Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivo Ferreira

    Lula tirou o Bozo pra virar um novo Bozo. Uma decepção.

    Responda
  2. adenor Dias

    Eu sei que há pelo menos 8 produtos derivado do petróleo, só que a ganância da produção, tem como objetivo, o combustível automobilístico!

    Responda
  3. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

    Os comentários de VTF cheiram a mofo. Todo o tempo em todos os governos e pelos mesmos motivos ele faz as mesmas críticas sem ponderar. as nuances que carrega qualquer administração. Deveria virar o disco e buscar alguma faixa que sustentasse suas querelas e oferecesse algum subsidio mesmo que seja só a narrativa, para ajudar a entender porque todos os governos têm os mesmos problemas e deficiência. Só criticar é fácil, mas distorce a realidade.

    Responda
  4. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

    Os comentários de VTF cheiram a mofo. Todo o tempo em todos os governos e pelos mesmos motivos ele faz as mesmas críticas sem ponderar as nuances que carrega qualquer administração. Deveria virar o disco e buscar alguma faixa que sustentasse suas querelas e oferecesse algum subsidio mesmo que seja só a narrativa, para ajudar a entender porque todos os governos têm os mesmos problemas e deficiência. Só criticar é fácil, mas distorce a realidade.

    Responda
  5. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

    Os comentários de VTF cheiram a mofo. Todo o tempo em todos os governos e pelos mesmos motivos ele faz as mesmas críticas sem ponderar as nuances que carrega qualquer administração. Deveria virar o disco e buscar alguma faixas que sustentasse suas querelas e oferecessem algum subsidio mesmo que seja só a narrativa, para ajudar a entender porque todos os têm os mesmos problemas e deficiência. Só criticar é fácil,mas distorce a realidade.

    Responda
  6. Gildasio Fernandes Dantas

    O pessoal do Ib AMA tem que ter bom senso. Há uns anos eles atrasaram anos a construção do arco metropolitano do Rio por causa de umas pererecas. E sempre assim

    Responda
  7. Gildasio Fernandes Dantas

    Para o Brasil fazer a transição energética para economia verde é preciso muito dinheiro. E o dinheiro não cai do céu. A expectativa era a exploração da margem equatorial que fica uns 500 km da foz do Amazonas

    Responda
  8. RUI BARBOSA

    Tá difícil. Desde que lula III assumiu as manchetes são as mesmas: "quando voltar de viagem Lua faz fazer isso; vai tentar aprovar aquilo; vai enquadrar ministro fulano e por aí vai. Até agora, nunca tomou nenhuma decisão em solo pátrio! Temos um internacional presidente ou isso é intencional? Nesse afã "globe trotter" o tempo passa e o Congresso dita as normas do (?) governo. Nessa pisadinha, Lula vai dançar...

    Responda
  9. Ricardo Pereira Ignacio

    Desbanana o descondenado !!!!

    Responda
  10. LUIZ CLAUDIO RIBEIRO COSTA

    Este colunista devia ir arrumar um emprego em uma dessas publicaçoes da faria Lima ou escrever para a brasil paralelo. Nem sabe disfarçar a parcialidade. Torce para o pais se arruinar. O problema é que depois ser presidente duas vezes, ser preso na boca de uma eleção que lhe era favoravel, passar 580 dias no xilindró, não poder enterrar o irmão, perder um neto, ser absolvido por falta de provas, ser reeleito e sofrer uma tentativa de golpe de Estado e salvar a Democracia. A casca ficou dura.

    Responda
  11. MARCIO Gionco

    Mas quanta gente defendendo o Lula loucamente ! É assim que gastam o fundo partidário ... chega de patrulhar o jornal

    Responda
    1. Lizia Helena Nagel

      O jornal como um todo, principalmente por seus editoriais , precisam ser patrulhados por suas convicções abertamente de direita; mas nem todos os artigos apresentados merecem a mesma crítica. Interessante, pois, olhar com cuidado alguns elementos apontados por Vinicius caso não queiramos nos transformar em bolsominions pelo avesso.

  12. annibal lacerda margon

    Para a maioria do povo brasileiro, o governo já começou desde a transição. Já foram queimados mais de 10% do mandato.

    Responda
  13. José Carlos Soares Costa

    Que ótimo, temos as coisas que impactam o meio ambiente e todas os outros temas importantes para a sociedade, sendo discutidos de forma aberta e democrática, sem alguem querer parecer o dono do país.

    Responda
  14. Sergio Siqueira

    Menos cascas de bananas Sr. Freire. Governo ainda está começando.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Sr. Gustavo, é porque ainda não começou também a Motociata. Cansa muito!

