. As religiões de matriz africanas, ao contrário, nunca puderam ou quiseram reivindicar para si a "perfeição" monoteísta de outras denominações. Dessa forma a diversidade está sempre presente como um escudo contra o fanatismo que hoje rima com fascismo.

    Responda
  9. marcos vinicio borges mota

    A religião é uma das piores invenções da humanidade.

    Responda
  10. Pery Pedro

    Ptimo texto

    Responda
  11. Joaquim Branco

    A questão não é ser laico ou evangélico, mas a hipocrisia de quem se diz convertido, mas continua com as práticas crim inosas. Ora, não dá para, achar isso normal. Imaginemos quem são os pastores deles?

    Responda
  12. Marcelo Costa Batista

    Texto perfeito! E a os intolerantes, preconceituosos e perseguidores da fé alheia piram com colunas assim. Discursam sobre uma sociedade plural, diversa e inclusiva, mas não suportam um evangélico que tem seus valores, sua fé e se inclui perfeitamente no meio de toda a diversidade ao seu redor, com bom trato, respeito, cordialidade, empatia e principalmente cidadania e civilidade, coisa que falta há muitos colunistas e reportes da folha, globo e de vários meios de comunicação.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Marcelo, você está de gozação, não é? Quase o levei a sério e pensei em perguntar o que você tinha ingerido, mas logo percebi o uso do clássico recurso de inversão de valores (se é feio, chame de belo, se é burro, chame de inteligente, se é gay reprimido e agressivo, chame de exemplo de masculinidade etc.) para nos fazer rir. Ficou muito bom!

    2. Ney Fernando

      Esses evangélicos elogiados não são o problema; o problema está nos outros, que se aproveitam da religião para fins puramente políticos e para ganhar rios de dinheiro, inclusive público. Esses atuam na grande maioria das igrejas evangélicas, se não em todas.

    3. Fernando Alves

      Só besteira. A coluna mostra tanto que "a fé se inclui perfeitamente na diversidade, bom trato, respeito, cidadania e civilidade" que a citação da fala do pastor acusa sem prova nenhuma que os traficantes são frequentadores de locais de culto de outra religião, associando a outra religião ao crime por puro preconceito. Religião que não respeita as outras não merece nenhum respeito.

  13. Fatima Marinho

    Narcopentecostalismo é um fenômeno que vem crescendo, as igrejas ajudam a lavar dinheiro do crime, uma mão lava a outra. Silas Malafaia, o traficante de influencia , diz que pastor traficante vai ter que responder diante de Deus. Imagina, Licença para lavar.

    Responda
  14. José Luiz Gonçalves Júnior

    Admiro seu trabalho, porém esse viés de confirmação de uma tese, essa defesa míope do neopentecostalismo, está longe de ser científica. O título da matéria também e muito generalista ( todos os acadêmicos do Brasil? Ou apenas alguns do Rio?) . Já faz tempo que o academicismo se afastou de qualquer coisa próxima da ciência, principalmente nas humanidades.

    Responda
  15. Claudio Loredo

    As seitas neopentecostais recrutam seus pastores a partir das prisões e do crime organizado. Não é surpreendente que exista o traficante evangélico.

    Responda
  16. Gustavo Carvalho

    Esse colunista nega que os evangélicos sejam reacionários, nega que eles sejam preconceituosos, nega que eles sejam fanáticos e agora nega que eles tenham associação com o crime. Só falta negar que eles cantam música ruim.

    Responda
  17. Fernando Alves

    Essa é a coluna mais inútil do jornal. Se o colunista quer angariar a simpatia das pessoas citando Otoni de Paula e Silas Malafaia, já perdeu.

    Responda
  18. Valdir Teixeira da Silva

    Quem não sabe que a forma mais fácil de lavar dinheiro é através de igrejas? Não só com o tráfico, estão envolvidas com muita coisa. Falta é investigação.

    Responda