Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GERALDO DE FARIAS SEABRA FILHO

    Não faz sentido incentivar o transporte individual. Em termos de mobilidade os automóveis já deram o que podiam dar. É preciso incentivar o transporte público de massa, especialmente trens e metrôs. Transporte individual que merece incentivo é sobre bicicletas.

    Responda
  2. wilson thomaz

    Grande mentecapto. Além de não entender do que está falando, tem uma imensa dificuldade de se colocar no lugar das pessoas....

    Responda
  3. wilson mazza junior

    Pobre tem que andar descalco..fábricas de sapatos poluem o meio ambiente..

    Responda
  4. Claudemir Pereira

    É isso ai, professô! Tinha é que diminuir o preço dos jet skis, dos jatinhos executivos, das para as ilhas paradisíadas para, assim, ajudar os pobres!

    Responda
  5. Paulo Ruiz

    Jato, helicóptero, iate, jet-ski = IPVA zero Plano de Lula pra reduzir o preço de carro popular e beneficiar os mais pobres = "Aiiiinnn ki absurdo, onde já se viu, vamos abrir mão de impostos e aumentar a poluição"....

    Responda
  6. MARCIO DE LIMA

    A troca de frota se faz necessária. Ao contrário do ponto de vista da análise. Apesar de n ter gerado um abrupto aumento de empregos formais, todas as desonerações ajudaram a manter os empregos qua já existiam. É necessário também agradar as classes "C" e "B" . Perde-se na reducão de imposto mas ganha no ipva. Além disso um carro popular faz o preço dos usados despencarem. Facilita compra. Ou querem revolução? Quem estará disposto? Será por que o texto n tratou da saída da Ford do Brasil?

    Responda
  7. MARCIO DE LIMA

    A troca de frota se faz necessária. Ao contrário do ponto de vista da análise. Apesar de n ter gerado um abrupto aumento de empregos formais, todas as desonerações ajudaram a manter os empregos qua já existiam. É necessário também agradar as classes "C" e "B" . Perde-se na reducão de imposto mas ganha no ipva. Além disso um carro popular faz o preço dos usados despencarem. Facilita compra. Ou querem revolução? Quem estará disposto? Será por que o texto n tratou da saída da Ford do Brasil?

    Responda
  8. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Apoio várias ações do atual governo, mas não vejo vantagem nenhuma em encher as cidades de carros. Muito pelo contrário. Acho que carro, exceto os utilitários de verdade, tipo fiorino e outros, deveriam ser muito taxados e o dinheiro investido na mobilidade urbana. Sou contra essa ideia antiga de achar que carro é solução. Solução é usar o imposto dos ricos que compram carros e investir em trens, metrôs, vlts, ônibus elétricos e ciclovias, além de calçadas decentes para caminhar. O SUS agradece

    Responda
  9. Luiza Gomide de Faria

    Perfeita análise. Só complementaria no final acrescentando o modo a pé na matriz de mobilidade sustentável. A mobilidade do século XXI precisa apoiar-se nos modos públicos coletivos e nos modos ativos (pedestres e ciclistas), lembrando que estes últimos estão no topo das prioridades, pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, afinal majoritariamente, no momento do embarque no VLT, metrô, bonde, trem e ônibus, os usuários estão à pé.

    Responda
  10. Mozart Cabral

    Maravilha de texto e de uma lucidez impecável. Parabéns!

    Responda
  11. CAMILA ramalho rolim MARTINS

    perfeito, precisamos de trem para um país intercontinental como o nosso, investimento nos portos e um transporte público mais ativo e de melhor qualidade nas cidades. mais ciclovias tbm.

    Responda
  12. Felipe Vasconcelos

    Lula não é bobo, ele sabe que um "carro zero" é um sonho de consumo das classes baixas, simbolicamente relevante para a percepção de que a pessoa pobre foi incluída na "cidadania do consumo".

