Ilustríssima > Plano de Lula de incentivar carro popular prejudica os mais pobres Voltar
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Não faz sentido incentivar o transporte individual. Em termos de mobilidade os automóveis já deram o que podiam dar. É preciso incentivar o transporte público de massa, especialmente trens e metrôs. Transporte individual que merece incentivo é sobre bicicletas.
Grande mentecapto. Além de não entender do que está falando, tem uma imensa dificuldade de se colocar no lugar das pessoas....
Pobre tem que andar descalco..fábricas de sapatos poluem o meio ambiente..
É isso ai, professô! Tinha é que diminuir o preço dos jet skis, dos jatinhos executivos, das para as ilhas paradisÃadas para, assim, ajudar os pobres!
Jato, helicóptero, iate, jet-ski = IPVA zero Plano de Lula pra reduzir o preço de carro popular e beneficiar os mais pobres = "Aiiiinnn ki absurdo, onde já se viu, vamos abrir mão de impostos e aumentar a poluição"....
A troca de frota se faz necessária. Ao contrário do ponto de vista da análise. Apesar de n ter gerado um abrupto aumento de empregos formais, todas as desonerações ajudaram a manter os empregos qua já existiam. É necessário também agradar as classes "C" e "B" . Perde-se na reducão de imposto mas ganha no ipva. Além disso um carro popular faz o preço dos usados despencarem. Facilita compra. Ou querem revolução? Quem estará disposto? Será por que o texto n tratou da saÃda da Ford do Brasil?
Apoio várias ações do atual governo, mas não vejo vantagem nenhuma em encher as cidades de carros. Muito pelo contrário. Acho que carro, exceto os utilitários de verdade, tipo fiorino e outros, deveriam ser muito taxados e o dinheiro investido na mobilidade urbana. Sou contra essa ideia antiga de achar que carro é solução. Solução é usar o imposto dos ricos que compram carros e investir em trens, metrôs, vlts, ônibus elétricos e ciclovias, além de calçadas decentes para caminhar. O SUS agradece
Perfeita análise. Só complementaria no final acrescentando o modo a pé na matriz de mobilidade sustentável. A mobilidade do século XXI precisa apoiar-se nos modos públicos coletivos e nos modos ativos (pedestres e ciclistas), lembrando que estes últimos estão no topo das prioridades, pela PolÃtica Nacional de Mobilidade Urbana, afinal majoritariamente, no momento do embarque no VLT, metrô, bonde, trem e ônibus, os usuários estão à pé.
Maravilha de texto e de uma lucidez impecável. Parabéns!
perfeito, precisamos de trem para um paÃs intercontinental como o nosso, investimento nos portos e um transporte público mais ativo e de melhor qualidade nas cidades. mais ciclovias tbm.
Lula não é bobo, ele sabe que um "carro zero" é um sonho de consumo das classes baixas, simbolicamente relevante para a percepção de que a pessoa pobre foi incluÃda na "cidadania do consumo".
Estou tentando decidir se o senhor Andrés tá falando mal da indústria automotiva ou puxando a sardinha para a indústria de auto peças, sem esquecer de descer a ripa na esquerda em especial no PT.
Falou um dos top vinte de extremistas de direita dos comentários do jornal
Enquanto extremistas de direita e esquerda disserem que a Folha está contra o seu polÃtico de estimação eu acho o jornal melhor
Perfeita análise.E ouso acrescentar O oportunista pensa apenas no presente!Quer as glórias do presente. Por isso o Brasil é esse eterno subdesenvolvimento! E relembro que por causa da Indústria automobilÃstica, os oportunistas do passado, acabaram com as ferrovias!Ali foi plantado o eterno subdesenvolvimento. Nenhum oportunista planta para que o Brasil colha no futuro. Só pensa no presente, nas glórias do aqui e agora.
Se não tiver pobre quem vai votar nos populistas né a ideia é manter sempre igual. Como nosso PR disse na campanha nunca houve um presidente que apoiou o pobre. Ele só esqueceu que teve 16 anos nesse governo....
Os pobres devem ter acesso a bons empregos, a boas escolas, a boa saúde. Para sair da pobreza,só com a Educação. O que o articulista menciona é a falta de Indústrias de autopeças no Brasil. A polÃtica gera empregos no exterior.Não adianta ter carro se falta o essencial para manter: emprego. O Governo Brasileiro deve plantar as condições, para que o brasileiro, pobre , possa ter esperança no futuro. Hoje? Os Oportunistas, todos, sem exceção, pensam apenas no presente.