    2. Gustavo Brasil

      Sr. Siqueira, já se passaram mais de 10% do mandato de 48 meses do Governo. Partindo do princípio que o último ano de Governo é praticamente morto, só restam mais 2 anos e meio para fazer algo. Não dá mais para ficar só dizendo que ainda está começando e que a culpa por tudo é do Presidente anterior.

  15. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A Folha é que tenta, todos os dias e com pesada artilharia, embananar Lula. Não está funcionando, ainda bem!

    Responda
  16. João Leite Leite

    Discute-se coisas errada. Deveriam estar discutindo a recuperação do salario dos trabalhadores. Sem recuperar o poder de compra dos trabalhadores não adianta dar isenção que cada vez vai precisando de mais. Não adiante relaxar a qualidade do automóveis que pode aliviar por algum tempo mas, depois as dificuldade voltam. É preciso tirar o trabalhador da pobreza aumentar o consumo. É preciso investir em projetos que vai gerar riquezas e empregos.

    Responda
  17. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    É sonho de todos ter seu próprio carrinho, porque poucos podem ter, tenha e (todos) aguente as consequências

    Responda
  18. Max Morel

    Não entenderam nada do artigo e criticam o articulista.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

  19. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Sr Vinícius falou tanto de política econômica (sempre criticando) porque será que hoje faz cara de paisagem ?

    Responda
  20. Claudio Luiz da Cunha

    Vinicius.....tá com saudades do Bozo????

    Responda
  21. Daniel Barbosa

    Vinícius e a folha se embananam com oposição ferrenha ao lula 3.

    Responda
  22. Ã lvaro Cristiano Reis

    A dicotomia não é um pensamento crítico. Vejo que a polarização continua firme e forte em terras tupiniquins (não demora muito e essa denominação à terra que habitamos se tornará obsoleta - pobres índios!). O presidente passado foi um ou o pior governo que nosso país ja teve. Faltam algumas partes ao raciocínio para concluir de modo peremptório que, em virtude do anterior, o atual deve receber apoio apaixonado e cego.

    Responda
  23. ADONAY ANTHONY EVANS

    Da vitória acachapante do Governo na votação do Arcabouço Fiscal, calando críticos agourentos â Direita e à Esqjerda, nem uma palavra, né Vinícius? Como aquele esporte de soltar efliente no elevador lotado, e fazer cara de paisagem.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Vitória acachapante... E o que foi aprovado no mundo real até agora? Só derrota, contradição, vaguinha pra político amigo, conversa fiada, desmanchar o que está resolvido... Lula é uma decepção! Tirou o Bozo pra virar um novo Bozo.

  24. David Roberto Medeiros

    Bem vindo ao Brasil, um país de enorme território, grandes desigualdades sociais e regionais e uma dificílima tarefa de governar administrando interesses políticos divergentes, além de toda a destruição causada pelo detestável governo Bolsonaro e o bolsonarismo, que se mantém muito vivo no Congresso Nacional, no agrofascismo, no BC, etc.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Por aí mesmo!

    2. Max Morel

      Agrofascismo???

  25. Antonio Catigero Oliveira

    Ainda bem que existem estes tipos de 'conflitos', que são absolutamente normais e positivos em um regime democrático, para lembrar um pouco o que é uma Democracia. Afinal de contas, há menos de seis meses éramos reféns de um tirano que fazia todas as vontades do ente sagrado, idolatrado e Absoluto de codinome 'mercado'. Atualmente, as representações são mais diversificadas, e isso causa 'conflitos', que são normais na Democracia, e não é necessário truculência, mentiras e fake news; é diálogo.

    Responda
  26. José Bueno

    As lideranças do governo permitem que este fato particular seja transformado e explorado como uma guerra entre ministérios. O que se sabe é que 'o projeto foi vetado por não atender os requisitos necessários na área ambiental, e que pode ser apresentado novamente se os requisitos forem atendidos'. O que está fazendo falta mesmo é o programa de desenvolvimento sustentado da Amazonia, prometido pelos figurantes destas disputas intestinas do governo.

    Responda
  27. Artur Carmel

    O "carro-quente" (não teria ar condicionado) proposto por Lula III é uma dupla ameaça à sociedade e aos menos privilegiados...Além de obrigar ao cidadão andar num veículo sem o "acessório" que já deixou de ser "ítem de série", há decadas, nos países desenvolvidos, vai ajudar a engarrafar ainda mais ruas e avenidasa das cidades brasileiras. Mais transportes públicos - e de qualidade - urgente !!

