Bernardo Guimarães > Queremos estímulos para a produção de carros? Voltar

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  1. Fatima Pina Rodrigues

    Se de um lado temos o desconto de impostos, no outro temos os juros altíssimos do empréstimo causando endividamento. Essa medida lembra o q Dilma fez com os caminhões. O feitiço virou contra a feiticeira. Pq não reverter em transporte público? Financiar trens de superfície ou reorganizar o fluxo? Mudar a matriz de transporte individual para público? Não querem9s mais carros poluidores no nosso caminho entupindo vias entupidas.

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  2. Maria Alice Costalonga

    Para usar o dinheiro dos pagantes de tributos, o governo deveria usar este no saneamento básico para levar tramento de esgoto para todos Brasileiros, mamógrafo em todos postos de saúde do Brasil, viabilizar tratamento de câncer em todas unidades de saúde do Brasil. Pra que mais carros sem desenvolvimento de nova tecnologia? Mais poluição do ar!!! #NãoCarroPopular

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  3. Maria Alice Costalonga

    Para usar o dinheiro dos pagantes de tributos, o governo deveria usar este no saneamento básico para levar tramento de esgoto para todos Brasileiros, mamógrafo em todos postos de saúde do Brasil, viabilizar tratamento de câncer em todas unidades de saúde do Brasil. Pra que mais carros sem desenvolvimento de nova tecnologia? Mais poluição do ar!!! #NãoCarroPopular

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  4. Ronald Wagner Colombini Martins

    Hoje, a classe média já está existente, a classe pobre com essas bolsas é incentivos governamentais estão na atual classe média, is aposentados são meras evidências, no qual o salário mínimo deles não seguem o mesmo padrão de salário mínimo. Como pode voltar a comprar carros sem comércio esta falido? A volta do fusca já era numa posição que estamos enfrentando numa razão do meio ambiente. Estamos numa era tecnológica e envolvidos nos carros eletricos temos paulistas fabricando carros elétricos,

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    1. Ronald Wagner Colombini Martins

      Só o salário mínimo estar nessa situação, não se pode fazer mais nada.

  5. José Cardoso

    Essa proposta é a nossa cara. Assim como os congressistas querem emendas para poderem inaugurar obras com faixas com seu nome, o mesmo ocorre com o executivo. Gastar dinheiro público com algo palpável como um carro popular vai render fotos do Lula ao volante, como aconteceu com o Itamar. Poderemos dizer: 'sim, esse fez alguma coisa'.

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  6. Alberto Melis Bianconi

    Se a medida tem apelo popular é porque pessoas nessa faixa de renda querem sim gastar com um carro novo e não porque o subsídio as obrigaria (?) a comprar um carro. Entre nossas zelites a má vontade (eufemismo, certo?) com o governo é de lei, o curioso é como estão dispostas a distorcer o discurso para fazer oposição. Mas eu também estou contra o subsídio, para mim a estratégia das montadoras é reduzir a produção de veículos mais baratos para forçar o governo a instituir esse subsídio.

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    1. Alberto Melis Bianconi

      Acho que para estimular a produção de uma linha mais barata o governo deveria aumentar os impostos sobre veículos mais potentes... quanto maior a potência do motor maior a alíquota, que tal? Sim, sr. Bernardo, queremos a volta do fusca.

  7. Maria Clara Araújo de Almeida

    O articulista se esqueceu de levar em conta último relatório do IPCC. Nós não queremos estímulos à produção de carros, mas não pelos motivos alegados por ele. Não adianta dar carro pro povão. A solução é transporte público de qualidade.

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  8. Vanderlei Nogueira

    Se 80% das peças são importadas, o estímulo não seria produzi-las com a mesma qualidade no país ?

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  9. jose carlos toledo junior

    Realmente, essa medida de incentivo é discutí,vel ainda que tenha sido aplicada até há pouco tempo sem ser questionada. Por ninguém. Agora, esse colunista pensa que está escrevendo para jornal de escola. Muito fraco; como sempre.

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  10. Valdir Teixeira da Silva

    Com certeza o autor desse artigo tem mais de um carro. Dá impressão que ele é contra outras pessoas comprarem carro, mas não ele. A intensão do governo é estimular a produção, a indústria está ociosa. Pela lógica do autor, teríamos que parar toda a indústria brasileira.

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    1. Pedro Luis

      Quem compra carro de R50 mil não é pobre, então estamos estimulando um mercado de classe média! Ou investimos em carros modernos (elétrico/hibrido, etc) ou não damos nosso dinheiro para as montadores, que só choram!

  11. Ricardo Sallet

    A transição energética para mitigar o aquecimento global é uma falácia. As cidades brasileiras estão entupidas de carros, o transporte público é sofrível, continua uma verticalização urbana absurda com abandono de planos diretores limitando a altura dos prédios.....e ainda querem mais óleo e gás da fiz do Amazonas.....ainda falam hipocritamente em desenvolvimento sustentável....

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  12. paulo werner

    Não estranhem, os argumentos do autor dessa coluna são assim mesmo! A intenção do governo é discutível, mas ainda não vimos a proposta. O rapaz sabe que a média inflacionária de 1996 a 2018 foi 6,4%, mas já defendeu a manutenção da meta nos irreais 3% e os maiores juros do mundo pra uma inflação de 5,7%! Leitura pra rir, apenas

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  13. Marcos Maciel Marques da Costa

    Voltamos aos anos 50. O mundo investindo em transporte público e mobilidade ativa e o Brasil na contra mão, incentivando uso de carro e exploração de petróleo na Amazônia.

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  14. Graça Almeida

    Melhor transporte público de qualidade que serve a todos e ainda diminui os danos atmosférico, a classe média e média baixa é mais inteligente que isso .

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  15. WAGNER SOUSa

    Fracos os argumentos desse texto. O Brasil evidentemente não se resume à sua maior cidade, a única que faz rodízio. A comparação de lei federal com lei municipal é descabida. Incentivar esta importante indústria não é incompatível com o investimento em transporte público ou políticas para descarbonização, que será, obviamente, gradual.

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  16. Jhonatan Coelho

    Sinceramente os argumentos usados na matéria foram muito supérfluos. Falar de rodízio de automóveis para fazer entender que ter um carro é uma coisa ruim? Ao que tudo indica a medida busca subsidiar uma faixa de veículos para que cidadãos com menor faixa de renda possam ter acesso e adquirir seu veículo. Isso estimula a economia. Um grande exemplo de subsídio é o setor do Agronegócio e ninguém reclama.

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  17. josé cláudio do nascimento

    A posse de carro dá status. Por isso, é muito comum ver pessoas bastante pobres sendo donos de um carro, adquirido com bastante esforço. Por outro lado, muitas pessoas adquirem um por conta da deficiência do transporte público. Na cidade onde resido, por exemplo, a cada ano, mais ônibus quebram no meio da rua e mais cara fica a passagem. E a cada ano, mais pessoas compram carro ou moto e, consequentemente, mais infernal fica o trânsito.

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  18. PAULO CURY

    Da cartola deste terceiro reinado do lula só sai coelho velho e usado.

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