Blogs De Grão em Grão > Financeiramente, não vale comprar este tipo de imóvel Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tão bacana como o texto do articulista são os comentários dos leitores. Que delÃcia de comentários, todos muito bem escritos e com ótimos argumentos! Parabéns a todos!!
Por isso amo Ubatuba ,estou no mar no sÃtio na montanha , são mais de setenta praias ainda não conheço todas , amo o nordeste desde o interior até à s praias , viver a vida é muito melhor , dinheiro é papel muitos se matam por isso , fiquem com sua riqueza , fico com minha felicidade , administrar muito dinheiro dá trabalho
Não sei se entendi o seu comentário. Em Ubatuba não há hotéis e Air BNBs onde se pode alugar desde um fim de semana até um mês ou ano inteiro? Interessante que o autor diz exatamente que administrar um imóvel próprio dá trabalho, no que está certÃssimo. Administrar dinheiro? É só comprar um tÃtulo do tesouro com vencimento daqui a 10 anos e ver o dinheiro crescer.
Verdade.
O pensamento de quem quer comprar um imóvel de veraneio tem que ser de aproveitar momentos e não como "investimento". Tem que ter consciência dos custos, que são altos, mas se está disposto a pagar o preço, não vejo problema. Não tem nada melhor que ter seu canto. E nada impede de vc fazer uma viagem pra outro lugar se quiser. Quer conhecer outro lugar, conheça. Vc também tem a disposição um lugar pra ir quando quiser, levar quem quiser, adaptar do seu jeito. Pode alugar tbm se enjoar.
Perfeito. Não é só investir.
Há 15 anos quando pensava em comprar uma casa na praia fiz todos esses cálculos e cheguei na mesma conclusão do articulista, no entanto, contrariando a matemática comprei o imóvel. E digo hoje, depois de todo esse tempo, foi um ótimo negócio. Os momentos de felicidade que passei e ainda passo aqui com famÃlia e amigos, não tem preço. E não deixei em momento algum de conhecer outros lugares no Brasil e no mundo, sempre financiado pelo aluguel temporário desse imóvel.
Opinião correta.
Na verdade, com uma economia de 8 mil por mês, dá para um casal passar as férias (que são apenas de um mês por ano) até no exterior, incluindo passagem aérea, hotéis e aluguel de carro. Um roteiro diferente todo ano. Comprar casa de praia ou de campo é roubada.
Não é para todos. Não é para investimento.
Esse pensamento simplista deixa de pensar no que chamamos de "benefÃcio familiar". Quanto vale o prazer de ter nossas coisas, nosso canto, nossos amigos, nossas lembranças? Qto custa nossos netos lembrarem da casa da vovó e do vovô? Estamos no século 21 usando referências econômicas do passado.
O autor se refere unicamente à segunda casa, de veraneio. A "casa da vovó e do vovô" pode perfeitamente ser a primeira (e única?) casa
Isso mesmo.
Análise correta na minha opinião. Não vale a pena ter casa para finais de semana. A menos que a pessoa goste de ir sempre para o mesmo local, isto é, seja uma pessoa acomodada. Há quem seja assim, dá menos trabalho. Lembro bem que nos anos 90 ou inÃcio dos anos 2000, um artigo similar foi publicado nesta Folha, com a mesma conclusão, o que gerou uma enorme celeuma, porque as construtoras, que eram anunciantes do jornal, reclamaram. Fico feliz ao ver esta publicação com esta conclusão.
O mesmo não se aplica a uma casa para morar, pois outros fatores devem ser considerados. Por exemplo, muitos consideram prejuÃzo construir a própria casa, fica mais caro do que comprar. Mas morar em algo desenhado do seu jeito, com as peças e detalhes que você escolheu, não tem preço. É bom demais. Insuperável. Já para passar os fins de semana, topamos ir para quase qualquer lugar, sabendo que voltar para casa é ótimo. Faz sentido alugar para morar em certas condições, mas não por toda a vida.
Realmente, se vc vê este tipo de empreendimento como investimento, está correto. Então, nesse caso vc deve aplicar o mesmo conceito à compra da casa própria. Verá que, em muitos casos, viver de aluguel é, nesse conceito, mas econômico. Pense. Repense. Nem todos gostam do mesmo sorvete.
Também achei brilhante e lúcido o raciocÃnio. Meu pai já falecido nos deixou uma casa na Região dos Lagos que só nos dá despesas. E olha que conseguimos contratar uma caseira barata e que também evita que o imovel seja roubado ou invadido. Como disse o Autor da matéria é muito mais legal cada mês você ir para um lugar diferente: aqui no Rio, além dos hoteÃs maravilhosos da cidade, tem Parati, Ilha Grande, Itaipava na Serra, Visconde de Mauá. Pra que ter tanta dezpesa e ficar preso a um imóvel?
É um caso isolado e pessoal.
Se vc só pensa em dinheiro, tá certo. Mas na vida, existem prazeres que não tem preço. Conhecer pessoas em outro lugar, pegar a estrada, fugir da rotina diária, cuidar de uma casa diferente. Ou é melhor ficar com a cara no Pc olhando gráficos no fim de semana?
O autor do artigo não sugere deixar de comprar pra aplicar o dinheiro e ficar vendo o mesmo aumentar. Ele só argumenta que não tendo um imóvel de veraneio, fica-se livre pra usar o mesmo dinheiro pra conhecer vários lugares diferentes e se hospedar em lugares de padrão mais alto.
Mesmo sendo o aspecto financeiro, precisa analisar os aspectos citados pelos comentaristas.
Mas o raciocÃnio é o escrito: "Financeiramente, nao vale comprar este tipo de imóvel"
Aprecio a inteligência do colunista, mas vejo que ele argumenta mais para o "investidor financeiro", e menos para homem comum. Esta última espécie vai aos lugares para fazer amigos, conhecer e se tornar conhecido perenemente, pelo tempo que puder, ainda que esse contato ocorra no intervalo de "temporadas". O "investidor" é um consumista, ele tem dificuldade de renovar o seu interesse pelo mesmo objeto, no caso, o espaço social que adquiriu com a compra do imóvel.
Correto
Então esse "investidor" precisa estar mudando de lugar constantemente, "só pra ter a sensação, de que a vida passa assim como um tufão (Lulu Santos). Só que não, a vida passará de qq jeito, e é melhor que ela passe podendo a gente combinar a possibilidade de permanecer mais tempo em um lugar, com as oportunidades que surgirem de, eventualmente, bater asas... nada é pra sempre, nem mesmo a nossa vaidade..
Eu estava pensando em comprar um imóvel no campo e após a leitura tô reavaliando melhor. Análise perfeita! Irretocável! Parabéns!
Eu sempre penso nisso e sempre fico feliz de não ter me prendido a um lugar só, quando conheço um lugar diferente a cada viagem. O Brasil e o Mundo são grandes demais pra passar todo o tempo livre no mesmo lugar!
Brilhante raciocÃnio, uma conta que ninguém faz ao comprar um imovel desses, mas que todos deveriam fazer.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs De Grão em Grão > Financeiramente, não vale comprar este tipo de imóvel Voltar
Comente este texto