    Responda
    1. osmar pavani peres

      Voce gosta de ficar parado em um ônibus abarrotado? Pedir sacrificio ,mais um, para a população de baixa renda é fácil. Prefiro um carro popular, nao tem infraestrutura pra demanda do transporte coletivo então que todos, inclusive os carrões paguem o preço do congestionamento. Igualdade na parte ruim ninguém quer.

  28. Wlander Kwasniewski

    O articulista faz artigo retórico e duro contra a indefinição e conflito no governo sobre temas bastante polêmicos. Ora, se o governo tivesse decisões prontas e acabadas sobre tudo isso seria criticado por não ter discutido os prós e contras das decisões. Parece muito mais saudável uma administração que expõe seus dissensos e os trás para a sociedade também debater do que uma homogeneidade de ideias impostas. Tentar ser sociedade que evolui por conflito e convencimento e não por imposição.

    Responda
  29. armando moura

    caramba tem boss ta na cabeça ainda insistinto neste negócio da ucrania, isto é uma armadilha, o brasil tem que ficar distante daquilo, nada a ver com pacto de varsovia ou nato. O objetivo do governo Lula é o mesmo objetivo anterior, qual seja , reduzir desiguldades, que os mais pobres tenham acesso a mais recursos, isto cabe carro popular. A economia da Guiana explodiu com a exploração de petroleo, é uma oportunidade, mas ameaças ambientais devem ser controladas.

    Responda
  30. Renato Vieira

    Que bom que o jornalista aborda esses assuntos de forma pontuais. É isso mesmo. Durante 7 anos nem se sonhava com essas discussões nos jornais. O jornalismo viveu acuado e sendo chingado, avacalhado e menosprezado pelo último mandatário. Graças à Deus abriu-se um caminho para se pontuar e discutir os problemas brasileiros. Agora temos um governo. Numa reunião ministerial do governo passado o Paulo Guedes pra Damares aos berros: "Damares deixa cada um se f...". A coisa era nesse nível.

    Responda
  31. Graça Almeida

    É nisso que dá ter como único projeto ganhar as eleições. Nada foi dito ou planejado nem para dentro do próprio partido, o cheque em branco não tá funcionando. E agora?

    Responda
  32. José Cardoso

    O Lula precisa marcar um encontro com a Greta para saber sua opinião sobre o incentivo ao automóvel e o plano de profanar o santuário amazônico com a extração de combustível fóssil.

    Responda
    1. José Cardoso

      Com um preço de 50000 continuariam sendo poucos. Quem tem pouco dinheiro compra carros (bem) usados. O meu Strada de vinte anos vive recebendo propostas de empreiteiros de obra.

    2. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      É um sonho de todos, possuir seu próprio carro, por q poucos podem ter esse "sonho" realizado ?

  33. João A Silva

    Pois é, neste mar de incoerências e visões limitadas existe a ilha de racionalidade chamada Haddad. Como se não bastasse o bombardeio que sofre dos capitalistas brasileiros que de liberais não têm nada, já que vivem e se enriquecem à custa dos subsídios de uma política industrial tacanha, ainda é atacado pelo fogo "amigo" daqueles que, na melhor das hipóteses, possuem uma enorme dificuldade de entender a complexidade dos graves problemas da nação.

    Responda
  34. raimundo campos

    E o Lula querendo mediar a guerra da Ucrânia. Hilário.

    Responda
  35. PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA

    Excelente artigo

    Responda
  36. MARCIO OLIVEIRA

    Excelente análise!

    Responda
  37. LUCIANO NEDER SERAFINI

    O articulista busca agradar o nicho de leitores bolsominions. Se presta a esse (de)serviço. Nada de que o governo faz ou tenta fazer é correto. Não que esse governo tenha seus erros e ambiguidades, principalmente ao ter de liar com um Congresso tão conservador. Mas qual o caminho então sr Vinicius?? O do Bozo? Golpe? O que o sr propõe?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Talvez trabalho e bom senso sejam o caminho.

  38. Vera Queiroz

    Compadre, segura seu furor, Lula está numa sinuca de bico, governando com a colcha de retalhos possível, e imposta, com gente de todo espectro político, face aos escombros deixados pelo desgoverno anterior. Se você não tem sugestão, ou ajuda concreta, que tal um retiro?

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Graça, você esqueceu rápido pelo que passamos, e os restos imortais do desgoverno nos assombra ainda, e assombrará por anos na figura de um dos piores Congressos da nossa História recente, nunca vi tanto extremista de direita cobrando dízimos altíssimos em troca de quase tudo. O governo Lula é o que pode ser, pagando pra governar o mínimo e tentar cumprir o que prometeu a seu povo. Mas do Senado à Câmara dos Deputados, todos querem os seus (nossos) Milhões. E aí?.

