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Mariana Mb
Entendo que carro cause poluição e etc .. mas por qual motivo não incentivar carros econômicos e sustentáveis? Com coisa que quem escreveu o texto se preocupa muito com os pobres ! Chega a ser ridículo , já vou deixar de assinar a folha por ter várias matérias sem imparcialidade e além do mais moderaram outro comentário que fiz sendo que não falei nada de desrespeitoso. Vou cancelar assinatura , isso aqui não é jornalismo ético.
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jarbas cabral
O Doutor André não disse se ele tem lugar de fala, se pega ônibus pra ir trabalhar.
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Anderson Paiva
É impressionante a ojeriza de certos setores da academia em relação aos mais pobres! Como se o Brasil fosse apenas as grandes cidades com oferta de ônibus e transporte coletivo ao alcance. Na maioria das cidades deste país ou você tem um carro ou você anda a pé por léguas de distância.
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Luiz Carlos Mendes
Marina, você conhece a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro? Convido você a fazer tudo o que necessita, mercado, etc, a pé. Depois você volta aqui para dizer que andar a pé faz bem para a saúde.
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Marina Gutierrez
Anderson: andar é bom para a saúde, eu cresci no interior de São Paulo e na época nem havia ônibus urbano hoje vejo pessoas indo de carro à farmácia, mercado, igreja, etc. quatro ou cindo quadras de suas casas, completamente dependente do carro.
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Flavia Sá
Engraçado ser contra carro popular... Mais uma desigualdade no Brasil: SUV em alta, mas popular não pode?!
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eli moura
o governo deve incentivar o consumo de carros menores e de menor consumo reduzindo seus impostos e aumentando sobre os absurdas camelos beberrões SUVs. Certamente é um incomodo para os fornecedores, pois a margem sobre as SUVs são maiores, além do que haverá o custo de desenvolver plataformas adequadas e não haverá como nacionalizar um carro feito na lá fora, porque lá o mercado dos camelos beberrões foram priorizados. É uma disruptura necessário para o Brasil e para o sul global.
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Leandro Rodrigues dos Santos
Pobre não pode ter carro popular, pois vai prejudicar a vida dos ricos em seus carros luxuosos. Eis o resumo do texto.
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José Gonçalves
O governo brasileiro impor a cobrança de um imposto progressivo sobre a propriedade de carros por um mesmo proprietário. Por exemplo, se o IPVA de um Estado qualquer é de 4% sobre o valor do veículo, subiria para 10% sobre o segundo, para 20% sobre o terceiro e assim por diante. Acho que haveria menos pais dando carros aos filhos...
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Edson Nogueira
Ledo engano. Pra começar, o 2º carro estaria, obviamente, no nome do filho. Depois, qual a lógica para que somente o pai possa ter um veículo, caso os demais membros da família tenham condições de comprá-lo ?
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Antonio José da Costa Lima Costa Lima
O governo tem que apresentar uma política de valorização e incentivo ao transporte público.
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Flavia Sá
Uma coisa não invalida outra.
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CLAUDIONIR DA SILVA
Políticas para manter o emprego e a indústria é papel do governo. Mas essa medida isolada de carro popular a Dilma fez e deu ruim obviamente. Vamos incentivar e adotar medidas rápidas e investir no transporte de massa de boa qualidade, para todas as classes. Ferrovias, novos trens, metros, corredores exclusivos, fretados de região metropolitana e do interior.
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Marina Gutierrez
Claudionir Da Silva: concordo, países desenvolvidos continuam investindo em transporte público e o governo Lula ( votei nele) vem com essa medida de carro popular.
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Gustavo Rodrigues
Confesso que o título me causou certa estranheza. Logo pensei, ah mais um burguês dizendo que pobre não pode ter o que quer ter pois isso atrapalha a vida dele mesmo. Mas, desconsiderando esse detalhe que muitas vezes tem impregnado as opiniões jornalísticas brasileiras, a matéria levanta pontos importantíssimos: sortir automobilístico recebe isenções fiscais há décadas e embolsa bilhões aos seus acionistas, gerando sim empregos mas nada estratosférico. degradam as cidades e contribuem ao caos.
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Anderson Pereira de Souza
Direitos trabalhistas geram desemprego, produção de alimentos gera fome, incentivo econômico gera pobreza... cada uma.
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osmar pavani peres
Ridículo. Pobre tem que ficar preso no transito em um ônibus super lotado para que as vias públicas fiquem livres para os mais afortunados . Agora afirmar que a produção não melhora a quantidade de empregos não tem fundamento algum.
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Edson Linhares
Bom dia ! Nem sei porque ainda assino esse jornaleco de vcs viu! Bom mesmo é, manter a política de preços da Petrobrás do jeito q estava, juros a 13.75, vender a eletrobras tendo por seu porta voz aquele que tentou retirar as joias ilegalmente, isso vcs não escrevem nada sobre tudo isso. Façam me um favor capitaizinhos do mato. Querem enganar a quem ?
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SEBASTIAO SENA
Realmente, tudo que for em benefício dos pobres pode piorar a sua vida, eu acho que se sair uma decisão do governo em baixar o preço da cesta básica de alimentos, tbm deve piorar a vida do pobre. Se pobre quase não pode comer, que dirá comprar um carro. Por essas e outras que estou terminando minha assinatura na folha, sou pobre pq vou ter a obrigação a leitura paga? Para ler esse tipo de matéria? não, muito agradecido. Não vou pagar para jornalista fazer esse tipo de jornalismo
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JORGE CESAR BRUNO
Pobre só serve pra ser explorado! Melhoras de condições de vida e algum conforto, aí não!! Já tão querendo demais!! Pagamento de júros da dívida, pode! Aumento real do salário mínimo, aí não, gera inflação! Essa elite nossa...deixa quieto!!
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PAULO PETRASKI
Intelectual de Direita a gente reconhece rapidinho. Eles sempre culpam os pobres por quererem acesso ao que só os ricos podem comprar. O que causa transtorno e poluição em nossas vias/cidades são justamentos os ricos. Que compram dois, três, quatro carros. Onde cada membro da família, tem o seu carro de motor potente, queimando mais gazolina e poluindo mais o ambiente. Além disso carro de 50 mil reais não é nem um pouco popular. Parabéns Lula.
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Wallace marques
Que matéria ridícula!
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SIBELLE BARCELOS
Pensei a mesma coisa kkk
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Francisco José Bezerra de Menezes
Permita-me discordar. A indústria automobilístico empregada milhares de trabalhadores, empregos indiretos são outros tantos. Carro no valor atual é proibitivo, tirar da classe mais vulnerável esse sonho ou direito de ter sua locomoção própria, não é razoável. Deveriam registrar ' não fazem por ser inoportuno, o agronegócio tem incentivos de exportação há décadas, e a participação no universo de empregos é mínimo. É hora da Lei Kandir perder sua eficácia.
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Francisco José Bezerra de Menezes
* automobilística.. emprega
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José Gonçalves
Concordo com o articulista. As vantagens são de longa data. A FSP publicou esta matéria em 1998, 25 anos atrás, quando da chegada da Renault ao Brasil. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi29019813.htm
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BRAULIO S ALVES FERNAN
É muita hipocrisia e distorção ideológica. Tudo isso para fingir que há uma análise consistente contra a orientação de um governo de esquerda? Deixem de ser ri dículos. Que matéria ri dícula. É necessário ter um mínimo de postura ética para escrever algo que tenha credibilidade. A Folha está se perdendo nessa sua cruzada liberal pela terceira via que não deu certo, nem nunca dará.
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elias frutuoso gino
Onde eu assino? Parabéns
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