Está matéria é muito pobre em seus argumentos. Mostra um desconhecimento sobre a finalidade dos incentivos, de polÃtica pública para incentivar, à s classes mais pobres a ter direito de consumo. Afinal , na opinião dessas pessoas, pobre só tem direito a trabalho quase escravo para produzir bens de consumo para a classe rica.
Leia pesquisa citada. Google.
Os pobres devem ter acesso a bons empregos, a boas escolas, a boa saúde. Para sair da pobreza,só com a Educação.
Contra ou a favor da matéria o nÃvel da argumentação dos comentaristas está terrÃvel. Pobre Brasil...
Quando falavam que rico não gostava de ver pobre andar de avião, eu achava um absurdo. Mas desde dois mil e dezesseis, quando os direitistas saÃram do armário, o que vemos é a confirmação dessa ideia e de outras. Tudo que a direita faz é criticar medidas que dêem acesso aos pobres ao que é privilégio dos ricos. Como alternativa, dão soluções impraticáveis, assim mantém os pobres excluÃdos.
Você fala como se as pessoas não trabalhassem. É o tÃpico preconceito da classe média alta e alta: acham que o trabalho dos pobres não é trabalho. A maioria já tem ensino médio, as vezes até faculdade, e tem uma formação tão boa quanto um gerentinho que fica o dia inteiro assistindo vÃdeo no YouTube e se acha a última bolacha do pacote.
Ok, Fernando, e como capacitar pessoas? Como fazê-las caminhar por conta própria? Com esmolas do governo? Hora, faça o favor! Educação não é garantia de sucesso, mas a falta dela é certeza do fracasso.
Esse papo da educação é a resposta de quem não quer que mude nada. Antes falavam que as pessoas ganhavam mal porque não tinham ensino médio. Aà investiram nisso e a desculpa nova foi a falta de faculdade. Agora muitos milhões fazem faculdade, mas a desculpa continua sendo "a educação".
Bom. A ideia é manter o pobre vivo mas sempre pobre e sem educação. Afinal como enrolar pra ser eleito de novo né ? Com 50 anos de governo deve dar certo
Também, Neli também, mas não só isso
E sim, essa polÃtica de beneficiar produtor de carro, produtor de combustÃvel é o anti meio ambiente, o que já acaba com a falácia de proteger meio ambiente. Quer proteger o meio ambiente, faz transporte público decente, isso sim protege todo mundo.
Conta aà seu itinerário no transporte público
Bom, a questão é que governos de esquerda só fingem que apoiam o pobre, dão ali migalhas para continuarem pobres, com fome e dando votos para os seus governantes. Claro que incentivar carros só toca na classe mais alta. Hoje uma pessoa que compra carro zero quilômetro está no topo da cadeia alimentar. A classe média mal ganha dois salários mÃnimos no inÃcio da classe, imagina pagar uma parcela de 5 mil num carro 1.0?
Lula sempre na contramão da ecologia. Transporte público, please.
Sim, transporte público! Esses que ficam repetindo a ironia de pedir o nosso itinerário de onibus talvez não saibam o óbvio: muitos no Brasil não usam o transporte público porque é precário demais, justamente porque não recebe investimentos! Investimos no carro particular, na contramão dos paÃses desenvolvidos. Uma pena.
Se dá pra contratar o dobro de pessoal sem necessidade de pegar dinheiro novo com juros altos, deve funcionar. Qq coisa desfaz.
Não temos vias que comportem mais carros. O trânsito está um inferno. Logo São Paulo terá que repensar o rodÃzio. Investir no transporte público como metrô, monotrilho e trens de subúrbio seria muito mais valioso para empregar a mão de obra menos qualificada via obras de engenharia/construção civil aplicando o recurso público para todos os cidadãos,além de oxigenar as cidades despoluindo o visual, a sonoridade, e o estresse. Transporte coletivo de qualidade. Não as latas de sardinha de hoje.
Transporte coletivo hoje é uma lástima. Transporte coletivo digno, decente, limpo, seguro e rápido é o que vislumbro. Atualmente, tanto carros quanto transporte coletivo se igualam em ruindade sendo que investimentos deveriam ser direcionados para beneficiar o coletivo de massa, e não encher ruas e avenidas de carros com um ou dois passageiros.