    2. Graça Almeida

      Ficar comparando o não governo Bolsonaro com o atual é surreal. Criticar pra vê se melhora é nossa alternativa no momento.

    3. Vera Queiroz

      Verdade, Graça, governo ruinzinhosim, porque está juntando os cacos da hecatombe dos quatro últimos anos, mais os outros do Temeroso pra lá de ruim também, siga a História. Quer melhor, ou farias melhor? Haveria um candidato apto a domar um genocida? Estava bom pra você com bozonero?

    4. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Ohh my Good, Graça, tem certeza que escreveu sozinha tantas abo bri nhã ?

    5. Graça Almeida

      Já chega da mesmo retórica. O cheque em branco assinado por vocês tá cobrando a fatura, ninguém foi enganado, ficar olhando para o retrovisor não leva a lugar algum, esperava mais apesar de Lula não ter um projeto para apresentar. Governo apático sem inteligência. Carro popular? Combina com passado. Transporte público de qualidade serve a todos. Agora não sabe o que fazer com o petróleo do norte. Liberar dinheiro para is nichos petistas é fácil, queremos serviço. Governo ruinzinho mesmo.

    6. Vera Queiroz

      Dalton: isso!!

    7. Dalton Matzenbacher Chicon

      E fechar os olhos, e calar a boca, e deitar a caneta ante o turbilhão de bobagens que fazem e dizem.

    8. Dalton Matzenbacher Chicon

      E fechar os olhos, e calar a boca, e deitar a caneta ante o turbilhão de bobagens que fazem e dizem.

  39. Vera Queiroz

    Compadre, segura seu furor, Lula está numa sinuca de bico, governando com uma colcha de retalhos possível, e imposta, com gente de todo espectro político, em face aos escombros deixados pelo desgoverno anterior. Se você não tem sugestão, ou ajuda concreta, que tal um retiro?

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Roberto, sugiro um protetor de ouvido, nosso barulho vai aumentar pq os fascistas não dão trégua. Ou vaza.

    2. Roberto Gomes

      Até quando os PTistas vão usar essas desculpas? Faz 6 meses que eu escuto isso.

  40. adenor Dias

    Eu gostaria de saber, pra que tanto carro nas ruas e por que a necessidade de aumentar a produção de petróleo! Se já há muito trabalho feito de casa, mais uma provável diminuição da população, o carro pra muita gente já é um produto supérfluo! No Brasil muita gente possuem carro, por vaidade e não por necessidade...

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Petróleo não é somente para fabricar gasolina.

  41. Roberto Gomes

    Aumentar a produção de combustíveis fósseis (petróleo e gás natural) em uma região de corais endêmicos (que só ocorrem no Brasil) é criminoso por um lado, um retrocesso por outro lado, e ignorância por um terceiro lado. A produção de carros populares vai na mesma direção. Já passou da hora (décadas) de o país ter uma política e um plano plurianual de desenvolvimento de transporte público de qualidade. A impressão que se tem é que, passados 6 meses, Lula não começou a governar de fato.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Mas está em campanha, que é a única coisa que interessa.

  42. Fernando Alves

    No afã de criticar o governo por não atender de bate-pronto as necessidades de investidores inescrupulosos, o colunista passou vergonha. Já foi declarado que a exploração do petróleo não foi proibida, mas que o projeto foi vetado por não atender os requisitos necessários na área ambiental, e que pode ser apresentado novamente se os requisitos forem atendidos. Mas o objetivo do colunista não é informar, e sim fazer o jogo de um lobby.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Não tenho culpa que você tem dificuldades de interpretar um texto.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O colunista faz a sua crítica. O problema é ter capacidade de interpretação a isso.

  43. RICARDO BATISTA

    Texto de fôlego. E há ainda uma renca de CPIs. A Petrobrás já tira petróleo na Amazônia há mais de três décadas, com sua base do lado do rio Urucu. Mas também há o pesadelo da usina de Belo Monte. E não seria nada agradável para o presidente perder a Marina Silva novamente. Vai ser uma novela.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Não seria "agradável" perder Marina é um belo eufemismo, Ricardo, você é muito elegante. Lula vai abrir mão de seu projeto de campanha? Isso desmoralizaria de vez o PT. Randolfe Rodrigues se mostrou um oportunista da pior espécie. Posou de paladino da justiça durante anos, para agora defender esse retrocesso ambiental e econômico. Que vergonha, Randolfe. Que vergonha.

  44. Neucir Valentim

    Com raso de ler a Folha, sempre tentando mostrar crise em assuntos resolvidos. Estou vendo a hora para encerramento assinatura.

    Responda
    1. Max Morel

      Falam, falam, mas cancelar a assinatura não fazem.