    Responda
  13. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Estou tentando decidir se o senhor Andrés tá falando mal da indústria automotiva ou puxando a sardinha para a indústria de auto peças, sem esquecer de descer a ripa na esquerda em especial no PT.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Falou um dos top vinte de extremistas de direita dos comentários do jornal

    2. Gustavo Ferreira

      Enquanto extremistas de direita e esquerda disserem que a Folha está contra o seu político de estimação eu acho o jornal melhor

  14. Neli de Faria

    Perfeita análise.E ouso acrescentar O oportunista pensa apenas no presente!Quer as glórias do presente. Por isso o Brasil é esse eterno subdesenvolvimento! E relembro que por causa da Indústria automobilística, os oportunistas do passado, acabaram com as ferrovias!Ali foi plantado o eterno subdesenvolvimento. Nenhum oportunista planta para que o Brasil colha no futuro. Só pensa no presente, nas glórias do aqui e agora.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Se não tiver pobre quem vai votar nos populistas né a ideia é manter sempre igual. Como nosso PR disse na campanha nunca houve um presidente que apoiou o pobre. Ele só esqueceu que teve 16 anos nesse governo....

    2. Neli de Faria

      Os pobres devem ter acesso a bons empregos, a boas escolas, a boa saúde. Para sair da pobreza,só com a Educação. O que o articulista menciona é a falta de Indústrias de autopeças no Brasil. A política gera empregos no exterior.Não adianta ter carro se falta o essencial para manter: emprego. O Governo Brasileiro deve plantar as condições, para que o brasileiro, pobre , possa ter esperança no futuro. Hoje? Os Oportunistas, todos, sem exceção, pensam apenas no presente.

  15. Valdomiro Dos Santos

    Está matéria é muito pobre em seus argumentos. Mostra um desconhecimento sobre a finalidade dos incentivos, de política pública para incentivar, às classes mais pobres a ter direito de consumo. Afinal , na opinião dessas pessoas, pobre só tem direito a trabalho quase escravo para produzir bens de consumo para a classe rica.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Leia pesquisa citada. Google.

    2. Neli de Faria

      Os pobres devem ter acesso a bons empregos, a boas escolas, a boa saúde. Para sair da pobreza,só com a Educação.

  16. Maurício Cruz

    Contra ou a favor da matéria o nível da argumentação dos comentaristas está terrível. Pobre Brasil...

    Responda
  17. Fernando Alves

    Quando falavam que rico não gostava de ver pobre andar de avião, eu achava um absurdo. Mas desde dois mil e dezesseis, quando os direitistas saíram do armário, o que vemos é a confirmação dessa ideia e de outras. Tudo que a direita faz é criticar medidas que dêem acesso aos pobres ao que é privilégio dos ricos. Como alternativa, dão soluções impraticáveis, assim mantém os pobres excluídos.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Você fala como se as pessoas não trabalhassem. É o típico preconceito da classe média alta e alta: acham que o trabalho dos pobres não é trabalho. A maioria já tem ensino médio, as vezes até faculdade, e tem uma formação tão boa quanto um gerentinho que fica o dia inteiro assistindo vídeo no YouTube e se acha a última bolacha do pacote.

    2. Alexandre Pereira

      Ok, Fernando, e como capacitar pessoas? Como fazê-las caminhar por conta própria? Com esmolas do governo? Hora, faça o favor! Educação não é garantia de sucesso, mas a falta dela é certeza do fracasso.

    3. Fernando Alves

      Esse papo da educação é a resposta de quem não quer que mude nada. Antes falavam que as pessoas ganhavam mal porque não tinham ensino médio. Aí investiram nisso e a desculpa nova foi a falta de faculdade. Agora muitos milhões fazem faculdade, mas a desculpa continua sendo "a educação".

    4. Gustavo Ferreira

      Bom. A ideia é manter o pobre vivo mas sempre pobre e sem educação. Afinal como enrolar pra ser eleito de novo né ? Com 50 anos de governo deve dar certo

    5. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Também, Neli também, mas não só isso

    6. Neli de Faria

      Os pobres devem ter acesso a bons empregos, a boas escolas, a boa saúde. Para sair da pobreza,só com a Educação.

  18. Gustavo Ferreira

    E sim, essa política de beneficiar produtor de carro, produtor de combustível é o anti meio ambiente, o que já acaba com a falácia de proteger meio ambiente. Quer proteger o meio ambiente, faz transporte público decente, isso sim protege todo mundo.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Conta aí seu itinerário no transporte público

  19. Gustavo Ferreira

    Bom, a questão é que governos de esquerda só fingem que apoiam o pobre, dão ali migalhas para continuarem pobres, com fome e dando votos para os seus governantes. Claro que incentivar carros só toca na classe mais alta. Hoje uma pessoa que compra carro zero quilômetro está no topo da cadeia alimentar. A classe média mal ganha dois salários mínimos no início da classe, imagina pagar uma parcela de 5 mil num carro 1.0?