Conta pra gente seu itinerário no transporte público
Gostaria de ver a opinião dos metalúrgicos da FORD que perderam o emprego quando a montadora se retirou de SP. A indústria automobilÃstica sempre absorveu grande quantidade de mão de obra.
Tem é que rever o desconto de ate 30% para PJ. Localiza e outros que fazem dinheiro sobre a desoneração. Reforma tributaria ampla para todos e nao para meia duzia
o vw mais barato de todos, o gol umpontozero custa quase noventa mil reais .
O problema do paÃs para ser resolvido passa pela Reforma Tributária, com redução substancial da carga de impostos, e tudo por tudo estará resolvido. Trazer de volta a fabricação de porcaria não é a solução.
mas como diminuir impostos com aumento de gastos do governo? impossÃvel!
Me desculpe Presidente, NÃO precisamos de carros populares, precisamos de transporte coletivo, metrô, trens e ônibus de ponta a ponta no paÃs. O luxo é poder pegar metrô em qualquer parte da cidade e chegar no horário.
Isso, mostra o plano e o custo para permitir isso para todos os cidadãos de uma cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro
Nenhum pais do planeta joga cerca de 54% em impostos no preço dos veÃculos. O Brasil precisa evoluir muito.
Esse é o nosso grande mal. Precisamos romper os privilégios e grupos de interesses.
Lulla como os demais nao tem competencia para desenvolver o paÃs e melhorar no social e vem com esta e por nao exigir empenho pois isso cabe a terceiros de incentivar carros populares e imitando o Itamar.
vcs da FOLHA fizeram o L agora segura
Terminem com os benefÃcios fiscais e coloquem os impostos totais de carros em até 25% e verão a mágica acontecer.
Mais um terra plana que acha que o mundo plano foi feito só para eles.. São mais daquelas FOLHICES da FSP...
Fomentar a produção de carros, barateando-os, apenas provocará mais poluição, mais trânsito nas cidades, elevação do preço dos combustÃveis. A maioria das pessoas usam o transporte particular porque o transporte público é caro e ruim, na maioria das cidades. E o status que a posse do veÃculo confere também é outro fator. É uma ideologia antiga essa de fomentar a industria automobilÃstica. O que a maioria da população precisa é de trens, metrôs, pistas de bicicletas, ônibus confortáveis, etc...
as pessoas são muito des informadas. Que pobre que compra carro, ainda mais carro zero quilômetro? é o pobre que ganha 10 mil? E mesmo assim precisa ser um carro de 50 mil no máximo, o que parece que nem existe mais. Uma pessoa com essa renda estaria no mÃnimo nos 5% mais ricos... é Brasil gente. E é fato, governo de esquerda está muito longe de beneficiar pobre, dá ali uma migal ha qualquer e enche o bu cho de grana dos empresários riquÃssimos que querem os benefÃcios tributários.
E vc no seu carro né ?
Mas determinadas gentes teem 5 carros na garagem né ?
Acho que vc acredita em papai Noel!! Não vai ter nem uma coisa nem outra! Só o privilégio da classe abastada, que por incrÃvel que pareça, não polui o meio ambiente, só o carro popular! Ah meu Deus!
Alguém sabe o que é "taxa de importação"? O cara não têm noção dos nomes dos tributos e quer escrever um artigo. Pior, a FSP publica.
Posso não saber nada de história “meu filho” porque a estava vivendo. Vivi em São Bernardo e vi de perto o desemprego com o fim das montadoras…
Em resumo: carro de pobre polui e atrapalha o trânsito. O que eles querem é o trânsito livre de carros populares para os SUVs da classe média alta circularem tranquilamente.
É difÃcil ver a Folha dizendo algo que Lula , faz ou fará de bom. Folha sendo Folha.
NEUCIR nunca vai ver porque nunca fez e nunca fará nada de BOM entendeu
Lula, n esquece de onde v venho.
Resumindo o pobre é o culpado e a vÃtima da poluição causada pelos veÃculos, comprados por eles! O correto é continuar se espremendo dentro do transporte público, para que as ruas fiquem disponÃveis para os mais ricos. O pobre não quer carro para ir trabalhar, até porque seu gasto seria maior. Ele quer um carro para passear quando quiser, poder viajar e fazer coisas que todo mundo tem direito! Lamento esta matéria, pois ao meu ver, só defende que o pobre não tem direito a ter o que outros tem!
pobre não compra carro. Classe média no Brasil ganha 2 mil reais, imagina o pobre? Nem se cortar para a metade o preço fica muito longe de ser possÃvel.
