-
Hercilio Silva
Título bombastico nas redes e na imprensa dá audiência, atualmente ninguém foge disso. Todos querem audiência, se for da extrema direita é mais exaltado. Até pastores abusam disso no apoio ao bolsonarismo. A questão é acabar com essa praga, se é um jornal pode controlar esse excesso, nem sempre faz, quer audiência.
-
Marcus Vinícius Xavier de Oliveira
Leiam: Costa, Viviane. Traficantes evangélicos: Quem são e a quem servem os novos bandidos de Deus, God Books, 2023. Não se pode negar que qualquer generalização é equivocada nessa matéria- e em todas as outras -, bem como não se pode negar a existência de traficantes evangélicos no Rio. Tapar o sol com a peneira por medo de ofender essa quase maioria - os evangélicos - é um erro.
-
Luiz Candido Borges
O Spyer defendendo o neopentecostalismo com argumentos totalmente furados: mais do mesmo. A promiscuidade entre muitos pastores (ok, não são todos, até por falta de oportunidade) e o banditismo é notória: no baixo escalão é com os traficantes e milicianos, no alto, com os políticos. A comparação com a atuação das religiões de matriz africana é sórdida. Se o próprio Silas Malafaia admite a existência de pastores canalhas, não caberia aos próprios "cristãos" apontá-los e eliminá-los da comunidade?
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Verdade, por vezes são diferentes. É justamente quando notamos que os pastores são tipos bem piores.
-
Ney Fernando
"Evangélicos" como esse Malafaia enriqueceram com o dinheiro aos fiéis, se abraçaram ao bolsonaro para obter publicidade e dinheiro público, enquanto atacam ferozmente as outras religiões por serem do demônio. É fato que narcoevangélicos invadem e depredam locais de culto das religiões afro. Não basta "repudiar a reportagem"; tem que se livrar desses ateus que se aproveitam dos evangélicos (se realmente seguissem o evangelho, não diriam o que dizem nem fariam o que fazem).
-
PAULO ROBERTO SCHLICHTING
A pregação evangélica neopentecostal é insidiosa. A massa ignara é cooptada a aderir ao receituário da fé legítima, cujo ataque às demais manifestações é ostensivo e apelativo. Os refratários ao discurso de fé c/ experiências d adesão d familiares e próximos à fé neopentecostal são testemunhas privilegiadas da selvageria da mensagem dos ungidos pela palavra. Um campo fértil e vasto à disposição do discurso fascista misógino, homofóbico, armamentista, em defesa da família...
-
PAULO ROBERTO SCHLICHTING
...nada de novo, mais do mesmo...
-
-
Marcos Barbosa
O pastor, digo antropólogo terrivelmente evangélico, do alto de sua igreja, digo coluna, tenta de maneira sórdida usar a fala de outro acadêmico, para jogar nas religiões de matriz africana a pauta das reportagens de igrejas evangélicas e o tráfico, alias as grandes igrejas evangélicas e deus pastores já traficam a fé das pessoas.
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Rsrs. Bem notado.
-
-
Evandro Luiz de Carvalho
Os evagelicos estão misturados com o que há de pior hoje, armamentismo, homofobia, patriarcalismo e misoginia. As religiões de matriz africanas, ao contrário, nunca puderam ou quiseram reivindicar para si a "perfeição" monoteísta de outras denominações. Dessa forma a diversidade está sempre presente como um escudo contra o fanatismo que hoje rima com fascismo.
-
marcos vinicio borges mota
A religião é uma das piores invenções da humanidade.
-
Pery Pedro
Ptimo texto
-
Joaquim Branco
A questão não é ser laico ou evangélico, mas a hipocrisia de quem se diz convertido, mas continua com as práticas crim inosas. Ora, não dá para, achar isso normal. Imaginemos quem são os pastores deles?
-
Marcelo Costa Batista
Texto perfeito! E a os intolerantes, preconceituosos e perseguidores da fé alheia piram com colunas assim. Discursam sobre uma sociedade plural, diversa e inclusiva, mas não suportam um evangélico que tem seus valores, sua fé e se inclui perfeitamente no meio de toda a diversidade ao seu redor, com bom trato, respeito, cordialidade, empatia e principalmente cidadania e civilidade, coisa que falta há muitos colunistas e reportes da folha, globo e de vários meios de comunicação.
-
Luiz Candido Borges
Marcelo, você está de gozação, não é? Quase o levei a sério e pensei em perguntar o que você tinha ingerido, mas logo percebi o uso do clássico recurso de inversão de valores (se é feio, chame de belo, se é burro, chame de inteligente, se é gay reprimido e agressivo, chame de exemplo de masculinidade etc.) para nos fazer rir. Ficou muito bom!
-
Ney Fernando
Esses evangélicos elogiados não são o problema; o problema está nos outros, que se aproveitam da religião para fins puramente políticos e para ganhar rios de dinheiro, inclusive público. Esses atuam na grande maioria das igrejas evangélicas, se não em todas.
-
Fernando Alves
Só besteira. A coluna mostra tanto que "a fé se inclui perfeitamente na diversidade, bom trato, respeito, cidadania e civilidade" que a citação da fala do pastor acusa sem prova nenhuma que os traficantes são frequentadores de locais de culto de outra religião, associando a outra religião ao crime por puro preconceito. Religião que não respeita as outras não merece nenhum respeito.
-
-
Fatima Marinho
Narcopentecostalismo é um fenômeno que vem crescendo, as igrejas ajudam a lavar dinheiro do crime, uma mão lava a outra. Silas Malafaia, o traficante de influencia , diz que pastor traficante vai ter que responder diante de Deus. Imagina, Licença para lavar.
-
José Luiz Gonçalves Júnior
Admiro seu trabalho, porém esse viés de confirmação de uma tese, essa defesa míope do neopentecostalismo, está longe de ser científica. O título da matéria também e muito generalista ( todos os acadêmicos do Brasil? Ou apenas alguns do Rio?) . Já faz tempo que o academicismo se afastou de qualquer coisa próxima da ciência, principalmente nas humanidades.
-
Claudio Loredo
As seitas neopentecostais recrutam seus pastores a partir das prisões e do crime organizado. Não é surpreendente que exista o traficante evangélico.
-
Gustavo Carvalho
Esse colunista nega que os evangélicos sejam reacionários, nega que eles sejam preconceituosos, nega que eles sejam fanáticos e agora nega que eles tenham associação com o crime. Só falta negar que eles cantam música ruim.
-
Fernando Alves
Essa é a coluna mais inútil do jornal. Se o colunista quer angariar a simpatia das pessoas citando Otoni de Paula e Silas Malafaia, já perdeu.
-
Valdir Teixeira da Silva
Quem não sabe que a forma mais fácil de lavar dinheiro é através de igrejas? Não só com o tráfico, estão envolvidas com muita coisa. Falta é investigação.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.