    Responda
  20. MARIA STELA C MORATO

    Lula sempre na contramão da ecologia. Transporte público, please.

    Responda
    1. katia Muller

      Sim, transporte público! Esses que ficam repetindo a ironia de pedir o nosso itinerário de onibus talvez não saibam o óbvio: muitos no Brasil não usam o transporte público porque é precário demais, justamente porque não recebe investimentos! Investimos no carro particular, na contramão dos países desenvolvidos. Uma pena.

    2. Fernando Alves

      Conta aí seu itinerário no transporte público

  21. José Miguel Ortega

    Se dá pra contratar o dobro de pessoal sem necessidade de pegar dinheiro novo com juros altos, deve funcionar. Qq coisa desfaz.

    Responda
  22. David José Ferreira Júnior

    Não temos vias que comportem mais carros. O trânsito está um inferno. Logo São Paulo terá que repensar o rodízio. Investir no transporte público como metrô, monotrilho e trens de subúrbio seria muito mais valioso para empregar a mão de obra menos qualificada via obras de engenharia/construção civil aplicando o recurso público para todos os cidadãos,além de oxigenar as cidades despoluindo o visual, a sonoridade, e o estresse. Transporte coletivo de qualidade. Não as latas de sardinha de hoje.

    Responda
    1. David José Ferreira Júnior

      Transporte coletivo hoje é uma lástima. Transporte coletivo digno, decente, limpo, seguro e rápido é o que vislumbro. Atualmente, tanto carros quanto transporte coletivo se igualam em ruindade sendo que investimentos deveriam ser direcionados para beneficiar o coletivo de massa, e não encher ruas e avenidas de carros com um ou dois passageiros.

    2. Fernando Alves

      Conta pra gente seu itinerário no transporte público

  23. Carlos Eduardo Salles

    Gostaria de ver a opinião dos metalúrgicos da FORD que perderam o emprego quando a montadora se retirou de SP. A indústria automobilística sempre absorveu grande quantidade de mão de obra.

    Responda
  24. Almir Alexandre

    Tem é que rever o desconto de ate 30% para PJ. Localiza e outros que fazem dinheiro sobre a desoneração. Reforma tributaria ampla para todos e nao para meia duzia

    Responda
  25. Almir Alexandre

    Tem é que rever o desconto de ate 30% para PJ. Localiza e outros que fazem dinheiro sobre a desoneração. Reforma tributaria ampla para todos e nao para meia duzia

    Responda
  26. marcos fernando dauner

    o vw mais barato de todos, o gol umpontozero custa quase noventa mil reais .

    Responda
  27. paulo Raulino

    O problema do país para ser resolvido passa pela Reforma Tributária, com redução substancial da carga de impostos, e tudo por tudo estará resolvido. Trazer de volta a fabricação de porcaria não é a solução.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      mas como diminuir impostos com aumento de gastos do governo? impossível!

  28. Eliza Kojima

    Me desculpe Presidente, NÃO precisamos de carros populares, precisamos de transporte coletivo, metrô, trens e ônibus de ponta a ponta no país. O luxo é poder pegar metrô em qualquer parte da cidade e chegar no horário.

    Responda
  29. Eliza Kojima

    Me desculpe Presidente, NÃO precisamos de carros populares, precisamos de transporte coletivo, metrô, trens e ônibus de ponta a ponta no país. O luxo é poder pegar metrô em qualquer parte da cidade e chegar no horário.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Isso, mostra o plano e o custo para permitir isso para todos os cidadãos de uma cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro

  30. Eduardo Freitas

    Nenhum pais do planeta joga cerca de 54% em impostos no preço dos veículos. O Brasil precisa evoluir muito.

    Responda
    1. paulo Raulino

      Esse é o nosso grande mal. Precisamos romper os privilégios e grupos de interesses.

  31. Paolo Valerio Caporuscio

    Lulla como os demais nao tem competencia para desenvolver o país e melhorar no social e vem com esta e por nao exigir empenho pois isso cabe a terceiros de incentivar carros populares e imitando o Itamar.