Carro e combustÃvel fóssil tem que virar logo a página. Não é esse o green new deal que votamos. Corre o risco de voltarmos 50 anos atrás em 5.
A professora teria vergonha de ter um familiar assim...
Isso é governo de esquerda? Se fosse, investiria no que é público, e não no que é privado e individual. Uma medida importante seria ampliar e normalizar o home office, ou seja, menos gente na rua, em carro ou em onibus.
Existe algo mais privado e individual que trabalhar em home office? Desde quando é de esquerda defender um modelo em que o patrão reduz custos com infraestrutura corporativa ao transformar a casa do funcionário em local de trabalho?
Porque não se alarga o transporte público no Brasil, ou seja, introduz mais atores, o transporte público no Brasil, seja terrestre ou aéreo é o pior do mundo, porque não se privatiza, ao invés do monopólio privado atual??
Mas tu e orrub
Como se privatiza o que já é privado?
Programa "Meu carro, minha vida"!
O mundo é mesmo uma azeitona. As voltas são muito rápidas! O sindicalista fomentou greves até afundar as empresas… agora quer carros populares para fomentar a criação de empregos…
Pobres empresas, não é mesmo? L "destruidor"... (SQN)
Entendes nadinha de história minha filha.
Não precisava nem dessa excelente matéria para intuir que investir em transporte individual é jurássico. Sim, votei no PT, mas é populismo e forma errada de angariar apoio polÃtico das elites. Obviamente as montadoras tem enorme capital polÃtico e financeiro, enfrentá-las não é fácil, mas é necessário.
Deixa ver se eu entendi!! Tentar baratear carros populares, não é salutar? Incentivo a que os mais pobres tenham também esse privilégio, é absurdo! Manutenção e eventual aumento de empregos pela indústria automobilÃstica, é errado?? Ah, tem que incentivar o transporte público de qualidade, tudo bem, mas as ações não podem ser feitas em conjunto? O problema é beneficiar os mais pobres, aà fica complicado!!
Nem os ricos deveriam ter esse privilégio. No mundo todo, as cidades são planejadas para o automóvel, não o habitante, e isso é uma insanidade. Um cartaz exibido nas manifestações de 2013 dizia: "PaÃs rico não é aquele onde o pobre tem carro; é aquele em que o rico usa transporte público". Automóvel e transporte público não são complementares e, sim, excludentes.
A folha sendo folha, uma legÃtima representante da Faria Lima.
Lula nunca vai priorizar o transporte público de qualidade! Não dá voto! Melhor iludir seu eleitorado com a compra de um carro popular a ser pago em 10 anos e ganhar sua gratidão em forma de voto. Pela mesma razão, Lula não priorizou o ensino público fundamental de qualidade em seu governo e deu crédito farto para os incautos cursarem faculdades que são meros balcões de diploma. Por que Lula não investiu em hospitais mas construiu estádios padrão FIFA? Simples: porque hospital não dá voto!
@Alberto: por que todo petista acha que quem critica São Lula, obrigatoriamente, é bolsonarista ou tucano? O governo de SP também é ocupado por péssimos polÃticos, que seriam piores se o PT, em algum dia infausto, elegesse um governador. Você sabia que o partido do seu Ãdolo-mão leve boicota sistematicamente as votações de verba no Senado para o metrô de SP? E diga: quem trouxe a Copa prometendo melhorias no transporte urbano do Brasil?
Lula deveria seguir o exemplo do Governo de SP, onde as obras do Metrô de São Paulo seguem em passo de tartaruga, quando não são paralisadas devido ao superfaturamento dos contratos ou à s licitações vencidas por consórcios de empreiteiras que não têm condições de tocar as obras. Isso que é transporte público padrão FIFA, em que a linha 4, que deveria ter sido concluÃda em 2014, não foi concluÃda até hoje. Linha Ouro até Congonhas, talvez na Copa de 2038.
Hermes Yaly, comentário perfeito.
Uma das polÃticas públicas que mais aguardo é a renovação do transporte coletivo urbano. As cidades precisam de veÃculos coletivos baratos, seguros e rápidos, tantos que a população priorize o transporte coletivo por conta de seu conforto e praticidade.
Um cartaz lido nas manifestações de 2013 dizia: "PaÃs rico não é aquele onde o pobre tem carro; é aquele onde o rico anda de transporte público". O problema para nossos governantes é que transporte público de qualidade não dá voto...
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