Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto Rubens Botti

    Marina.a transparencia é tambem condiçao da democracia.Afirmar simplesmente que os tecnicos decidiram,sem mais explicitaçao ou justificativa é inaceitavel./entenda e pare de culpar o tal de bolsonaro por tudo que acontece!

    Responda
    1. Marina Rossi Gurgel

      Você não leu nada sobre essa decisão né? O presidente do Ibama escreveu um parecer de umas qts paginas, muito elogiado por cientistas renomados, justificando o veto, é só se informar.

  2. Igor Cornelsen

    A distância de Florianópolis ao Rio em linha reta talvez seja menor que a do poço exploratória nas costas do Amapá à foz do Amazonas. Será que a perfuração de um poço exploratório em Florianópolis poderia causar um prejuízo ecológico na baía de Guanabara? Estudo de fanáticos?

    Responda
  3. Mauricio Dias

    Agradeço e admiro o trabalho de Marina Silva que traz as questões principais à mesa de debate, com clareza, pertinência e coerência. É preciso encarar e trabalhar os desafios climáticos já, não como política opcional de preservação e sim, como a urgência maior do nosso tempo. O Brasil tem que se aliar nessa batalha mundial. Ela é bem maior e mais importante do que Brasília.

    Responda
  4. lenise de souza ferreira

    As gerações futuras é que darão valor à Marina Silva . Sua visão preservationista é incompatível com a ganância humana atual.

    Responda
  5. Emilio Bazzani

    Essa tartaruga é um cometa que aparece de tempos em tempos só para causar. Não representa nada.

    Responda
  6. CARLOS ARTUR FELIPPE

    Força Marina, você não está só. Aguente firme o tranco dessa onda corrompida e poluída. Cxnxlhxs não passarão!

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Mais do que força ela aparenta precisar é de um pãozinho mesmo. Muito fraca,

  7. José Gonçalves

    Não aprendeu. Pela segunda vez a Marina vai dar com os burros na água com Lula, que prometeu mundos e fundos a todos pra conseguir se eleger (apertadíssimo) e agora começa a atender somente a quem realmente interessa a ele.

    Responda
  8. Ayer Campos

    É pena que a artilharia bolsonarista contra o governo comece tendo por alvo o ministério de Marina; é pena, mas não diminui a eficácia demolidora da estratégia de sabotagem, que visa a desmoralizar as políticas sociais mais proeminentes no discurso eleitoral que levou à vitória de Lula. Tudo muito ominoso - desastre institucional à vista...

    Responda
  9. Rubens gonçalves

    O congresso Nacional é de extrema direita e é hostil ao governo eleito. Só tem um modo de resolver. Mas isso nos levará a uma guerra civil.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Bento. Concordo contigo. Não quero sangue inocente e nem o meu derramado. Sou pelo diálogo e pela convergência democrática. Mas o extremismo vem de parlamentares do congresso. Basta ver os discursos na Câmara dos deputados e no senado. Tenho assistidos alguns . E são alarmantes.

    2. Bento Brito Teixeira

      No Brasil não há ambiente para guerra civil. Podemos e devemos aprender, democraticame, solucionar conflitos. Temos mais três anos e meio do atual governo para caminharmos nessa direção. Meus compatriotas! Não façam desatinos!

  10. Claudio Moreira Roberto

    Faz o L Marina

    Responda
  11. Claudio Moreira Roberto

    Pede p sair … ja era

    Responda
    1. Marisa Oliveira

      Você é tão insignificante quanto tua opinião

  12. Marcelo Ribeiro

    Isnaldo Bulhões é o mesmo deputado que apresentou Projeto de Lei permitindo que as praias fossem privatizadas, suas ideias tem total aderência à política antiambiental que os fascistas praticaram nos últimos 4 anos. Esse Congresso está apinhado de figuras porta -vozes da aniquilação do patrimônio natural brasileiro.

    Responda
  13. Alison Sales

    Força Ministra! Sua envergadura moral e sua causa são infinitamente superiores ao lixo ideológico que são esses "parlamentares" da mi lícia do agro. Que Deus lhe dê saúde para domar as feras e encurralar o ga do.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Randolfe, vulgo "saltitante" se aliou aos predadores ambientais contra a ministra Marina. Essa questão não era para ser levantada nesse começo de governo. Quanta estupidez! Senhores políticos: parem de complicar um cenário já difícil.

  14. Rubens Nakasima

    Uma vergonha esse deputado da base governista modificando a estrutura criada pelo governo. Estão tentando enfraquecer o Ministério do Meio Ambiente e isso é anadimissivel. Depois de tanta luta para acabar com essa estrutura de destruição vem o congresso criar dificuldades para vender facilidades. É muita cara de pau.

    Responda
  15. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Todo esse jogo de poder era esperado. O BR está dividido. Eh lutar. São várias batalhas. Perdem-se umas, ganham-se outras. A vida eh assim. Nada a lamentar. Nem há tempo de lamento. Lula está ocupadíssimo .

    Responda
    1. Ayer Campos

      Tomara que o pragmatismo realista (modicamente esperançado) do arguto comentarista inspire os fados - dando azo a um acontecimento inesperado com repercussões contraintuitivas...

  16. Eduardo Batista

    Até agora não entendi o que o Congresso tem a ver com a gestão dos ministérios, não é atribuição do Presidente a organização dos ministérios? Penso que se os nobres deputados queiram governar, que disputem eleições.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Sabe de nada inocente.

    2. CARLOS ARTUR FELIPPE

      Disse tudo! Clap clap clap!

  17. Valter Luiz Peluque

    Marina está certa. O governo tem a prerrogativa de definir seu funcionamento, não cabendo ao Congresso se imiscuir na organização dos ministérios. A moderação excessiva dos ministros das Relações institucionais e da Casa Civil denotam insegurança frente a agressividade da direita majoritária na AL. É hora do governo Lula peitar cometeria a oposição.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Valter. O executivo, poder conferido ao presidente Lula, precisa de habilidade em administrar divergências, mas, também, não deve demonstrar fraqueza. A questão ambiental é, nestas circunstâncias, fundamental na credibilidade do Brasil em acordos internacionais de cooperação.

  18. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Enquanto o presidente passeia o governo é derrotado no congresso e sofre boicotes mesmo arrombando o cofre . A reestruturação do governo vai ser vexatória para Lula , o Lira continua sendo o mandatário do governo . A única saída é um plebiscito para reformular o regime presidencialista .

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Ou fechar o congresso. Mas isso resultará numa guerra civil.

  19. José Bueno

    Este povo todo do governo já tem um plano para o desenvolvimento sustentado da Amazônia?! Eu ainda não vi nada.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Quem viver verá.