    Responda
  32. LUIZ COSTA

    vcs da FOLHA fizeram o L agora segura

    Responda
  33. Marcelo Galvao de Oliveira

    Terminem com os benefícios fiscais e coloquem os impostos totais de carros em até 25% e verão a mágica acontecer.

    Responda
  34. Paulo Batista

    Mais um terra plana que acha que o mundo plano foi feito só para eles.. São mais daquelas FOLHICES da FSP...

    Responda
  35. josé cláudio do nascimento

    Fomentar a produção de carros, barateando-os, apenas provocará mais poluição, mais trânsito nas cidades, elevação do preço dos combustíveis. A maioria das pessoas usam o transporte particular porque o transporte público é caro e ruim, na maioria das cidades. E o status que a posse do veículo confere também é outro fator. É uma ideologia antiga essa de fomentar a industria automobilística. O que a maioria da população precisa é de trens, metrôs, pistas de bicicletas, ônibus confortáveis, etc...

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      as pessoas são muito des informadas. Que pobre que compra carro, ainda mais carro zero quilômetro? é o pobre que ganha 10 mil? E mesmo assim precisa ser um carro de 50 mil no máximo, o que parece que nem existe mais. Uma pessoa com essa renda estaria no mínimo nos 5% mais ricos... é Brasil gente. E é fato, governo de esquerda está muito longe de beneficiar pobre, dá ali uma migal ha qualquer e enche o bu cho de grana dos empresários riquíssimos que querem os benefícios tributários.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E vc no seu carro né ?

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Mas determinadas gentes teem 5 carros na garagem né ?

    4. JORGE CESAR BRUNO

      Acho que vc acredita em papai Noel!! Não vai ter nem uma coisa nem outra! Só o privilégio da classe abastada, que por incrível que pareça, não polui o meio ambiente, só o carro popular! Ah meu Deus!

  36. Marcelo Barbosa Câmara

    Alguém sabe o que é "taxa de importação"? O cara não têm noção dos nomes dos tributos e quer escrever um artigo. Pior, a FSP publica.

    Responda
    1. Maria Cecília Miranda

      Posso não saber nada de história “meu filho” porque a estava vivendo. Vivi em São Bernardo e vi de perto o desemprego com o fim das montadoras…

  37. Alberto Filho

    Em resumo: carro de pobre polui e atrapalha o trânsito. O que eles querem é o trânsito livre de carros populares para os SUVs da classe média alta circularem tranquilamente.

    Responda
  38. Neucir Valentim

    É difícil ver a Folha dizendo algo que Lula , faz ou fará de bom. Folha sendo Folha.

    Responda
    1. LUIZ COSTA

      NEUCIR nunca vai ver porque nunca fez e nunca fará nada de BOM entendeu

  39. Aparecida Alves

    Lula, n esquece de onde v venho.

    Responda
  40. Vicente Batista

    Resumindo o pobre é o culpado e a vítima da poluição causada pelos veículos, comprados por eles! O correto é continuar se espremendo dentro do transporte público, para que as ruas fiquem disponíveis para os mais ricos. O pobre não quer carro para ir trabalhar, até porque seu gasto seria maior. Ele quer um carro para passear quando quiser, poder viajar e fazer coisas que todo mundo tem direito! Lamento esta matéria, pois ao meu ver, só defende que o pobre não tem direito a ter o que outros tem!

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      pobre não compra carro. Classe média no Brasil ganha 2 mil reais, imagina o pobre? Nem se cortar para a metade o preço fica muito longe de ser possível.

  41. Danilo Lessa Bernardineli

    Carro e combustível fóssil tem que virar logo a página. Não é esse o green new deal que votamos. Corre o risco de voltarmos 50 anos atrás em 5.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      A professora teria vergonha de ter um familiar assim...

  42. Eduardo Rocha

    Isso é governo de esquerda? Se fosse, investiria no que é público, e não no que é privado e individual. Uma medida importante seria ampliar e normalizar o home office, ou seja, menos gente na rua, em carro ou em onibus.

    Responda
    1. Alberto Filho

      Existe algo mais privado e individual que trabalhar em home office? Desde quando é de esquerda defender um modelo em que o patrão reduz custos com infraestrutura corporativa ao transformar a casa do funcionário em local de trabalho?

  43. Dario Lima

    Porque não se alarga o transporte público no Brasil, ou seja, introduz mais atores, o transporte público no Brasil, seja terrestre ou aéreo é o pior do mundo, porque não se privatiza, ao invés do monopólio privado atual??

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Mas tu e orrub

    2. Alberto Filho

      Como se privatiza o que já é privado?

  44. Marina Gutierrez

    Programa "Meu carro, minha vida"!

    Responda
  45. Maria Cecília Miranda

    O mundo é mesmo uma azeitona. As voltas são muito rápidas! O sindicalista fomentou greves até afundar as empresas… agora quer carros populares para fomentar a criação de empregos…

    Responda
    1. Celia Moura

      Pobres empresas, não é mesmo? L "destruidor"... (SQN)

    2. Marcelo Barbosa Câmara

      Entendes nadinha de história minha filha.

  46. Evandro Luiz de Carvalho

    Não precisava nem dessa excelente matéria para intuir que investir em transporte individual é jurássico. Sim, votei no PT, mas é populismo e forma errada de angariar apoio político das elites. Obviamente as montadoras tem enorme capital político e financeiro, enfrentá-las não é fácil, mas é necessário.

    Responda
  47. JORGE CESAR BRUNO

    Deixa ver se eu entendi!! Tentar baratear carros populares, não é salutar? Incentivo a que os mais pobres tenham também esse privilégio, é absurdo! Manutenção e eventual aumento de empregos pela indústria automobilística, é errado?? Ah, tem que incentivar o transporte público de qualidade, tudo bem, mas as ações não podem ser feitas em conjunto? O problema é beneficiar os mais pobres, aí fica complicado!!

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Nem os ricos deveriam ter esse privilégio. No mundo todo, as cidades são planejadas para o automóvel, não o habitante, e isso é uma insanidade. Um cartaz exibido nas manifestações de 2013 dizia: "País rico não é aquele onde o pobre tem carro; é aquele em que o rico usa transporte público". Automóvel e transporte público não são complementares e, sim, excludentes.

  48. Márcio Rezende Santos

    A folha sendo folha, uma legítima representante da Faria Lima.

    Responda
  49. Hermes Yaly

    Lula nunca vai priorizar o transporte público de qualidade! Não dá voto! Melhor iludir seu eleitorado com a compra de um carro popular a ser pago em 10 anos e ganhar sua gratidão em forma de voto. Pela mesma razão, Lula não priorizou o ensino público fundamental de qualidade em seu governo e deu crédito farto para os incautos cursarem faculdades que são meros balcões de diploma. Por que Lula não investiu em hospitais mas construiu estádios padrão FIFA? Simples: porque hospital não dá voto!

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Alberto: por que todo petista acha que quem critica São Lula, obrigatoriamente, é bolsonarista ou tucano? O governo de SP também é ocupado por péssimos políticos, que seriam piores se o PT, em algum dia infausto, elegesse um governador. Você sabia que o partido do seu ídolo-mão leve boicota sistematicamente as votações de verba no Senado para o metrô de SP? E diga: quem trouxe a Copa prometendo melhorias no transporte urbano do Brasil?

    2. Alberto Filho

      Lula deveria seguir o exemplo do Governo de SP, onde as obras do Metrô de São Paulo seguem em passo de tartaruga, quando não são paralisadas devido ao superfaturamento dos contratos ou às licitações vencidas por consórcios de empreiteiras que não têm condições de tocar as obras. Isso que é transporte público padrão FIFA, em que a linha 4, que deveria ter sido concluída em 2014, não foi concluída até hoje. Linha Ouro até Congonhas, talvez na Copa de 2038.

    3. Marina Gutierrez

      Hermes Yaly, comentário perfeito.

  50. Fernando Dias

    Uma das políticas públicas que mais aguardo é a renovação do transporte coletivo urbano. As cidades precisam de veículos coletivos baratos, seguros e rápidos, tantos que a população priorize o transporte coletivo por conta de seu conforto e praticidade.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Um cartaz lido nas manifestações de 2013 dizia: "País rico não é aquele onde o pobre tem carro; é aquele onde o rico anda de transporte público". O problema para nossos governantes é que transporte público de qualidade não dá voto...